segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Linux marxista: com estrela vermelha e palavras de ordem pela união dos trabalhadores do mundo inteiro

O artigo do VivaLinux.com.Ar apresenta alguns dos softwares incluídos no Estrella Roja, e um trecho selecionado do site da distribuição, que tento traduzir: “Motivada por e para o movimento revolucionário internacional, socialista, comunista, socialista-libertário: Estrella Roja chega em resposta tecno-política ao monopólio da Microsoft (e sua mega-espionagem) e ao apoliticismo do software livre, com já demasiadas distribuições claramente capitalistas, como Xandros, Linspire, RxArt, OpenSolaris, Linux XP, etc. e outras mais “comercializadas” por multimilionários como o caso de Mark Shuttleworth e Ubuntu.” (via vivalinux.com.ar)

Mais no BR-Linux.

2 comentários:

zejustino disse...

Salve, Zealfredo!

Um detalhe interessante neste caso é que o "Estrela Vermelha" é uma "distribuição comunitária", conforme seus desenvolvedores. A outra, feita num dos comentários da página, diz respeito aos pacotes de um repositório próprio da distribuição.

Vi o artigo e todos os comentários. Destes, só alguns merecem atenção. Chato mesmo é ver que alguns hermanos utilizam o mesmo discurso imbecil imposto pela mídia corporativa a respeito de Chavez, socialismo, comunismo, Cuba, etc...

Agora fiquei com uma certa curiosidade em relação ao Estrela Vermelha e ao Scientific Linux da CERN que andei bisbilhotando nesta madrugada. Essa curiosidade não é à toa. O Estrela Vermelha utiliza o Debian que tem um bom repositório na área científica. O linux da CERN, porém, utiliza o Red Hat que atualmente está mais para o corporativo empresarial (ou qualquer coisa nesse genero). Desconfio que o Estrela Vermelha tenha sido desenvolvido por universitários da Venezuela e, no caso da CERN, foi priorizada a questão do SO servidor de rede mais segurança e estabilidade.

zejustino disse...

Salve, Zealfredo!

Jah estou testando o ESTRELA VERMELHA utilizando o live CD. Tah rolando uns
probleminhas com a digitacao. ¿Notou?
He! He! He! (Juro que nao virei o teclado de cabeça para baixo para digitar o ponto de interrogaçao invertido).