sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ASL e BrOffice.org questionam licitação dirigida para Microsoft no Executivo gaúcho

A Associação Software Livre (ASL), com apoio da BrOffice.org, entrou dia 11/11 (quarta), com pedido de impugnação do Edital 589/CECOM/2009 na Central de Compras do governo do Estado do Rio Grande do Sul, órgão da Secretaria de Administração e Recursos Humanos. O Edital prevê a realização de um pregão eletrônico para aquisição de notebooks dentro do Programa Professor Digital, projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado em parceria com o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e que atende professores da rede estadual.

A proposta do convênio é intermediar a aquisição dos computadores pelos professores oferecendo a compra por meio de financiamento no Banrisul. Segundo o edital, as organizações que participarem do pregão precisam oferecer máquinas com configurações específicas, como por exemplo: processador de núcleo duplo arquitetura x86, controlador de vídeo padrão XGA integrado, sistema operacional MS Windows 7 Home Basic PPP em português do Brasil pré-instalado ou superior e Office Pro Plus 2007.

O principal argumento da Associação para questionar o pregão é baseado na Lei nº 8.666 que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, em todos os níveis. De acordo com o texto da Lei, é vedada a realização de licitação que determine "marcas, características e especificações exclusivas" para os objetos que serão adquiridos. A partir disso, a ASL questiona a necessidade de aquisição de computadores com MS Windows 7 e MS Office.

Continua no saite da Associação de Software Livre, via RS Urgente.


Um comentário:

zejustino disse...

Tucano não tem mesmo vergonha nas fuças. A vocação entreguista fala mais alto.

Na televisão e na internet pode-se ver o tempo todo algumas empresas oferecendo configurações avançadas (dual core, 4 Gbytes de memória, disco de 320 a 500 Gbytes, monitor de 20 ou 21 polegadas, com SO Linux em torno de R$ 1.000 reais. Nem imagino quanto ficaria a configuração tucana e sequer faço idéia do valor das futuras licenças para o Janelas e o tal do Office.