sábado, 15 de agosto de 2009

Onde é mesmo que fica o Brasil?

Para a maioria da imprensa estrangeira, se não estamos no melhor dos mundos, estamos fora do pior deles, pois o Brasil é um dos únicos países em que a pobreza está diminuindo, apesar das fragilidades e distâncias sociais continuarem de monta. Por outro lado, na imprensa brasileira, o presidente Lula ora aparece como um parvo, ora como um monstro, ora como apequenado. O caso Sarney – agora em vias de ser remetido a um sussurro obsequioso por ter se enredado no caso Arthur Virgílio – começa a ceder passo ao caso da ex-secretária da Receita Federal versus a ministra chefe da Casa Civil. O artigo é de Flávio Aguiar.
Depois que os portugueses chegaram ao futuro Brasil, formaram-se duas visões complementares sobre a nova terra. Algumas descrições cobriam a “nova” terra com sinais paradisíacos, a partir mesmo da própria carta redigida por Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel. O clima ameno, as populações nativas num estado semelhante ao que Adão e Eva deveriam estar ao sair do Éden bíblico, as frutas suculentas e estranhas para os europeus, entre muita outra coisa, por exemplo. Tudo isso foi estudado no notável “Visão paraíso. Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil”, de Sérgio Buarque de Hollanda.


Vejam mais em Carta Maior

3 comentários:

Anônimo disse...

Faltou o linque, Zejustino.

cao@dino disse...

tá na folha online:sergio guerra pe
dirá para yeda não concorrer a ree
leição para não prejudicar serra.ah
ahahahah.tambem tem uma enquete que
pergunta se yeda deveria de afastar
enquanto durarem as investigações
até agora o sim esta com 67%.de um
pulo lá.

zejustino disse...

Agradecimentos ao "Anônimo". Já vou providenciar o link. Infelizmente, não é a primeira vez que durmo sôbre o teclado. (He! He! He! Deve ser a idade e a quantidade enorme de sitios, ou sites, a bisbilhotar pela madrugada a dentro).