sábado, 7 de março de 2009

"Protógenes é perigo à nação!", diz Ditabranda Online

A PF chegou aos arquivos eletrônicos de Protógenes numa batida policial em que buscava provas da ação ilegal do delegado, convertido de investigador em investigado. O resultado do arrastão policial foi dividido pela PF em duas partes. Numa foram colecionadas peças do inquérito da Satigraha, que investigou Daniel Dantas.... Há também informes de agentes da Abin sobre a vida íntima e profissional de autoridades como Dilma Rousseff e ex-autoridades como José Dirceu. Por último, há documentos que, protegidos por senhas de acesso, ainda não foram abertos pela PF. Os títulos revelam os alvos: “Tucano”, “FHC” e “Serra”. Nos seus contatos com a turma da Abin, empurrada para dentro da Satiagraja com o beneplácito do ex-diretor Geral Paulo Lacerda, o delegado se dizia a serviço de Lula.


Resumo da ópera: Protógenes é um criminoso que age em nome de Lula para espionar os tucanos e ainda os companheiros políticos de Lula, inclusive no interesse de difamar Dilma, medo do PSDB pra 2010. Portanto, Protógenes é perigo à nação, assim como Lula. Deu na ditabranda online, blog do Josias.





Reblog this post [with Zemanta]

Economistas pedem a Obama fim do embargo contra Cuba

HAVANA (Reuters) - Economistas de 52 países reunidos nesta semana em Havana pediram ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o fim do embargo econômico imposto por Washington a Cuba, noticiou a imprensa estatal no sábado.

Em uma carta dirigida a Obama, os economista reunidos em um fórum internacional pediram o fim do embargo econômico e comercial que os Estados Unidos têm imposto sobre a ilha por 47 anos.

A crise de 1929 e a de agora, 80 anos depois

[...] Também insistem em comparar 1929 com 2009, Roosevelt com Obama. Algumas coisas são parecidas, mas o que vale mesmo é a dessemelhança. (“O quão dessemelhante”.) 80 anos depois, juram que as crises são iguais. São parecidas pelo fato de envolverem muito dinheiro, aventureiros financeiros e nenhuma fiscalização. Todo o resto é diferente, inteiramente diferente.
[...]
O que chamam de “crack” da Bolsa de 1929 ficou pairando 4 anos, sem nenhuma intervenção oficial. Roosevelt era governador de Nova Iorque (1928-1932) e só assumiria a Casa Branca em 5 de março de 1933. Aí, sim, tomando as providências enérgicas e necessárias, estatizando tudo, desde energia, a metrô, água, ferrovias, nada parecido com o que se faz agora. Quando “compram” 36 por cento das ações do Citibanque, ações que serão devolvidas não demora muito.
Leia o artigo completo de Hélio Fernandes na Tribuna da imprensa. Ou aqui embaixo, no espaço do primeiro comentário (a Tribuna não disponibiliza linque permanente para seus artigos, antes de os enviar para seu arquivo, alguns dias depois da publicação).

IFPI exige que tele bloqueie Pirate Bay

A federação que reúne estúdios de música e cinema IFPI enviou um ultimato à maior operadora de internet da Suécia exigindo que a companhia bloqueie o acesso de seus usuários ao site The Pirate Bay.

A IFPI, mesmo grupo que moveu a ação que resultou no julgamento dos quatro fundadores do site de P2P, ameaçou a Telenor de processo judicial caso a companhia não bloqueie o serviço de torrent.

Mais na INFO Exame.

Economist: Modelo econômico antiquado ajuda a proteger Brasil da crise

Alguns aspectos ditos antiquados da economia do Brasil estão agora ajudando a conter os estragos provocados pela atual crise mundial, diz a revista The Economist em sua edição desta semana.

Em reportagem intitulada "Colhendo os frutos da indolência", a publicação lembra que até pouco tempo atrás a influência "dominadora" do Estado sobre o setor financeiro vinha "atrasando" a economia brasileira.

"Mas nas novas circunstâncias, essas políticas lamentáveis repentinamente parecem distantes e deram à crise global uma cor diferente no Brasil", diz o texto.

"Outros países estão tentando descobrir como administrar bancos e crédito direto. Isso é algo que o Brasil fazia mesmo quando já estava fora de moda", afirma a revista. "Mas é um sinal dos tempos o fato de recentemente, em uma pesquisa sobre o Brasil, o (banco de investimentos) Goldman Sachs ter citado o envolvimento do Estado nos bancos como algo positivo."

Continue lendo na BBC Brasil.


Pastoral da Terra divulga nota pública sobre Gilmar Mendes

O ministro Gilmar Mendes não esconde sua parcialidade e de que lado está. Como grande proprietário de terra no Mato Grosso ele é um representante das elites brasileiras, ciosas dos seus privilégios. Para ele e para elas os que valem, são os que impulsionam o "progresso", embora ao preço do desvio de recursos, da grilagem de terras, da destruição do meio-ambiente, e da exploração da mão de obra em condições análogas às de trabalho escravo. Gilmar Mendes escancara aos olhos da Nação a realidade do poder judiciário que, com raras exceções, vem colocando o direito à propriedade da terra como um direito absoluto e relativiza a sua função social. O poder judiciário, na maioria das vezes leniente com a classe dominante é agílimo para atender suas demandas contra os pequenos e extremamente lento ou omisso em face das justas reivindicações destes. Exemplo disso foi a veloz libertação do banqueiro Daniel Dantas, também grande latifundiário no Pará, mesmo pesando sobre ele acusações muito sérias, inclusive de tentativa de corrupção.”

O texto acima é parte de nota pública da Comissão de Pastoral da Terra sobre o ministro Gilmar Mendes, divulgada no Terra Magazine.


sexta-feira, 6 de março de 2009

Lula defende medicina em aborto de menina


SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que a medicina está mais correta do que a Igreja, referindo-se à polêmica levantada em torno do aborto feito em uma menina de 9 anos, estuprada pelo padrasto.

"Não é possível permitir que uma menina estuprada por um padrasto tenha esse filho, até porque a menina corria risco", disse Lula a jornalistas em Vitória, no Espírito Santo. "Eu acho que, neste aspecto, a medicina está mais correta que a Igreja", afirmou.

Na quarta-feira, o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, anunciou a excomunhão da mãe, dos médicos e das pessoas envolvidas no aborto, feito com base legal em uma maternidade pública da capital pernambucana.

A namorada viúva do suicidado e Lair Ferst

Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal investigam um encontro entre o lobista Lair Ferst e a viúva do ex-representante do governo do Estado (RS) em Brasília, Magda Koenigkan.

Eles se encontraram na casa de Magda logo após o enterro de Cavalcante, cujo corpo foi encontrado no dia 17 de fevereiro no Lago Paranoá. A visita ocorreu no final da tarde de 18 de fevereiro. Lair retornou a Porto Alegre na manhã seguinte. O encontro entre Magda e Lair já havia sido relatado à polícia por pelo menos duas pessoas ouvidas no inquérito. Durante reunião ontem com o superintendente da PF no Estado, Ildo Gasparetto, o delegado-adjunto da 10ª DP, Aelio Caracelli, manifestou interesse em interrogar Lair. Ele poderá ouvir o empresário na Capital.

Procurada por Zero Hora, Magda:
– Isso é problema meu e dele.
Zero Hora, via Nogueira júnior.

Movimentos manifestam apoio ao Padre Luiz Couto

Por Redação [Quinta-Feira, 5 de Março de 2009 às 16:15hs]

Depois que o padre e deputado federal (PT/PB) Luiz Couto foi afastado de suas funções de sacerdote da Arquidiocese do Estado da Paraíba, vários movimentos declararam seu apoio, entre elas a Pastral da Terra e o grupo Católicas Pelo Direito de Decidir. A decisão de afastamento temporário foi emitida pelo arcebispo da Paraíba, D. Aldo di Cilo Pagotto, após a publicação de uma entrevista com o padre, em que ele defendia o uso de preservativos, a descriminalização do aborto e criticava a intolerância para com os homossexuais.


Vejam mais na Revista Fórum

UFMG realiza aula inaugural de Licenciatura a Distância neste sábado

Aula será proferida pelo diretor da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Celso José da Costa

Neste sábado, 7 de março, às 10h, a UFMG realiza aula inaugural da primeira turma do curso de Licenciatura a Distância em Matemática, com a webconferência.


Veja mais no Jornal da Ciência (SBPC)

Marco Aurélio Garcia , o "agente" de Álvaro Uribe

O mesmo Marco Aurélio Garcia, que alguns célebres colunistas seguem nomeando sem nenhum pudor como “simpático” às Farc, apareceu em 2008 no computador de Raúl Reyes como inimigo da organização.

O assessor “ideológico” de Lula, no início da semana, foi calorosamente cumprimentado pelo Presidente Uribe em Brasília.

Vale continuar lendo no Luis Nassif.

quinta-feira, 5 de março de 2009

CENTENÁRIO DE PATATIVA DO ASSARÉ.

Considerado um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina, Antonio Gonçalves da Silva, pseudônimo, Patativa do Assaré, nasceu em 5 de março de 1909, na cidade de Assaré (estado do Ceará), e hoje completaria 100 anos. Patativa dedicou sua vida e arte a produção de cultura popular, voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino. Com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta. Produziu também literatura de cordel, porém nunca se considerou um cordelista.

Continue lendo no blog do Luís Nassif.

De Sanctis e a nova perseguição de Gilmar Mendes

PANO RÁPIDO. A nova representação contra o juiz De Sanctis é uma deslavada perseguição e a peça não conta com visos de jurisdicidade.

Mais uma do nosso Luis XIV de toga (Gilmar Mendes), aquele que parece incorporar a fras famosa do mencionado Rei-sol: l’etat c´est moi (o Estado sou eu).

Força, De Sanctis. Paciência, também.

Confira o texto completo no blog de Walter Fanganiello Maierovitch.


Luciana Genro: Aníbal diz uma coisa e faz outra

Em entrevista a Terra Magazine, Luciana se defende das acusações feitas por Aníbal, que entrou com uma representação contra a deputada nesta quarta-feira.

- Uma coisa é o que ele diz para a imprensa e outra é o que ele escreve na representação contra mim. Lá, ele diz que tenho que ser cassada porque quebrei sigilo das investigações no Ministério Público Federal. Ele não entra nem no mérito de existir provas ou não, me acusa por quebra de sigilo e não de decoro.

Luciana explica o porquê das acusações à governadora: Yeda Crusius foi objeto de uma CPI que detectou fraudes no Detran. Não houve conclusões finais, mas, segundo conta a deputada do PSOL, a CPI se desmembrou em novas investigações.

"Nós recebemos documentos que incriminam o marido da governadora, ela e secretários de recebimento de propina e caixa dois para a campanha", revela Luciana. Por conta desses documentos continuaram a fazer investigações em silêncio até a morte de Marcelo Cavalcanti, que, como explica Luciana, "era uma testemunha chave do processo".

Mais no Terra Magazine.

Relator de CPI não indicia Lacerda e Protógenes

Nesta quarta-feira, 4, no limite da hora para entregar o documento final, o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Grampos, o deputado Nelson Pelegrino (PT-BA), confirmou a Terra Magazine que não pedirá o indiciamento do ex-diretor geral da Abin Paulo Lacerda nem do delegado Protógenes Queiroz.

- Não há elementos suficientes para pedir o indiciamento de ninguém, sobretudo Paulo Lacerda e Protógenes Queiroz, mesmo porque não está claro que eles mentiram à CPI.

Mais no Terra Magazine. Ao fim e ao cabo...

Sabe o que é pirataria de filme? Agora eu sei!

A Rand Corporation, um think tank americano, anda com uma tese aparentemente maluca: a de que piratas de filmes andam mancomunados com terroristas. Quem circula pelo submundo do crime poderá esclarecer se isso é fato. Mas o estudo da Rand Corporation acerta na mosca, obviamente, ao definir pirataria de filme.

Qual é a definição? "A pirataria de filme constitui um crime de propriedade intelectual que se refere a mercadorias falsificadas ou pirateadas, fabricadas e vendidas em busca de lucro sem o consentimento do dono da patente ou da marca."

O texto continua no Blog da Sandra Carvalho, na INFO Exame.

Microsoft se desculpa por expulsar lésbica da rede X-Box Live

Uma americana fã do console Xbox, da Microsoft, causou polêmica ao revelar sua orientação sexual na rede de jogos online e ter seu perfil bloqueado.

A jovem identificada como Teresa optou por publicar sua preferência por mulheres em seu perfil na rede Xbox Live. A partir daí, a garota afirma que passou a ser assediada por outros jogadores e, dias depois, acabou expulsa da rede pela Microsoft.

Notícia completa na INFO Exame.

Gilmar ‘manda’ governadora cumprir ordens judicias

O ativismo político de Gilmar Mendes, presidente do STF, foi das palavras à prática.

O ministro telefonou para a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT).

Gilmar lembrou a Ana Júlia que ordens judiciais precisam ser respeitadas.

Pediu-lhe que dê consequência aos mandados de reintegração de posse de terras invadidas pelo MST.


Mais no blog do Josias de Souza, via Folha Online.



Garota processa RIAA por práticas ilegais

Uma jovem estudante americana acusada de baixar músicas na web decidiu responder à indústria fonográfica processando-a por práticas ilegais como espionagem, conspiração contra os direitos civis e vendas enganosas.

A jovem Brittany Kruger foi identificada por uma empresa de investigação como a dona de uma conexão que baixou centenas de músicas em redes P2P. De posse o IP de Brittanny e do nome dos arquivos que ela baixou, advogados da RIAA, associação que reúne estúdios fonográficos americanos, decidiu abrir um processo contra a garota, acusando-a de infração de copyright.

A jovem respondeu abrindo uma outra ação contra a indústria. Brittany acusa a empresa Media Sentry, que investigou suas conexões, de agir ilegalmente, “fuçando” [sic] conexões sem autorização judicial. O processo também acusa a RIAA de usar seu poder econômico e influência política para aterrorizar usuários de internet, constrangendo seu direito de trocar arquivos pela internet privadamente.

A notícia completa pode ser vista no BR-Linux.

Hélio Fernandes, sobre a dita branda

Todos os jornalões, SEM EXCEÇÃO, apoiaram, ajudaram e engrandeceram a ditadura que a “Folha”, agora, chama de dita-BRANDA. Para eles foi BRANDA e enriquecedora. Além de não terem sofrido coisa alguma. Não tiveram o mínimo de censura.

O general Hugo Abreu, chefe da Casa Militar do “presidente” Geisel, conta os diálogos que manteve durante anos, com Otavio Frias pai, Julio Mesquita, Nascimento Brito, Roberto Marinho.

São diálogos esclarecedores, elucidativos, autênticos, pois contados pelo personagem maior do lado oficial, com outros, menores, do lado particular. Hoje fala muito em publicar documentos da ditadura. Basta ou bastaria editar esse livro (“O outro lado do Poder”) e distribuir pelo Brasil todo. Principalmente em universidades, os jovens hoje, obrigados a ler esses jornalões que traíram a Democracia e a Liberdade de Imprensa, não conhecem o passado. Da Tribuna da imprensa.

N.E. - Leia o restante da matéria no primeiro comentário abaixo, pois a Tribuna da imprensa (burricamente) não tem linque permanente para os artigos.

Collor atropela o PT e volta à cena política

Pelas mãos do PMDB e do DEM, o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) conseguiu ontem voltar à cena política elegendo-se presidente da estratégica Comissão de Infraestrutura do Senado, ao derrotar o PT. A vitória de Collor por 13 a 10 consolidou o racha na base política do governo, fortaleceu ainda mais o PMDB e enfraqueceu politicamente o PT, que viu seu poder minguar na Casa. Pela segunda vez este ano, o PSDB se uniu ao PT e apoiou a candidatura da senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Abandonada pelo Planalto, a petista assistiu à ofensiva do ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, em favor de Collor. Ao mesmo tempo, não contou com a ajuda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para impedir a candidatura do alagoano e as pretensões do PTB. A senadora ainda teve de amargar as manobras de última hora comandadas pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), que pôs sua tropa de choque para votar contra ela. Na Tribuna da imprensa.
Leia o restante da matéria no primeiro comentário abaixo, pois a Tribuna da imprensa (burricamente) não tem linque permanente para os artigos.

O fim do horário nobre

A coluna Outro Canal publica hoje que o "Jornal Nacional" não foi além de 27 pontos na Grande São Paulo após "o fim do horário de verão e do Carnaval, ao contrário do que previa a emissora".

A queda de audiência no horário nobre da Globo bateu em 17% em fevereiro, em relação a fevereiro de 2008.

Já o blog Radar postou depois que, "no país inteiro", a média de audiência do "Jornal Nacional" neste primeiro bimestre foi de 31 pontos, contra 33 em 2008 e 39,5 em 2005.

MAIS AQUI.

Mídia e governo no RS - o preço da conivência

Fonte: blog de Kiko Machado - Tomando na Cuia Reload

N.E. - Eu ia adjetivar mídia e governo, mas resolvi deixar ao gosto do leitor.

Um editorial repulsivo, por Pedro Tierra

17 de fevereiro de 2009. Uma terça-feira banal. Ou que poderia ser banal. Não foi. Ocorreu um fato que fez dela um dia relevante para o debate em torno da consolidação democrática da sociedade brasileira. O espírito do General Sílvio Frota, o Ministro do Exército que tentou derrubar o general Ernesto Geisel porque era um frouxo e assegurava que o general Golbery era um perigoso comunista, atravessou a Rua Barão de Limeira e baixou sobre a mesa do editorialista do Jornal Folha de S. Paulo. O resultado foi uma desastrada tentativa de reescrever um episódio recente da história do Brasil. Pelo olhar do general Frota, ou do Cel. Brilhante Ustra, terá sido seguramente uma “ditabranda” a ditadura militar brasileira de 1964 a 1985.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

JARBAS DEMITE JORNALISTA


Recife (PE) - A notícia correu fora dos jornais de Pernambuco: “o Jornal do Commercio demitiu o colunista político Inaldo Sampaio”. Fossem outros tempos, essa notícia não passaria de murmúrios no bar da esquina, entre boleros de letras que murmuram. Mas em tempos de internet, a liberdade de imprensa sobrevive, e por isso a partir do blog Acerto de Contas a notícia da demissão de alguém que escreve a notícia existiu:

“Há horas que recebo ligações de jornalistas das diversas redações de Pernambuco para ‘fofocar’ sobre a demissão do colunista de Política do JC, Inaldo Sampaio. Inaldo estava há 22 anos como titular da coluna Pinga-Fogo e foi demitido, segundo versão corrente no mercado, porque foi a única voz que questionou dentro do jornal a autoridade do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) em sua entrevista à Veja. Dentro do Jornal do Commercio, diz-se que foi o próprio João Carlos Paes Mendonça (dono do grupo de comunicação) que mandou demiti-lo”.


Vejam o texto completo no Direto da Redação

quarta-feira, 4 de março de 2009

A entrega premiada

Parabéns (ahahhaa) ao gaúchos que aguardaram por mais de 3 meses que Yeda entregasse as viaturas que estavam mofando nos pátios da Brigada Militar e da Policia Civil. Enquanto isso o governo do PSDB alugou mais de 2oo carros na operação verão. Quanto o governo gastou nesta operação ?? o deputado Dionilso Marcon (PT) fez um Pedido de Informação sobre o tema e solicitou cópia da licitação e do contrato. Segundo o parlamentar, foram mais de 250 carros alugados por um período de 60 a 90 dias tendo com base o preço de R$ 50 reais a diária. O preço da bagatela fica em singelos R$ 1,2 milhão enquanto as viaturas aguardavam inauguração.
VAI GOVERNADORA VAI . Blog do Kiko Machado: Tomando na Cuia Reload.

N.E. - E ela contratou um show musical hoje à noite no anfiteatro Pôr do Sol, com direito a cobertura da RBS, claro, para festejar essa entrega tardia. Será que ela tem algum amigo dono de locadora?

MST protesta contra fechamento de escolas itinerantes no RS

Educadores e alunos das Escolas Itinerantes de acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) protestam na manhã desta segunda-feira (2) contra o fechamento de escolas pela governadora Yeda Crusius (PSDB) e pelo Ministério Público Estadual. Em Canoas, como forma de protesto, os educadores realizarão as aulas da Escola Itinerante dentro da Coordenadoria Estadual de Educação. Outros protestos devem ocorrer também em Carazinho, Pelotas, Santa Maria, Santana do Livramento e São Luiz Gonzaga, informa o MST.

Veja mais no RS Urgente.

Blog policial com críticas a José Serra é tirado do ar pela Justiça

A blogosfera policial, que vem aumentando sua popularidade com o surgimento de páginas como Segurança Pública, Cultcoolfreak e Diário de um PM, sofreu uma baixa. O flit-paralisante.blogspot.com saiu do ar.

O "Flit Paralisante" (referência a um antigo inseticida) ficou conhecido por abordar a rotina dos policiais civis no Estado de São Paulo. Em tom de denúncia, seus textos criticam as estruturas internas da corporação e o governador José Serra (PSDB).

"Não sei dizer por que, exatamente, o blog saiu do ar, mas foi em duas ocasiões: a primeira em 30 de outubro [de 2008] e essa de janeiro. A representação, da última vez, trouxe como vítimas o governador José Serra e outros", diz o autor do blog, o delegado da Polícia Civil em São Vicente (65 km de São Paulo), Roberto Conde Guerra.

O texto continua na Folha Online.

Pirate Bay espera sentença da corte sueca

Após duas semanas de debates e interrogatórios entre defesa e acusação chegou ao fim a fase de audiências do julgamento dos criadores do Pirate Bay.

Agora, os quatro fundadores do serviço de torrent aguardam a decisão da corte de Estocolmo que definirá se o grupo é culpado ou inocente das acusações de desrespeitar as leis de proteção ao copyright. Se decidir pela culpa do quarteto, a corte terá ainda que definir a pena dos réus,

Nesta terça-feira (3), a defesa dos réus teve sua última oportunidade de falar. A argumentação dos advogados se concentrou em explicar como funciona a tecnologia de torrent e tentou demonstrar como proibir que usuários troquem arquivos livremente seria tecnicamente impossível, além de ferir as leis de proteção à liberdade de expressão e acesso ao conhecimento que vigoram na Suécia.

O texto continua no BR-Linux.


Fluxo cambial fecha mês positivo pela 1a vez desde setembro

SÃO PAULO (Reuters) - O fluxo cambial no país encerrou fevereiro positivo em 841 milhões de dólares. Os dados, divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central, mostram a primeira entrada líquida de recursos em um mês desde setembro passado.

A cifra resulta de saldo positivo nas operações comerciais de 2,871 bilhões de dólares e negativo nas transações financeiras de 2,030 bilhões de dólares.

Restos humanos são achados em sede de ministério boliviano

REUTERS

LA PAZ - Promotores bolivianos anunciaram na terça-feira a descoberta de restos humanos em celas recém-descobertas no subsolo do edifício-sede do Ministério de Governo, um fato que o presidente Evo Morales aproveitou para atacar ditaduras direitistas de décadas anteriores.

O presidente e ex-sindicalista camponês participou de uma entrevista coletiva na qual os promotores disseram que esperam ter em duas semanas os resultados de um estudo forense sobre os restos encontrados durante uma escavação em andares subterrâneos do ministério.


Vejam mais no Jornal do Brasil - Ciência e Tecnologia

Jarbas vira vidraça

O Deputado Federal Sílvio Costa fez pronunciamento na Câmara sobre o Senador Jarbas, ambos de PE, os principais pagágrafos são:

Os senhores sabem que o bravo Deputado do PMDB, Ulysses Guimarães, ajudou a aprovar aqui, em 1988, a Constituição Cidadã. E a Constituição diz, em seu art. 37, Inciso II, que emprego público, só pode existir por concurso.

Pois bem, de forma esdrúxula — e está aqui o documento, porque eu não sou leviano. Eu acuso e mostro as provas — , o Senador Jarbas, no dia 23 de julho de 1992 — portanto, 4 anos após a Constituição determinar que emprego público, só por ser por meio de concurso — foi nomeado Procurador da Assembleia Legislativa de Pernambuco. E pasmem, brasileiros, pasmem, jovens do Brasil: um ano depois,ele pediu a aposentadoria, no dia 14 de julho de 1993. Está aqui o documento, que eu vou entregar à imprensa. (Exibe documentos.)

O texto continua no blog do Luis Nassif.

terça-feira, 3 de março de 2009

Ensino Público: Enlouquecemos?

Escrito por Venceslau Alves de Souza
03-Mar-2009

Engana-se o leitor que imagina que um doutoramento em Sociologia em uma das mais reputadas instituições de ensino do país deva mais que qualificar o professor a lecionar esta disciplina na Rede Pública de Ensino do estado de São Paulo. Ilude-se também se imagina que uma larga experiência internacional tem algum peso nos critérios classificatórios dessa Instituição na seleção de seu quadro. Soa ridículo, mas é verdade, não qualificam! O irônico é ouvir as autoridades repetindo em coro que é necessário melhorar a qualidade do ensino, investir na formação do professor e tantas outras obviedades que soam como demagogia até para os mais leigos.

Vejam o texto completo no Correio da Cidadania

Em nota, MST diz que Gilmar Mendes faz 'acusações difamatórias'

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) divulgou nota nesta terça-feira (3) em que critica o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, por fazer "acusações difamatórias" e a Agropecuária Santa Bárbara, de propriedade do grupo Daniel Dantas, por tentativa de "criminalizar o movimento".

Notícia completa no G1.

Comissão de Anistia tem 7 mil pedidos de militares para julgar

Abarrotada de processos de militares que reclamam reparação econômica da União, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça criou uma turma exclusiva, com quatro especialistas, para julgar as demandas.

Estão na fila 7 mil casos, a serem julgados até 2010, dos quais 5,2 mil neste ano, segundo o presidente da comissão, Paulo Abrão.

Texto completo no G1. Há de tudo, desde militares cassados pelos golpistas, até ex-recrutas que ajudaram a esmagar a Guerrilha do Araguaia alegando trauma, sofrimento psicológico e maus-tratos.

Gilmar Mendes avisa a Lula que fala como chefe do Poder Judiciário

Da Agência Estado

Em resposta à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que as críticas feitas pelo ministro Gilmar Mendes ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) teriam sido feitas na condição de cidadão, e não como chefe do Judiciário, a assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou hoje que o presidente da Corte "falou na qualidade de chefe do Poder Judiciário, que tem responsabilidades políticas e institucionais inerentes ao cargo".

Hoje, Lula julgou como "inaceitável" a ação do MST que resultou na morte de quatro seguranças de uma fazenda em Pernambuco. "É inaceitável a desculpa de legítima defesa para matarem quatro pessoas. É inaceitável e, portanto, a justiça terá de ser feita para apurar a verdadeira responsabilidade", afirmou. Em seguida, o presidente comentou sobre a declaração de Mendes. "Quero crer que o ministro Gilmar Mendes tenha dado a opinião como cidadão brasileiro. Quando houver processo, ele dará sua opinião e possivelmente seu voto", disse.

Do blog do Jamildo.

O caso Miriam Dutra: Nossos politicos são uma vergonha! E a nossa imprensa também

(...)
Nos corredores do fórum e nos bares do centro da cidade os advogados cariocas se dedicaram a fazer as especulações mais inusitadas. Alguns argumentaram que, o fato da amante e do filho de FHC serem dependentes econômicos do jornalismo da TV Globo, significa que o Presidente a República, durante seus oito anos de mandato foi refém da emissora do Jardim Botânico. E toda a imprensa brasileira foi conivente com isso. 'Deve ser por isso que o Fernando Henrique foi tão generoso com a Globo, no caso do empréstimo do BNDES', especulou um jovem advogado enquanto afrouxava o laço da sua elegante gravata Hermes. um importante jornalista, presente ao evento, ainda soltou essa pérola: 'Nem na época da ditadura militar a TV Globo foi tão favorecida pelo governo quanto na era Fernando Henrique.'


Vejam o texto completo no Patria Latina

MAIS SOBRE OS BOXEADORES CUBANOS

Midia | Sobre a farsa dos boxeadores q o Brasil teria entregue a Fidel

No Toda Midia de hoje na web Nelson de Sá escreve - "Editado por Luiz Fernando Lima, diretor de Esportes, só o 'Esporte Espetacular' de domingo noticiou que 'Erislandy Lara desfaz o mistério' em 'entrevista exclusiva" sobre a saída dos boxeadores cubanos do Brasil (lembra disso?). Nas palavras do próprio Lara - 'Nós quisemos voltar para Cuba. Nao foi pelo governo brasileiro nem por ninguém'...". 03/03 Blue Bus

"Editado por Ali Kamel, diretor executivo de Jornalismo da mesma Globo, o Jornal Nacional desta 2a evitou a notícia e respondeu já na escalada com 'O governo nega que o presidente tenha conversado com o cubano que desertou'...". 03/03 Blue Bus

América minada - Colômbia

A Colômbia assumiu no ano passado o primeiro lugar no mundo em novas vítimas de minas antipessoal e o Peru minou suas fronteiras com o Equador para uma guerra que nunca aconteceu, além de possuir 1.711 áreas desminadas, mas ainda perigosas, em volta de suas torres de transmissão de energia elétrica. Também foram registradas, apenas nos dois últimos anos, vítimas de minas no Chile, El Salvador, Honduras e Nicarágua. Argentina, Venezuela, Bolívia e Guatemala seguem com campos minados mais ou menos identificados representando riscos à população. Isso, apesar de Estados Unidos e Cuba serem os únicos países das Américas a não assinarem o Tratado de Otawa, de 1997, que proíbe a fabricação, comércio e uso das minas antipessoal. Saiba mais no Mediaquatro.

N.E. - O Brasil segue fabricando as bombas cacho, cluster ou de fragmentação, "que após explodirem lançam uma série de submunições. Tais bombas nem sempre explodem na hora, mas mantém o potencial explosivo. Em 2005, foram atingidas 6.873 pessoas em 78 países." Ditabranda Online.

A mídia golpista nos EUA quer derrubar Obama

“Vocês não podem simplesmente ficar ouvindo Rush Limbaugh e pensar que assim conseguirão avançar”, advertiu Obama. No dia seguinte, em seu programa de rádio, o próprio Limbaugh gabou-se de que o presidente tinha mais medo dele do que dos líderes da oposição republicana no Senado e na Câmara" [...]

Obama estava incomodado, obviamente, com a estranha submissão de deputados e senadores do Partido Republicano não a seus líderes, entre os quais McConnell e Boehner, mas a Limbaugh e o canhão que aponta, pronto a disparar, contra qualquer parlamentar que aceite dialogar com o governo. O canhão, claro, são as centenas de emissoras de radio que transmitem o talk show dele. [...]
“O que há de tão estranho em ser honesto e dizer que desejo o fracasso de Obama na missão de reestruturar e reformar este país para que o capitalismo e a liberdade individual deixem de ser sua base?” Leia mais no blog do Argemiro Ferreira

Chinês que arrematou estatuetas de St.Laurent diz que vai dar calote

Um homem que arrematou duas estatuetas de bronze chinesas no leilão da coleção particular do estilista francês Yves Saint Laurent em Paris disse que não pretende pagar pelas peças pois elas seriam propriedade do governo chinês.

As peças, uma cabeça de coelho e uma cabeça de rato, foram leiloadas na semana passada por 15,7 milhões de euros (cerca de R$ 47 milhões) pela Christie's.

As estatuetas do século 18 estavam no centro de uma polêmica envolvendo a Christie's, os donos da coleção e o governo chinês, que vinha pedindo a restituição das peças, saqueadas do Palácio de Verão, em Pequim, em 1860, por soldados britânicos e franceses.

Notícia completa na BBC Brasil.

Presidente de Guiné-Bissau é morto por soldados


O presidente de Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira, foi morto a tiros por soldados nesta segunda-feira, de acordo com autoridades militares do país.

Os militares negam que esteja acontecendo um golpe militar, e relatos dizem que a capital Bissau está tranquila.

Um porta-voz do governo disse que os responsáveis pelo assassinato pertencem a um grupo isolado e estão sendo procurados.

O assassinato de Vieira é apontado como uma vingança pela morte do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do país, o general Tagme Na Waie, ocorrida horas antes em um ataque a bomba.

Notícia completa na BBC Brasil.


segunda-feira, 2 de março de 2009

Blog cearense na luta contra o cerceamento da TV Diário

Map locator of Brazil's Ceará stateImage via Wikipedia

Enquanto no mundo sulista intelectuais lançam Manifesto de repúdio a Folha de São Paulo aqui no Ceará continua todo mundo mudo em relação ao caso da finada TV Diário via satélite.

É por isso que os meios de comunicações tradicionais deveriam ter ampla concorrência e priorizar a pluralidade do discurso. O problema é que poucas famílias são donas dos meios de comunicação no Ceará (e no Brasil), e nestas horas de aperreio a deficiência transborda, aparece com toda sua força, a refletir na tragédia comunicativa que estamos vivendo há alguns dias.


No blog Ratreadores de Impurezas pode-se acompanhar o desenrolar dessa disputa. O caso tem mobilizado a população cearense e nordestina, que se sentia representada pela emissora.

Para ler o texto completo e outros posts sobre o assunto, clique aqui.

Reblog this post [with Zemanta]

Colômbia mata jovens, falsos guerrilheiros

O ativista pelos Direitos Humanos, Iván Cepeda, afirma que as execuções extrajudiciais são um fenômeno sistemático das instituições militares colombianas. No dia 6 de março haverá uma manifestação de protesto.

Leia no Terra Magazine, clique aqui.

O fim do factóide dos pugilistas cubanos

Estou aproveitando este espaço para registrar o que acabei de ver na TV Globo a respeito dos dois cubanos que voltaram para Cuba. Alguém assistiu? Na entrevista da Globo, os pugilistas que agora moram em Maimi , declaram em alto e bom som que voltaram para Cuba por livre e espontânea vontade. Que chegaram a conversar com o Lula que lhe ofereceu garantias para ficarem no Brasil se assim o desejassem. Gostaria de saber se vão dar o mesmo espaço que deram na época para esclarecer o que ocorreu com os pugulistas…Vamos como que a Mídia se comporta …

Mais no Luís Nassif. Inclusive com vídeo da reportagem.

Manifestação em frente à Folha "de Elite" dia 7/3: contra o apoio do jornal às ditaduras de ontem e de hoje

Enquanto o Estado promove nova onda de repressão às mídias livres e comunitárias, a Folha "de Elite" fez uso do termo "ditabranda" em editorial de 17/2, demonstrando a simpatia particular e os vínculos históricos deste jornal com o regime militar. Depois, em resposta aos comentários dos leitores, a Folha ofendeu os professores Maria Victória Benevides e Fábio Konder Comparato, que tinham protestado. Outros professores lançaram um abaixo-assinado em defesa dos colegas e contra a postura antidemocrática da Folha "de Elite" que já conta com quase 6 mil assinaturas. Convocada pelo Movimento dos Sem Mídia, no dia 7/3 haverá uma manifestação em frente à sede da Folha de São Paulo, na rua Barão de Limeira às 10h.

Mais no Centro de Mídia Independente.

ABRAÇO-Sudeste leva a Brasília irregularidades da PF na repressão à rádio Muda e mais 30

A Regional Sudeste da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO) anunciou em nota pública que no dia 2 de março irá em comitiva a Brasília para entregar as denúncias sobre as irregularidades cometidas pela Polícia Federal de Campinas na repressão à rádio Muda e outras 30 rádios comunitárias à Corregedoria da Polícia Federal, à Comissão de Direitos Humanos da Câmara e à Presidência da República. A entidade acusa a PF de aplicar a máxima "para os amigos tudo, para os inimigos a Lei", já que nada está fazendo para fechar as rádios comerciais com outorga vencida há anos, conforme denúncia encaminhada pela ABRAÇO ao Delegado Geral da Polícia Federal de Campinas em janeiro.

Enquanto isso, na invasão da rádio Muda o Delegado Federal Dr. Heitor Barbieri Mozardo usou um mandado de junho de 2007, ignorando "decisão posterior da 1ª vara Federal de Campinas que entende que não se constitui crime a utilização e instalação de equipamentos de Radiodifusão sem autorização". A nota acusa ainda o delegado de violar o próprio mandado, uma vez que nele foi "observado que deveriam cumprir a cautela do artigo 245 do Código de Processo Penal", pela qual "as buscas domiciliares serão executadas de dia, salvo se o morador consentir que se realizem à noite, e, antes de penetrarem na casa, os executores mostrarão e lerão o mandado ao morador, ou a quem o represente, intimando-o, em seguida, a abrir a porta". O delegado invadiu a rádio Muda às 5:30, sem que houvesse a presença de programadores e com a rádio desligada.

O texto continua no Centro de Mídia Independente.

Guerrilha informativa: A campanha Veja outras Caras

[...] A ideia é simples: trocar algumas publicações da mídia hegemônica disponíveis em lugares públicos, por revistas, jornais, boletins e outros materiais de conteúdo diferenciado. Afinal, quem já não teve de ficar horas na sala de espera de um consultório, escritório ou repartição tendo à mão para leitura apenas revistas sobre a vida das “celebridades” ou panfletos da direita disfarçados de semanários pseudo-informativos?

[...]
A Campanha Veja outras Caras não requer prática nem tampouco habilidade. O investimento financeiro, quando ocorre, é irrisório por ser distribuído entre vários agentes e sempre absorvido intelectualmente pelos autores antes das ações. Pode ser considerada uma prática de guerrilha midiática, mas não é ilegal nem traz danos às pessoas atingidas, a não ser talvez ao seu preconceito. E você ainda pode se livrar do acúmulo de papel em casa, que na era da Internet serve mais para juntar poeira e atrair cupins.

[...]
Leitura completa AQUI.

domingo, 1 de março de 2009

Crise legitima comando permanente do Estado sobre sistema financeiro

Refundar a governança econômica para além da ruína financeira global - é disso que se trata hoje - requer marcos históricos distintos dos cercamentos ideológico que até agora delimitavam as tímidas diferenças entre projetos de desenvolvimento. O elo comum entre eles, assim como entre 29 e 2009, segundo o economista Fernando Ferrari, presidente da Associação Keynesiana Brasileira, era a subordinação política à agenda da auto-regulação dos mercados. Seu fracasso coloca na ordem do dia o comando permanente do Estado sobre o sistema financeiro.

Seminário em Brasília sobre a crise e o desenvolvimento

Diante da crise, qual o caminho para o desenvolvimento?

Seminário Internacional sobre Desenvolvimento reunirá em Brasília, dias 5 e 6 de março, intelectuais de renome nacional e internacional, como Maria da Conceição Tavares, Luiz Gonzaga Belluzzo, James Galbraith e Ignacy Sachs. Em pauta, os desafios do Estado diante da crise, a regulação do sistema financeiro e o novo papel das instituições financeiras. Propostas debatidas no encontro promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social servirão de base para políticas públicas e programas do governo federal. A TV Carta Maior transmitirá o evento.

Mais informações AQUI.

NA LÓGICA DA PROPRIEDADE E DO CAPITAL

E começou o ano civil de 2009. Muitas águas vão rolar e finalmente se verá até que ponto a crise econômica vai provocar ainda maiores estragos do que já provocou até agora. Os eternos defensores do neoliberalismo, os tais colunistas de sempre, que até há pouco defendiam ardorosamente o Estado mínimo, agora são os primeiros a saudar a presença do Estado para salvar quem está afundando. Esta é a tal lógica da propriedade e do capital, que se manifesta das mais diversas formas.

Um dos maiores exemplo desta lógica é nada mais nada menos do que o Ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, cargo que jamais poderia estar ocupando, pois a sua prática parcial em favor da propriedade e do capital não se coaduna com o posto.


Vejam o texto completo no Direto da Redação

FSM: Autonomia sim, mas com responsabilidade política

Kjeld Jakobsen

Quando o Fórum Social Mundial se realizou pela primeira vez em janeiro de 2001 em Porto Alegre foi um grande passo adiante na luta contra o neoliberalismo, tanto do ponto de vista organizativo, quanto político. Ele ocorreu no momento em que o modelo neoliberal não conseguia mais justificar as suas políticas depois das crises asiática, brasileira, russa e outras que se seguiram combinadas com a ascensão de mobilizações sociais realizadas nos espaços nacionais, mas com bandeiras e retórica anti-globalização e anti-neoliberalismo, comuns.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

Novo Keynesianismo ou Aprofundamento do Liberalismo?

Barack Obama speaking in Houston, Texas on the...Image via Wikipedia

José Luís Fiori, cientista político e professor da UFRJ, levanta dúvidas acerca da eficácia do pacote econômico multibilhonário aprovado pelo presidente Obama:

(...)Muitos consideram esta convergência uma vitória da “economia keynesiana”, mas do nosso ponto de vista, ela não tem a ver com nenhum tipo de vitória ou derrota, no campo da teoria econômica. Trata-se de uma reação emergencial e pragmática frente à ameaça de colapso do poder dos estados e dos bancos, e como consequência, dos sistemas de produção e emprego. Foi uma mudança de rumo inesperada e inevitável, que foi imposta pela força dos fatos, independente da ideologia econômica dos governantes que estão aplicando as novas políticas “intervencionistas”.Na verdade, o que se está assistindo, é uma versão invertida da famosa frase da Sra Thatcher: “there is no alternative”. Só que agora, depois de setembro de 2008, a nova convergência aconteceu sem maiores discussões teóricas ou ideológicas, e sem nenhum entusiasmo político, ao contrário do que aconteceu com a grande onda e hegemonia do pensamento liberal-conservador, dos anos 1980/90, que atravessou os planos da vida política, econômica e intelectual das sociedades capitalistas. (...)

para ler o texto completo clique aqui
Reblog this post [with Zemanta]

Mobilidade Social: A imprensa ignora o Brasil

Por Luciano Costa Martins, 20/02/2009, Observatório da Imprensa

Já se passou mais de uma semana da divulgação, pela Fundação Getúlio Vargas, da pesquisa sobre a mobilidade social no Brasil. As conclusões são interessantes e deveriam estar inspirando debates muito mais ricos do que tem sido admitido pela imprensa sobre o nosso modelo econômico e as chances brasileiras diante da crise mundial.

Aliás, uma leitura cuidadosa do estudo autoriza a jogar no lixo muita coisa que se tem publicado ultimamente sobre macroeconomia, crise, programas de inclusão social e alguns outros temas muito em voga.

Leitura completa AQUI. Dica do blog Ainda a mosca azul.

O "guru" da "ditabranda"



Visto no Luís Nassif. Há um texto em forma de correio eletrônico à Folha de São Paulo, acompanhando o vídeo.

Negócios da educação

A Editora Abril está ganhando muito com a gestão Serra.

Existe uma disciplina para os 3ºs anos do Ensino Médio (Disciplina de apoio curricular) cujo material de referência é a Revista Guia do Estudante e Atualidadea e Vestibular, esse ano mais uma inovação além da revista do aluno os professores receberão o seu caderno para instrução de como utilizar o material. O que além de suspeito aponta também para a gravidade de submeter os alunos da Rede Estadual/SP a leitura de mundo da Revista Veja e seus colaboradores, no último ano da Educação Básica. Já as séries iniciais (1ª a 4ª série) receberam o ano passado a Revista Recreio para todos os alunos.

Texto completo no Luis Nassif.

Aquilo deu nisso - 3: MST invade fazenda de Daniel Dantas e diz que é protesto contra Gilmar Mendes

Cerca de 200 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram, na madrugada deste sábado (28), a fazenda Espírito Santo, no município de Eldorado dos Carajás, sudeste paraense. As terraspertencemà Agropecuária Santa Bárbara, uma das empresas do Grupo Opportunity, pertencente ao banqueiro Daniel Dantas.

A coordenação do MST na região informou que a invasão foi um protesto às recentes declarações do ministro do STF, Gilmar Mendes, de que repasses de verbas públicas ao movimento são ilegais. Os sem terra garantiram que não houve violência durante a ocupação, e que os funcionários da empresa que opera naquela área têm livre acesso para entrar ou sair da propriedade quando quiserem. A manifestação de Gilmar Mendes foi o que provocou a invasão.

Texto completo, de O Globo, no blog do Luís Nassif.