sábado, 10 de janeiro de 2009

Jogador é multado por ter manifestado apoio aos palestinos


MADRI (AFP) - O comitê de competição da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) multou nesta sexta-feira o jogador franco-malinês do Sevilla, Frédéric Kanouté, por ter exibido na camiseta apoio aos palestinos após marcar um gol.

O valor da multa não foi revelado, mas deverá oscilar entre 2.000 e 3.000 euros, segundo a imprensa espanhola.

Kanouté, após marcar um gol contra o Deportivo de La Coruña em um jogo pela Copa do Rei, retirou a camisa e na malha que usava por baixo estava escrito "Palestina" em vários idiomas.

O franco-malinês foi multado de acordo com o artigo '120 bis' dos estatutos da RFEF, que considera falta grave "exibir qualquer tipo de publicidade, lema, legenda, siglas, anagramas ou desenhos, sejam quais forem seus conteúdos ou finalidade", justificou o comitê.

"Era algo que sentia que tinha que fazer", disse à cadeia de televisão Telecinco o jogador do Sevilla, acrescentando que "todo o mundo deve se sentir um pouco responsável quando há uma injustiça tão grande. Sou 100% responsável pelo que fiz".

Frédéric Kanouté, de 31 anos, nascido na França, é muçulmano e conhecido por suas ações humanitárias. Criou uma fundação que ajuda os órfãos do Mali e impediu a demolição de uma mesquita em Sevilha, contribuindo com meio milhão de euros, segundo a imprensa espanhola.

AI acusa Israel e Hamas de usarem civis palestinos como escudos humanos

A Anistia Internacional (AI) acusou nesta quinta-feira tanto os soldados israelenses quanto os combatentes do grupo radical islâmico Hamas de colocarem em risco a vida da população civil palestina, com práticas "nas quais se inclui seu uso como escudo humano".

"Nossas fontes em Gaza informam que os soldados israelenses entraram e tomaram posições em várias casas palestinas, obrigando as famílias a ficar em um quarto enquanto utilizam o resto da casa como base militar e posição para franco-atiradores", disse Malcolm Smart, do Programa Regional para o Oriente Médio e o Norte de África da Anistia.

Ele ressaltou que "isto aumenta claramente o risco que as famílias palestinas afetadas correm e representa sua utilização, de fato, como escudos humanos".

Tanto os soldados israelenses quanto os combatentes palestinos continuam abrindo fogo de áreas próximas a casas de civis, colocando seus moradores em risco, acusa a AI.

Texto completo na Folha Online.


Nota de Esclarecimento: Renata Malkes



Nunca trabalhei no governo de Israel, tampouco servi no Exército israelense ou mesmo fui presa no Líbano. Ao chegar em Israel, tive sim vontade de ingressar nas Forças Armadas para compreender melhor, por dentro, o funcionamento desta complexa máquina de guerra, mas desisti e resolvi continuar fazendo jornalismo, que é o que faço melhor.

Quem pensa muda. E, como podem ler neste link, também sempre admiti ter vergonha de determinadas posições que tive no passado. A vivência diária do conflito me fez abrir os olhos e ampliar minha percepção acerca dos fatos e do significado do sentimento de humanismo.

A nota completa, no blog dela, n'O Globo online. A foto, com a equipe de trabalho, veio do álbum pessoal dela no Flickr. Um dos membros da equipe se chama Tariq.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

EUA sabiam desde 1994 que Exército colombiano matava civis

A CIA e diplomatas de alto escalão dos Estados Unidos sabiam desde 1994 que as forças de segurança colombianas operavam como esquadrão da morte, cooperavam com grupos paramilitares de tráfico de drogas e estimulavam a política dos "falsos positivos" -o assassinato de civis inocentes para inflar o número de baixas inimigas obtidas pelos militares.

As informações estão em documentos oficiais tornados públicos ontem na internet pela ONG National Security Archive, da Universidade George Washington, nos EUA. "Nós sabíamos. Não sabíamos de todos os detalhes, mas quando falávamos com os militares sobre esses rumores, eles os negavam ruidosamente", declarou o ex-embaixador norte-americano em Bogotá Myles Frechette a uma rádio da capital colombiana.


Vejam mais no Vermelho

Colombia recupera a sus muertos


La fiscalía ha identificado los restos de 450 víctimas de los paramilitares


Los paras, con la disculpa de defenderse de las agresiones de la guerrilla, se convirtieron en una verdadera maquinaria de muerte: asesinaron a miles de campesinos y líderes sociales, los desplazaron y se adueñaron de las mejores tierras del país. Muchas fincas usadas para asesinar y desaparecer a todo aquel que consideraran cercano al comunismo se convirtieron en cementerios clandestinos. Otros cadáveres jamás serán encontrados. Los paras han confesado que para borrar los rastros lanzaron los cuerpos a ríos y lagunas. Los grandes jefes de esta macabra organización están hoy en Estados Unidos acusados de narcotráfico.


Vejam mais no EL PAÍS.COM

ONU acusa Israel de bombardear abrigo de civis


Forças israelenses bombardearam uma casa na Faixa de Gaza onde os próprios soldados de Israel tinham colocado cerca de 110 palestinos no dia anterior, segundo um relatório da ONU.

Leia mais AQUI NA BBC.

Júri assombra Poderosos


O suspeito de matar Cristiana Ferreira será levado a júri nesta sexta. Assistente de acusação teme "forças ocultas"
Modelo foi morta em 6 de agosto de 2000
Repórter Geraldo Elísio

A ex-modelo Cristiana Aparecida Ferreira, assassinada no dia 6 de agosto de 2000 no San Francisco Flat, segundo o assistente da acusação, o advogado Dino Miraglia, “foi morta não por razões passionais e sim por ser “mula” para transportar dinheiro para integrantes do chamado “mensalão mineiro”.

O júri do suspeito de assassinar Cristiane, Reinaldo Pacífico de Oliveira Filho, está marcado para sexta-feira (9) no 1º Tribunal do Juri da capital mineira, entretanto, tenta-se um adiamento “logo depois do ex-ministro Walfrido dos Mares Guia ter sido intimado a depor”. Para Dino Miraglia, “forças ocultas tentam impedir que a verdade venha à tona”.


Vejam mais no Novo Jornal (aquele que sofreu censura do governo tucano de Minas)



Vejam também no mesmo jornal:


Tribunal de Exceção para o Novojornal

Desembargadores do TJMG, oriundos do Ministério Público, violam o Regimento Interno do Tribunal e a Constituição Federal

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Não compre de terroristas, a próxima vítima pode ser você

[...]A idéia é não comprar produtos fabricados pelos sionistas, que hoje escondem o “made in Israel” para driblar a repulsa mundial, mas tem o código de barras iniciado com o número 0729.

Este movimento de solidariedade, que adquiriu velocidade pela rede da internet nos últimos dias, teve início nos meios universitários da Europa e dos EUA. Uma das promotoras deste boicote é Olícia Zemor, uma judia indignada com as políticas genocidas de Israel – o que confirma que o movimento não tem qualquer marca anti-semita e nem é contra o povo israelense, mas sim contra a política terrorista e expansionista do Estado e das classes dominantes daquele país. Segundo ela explicou, em Paris, “o boicote se tornará ainda mais abrangente e eficaz quando os consumidores memorizarem o código de identificação internacional dos produtos israelenses, o 0729”.

Saiba dos vários resultados desse espontâneo e solidário boicote neste artigo de Altamiro Borges.

O Novo Sul (PRBS-PSDB) chegando a Velho Oeste

Tiroteio
Uma mulher de 62 anos foi presa, ontem, por porte ilegal de arma no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre. Ela estava sentada na frente de casa portando um revólver calibre 38. A Brigada Militar foi chamada por causa de um tiroteio entre gangues em um ponto de venda de drogas e prendeu a mulher que estaria dando cobertura para o seu filho, Rodrigo de Assis Medeiros, de 27 anos. Ao ver a mãe ser rendida e algemada, Rodrigo abriu fogo contra os policiais e acabou morto durante o enfrentamento.

Homicídios
O RS teve um assassinato a cada cinco horas em 2008, num total de 1.641 casos, o que corresponde a um aumento de 4% em relação a 2007. O balanço foi publicado no site da Secretaria Estadual da Administração Pública. Dos dez municípios que registraram mais ocorrências, sete estão na Região Metropolitana de Porto Alegre. Houve aumento de mortes em Canoas e Viamão e dimuição em Alvorada. A capital aparece em primeiro lugar com 406 homicídios. Outro crime que teve aumento foi o furto de veículos. Três carros foram furtados ou roubados por hora no ano passado. Fonte: Jornal Já.

PARA QUE SERVE A ONU?

ONU suspende operações de ajuda na Faixa de Gaza

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou nesta quinta-feira que está suspendendo suas operações de ajuda humanitária na Faixa de Gaza devido ao perigo que seus funcionários correm com os ataques israelenses.

"Nós suspendemos nossas operações em Gaza até que as autoridades israelenses possam garantir a nossa segurança", disse o porta-voz da agência da ONU para refugiados palestinos (UNWRA, na sigla em inglês), Chris Gunness.

"Nossas instalações foram atingidas, nossos funcionários foram mortos, apesar do fato de as autoridades israelenses terem as coordenadas sobre nossas instalações e de todos os nossos movimentos serem coordenados com o Exército israelense", acrescentou.

"É com grande pesar que a UNWRA foi forçada a tomar essa difícil decisão", completou Gunness.

Leia MAIS.

STF adquire equipamentos antigrampos para garantir privacidade de ministros

Brasília - Na última semana de 2008 o Supremo Tribunal Federal (STF) efetuou a compra de 55 aparelhos telefônicos criptografados, no valor de R$ 380 mil, que dificultam a instalação de grampos e a eventual gravação de conversas. A preocupação do presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, é garantir maior segurança e privacidade aos integrantes da Tribunal em suas comunicações.


Vejam mais na Agência Brasil

Estado bandido


por Lejeune Mirhan*

Desde a semana passada vinha pensando que título dar a minha coluna semanal. Várias sugestões eu avaliei, consultei amigos e camaradas. Ao final, olhando as atitudes que Israel vem tomando e conhecendo seu histórico em quase 61 anos de existência de seu Estado, não tive dúvidas: Israel hoje é o mais bandido dos estados existentes na terra, um estado delinqüente. E vejamos o porquê.

Vejam mais no Vermelho

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Relator da ONU acusa Israel de violar Convenção de Genebra

As ações de Israel na Faixa de Gaza representam uma violação dos direitos humanos e são um "claro exemplo" de uso desproporcional da força, na opinião de Richard Falk, relator especial da ONU para a Situação dos Direitos Humanos nos Territórios Palestinos.

Falk, que conversou com jornalistas em São Paulo, criticou a decisão israelense de proibir a saída de pessoas da Faixa de Gaza, o que cria uma situação "sem precedentes na história das guerras urbanas modernas".

"Em todas as guerras vários refugiados são produzidos por pessoas que tentam escapar das coisas horríveis que acontecem com elas e com suas famílias", disse o relator.

"Mas Israel impôs uma proibição total para sair de Gaza. Um civil palestino não pode tornar-se um refugiado", acrescentou na entrevista organizada pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo.

O relator especial, que teve sua entrada em Israel negada pelas autoridades do Estado israelense após, segundo ele, ficar 15 horas detido numa cela no dia 14 de dezembro, também acusou o país de tentar esconder a realidade ao não permitir a entrada de jornalistas estrangeiros em Gaza.

A notícia continua no Terra. Curiosidade: Falk é cidadão dos Estados Unidos, de ascendência judaica.


REPÓRTER DA GLOBO NO ORIENTE MÉDIO SERVIU O EXÉRCITO DE ISRAEL



Correspondente da Globonews e do jornal O Globo não esconde seu desprezo pelos palestinos e diz que árabes são "burros" e "mentirosos"
.
Antes de ser a titular do blog "O outro lado da Terra Santa (o Oriente Médio que você nunca viu)", abrigado na versão online do jornal O Globo, a carioca Renata Malkes manteve um outro blog, chamado "Balagan", que - ela mesma esclarece - significa "bagunça". Se você clicar aqui, verá que ela abandonou o blog, retirando de circulação todo o conteúdo postado. Mas, graças a uma engenhoca chamada Wayback Machine, todas as barbaridades que a jornalista escreveu de 2002 a 2007 ficaram arquivadas, para a sorte dos céticos (clique aqui para comprovar).

Ofensiva de Israel enfraquece governos árabes moderados, dizem analistas

Tariq Saleh
De Beirute para a BBC Brasil

A ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza pode dar novo combustível aos grupos mais radicais no Oriente Médio e enfraquecer a imagem dos governos tidos como moderados, alertaram analistas.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Estados Unidos barram convocações da ONU para um cessar-fogo em Gaza, by Latuff


By Latuff.

Chávez expulsa embaixador israelense

CARACAS, 6 Jan 2009 (AFP) - O governo venezuelano ordenou nesta terça-feira a saída do embaixador de Israel em Caracas, para protestar contra a ofensiva israelense na Faixa de Gaza e em solidariedade ao povo palestino, anunciou a chancelaria venezuelana em comunicado.

"A Venezuela decidiu expulsar o embaixador de Israel", Shlomo Cohen, "e parte do pessoal da embaixada israelense, para reafirmar sua vocação de paz e sua exigência de respeito ao direito internacional", destaca o texto.

Texto do UOL Notícias.

Quarenta pessoas morrem após novo ataque de Israel atingir escola da ONU; Exército conhecia local, declara porta-voz

Pelo menos 40 pessoas que tinham se refugiado na escola Al-Fakhoura, situada no campo de refugiados de Jabalya, norte da faixa de Gaza, e administrada pela ONU, foram mortas nesta terça-feira (6) em um bombardeio israelense, anunciou uma fonte médica, ampliando o saldo divulgado anteriormente.

Este é o segundo ataque contra uma escola da ONU nas últimas 24 horas. Ontem à noite, três pessoas da mesma família morreram em um bombardeio na escola Asma, em Beit Lahia, onde mais de 400 palestinos estão refugiados.

A porta-voz da ONU para os refugiados palestinos, Elena Mancusi, declarou, em Genebra (Suíça), que o Exército de Israel sabe onde estão as instalações da ONU: "nossas instalações de saúde, escolas ou armazéns são conhecidas pelas forças israelenses para prevenir ataques do ar ou incursões. Eles sabiam que era um abrigo. Este foi um ataque contra uma instalação da ONU", acusa Mancusi.

A representante da ONU questionou a afirmação de Israel de que os ataques são dirigidos somente contra milicianos do Hamas, e afirmou que este não foi o primeiro ataque a uma instalação da ONU durante a ofensiva de Israel em Gaza. Mancusi lembra que no terceiro dia da ofensiva em Gaza, um centro de formação da ONU também foi alvo de um bombardeio, que deixou oito mortos, entre eles menores de idade.

Texto completo no UOL Notícias.

Sem novos recursos, Wikipedia pode sair do ar a partir de julho

Fundação Wikimedia conseguiu levantar os US$ 6,2 milhões necessários para manter o portal até o fim do seu ano fiscal, em junho.

A organização sem fins lucrativos Wikimedia Foundation anunciou que recebeu 6,2 milhões de dólares com a sua campanha de arrecadação de fundos. Mais de 125 mil doadores ajudaram a organização.

Em dezembro de 2008, Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, postou um apelo pedindo ajuda aos usuários para manter o portal colaborativo funcionando. Segundo ele, a Wikimedia necessitava dos 6 milhões de dólares para manter a sua infra-estrutura técnica em crescimento, já que grande parte dos recursos de TI está vinculada com a Wikipedia, um dos sites mais populares do mundo.

Como é gratuita e não coloca publicidade em suas páginas, a Wikipedia depende de doações para operar.

Mais na PC World.


Vírus bloqueia acesso a Mininova e PirateBay

Um cavalo-de-troia descoberto pela empresa de segurança Sophos bloqueia o acesso de usuários de redes P2P aos sites Mininova e The PirateBay.

O código malicioso, identificado por Troj/Qhost-AC, está disseminado dentro de pacotes de arquivos de filmes, músicas e aplicativos compartilhados em redes P2P.

Quem baixa um pacote infectado, tem a configuração de seu browser e seu cliente de torrent (Utorrent, por exemplo) reconfigurados, de forma o acesso a dois dos mais populares serviços de P2P, o Mininova e o The PirateBay ficam inacessíveis.

Notícia completa na INFO Exame. Que praga conveniente para gravadoras e estúdios cinematográficos.


Morre Oliveira Silveira, idealizador do Dia da Consciência Negra

Morreu no último dia 1º de janeiro, em Porto Alegre (RS), o professor, poeta e pesquisador gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira, conhecido nacionalmente por ser o idealizador do Dia da Consciência Negra, que acontece no dia 20 de novembro. A data, cujas comemorações se iniciaram em 1971 pelo Grupo Palmares, na capital gaúcha - é referência para os afrobrasileiros em contraponto ao 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura.

O pesquisador morreu aos 67 anos, em decorrência de câncer. Ele estava internado havia 15 dias no Hospital Ernesto Dornelles. Natural de Rosário do Sul (RS), era formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização na língua francesa, e professor aposentado da rede pública de ensino.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

Presidente de Rusia promulga ley contra doble imposición y evasión fiscal con Brasil


Moscú, 6 de enero, RIA Novosti. El presidente de Rusia, Dmitri Medvédev, promulgó la ley contra la doble imposición y evasión fiscal con Brasil, informó hoy el Kremlin.

La mencionada ley fue aprobada por la Duma el pasado 24 de diciembre y ratificada por el Consejo de la Federación o Senado el 29 de diciembre, indicó un comunicado del servicio de prensa de la presidencia de Rusia.

La ley aplicable a personas y entidades jurídicas, evita la doble imposición sobre la renta y capitales, contiene mecanismos para evitar la evasión de impuestos y permite a las entidades fiscales de ambos países intercambiar información relacionada con los contribuyentes.

El pasado domingo, el Kremlin informó sobre al promulgación de una ley análoga entre Rusia y Venezuela.

Según el ministerio de Asuntos Exteriores de Rusia, las relaciones con América Latina en todos los ámbitos, es uno de los elementos prioritarios de su política exterior.


Conforme RIA NOVOSTI

Serra vai dobrar gastos com publicidade

Governador de São Paulo, do PSDB, utiliza dinheiro público em 2009 de olho no pleito eleitoral do ano seguinte

Eduardo Sales de Lima

da Redação

Ano que vem a publicidade dobra, o transporte terá mais dinheiro, e a educação, menos. À primeira vista, é isso que salta aos olhos de quem lê o Projeto da Lei Orçamentária do Estado de São Paulo para 2009, proposto pelo governo José Serra à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Atendo-se à publicidade, o governo tucano terá a sua disposição R$ 313 milhões para o setor de comunicação social no ano que antecede a eleição para presidente. Quase o dobro do valor de R$ 166 milhões gastos neste ano nessa área.

O líder do governo tucano na Assembléia Barros Munhoz justificou publicamente que o dinheiro não será empenhado para gastos pessoais do governador, mas sim para campanhas publicitárias que têm a intenção de divulgar ações governamentais que necessitam da participação direta do contribuinte, como a Nota Fiscal Paulista.


Vejam mais no Brasil de Fato

A futilidade do mal

por Luiz Weis em 5/1/2009 às 6:23:21 PM

Revelou-se um tiro na água o esforço israelense de controlar a informação sobre a ofensiva na Faixa de Gaza. Nem o uso intensivo da blogosfera e das novas mídias – comparadas a um “campo de batalha” por um porta-voz do exército de Israel – para justificar a guerra ao Hamas parecem ter dado ao país o apoio da opinião pública internacional, nem o bloqueio do acesso da imprensa ao território atacado a impediu de relatar a destruição e o sofrimento infligidos ao seu 1,5 milhão de habitantes.


Vejam mais no Observatório da Imprensa



Web supera jornais como fonte mais popular de noticias nos EUA

A internet superou os jornais impressos como principal fonte de noticias para os americanos, segundo uma pesquisa do Pew Research Center for the People and the Press. 40% dos americanos têm a web como principal fonte para noticias, enquanto no caso dos jornais o percentual é de 35%, diz materia do New York Times. Os resultados, no entanto, nao indicam queda de popularidade dos jornais - os impressos, na verdade, subiram 1 ponto percentual em popularidade na comparaçao com o ano passado. Já a internet disparou - quase dobrou em relaçao aos 24% que tinha em 2007. O Pew atribui o salto de popularidade da web à eleiçao presidencial.

Texto do Blue Bus.

Sindicalistas atribuem atrasos da Gol a demissões

Sindicalistas do setor aéreo atribuíram os atrasos e cancelamentos de vôos na véspera do Natal das companhias aéreas Gol e Varig, que tiveram a operação unificada em outubro, à demissão de pelo menos 1,5 mil funcionários. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo.

No dia 22, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, já havia afirmado que os transtornos nos aeroportos foram causados pelas demissões realizadas pela Gol/Varig. A presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, estima que foram dispensados pelo menos 500 comissários, dos quais 300 nos últimos dois meses.

Mais no Terra.

Exército do Sri Lanka bombardeia guerrilha tâmil no norte

Jatos e helicópteros de ataque do Sri Lanka bombardearam neste sábado as posições da guerrilha dos Tigres da Libertação Tâmil no norte da ilha, disse um militar, um dia depois de forças terrestres terem tomado o controle da capital rebelde, Kilinochchi.

Os militares têm agora como alvo a cidade portuária de Mullaitivu e outros redutos rebeldes no norte, em sua tentativa de dar um golpe fatal para pôr fim a 25 anos de guerra separatista na ilha, durante os quais mais de 70.000 pessoas foram mortas.

O texto continua no G1. Há outro texto sobre o assunto, na BBC News, infelizmente apenas em inglês.



Contabilidade de paramilitares revela pagamentos a quatro jornalistas

Pelo menos quatro jornalistas receberam pagamentos milionários dos chefes paramilitares enquanto negociavam sua desmobilização com o Governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe, informou hoje o telejornal "Notícias Uno".

Mais no G1.

RIO DE JANEIRO

Manifestação de solidariedade à resistência do povo palestino
e de repúdio à agressão do Estado terrorista de Israel

Rio de Janeiro - dia 8 de janeiro - Cinelândia - Concentração às 15h - Ato Público às 17h

Líderes cipriotas condenam ofensiva militar israelense em Gaza

Os líderes das comunidades cipriotas grega e turca, Dimitris Christofias e Mehmet Ali Talat, respectivamente, condenaram hoje conjuntamente, em Nicósia, a ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza.

"Os dois líderes condenam os ataques a Gaza e o uso desproporcional da violência exercido pelas forças de Israel que causou perdas enormes de cidadãos inocentes, incluindo crianças e mulheres", segundo um comunicado emitido depois do 14º encontro dos dois presidentes para negociar um acordo que permita reunificar a dividida ilha do Chipre.


Christofias e Talat pediram que a comunidade internacional exerça sua influência para conseguir "o fim imediato da violência".

Continua no G1.


Um milhão de italianos pede referendo para abolir imunidade de Berlusconi

O partido opositor Itália dos Valores (IdV) anunciou hoje que no dia 7 de janeiro apresentará à Corte Suprema um milhão de assinaturas para convocar um plebiscito que peça a retirada da lei de imunidade aos quatro altos cargos do Estado, entre eles o do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

O partido, que é liderado pelo ex-juiz Antonio Di Pietro, anunciou que se pedirá a abolição de uma lei que "viola o princípio constitucional de que todos os cidadãos são iguais perante a lei".


Além disso, acrescenta a nota, a lei faz com "que não possam ser punidos apenas quatro italianos e o único que até agora se beneficiou foi Berlusconi".

Mais no G1.


Ofensiva israelense: uma mãe e quatro filhos mortos em Gaza

Uma mãe palestina e quatro de seus filhos foram mortos nesta segunda-feira num bombardeio israelense na cidade de Gaza, indicou uma fonte médica palestina.

O bombardeio aconteceu no bairro de Chujaiya, no leste de Gaza, segundo esta fonte do hospital Chifa de Gaza.

Mais no G1.


Mauritânia chama embaixador em Israel para consultas

A Mauritânia chamou hoje para consultas seu embaixador em Tel Aviv, em protesto contra a ofensiva militar de Israel sobre a Faixa de Gaza, informou o Ministério de Assuntos Exteriores mauritano.

Mais no G1.

Fechamento de escritório de Nobel da paz é ação legal, diz Irã

O Irã disse na segunda-feira que o fechamento do escritório de Shirin Ebadi, ganhadora do prêmio Nobel da paz, foi de ordem legal e que as autoridades vão protegê-la caso ela precise.

No sábado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou através de um comunicado que está preocupado com os relatos de assédio contra Ebadi, que ganhou o Nobel em 2003, e pediu a Teerã que garanta a sua segurança.

A notícia segue no G1.


Blogueiros contam o terror da guerra direto da Faixa de Gaza

Pessoas comuns relatam na internet o cotidiano do conflito.
Até o Departamento de Forças Armadas de Israel mantém um diário on-line.

“É realmente difícil postar daqui”. Esse é o título que o autor anônimo do blog "In Gaza" usou para chamar seu post escrito nesta segunda-feira (5). “Uma mancha de sangue na maca da ambulância, que parece uma piscina, está próxima ao meu casaco, o médico alerta que ele pode sujar. Que diferença faz? A mancha já não me revolta como aconteceria uma semana atrás. A morte enche o ar e as ruas de Gaza, eu não posso me estressar porque isso não é exagero”, diz.

A internet possibilita acompanhar quase instantaneamente fatos, como o conflito na Faixa de Gaza, que ocorrem em lugares distantes do Brasil. Uma ferramenta em especial proporciona uma viagem íntima e triste sem que o brasileiro se exponha fisicamente à guerra: os blogs. De acordo com o Technorati, site que indexa mais de um milhão de novos posts do mundo inteiro, no domingo (4) foram escritos mais de quatro mil textos sobre Gaza.

A notícia continua no G1.

Universitários da Jordânia se rebelam com um revival islâmico

Movimento estudantil do Oriente Médio usa a religião contra o governo.
Jovens acreditam que o islã é a solução contra corrupção e incompetência.

Confira o texto no G1.

Satiagraha: PF chega à Andrade Gutierrez

Cemig está cada dia mais próxima da Operação Satiagraha
Divulgação

Daniel Dantas é investigado pela PF
Agentes da Polícia Federal (PF) cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do empresário Roberto Amaral, em São Paulo, ainda no âmbito da Operação Satiagraha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas e provocou sua condenação na Justiça Federal.

Amaral foi o principal executivo da construtora Andrade Gutierrez durante quase três décadas e, nesse período, ele e os controladores da empresa (Sérgio Andrade, Roberto Gutierrez e Gabriel Andrade) foram assessorados por Humberto Braz.

Hoje ligado a Dantas e também condenado no mesmo processo, sob a acusação de tentar subornar um delegado federal, Braz é amigo de Amaral.



Vejam mais no Novo Jornal

Indústria de chocolates ignora crise e já contrata reforços para a produção da Páscoa

São Paulo - A indústria de chocolates no país não deve alterar seu ritmo de produção no início de 2009 em razão da crise econômica internacional. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o número de contratações para produção de produtos de Páscoa foi praticamente igual ao número de 2008, de aproximadamente 25 mil pessoas, pelas 18 empresas que participam da associação.


Vejam mais na Agência Brasil

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Corregedor do CNJ critica Gilmar

O código de ética diz que o juiz não deve criticar decisão de colega, a não ser em despacho bem fundamentado. Na Operação Satiagraha, o presidente do STF, Gilmar Mendes, trocou críticas públicas com o juiz federal Fausto De Sanctis. Houve excessos?

DIPP: Juiz nenhum tem que criticar decisão de outro. Existe um sistema processual que deve ser utilizado e ponto final. Instâncias superiores confirmam ou reformam decisões de instâncias inferiores. Esse é o sistema, não há que ter críticas.

O senhor viu excessos?


DIPP: Fica chato comentar. Eu conheço os dois. Não precisava. Toda discussão pública em relação ao Judiciário e juízes não precisaria ter, porque o nosso sistema processual tem mecanismos para confirmar ou reformar a decisão que tiver errada.

Texto completo no blog do Luís Nassif. Dizem que originalmente de O Globo.

Como PT e PSDB diferem


Nos últimos anos, o Brasil vem tendo que aturar a propagação de uma mentira descarada, mentira que choca mais por ter sido sustentada por tanto tempo a despeito de ser tão claramente evidente. Refiro-me à afirmação de que o governo do PT é mera continuação do governo do PSDB, de que as políticas dos dois partidos são as mesmas.

Há anos que venho apontando as diferenças cruciais que há entre as formas dos dois partidos de governar. Agora, a crise econômica começa a deixar mais claras essas diferenças.

Escrevi várias vezes aqui sobre a política externa, a diplomacia, os investimentos sociais exponencialmente mais robustos do governo petista, mas é a antiqüíssima e histórica pregação do PT de criar um mercado de consumo de massas no Brasil que foi cumprida à risca por este governo enquanto a direita tucano-pefelê-midiática ficava batendo na tecla do continuísmo.

Vejam mais no blog Cidadania

Carta aberta de Uri Avnery a Barack Obama

As humildes sugestões que se seguem são baseadas nos meus 70 anos de experiência como combatente de trincheiras, soldado das forças especiais na guerra de 1948, editor-em-chefe de uma revista de notícias, membro do parlamento israelense e um dos fundadores do movimento pela paz:

1)No que se refere à paz israelense-árabe, o Sr. deve agir a partir do primeiro dia.

2)As eleições em Israel acontecerão em fevereiro de 2009. O Sr. pode ter um impacto indireto, mas importante e construtivo já no começo, anunciando sua determinação inequívoca de conseguir paz israelo-palestina, israelo-síria e israelo-pan-árabe em 2009.

3)Infelizmente, todos os seus predecessores desde 1967 jogaram duplamente. Apesar de que falaram sobre paz da boca para fora, e às vezes realizaram gestos de algum esforço pela paz, na prática eles apoiavam nosso governo em seu movimento contrário a esse esforço.

Particularmente, deram aprovação tácita à construção e ao crescimento dos assentamentos colonizadores de Israel nos territórios ocupados da Palestina e da Síria, cada um dos quais é uma mina subterrânea na estrada da paz.

4)Todos os assentamentos colonizadores são ilegais segundo a lei internacional. A distinção, às vezes feita, entre postos “ilegais” e os outros assentamentos colonizadores é pura propaganda feita para mascarar essa simples verdade.

5)Todos os assentamentos colonizadores desde 1967 foram construídos com o objetivo expresso de tornar um estado palestino – e portanto a paz – impossível, ao picotar em faixas o possível projetado Estado Palestino. Praticamente todos os departamentos de governo e o exército têm ajudado, aberta ou secretamente, a construir, consolidar e aumentar os assentamentos, como confirma o relatório preparado para o governo pela advogada Talia Sasson.


Este texto completo está em O Pensador Selvagem.


domingo, 4 de janeiro de 2009

Tropas israelenses dividem território de Gaza em dois

Segundo o Ministério da Saúde palestino, 509 palestinos, a maioria civis, foram mortos desde o início dos ataques israelenses, em 27 de dezembro. Outras 2,5 mil pessoas ficaram feridas.

Mais de 70 palestinos morreram desde o início da ofensiva terrestre, entre eles 21 crianças, conforme o ministério.

Do lado israelense, foi confirmada a morte de um soldado desde o início da ação terrestre. De acordo com o Exército de Israel, outros 34 soldados ficaram feridos, três deles em estado grave.

O Exército afirma que 80% dos mortos na ofensiva terrestre eram militantes do Hamas. O grupo palestino afirma que 10 de seus combatentes foram mortos.

Apesar da ofensiva terrestre, militantes palestinos continuam lançando foguetes contra o território israelense.

Excerto de texto da BBC Brasil.


Douglas Diegues

Douglas Diegues, um poeta radicado em Ponta Porã (MS), com pouco mais de 40 anos, é o maior representante do Portunhol Selvagem no Brasil – embora negue que exista um único “portunhol selvagem”; que ele, Douglas, o tenha inventado; e que, ainda, tenha havido qualquer apropriação de sua idéia original por parte de outros escritores, jornalistas e editores.

Como Douglas Diegues mesmo define, seu Portunhol Selvagem nasce da “tripla fronteira” do Mato Grosso do Sul, misturando, justamente, português do Brasil, espanhol do Paraguai e variações do guarani ainda falado pelo índios (e/ou seus descendentes) na região. Reconhecido por poetas importantes de outras gerações, como Régis Bonvicino e Glauco Mattoso, Douglas é, em toda sua complexidade linguística, uma das vozes mais originais dos últimos anos. Publicou, entre outros livros,
Dá gusto andar desnudo por estas selvas – sonetos salvajes (2002), Uma Flor na Solapa da Miséria (2006) e El Astronauta Paraguayo (2008).

O texto, com entrevista, continua no Digestivo Cultural.

Blogger ganha disputa de audiência na web

A ComScore mediu a audiência dos principais serviços de redes sociais e blogs durante 14 meses. Nessa disputa, a ferramenta Blogger, do Google, foi a grande campeã.

Só no mês de novembro (data que a pesquisa foi finalizada), cerca de 222 milhões de visitantes únicos visitaram o serviço. O número é 44% maior do que setembro de 2007, quando a pesquisa foi iniciada.

O Facebook foi o segundo colocado. Recebeu em novembro cerca de 200 milhões de visitas de usuários únicos. Se repetir neste ano o crescimento de 2008 (de 116%), ganhará logo a primeira posição do Blogger.

Mais na INFO Exame.