segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Jobim comanda lobby político para impedir auditoria no voto eletrônico, e TSE impede Diebold de trocar urnas

Exclusivo – A parada de 8 de setembro é sinistra e indigesta! Está convocada para esta terça-feira uma reunião-almoço do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, com o colégio de lideres da Câmara Federal. O regabofe não tratará de questões militares e nem da provável ida de Jobim para o Ministério da Justiça. O assunto é a próxima eleição.

O objetivo bem definido do encontro é pressionar os deputados-lideres para não reincluirem, na mini-reforma eleitoral, a auditoria independente do software nas urnas eletrônicas. Ou seja, o resultado de nossa eleição continuará uma “caixa-preta” que só o TSE pode abrir – se quiser e for conveniente, é claro! A falta de transparência eleitoral continua assombrando o processo político brasileiro.

Para ficar afastada dos holofotes da imprensa, a reunião entre os líderes e Jobim está agendada para as 12h, na residência do Presidente da Câmara Michel Temer. A revelação sobre o “cardápio” (indigesto para a democracia) e a hora do encontro são do engenheiro Amílcar Brunazo Filho - Representante Técnico do PDT junto ao Tribunal Superior Eleitoral e membro da ONG Votoseguro.org. Os deputados-lideres já foram convidados e estão com o encontro agendado. Pode ser que a divulgação e o objetivo do encontro atrapalhem os planos. Tomara que sim!

Além dessa reunião mal-intencionada, vazou no mercado de informática um mega-negócio que não se concluiu, por decisão unilateral do TSE. No começo do ano passado, a norte-americana Diebold fez uma proposta oficial ao Tribunal Eleitoral para a troca de todas as urnas eletrônicas a serem usadas em 2010. A empresa apresentou um estudo reservado indicando vulnerabilidades no sistema das atuais urnas. Estranhamente, a cúpula do TSE recomendou aos dirigentes da Diebold que desistissem da proposta, e que não tocassem publicamente no assunto.

LEIA O TEXTO COMPLETO

Nenhum comentário: