quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A estrutura de Estado de Pinochet permanece. Por isso a direita vê o caminho livre pela frente

(...) A dura verdade é que o ceticismo do chileno médio se dá também pela manutenção das estruturas de poder de Pinochet. Todos os governos após 1990 mantiveram alto nível repressivo aos movimentos sociais, com foco especial na esquerda social e no Movimento Mapuche (indígena). Já as políticas econômicas foram igualmente conservadoras (neoliberais) sem aumentar o nível de emprego formal e menos ainda o poder aquisitivo. Com o terreno preparado, a herança política do ditador já pode reencarnar.

Particularmente, desde 1996 tenho contato semanal com militantes chilenos e os relatos de repressão e por vezes de morte, além de prisão arbitrária, criminalização das marchas e atos, todos abundantes. Isto sem falar em um ambiente político coalhado de espionagem e infiltração estatal, eis a base para um sentido de permanência da sociedade vigiada.(...)

Confira o texto completo no Estratégia e Análise.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hohoho ...

Venho pedir desculpas por JAMAIS reler meus comentários, o q me faz escrever coisas q vao do hilário ao absurdo, inclusive porq meus teclados nao "falam" portugues (e eu escrevo mal mesmo).

Enfim ...


Hohoho ...

FELIZ NATAL a todos do cyber boteco aqí, c/ alegrias e harmonia.

Inté,
Murilo

Ps.: e vamo votar na Dilma, senao a merda piora.

José Elesbán disse...

...