sábado, 14 de fevereiro de 2009

Saúde: Privatização, mais um placebo do que uma panacéia

Os países do Norte rico e o Banco Mundial deveriam deixar de promover a privatização dos serviços de saúde nas nações pobres, devido aos maus resultados desse enfoque, alertou a organização humanitária Oxfam Internacional. O informe “Otimismo cego; Desafiando os mitos sobre a saúde privada nos países pobres” oferece abundante evidência sobre o péssimo rendimento das iniciativas de saúde conduzidas pelo setor privado em todo o mundo, defendidas durante décadas pelo Banco Mundial e pelos países doadores.

“A visão romântica sobre os serviços privados de saúde está completamente divorciada dos fatos”, disse Anna Marriott, autora do documento, de 52 páginas. “O Banco e outros doadores devem deixar para trás o otimismo cego em relação ao mercado. A atenção universal à saúde somente se consegue com a intervenção do governo nos serviços”, afirmou. O Banco Mundial costuma lamentar o fracasso dos serviços públicos de saúde nos países pobres, apesar de ser em parte responsável por isso, ao condicionar seus empréstimos ao setor estatal a reduções de gastos e ambiciosas reestruturações.


Vejam mais na Revista Fórum

Deputado ameaçado de morte continua sem proteção policial

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), solicitou, nesta quinta-feira (12), ao ministro da Justiça, Tarso Genro, a pedido do PT, que a Policia Federal (PF) volte a dar proteção ao deputado Luiz Couto (PT-PB). A segurança pessoal do parlamentar era feita por agentes federais até junho do ano passado, mas foi suspensa sob alegação de que deveria ser feita pela Polícia Legislativa.

O deputado começou a receber ameaças de morte durante sua gestão como presidente da Comissão de Direitos Humanos, quando investigou e fez denúncias contra o narcotráfico e grupos de extermínio no Nordeste, além de revelar o envolvimento de políticos e empresários na exploração sexual de crianças e adolescentes.

Vejam mais no Vermelho

A manipulação da mídia


Coluna de Ignácio Ramonet
Ocultam que emenda venezuelana inclui postulação para todos os cargos.
O escritor, jornalista e ex-diretor do diário francês Le Monde Diplomatique, Ignácio Ramonet disse que os meios internacionais ligados as cadeias mais endinheiradas do mundo, estão dando conta da proposta de emenda constitucional na Venezuela de maneira que esta se entenda como um feito que beneficiaria só o presidente Hugo Chávez frias e não a todos os funcionários eleitos por votação popular.

Vejam o texto completo no Patria Latina

Ciência e Tecnologia no Brasil: a evolução do financiamento, artigo de Wanderley de Souza

“O início da recomposição real do orçamento de C&T teve início em 2003, com a particularidade importante de aumentar os investimentos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, procurando ampliar a atividade de C&T em todo o país”

Wanderley de Souza é professor titular da UFRJ e diretor de Programas do Inmetro, é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina. Artigo publicado em o “Monitor Mercantil”:


Vejam o texto completo no Jornal da Ciência (SBPC)

Temer pede proteção policial da PF a deputados do PT

BRASÍLIA - O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), enviou ofício ao ministro da Justiça, Tarso Genro, pedidos de proteção policial da Polícia Federal (PF) aos deputados Luiz Couto (PT-PB) e Fernando Ferro (PT-PE), feitos pelo líder do partido na Casa, Cândido Vaccarezza (SP). Os petistas afirmam que vêm recebendo ameaças de morte. Os deputados investigaram crimes na Zona da Mata de Pernambuco.

O deputado do PT da Paraíba foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Extermínio no Nordeste. Couto também atuou na CPI da Pedofilia, e teria sido ameaçado de morte por uma quadrilha ligada ao traficante de armas e drogas Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, que cumpre pena.


Vejam mais na Tribuna da Imprensa online

A miséria da política brasileira

E é por conta da influência desse ideário, acima exposto, que ouvimos e lemos todo dia, pela grande maioria da mprensa brasileira, a cantilena contra a "gastança" do Estado quando este constrói novas universidades ou procura formular as bases de um tímido, diga-se de passagem, assistencialismo de curto prazo. Esse pessoal, assim como os setores privilegiados brasileiros, se imagina efetivamente vivendo em Londres ou Chicago e não na sociedade complexa mais desigual do planeta.

É a hegemonia desse discurso que explica também a paradoxal posição de um líder carismático como Lula. Lula é uma espécie de "profeta exemplar" (Max Weber) dado que sua identificação com as massas é "afetiva", por conta de seu passado exemplar, sem, no entanto, ser baseada em nenhum discurso unitário e coerente (atributo do profeta ético). O problema da sucessão de uma liderança carismática, carisma "pessoal" por excelência quando não se baseia num discurso articulado, reflete, precisamente, o drama atual de quem dispõe do poder político, mas não possui a hegemonia ideológica. Esse contexto, o fechamento do universo do discurso articulado, amesquinha toda a "esquerda" brasileira na covardia do politicamente correto, que fragmenta as lutas políticas em inúmeras bandeiras sem articulação entre si e segundo a última moda, e cuja única nota comum é a timidez e a ausência de ousadia.

Texto completo, vejam só, no caderno Aliás, do Estadão.Link

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Troccoli. o "Battisti" uruguaio

Un caso “Cesare Battisti” ce lo abbiamo anche in Italia. Non ha sollevato le polemiche. Anzi, è passato sottotraccia, senza creare scalpore, senza alcuna indignazione ministeriale o richieste di annullamento di amichevoli. Il “nostro Cesare Battisti” è uruguayano, anche se da qualche anno ha la nazionalità italiana. Si chiama Jorge Troccoli. Ha 64 anni, la corporatura robusta e un pizzetto bianco. È stato capitano dei Fucilieri Navali dell’Uruguay, ed è accusato di aver fatto sparire un numero imprecisato di persone nel suo paese tra il 1975 e il 1983. Tra questi sei cittadini italiani. Il governo Berlusconi, nel settembre scorso, ha respinto la sua richiesta di estradizione.

Secondo la magistratura uruguayana Troccoli prese parte a quello che è conosciuto come Piano Condor. Una sorta di internazionale del terrore che, negli anni ’70, coordinò il sequestro, l'interscambio e la sparizione di migliaia di oppositori politici in Cile, Paraguay, Uruguay, Brasile, Bolivia e Argentina. Troccoli ammise la sua partecipazione al trasporto clandestino dei detenuti politici tra Uruguay e Argentina ma non ha mai subito un processo. Troccoli ha lasciato il Sud America da tempo per rifugiarsi proprio in Italia, dove nel 2002, nonostante si conoscesse il suo passato, ha ottenuto la cittadinanza italiana. Secondo la stampa uruguayana per lo stesso reato di cui è accusato Troccoli, «omicidio specialmente aggravato» e «violazione dei diritti umani», lo scorso ottobre la Corte d’Appello di Montevideo ha confermato l’incriminazione dell’ex dittatore Gregorio Alvarez e dell’ufficiale della Marina in pensione Juan Carlos Lacerbeau.

Italiano é mais difícil que espanhol, mas acho que dá para fazer uma idéia. Sobre Troccoli pesam mais de cem acusações de homicídio, sequestro e tortura. Abaixo um esclarecimento. Texto completo no L'Unita.

"jorge troccoli é um capitão da marinha do Uruguai envolvido em crimes de tortura e assassinato de presos políticos. Participou da Operação Condor, aliança das ditaduras militares na América do Sul, o chamado Cone Sul, que eliminou lideranças de oposição em várias partes do mundo, inclusive nos eua, caso de Orlando Letelier, ex-chanceler do governo de Salvador Allende.
Em 2002, quando exerceu pela primeira vez a chefia do governo da itália o primeiro-ministro silvio berlusconi concedeu o status de refugiado político a troccoli, alegando que se tratava de cidadão com dupla nacionalidade. O governo do Uruguai responsabiliza troccoli pelo assassinato de cerca de cem presos políticos."
Este é um esclarecimento vindo pelo correio eletrônico.

Para Lula, empresas têm caixa cheio e não precisam demitir

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que os empresários exageraram nas demissões após o início da crise financeira internacional. Ele argumentou que as empresas estão capitalizadas e por isso poderiam evitar os cortes de pessoal.

"Eu acho que exageraram nas demissões e disse isso na reunião com os empresários. Disse isso para a indústria automobilística. Quase todas as empresas brasileiras estão muito capitalizadas", disse Lula a jornalistas, em visita a um projeto de cultivo de peixes em Recife.

A indústria paulista fechou 32.500 vagas em janeiro, indicando queda de 1,86 por cento em relação a dezembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Nos últimos 12 meses, o emprego industrial no Estado registra recuo de 2,22 por cento, com o fechamento de 54.500 vagas.

"Todos ganharam muito dinheiro no ano de 2008, então não era possível que, no primeiro mês depois da quebra dos bancos americanos, mandassem trabalhadores embora", declarou Lula, segundo gravação disponibilizada pela Presidência. (Texto de Carmen Munari)

Entidades sindicais colocam campanha anti-Yeda nas ruas

CORREIO DO POVO, SEXTA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2009, LUA CHEIA:

Por volta das 17h de ontem, representantes de dez entidades sindicais do Estado apresentaram, enfim, o rosto que ilustra a campanha polêmica, veiculada em outdoors, que atraiu a atenção dos gaúchos: o da governadora do Estado, Yeda Crusius. A divulgação ocorreu no Centro de Eventos do Parque Harmonia, na Capital, e reuniu centenas de servidores estaduais, de diversas categorias. Quando a presidente do Cpers/Sindicato, Rejane de Oliveira, e o presidente do Sindicaixa, Érico Corrêa, apresentaram o banner com a face da governadora, a multidão passou a gritar: 'Fora, Yeda!'. A campanha liga a imagem de Yeda a seis fatores que, na opinião das entidades, justificariam sua saída do governo: autoritarismo, mentira, corrupção, arrocho, violência e destruição do Estado.
Logo depois, cerca de 500 manifestantes realizaram uma caminhada até a Esquina Democrática. Acompanhados de um carro de som, que tocava um samba criado para a campanha. O grupo de servidores portava faixas e cartazes, além de máscaras com o rosto de Yeda, e chamou a atenção dos frequentadores do Centro.
'Essa é uma campanha de denúncia de um governo que tem mais de 70% de rejeição por conta do desrespeito com que vem tratando o povo gaúcho e os servidores públicos', afirmou Rejane de Oliveira. Ela acrescentou que a atual administração está 'destruindo' o Estado. 'Um governo que não garante educação, saúde e segurança de qualidade não pode seguir adiante. A administração Yeda nunca optou pelo diálogo e pela negociação. Nossa iniciativa demonstra a coragem dos servidores em buscar um Estado melhor para todos', disse.
'O maior desafio é salvar o patrimônio do Estado. O atual governo relegou o povo ao abandono', disse Érico Corrêa. Os outros dirigentes sindicais também enfatizaram que o encontro representava um momento único, de união entre as principais categorias dos servidores.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Congresso dos EUA fecha acordo para o polêmico "Buy American"

WASHINGTON (Reuters) - Congressistas nos EUA chegaram a um acordo para aprovar os polêmicos artigos de incentivo à compra de produtos norte-americanos dentro do enorme pacote de estímulo econômico nos EUA, disse um parlamentar democrata na quarta-feira.

Canadá, União Europeia e Japão elogiaram na semana passada o abrandamento das regras apelidadas de "Buy American", uma orientação do presidente Barack Obama para não criar uma guerra comercial com outros países.

Mas países como China, Índia, Brasil e Rússia continuam incomodados com o atual plano de obras públicas dos EUA, incluído no pacote de 789 bilhões de dólares (que inclui gastos governamentais e renúncias fiscais, ambos para estimular a economia em recessão).

Mais AQUI.

Brasil tem 12% das lavouras transgênicas de todo o mundo

Estudo divulgado hoje, 11, pela organização não-governamental (ONG) Conselho de Informações sobre Biotecnologia diz que o Brasil foi o responsável por 12% das lavouras geneticamente modificadas no mundo em 2007. Isso significa 15,8 milhões de hectares de lavouras desse tipo no país e a terceira posição no ranking dos maiores produtores de transgênicos.

De acordo com o estudo, o Brasil só fica atrás dos Estados Unidos e da Argentina. Grande parte dos transgênicos produzidos no país são soja, responsável por 14 milhões de hectares; seguida do milho, com 1,4 milhão. O restante é de lavouras de algodão.

O estudo da ONG informou que a área de plantações transgênicas cresceu 10,7 milhões de hectares no ano passado em todo o mundo, 9,4% em comparação com o ano anterior. No total, as lavouras transgênicas representam 125 milhões de hectares.

Roberta Lopes , da Agência Brasil na Revista Fórum.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Operadoras lançam este ano celulares Linux


A Telefónica, uma das maiores operadoras mundiais de telefonia móvel, se uniu à fundação LiMo, que promove o uso do Linux na comunicação móvel e junto com cinco outras grandes operadoras anunciou que colocará à venda este ano celulares acionados pelo software aberto LiMo.

Vejam mais no Oficina da Net

Cuba analisa seu exame de direitos humanos em Genebra

Fausto Triana, enviado especial

O viceministro primeiro de Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla, disse em exclusiva com a Prensa Latina que em sua opinião se abre uma esperança de que o mecanismo dos direitos humanos da ONU não volte a práticas desprestigiadas.

“Sinto que há uma mudança, hoje é possível conceder ao Conselho o benefício da dúvida. No passado nem sequer propunha um conflito Norte- Sul, em Genebra tinha um tribunal do norte manipulador e hipócrita”, sentenciou.


Vejam mais na Prensa Latina-Agencia Informativa Latinoamericana

Resolução do PT diz que é hora de fazer o "embate ideológico"

O Diretório Nacional do PT aprovou na terça-feira (10) resolução política contendo uma análise da crise econômica internacional, das condições criadas pelo governo Lula para enfrentar seus efeitos no Brasil e de como essa nova realidade irá influenciar o debate em torno da sucessão presidencial em 2010.

Segundo o documento, a crise abre uma oportunidade para o aprofundamento das mudanças em direção a um novo modelo de desenvolvimento e coloca em evidência a oposição que há entre o atual projeto de país e o modelo neoliberal falido, cujos principais ideólogos e propagandistas no país são o PSDB e o DEM. O texto afirma ainda que o PT defende um "projeto democrático-popular de horizonte socialista".

Vejam mais no Vermelho (com direito ao texto integral da Resolução Política do PT)

Lula criticó con dureza el proteccionismo de los países desarrollados

BRASILIA (dpa) - El presidente de Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva, volvió a criticar duramente hoy las medidas proteccionistas adoptadas por países industrializados para enfrentar la crisis financiera mundial.

"No puedo creer que los países ricos han pasado tres décadas diciendo que el comercio es la solución para los problemas del mundo y que sólo lo hicieron porque tenían más productos para vender e intentaban convencernos a comprarlos", expresó el presidente brasileño.

Vejam mais no lanacion.com


Brasileira grávida de gêmeos é atacada na Suíça

A brasileira Paula Oliveira, 26 anos, foi atacada por três homens em Zurique, na Suíça, na noite de segunda-feira. Um deles possuía uma suástica nazista tatuada na cabeça raspada. Paula, que estava grávida de gêmeos, abortou depois de sofrer golpes de estilete por todo o corpo.


Vejam mais no Ultimo Segundo

Un satélite estadounidense y otro ruso chocan en el espacio

La colisión se ha producido a unos 780 kilómetros de altitud, en una órbita terrestre baja

Un satélite de comunicaciones estadounidense privado ha chocado en el espacio con otro ruso ya inoperativo, ha informado este jueves un portavoz militar estadounidense. "Creemos que se trata de la primera vez que dos satélites chocan en órbita", ha indicado el teniente coronel de la Fuerza Aérea Les Kodlick, del Comando Estratégico de EE UU.

Vejam mais no ELPAIS.COM

CASO BATTISTI: O ocaso de um imperador

Só em 2009, a revista CartaCapital já enfocou o caso Cesare Battisti em seis textos: dois do diretor de redação, Mino Carta; dois de Wálter Fanganiello Maierovitch; um creditado à redação mas obviamente escrito por ou sob a orientação de Mino Carta; e um de Cynara Menezes.

Dá mais de um texto por edição. E, sintomaticamente, os seis são absolutamente desfavoráveis a Battisti, sem qualquer nuance, sem que tenha sido apresentado o outro lado, sem a mais ínfima contrapartida.

O bravo companheiro Rui Martins ainda tentou exercer o direito de resposta, por meio de uma carta aberta:"Resposta a um jornalista e blogueiro".)

Mino a postou como comentário no seu blog, sem responder.


Vejam mais no Observatório da Imprensa


Reunidos com FHC, tucanos querem apressar nome para 2010

Esta é a terceira vez que o partido se divide em eleições majoritárias. Em 2006, Serra disputou e o ex-governador Geraldo Alckmin levou a indicação para disputar a Presidência. No ano passado, os dois tiveram outro enfrentamento na sucessão da prefeitura paulistana.

Os deputados saíram da casa de FHC também com a recomendação de exercerem mais fortemente a oposição no Congresso em relação a medidas do governo Lula, incluindo aquelas voltadas para impedir o avanço da crise internacional.


Vejam o texto completo na Reuters

(Zejustino é o responsável pelo parágrafo destacado em negrito. A irresponsabilidade e o descaso pelos interesses do povo brasileiro ficam por conta de um dos indivíduos citado no texto)

História. Getúlio Vargas iniciou a construção de Brasília

2005, O ano dos cinqüentenários

No ano que se finda, Getúlio Dornelles Vargas foi reverenciado pelo cinqüentenário do seu suicídio e pelo que fez pelo Brasil, emulando as bases sociais e econômicas de um Estado Nacional moderno, que rompeu com a estrutura agrária de uma dependente monocultura. No entanto, não se fez justiça à participação do seu governo no cumprimento do primado constitucional da localização, demarcação e transferência da capital federal para o Planalto Central brasileiro.

No dia 8 de junho de 1953, o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 32.976 criando a Comissão de Localização da Nova Capital Federal para proceder os estudos definitivos para a escolha do sítio e da área da nova capital e, por conseqüência, do Distrito Federal.[...]. Leia no Jornal Opção.

CNJ aponta morosidade e nepotismo em Tribunal Militar

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou ontem relatório da Corregedoria Nacional de Justiça sobre inspeção realizada no Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS) em dezembro. Entre os problemas encontrados estão falta de transparência na distribuição dos processos, morosidade, indícios de nepotismo e salários acima do teto constitucional.
O corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, propôs a adoção de 11 medidas saneadoras. Entre elas, controle informatizado de processos, regras para assegurar a servidores de carreira o acesso às funções de confiança, concurso público, exoneração de servidores que incorram na prática de nepotismo e esclarecimento sobre pagamentos de salários acima de R$ 24,5 mil.

mais AQUI

Rusia enviará aparato espacial a la luna de Júpiter hacia el año 2020

Moscú, 10 de febrero, RIA Novosti. Científicos rusos planean hacia el año 2020 enviar un aparato espacial a Europa, uno de los satélites de Júpiter, reveló hoy Oleg Korabliov, subdirector del Instituto ruso de estudios espaciales.

El aparato deberá descender sobre la superficie helada de esta luna de Júpiter y averiguar, si por debajo hay un océano con microorganismos parecidos a los extremófilos, bacterias que fueron halladas en glaciares y fuentes termales de la Tierra.

Vejam mais na RIA NOVOSTI


terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Capes aumenta número de eventos apoiados

No primeiro bimestre de 2009, a Fundação dará suporte a 30 eventos, contra 26 no mesmo período do ano passado. Essa diferença representa um aumento de 13%

Os dados são do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), que auxilia encontros científicos ligados à pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e à formação de professores para a educação básica.

No total de 2008, a Capes apoiou 842 eventos em todas as áreas do conhecimento, 64 a mais que em 2007. Segundo a coordenadora de desenvolvimento setorial e institucional, Zena Martins, o crescimento é uma tendência e não deve surpreender.

"A pós-graduação está avançando. Prova disso é que o Brasil ocupa o 15º lugar na produção científica mundial. Outro fator que explica o aumento é a necessidade de divulgação das pesquisas", explica.

O Paep concede recursos a eventos de caráter científico, tecnológico e cultural de curta duração, promovidos por associações e sociedades brasileiras. Para concorrer a um apoio, os projetos devem ser encaminhados à Capes com até 120 dias de antecedência, acompanhados da seguinte documentação: carta de encaminhamento com exposição de motivos, formulário de solicitação, programação completa, currículo dos convidados estrangeiros.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Capes)

Conforme o Jornal da Ciência (SBPC)

Fortes chuvas inundaram pátio da fábrica no ABC Paulista; os veículos sinistrados estão sendo vendidos normalmente

(Promoções SKODA???)


O poder da Internet (comentário do editor)


Abaixo, a notícia que encontramos no "Novo Jornal" acompanhada de uma das fotos apresentadas no site.
No espaço de comentários, um alerta do Rafael aponta um endereço na internet (http://www.pplware.com/2006/12/04/promocoes-skoda/) que deixa aquele jornal no mínimo com a credibilidade em baixa. A intervenção do comentarista não deixa de ser uma demonstração do poder da internet quando se trata de veicular informação. Quando se trata de informação, o leitor atento e interessado dificilmente ficaria "entregue à própria sorte".


"Mais uma vez fica demonstrado que o consumidor brasileiro está entregue à própria sorte, e que nenhuma entidade governamental se preocupa com a defesa do consumidor.

Depois de uma forte chuva no ABC Paulista na semana passada, a maioria dos veículos da montadora Volkswagen ficou debaixo d`água.

Diversos meios de comunicação, principalmente de TV, compareceram ao local para documentar o fato. Imediatamente a fábrica “convocou” uma coletiva para esclarecer quais procedimentos seriam tomados. Entretanto, os pequenos veículos de comunicação foram impedidos de acompanhar a “grande imprensa” na coletiva.
"


Vejam mais (texto e fotos) no Novo Jornal

Polícia Federal vai atuar junto com Ministério Público do Rio no combate ao crime organizado

Rio de Janeiro - A Polícia Federal e o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro vão começar a trabalhar, de forma conjunta, para combater o crime organizado no estado. A informação foi divulgada hoje (10) pela assessoria de imprensa do MP. Segundo o Ministério Público, a parceria surgiu de reunião hoje do superintendente da PF no Rio, Ângelo Fernandes Gióia, com o procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes.


Vejam mais na Agência Brasil

Blogueiro é espancado (e preso) no Egito

CAIRO - A polícia do Egito bateu e prendeu um blogueiro de 22 anos de idade que expressou apoio à Gaza no seu site.

Um comunicado da Rede Árabe de Proteção aos Direitos Humanos afirmou que policiais espancaram Diaa Eddin Gad na sexta-feira (06/02), o colocaram dentro de um carro e foram embora.

Até agora, a polícia não justificou a prisão nem revelou o paradeiro de Gad.

A notícia continua na INFO Exame.


"O Brasil não pode entregar um homem inofensivo a um governo fascista"


"Berlusconi tenta reescrever a história da Itália. Um dos sintomas é a situação de Cesare Battisti". As palavras são de José Luís Del Roio, 65, ex-senador (2006-2008) pelo Partido da Refundação Comunista, da Itália. Brasileiro, de Bragança Paulista, ele vê na vida política do país sinais do renascimento do fascismo. "É o governo mais direitista da Europa", diz ele, em entrevista à Carta Maior.

Dirigente do Fórum Mundial das Alternativas, uma das principais organizações do Fórum Social Mundial, e residente em Milão há 36 anos, Del Roio concedeu a seguinte entrevista à Carta Maior, em São Paulo.

Vejam a entrevista na Agência Carta Maior

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Mantido o veto ao projeto do Pontal

A manutenção do veto do prefeito de Porto Alegre ao Projeto do Pontal do Estaleiro foi acatada por 27 dos 34 vereadores presentes na sessão de hoje na Câmara Municipal.

Bernardino Vensdrusculo (PMDB), Haroldo de Souza (PMDB), Elias Vidal (PPS) e Reginaldo Pujol (DEM) votaram contra a manutenção do veto. João Antonio Dib (PP), João Carlos Nedel (PP) e Ervino Besson (PDT) optaram por abster-se da votação. Leia mais no Jornal Já.

Americano tenta reaver filho sequestrado pela ex-esposa brasileira

Bruna Bianchi (filha dos proprietários do restaurante Quadrifóglio, do Rio de Janeiro) conheceu David Goldman em Milão, na Itália. Os dois namoraram, conheceram as respectivas famílias, casaram-se em 1999, nos Estados Unidos e foram morar em Nova Jersey. Do relacionamento deles nasceu S., em 2000.

Bruna trabalhava e o menor ficava com o pai que cuidava dele durante o dia, já que David Goldman não tinha um horário formal de trabalho. Em junho de 2004, Goldman autorizou Bianca e o filho a passarem férias no Rio de Janeiro. Tinham passagem de volta marcada para 11 de julho de 2004. Goldman levou a mulher para o aeroporto. Dois dias depois ela ligou do Brasil dizendo que não retornaria mais com o filho para os EUA e condicionou a visita do pai à criança à sua aceitação do divórcio, na Justiça brasileira.

Em seguida, a mãe ingressou com uma ação de guarda da criança na Vara de Família do Rio. Para isto, contratou o advogado João Paulo Lins e Silva, filho de Paulo Lins e Silva, dono de um dos principais escritórios de advocacia na área de família e ex-presidente da União Internacional de Advogados. É parente ainda de Tecio Lins e Silva, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e do ex-ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal, já falecido, Evandro Lins e Silva, um ícone da Justiça e do Direito no Brasil. O contato profissional evoluiu para um relacionamento amoroso e João Paulo e Bruna se casaram em 2007. Em agosto último, Bruna morreu, durante o parto da filha do seu casamento com João Paulo.

A partir de então, David Goldman intensificou sua luta para ficar com o filho, por entender que, na ausência da mãe, seu direito de pai é líquido e certo. Não é o que pensa João Paulo, que ingressou com ação na Justiça pedindo o reconhecimento da paternidade afetiva do menino, com a substituição do nome do pai biológico da certidão de nascimento. Ele ganhou a guarda provisória do menor na Justiça estadual. Também na Justiça estadual, João Paulo conseguiu uma liminar para proibir jornais de divulgar o fato. A Folha de S. Paulo foi um dos jornais notificados. Segundo seu pai, há decisão também contra a TV Record e o Correio Brasiliense.


Texto completo do JusBrasil, visto via Luis Nassif. O texto diz bastante sobre a "justiça" brasileira.


Forum Social Mundial 2009 - Socialismo ou Barbárie?

Com os olhos voltados para a humanidade, o FSM de Belém buscava fazer história, tal como os que o precederam. O de 2001 foi um marco, conseguindo reunir movimentos e entidades do mundo todo, fazendo o contraponto ao neoliberalismo e ao pensamento único. O segundo, em 2002, se amplia e mostra seu potencial de critica ao modelo neoliberal, mesmo tendo ocorrido logo após os atentados de 11 de setembro e de toda a repressão desencadeada pelo governo Bush sobre os que se lhe opunham. Em 2003, enfrenta uma grande discussão, a partir da carta de princípios: a participação dos governantes. Lula, acabava de ser eleito e, indo para Davos, passa em Porto Alegre e é recebido em uma grande manifestação. Conta também com a presença de Chavez. Organiza também a maior mobilização desde a Guerra do Vietnã, contra a Invasão do Iraque. Em 2004, vai para a Índia se internacionalizando e se popularizando. Em 2005, com 155 mil inscrições e em torno de 180 mil participantes é o maior evento mundial contra o neoliberalismo. 2006 é o fórum policentrico (Américas, Ásia e África). Nas Américas ocorre em Caracas, fortalecendo Chavez no enfrentamento ao Império, contando com uma participação de 80.000 pessoas. Em 2007, é a vez do continente Africano, indo para o Quênia.

Em termos numéricos, seu sucesso é absoluto. No FSM da Amazônia os números são também expressivos: 133 mil pessoas inscritas de 142 países, sendo 15 mil no acampamento da juventude, e em torno de 150 mil pessoas envolvidas. Teve 5.808 entidades e organizações inscritas. A América do Sul contou com 4.193, a África com 489 organizações, a Europa com 491. A Ásia teve 334, a América do Norte 155, América Central 119 e a Oceania 27.

Mas, os números não conseguem refletir a grandiosidade do evento. Como descrever a multiplicidade de cores, de representação cultural, diversidade nos debates, riqueza de etnias? Andar pelos espaços do Fórum é deparar com barracas de exposição de artesanato da Economia Popular Solidária, com mesas de publicação de diferentes movimentos, jornais de todas as tendências, barracas com livros novos e usados. E ver as barracas dos acampamentos cobrindo grandes áreas. E, de repente, nos deparamos com o belíssimo painel da luta da Anistia alem de outros diferentes painéis. Imensas tendas das entidades sindicais. Palcos com apresentações ininterruptas. Continuando a caminhar, debaixo de um calor de 40 graus e/ou de uma intensa chuva, aparece um desfile indígena. Quando achamos ter terminado o desfile, nos defrontamos com o das mulheres, com suas coloridas cabeleiras e seus tambores. São tantas as pessoas andando pelo espaço do Fórum que parece uma permanente caminhada ou marcha ou manifestação. Em todos os espaços, as denuncias, lutas e propostas organizativas.

Texto completo em O Pensador Selvagem.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Condecorados por Bush*


Depois de denunciar a deturpação da verdade pela generalidade dos meios de comunicação e o ocultar os crimes cometidos por Israel, John Pilger termina por afirmar que «um dia virá, em que jornalistas e editores poderão ser chamados não apenas para explicar porque não contaram a verdade sobre estes criminosos, mas para se sentarem no banco dos réus ao seu lado.
John Pilger
- 08.02.09

Em 13 de Janeiro George W. Bush entregou as «medalhas presidenciais da liberdade», o maior reconhecimento da América à causa da liberdade e paz. Entre os comdecorados estava Tony Blair, o impenitente mentiroso que, com Bush, é responsável pela destruição física, social e cultural de uma nação inteira; John Howard, o ex primeiro-ministro da Austrália e pequeno vassalo americano que dirigiu o governo mais abertamente racista da era moderna do seu país; e Álvaro Uribe, o presidente da Colômbia, cujo governo, de acordo com o último estudo desse estado assassino, é «responsável por 90 por cento de todos os casos de tortura».

Vejam o texto completo no ODiario.info


"Solução neokeynesiana e novo Bretton Woods são fantasias"

Em entrevista à revista inglesa Socialist Review, István Mészàros, um dos principais pensadores marxistas da atualidade, analisa a crise econômica mundial e critica aqueles que apostam que ela será resolvida trazendo de volta as idéias keynesianas e a regulação. "É uma fantasia que uma solução neo-keynesiana e um novo Bretton Woods resolveriam qualquer dos problemas dos dias atuais", defende Mészàros. Para ele, estamos vivendo a maior crise na história humana, em todos os sentidos.

Em 1971 István Mészàros ganhou o Prêmio Deutscher pelo seu livro A Teoria da Alienação em Marx e desde então tem escrito sobre o marxismo. Em janeiro deste ano, ele conversou com Judith Orr e Patrick Ward, da Socialist Review, sobre a atual crise econômica.


Vejam mais na Agência Carta Maior

Mais um trabalhador é assassinato por conflito de terras

A Comissão Pastoral da Terra denunciou quinta-feira (5) mais um assassinato de trabalhador rural no Brasil provocado por conflitos de terra. José Campos Braga, 56 anos, foi encontrado morto, no final da tarde da quarta-feira (4), na área de Fundo de Pasto de Areia Grande, município de Casa Nova, no sertão baiano (região Nordeste do Brasil).

O trabalhador era considerado referência na comunidade como símbolo de resistência na luta pela permanência na terra. José Campos era pai de dez filhos e resistia dentro da área, debaixo de uma lona, mesmo depois que sua casa foi derrubada em março do ano passado. O enterro deve ocorrer nesta sexta-feira.

"Acreditamos que os executores desse assassinato são os mesmos jagunços que já vinham rondando a região na tentativa de assustar os moradores e fazer com que deixassem a área. Nos parece que com esse assassinato eles querem dar um recado ao restante dos trabalhadores", afirma a agente da CPT em Juazeiro, Marina Rocha.


Vejam no Vermelho