quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Carter diz que recentes críticas a Obama são 'racistas'

O ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, disse que muito dos repetidos ataques contra o programa de reformas na saúde pública do presidente Barack Obama "têm por base o racismo".

(...)

"Este tipo de coisa não é apenas um resultado casual de um debate sincero sobre se nós deveríamos ter um programa nacional de saúde", disse Carter na terça-feira.

"É mais profundo do que isto."

Congresso

O ex-presidente afirmou que a interrupção de um discurso de Obama no Congresso, há uma semana, por um deputado que gritou "Você mente!" foi parte desta tendência. Como chefe de Estado e chefe de governo - como chefes de Estado em outras partes do mundo tais como a Rainha da Inglaterra - Obama deveria ser "tratado com respeito", disse Carter.

O texto completo na BBC Brasil.

É possível conferir também este texto da EFE, no UOL Notícias.

Um comentário:

José Elesbán disse...

Quem puder ler em inglês, vale ainda o texto de Maureen Dowd, colunista do The New York Times, comentando que este congressista, Joe Wilson, da Carolina do Sul, chamou o presidente Obama de mentiroso com a expressão "You lie!", soou como "You lie, boy", talvez à maneira como os antigos senhores de escravos fizessem para intimidar seus escravos há 200 anos atrás, ou como os segregacionistas de menos de 50 anos atrás lutando contra os direitos civis dos negros nos anos 1960.