sábado, 21 de março de 2009

Não tem mais volta

Diz o blogonauta José de Abreu:
"O fato inegável é que a sujeira está vindo à tona e mancha reputações, atinge inapelavelmente a grande mídia e seus jornalistas mais famosos, políticos e juízes, ministros e presidentes. Isso não tem mais volta! Nunca mais a Veja, a Folha, e outros jornalões serão os mesmos, nunca mais a internet e seus blogs deixarão de ocupar o espaço perdido por esses meios de comunicação impressos."
Leia mais.....

Governo Kirchner X Ruralistas

En el marco que el Gobierno se reserva para los grandes anuncios, la presidenta Cristina Kirchner usó el efecto sorpresa que ya es habitual y presentó un cambio en las retenciones de la soja, aunque seguramente no el que los productores esperaban: a partir de ahora los fondos que el Estado nacional obtenga por los derechos de exportación serán coparticipables, es decir repartidos a las provincias y a los municipios.
El nuevo mecanismo lleva el nombre de Fondo Federal Solidario e implica, según lo anunció la jefa de Estado, una distribución del 70 por ciento para el Estado nacional y un 30 por ciento para las provincias, que deberán reproducir el esquema en relación a los municipios.

O governo de Kirchner deciciu enfrentar de vez a elite ruralista e lhes retirar parte dos seus lucros de exportação (já facilitada por incentivos governamentais) e redistribuir entre as províncias e municípalidades. Lei o texto completo aqui.



Reblog this post [with Zemanta]

sexta-feira, 20 de março de 2009

Escândalo: Seria o Dr. Luis Fernando Correa, superintendente da Polícia Federal um torturador?

O policial e a doméstica

O máquina de moer reputações acionada dentro da Polícia Federal para punir o delegado Protógenes Queiroz tem funções seletivas. Desde a prisão do banqueiro Daniel Dantas, em julho de 2008, a cúpula da PF dedica-se integralmente a tentar indiciar criminalmente Queiroz, acusado de vazamentos e práticas ilegais durante a Operação Satiagraha. Mas nem todo mundo recebe o mesmo tratamento. A Corregedoria-Geral da PF, órgão responsável por investigar os crimes cometidos por policiais federais, arquivou, sem publicidade nem vazamentos, em 29 de janeiro, um processo de tortura supostamente praticada por ninguém menos que o delegado Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da instituição.

Corrêa foi acusado de deter ilegalmente e torturar, à base de chutes, pauladas, socos e eletrochoques, a empregada doméstica Ivone da Cruz, em 21 de março de 2001, nas dependências da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Ivone, então com 39 anos, trabalhava na casa de uma mulher identificada apenas como Ocacilda, também conhecida pelo apelido de “Vó Chininha”, avó da mulher do delegado, Rejane Bergonsi. Presente durante um assalto à casa da patroa, Ivone acabou apontada como suspeita de cumplicidade com os criminosos, embora nenhuma prova ou evidência tenha sido levantada contra ela até hoje. Corrêa era, então, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da PF em terras gaúchas.

A notícia completa na CartaCapital, via Luís Nassif.

É UM ACINTE! UM ESCÂNDALO!

Projeto presidencial para civilizar e democratizar a mídia

[...]Entre outros avanços, o projeto limita em 35% a concentração no ramo de TV a cabo; reduz de 24 para 10 o número de concessões por empresa; reserva 33% do espectro da radiodifusão para as entidades sem fins lucrativos, inclusive sindicatos; fixa um calendário de “eventos de interesse público” para transmissão obrigatória; cria o Conselho Multisetorial e Participativo, composto por acadêmicos e entidades populares; apóia a produção local mediante cotas de exibição; fomenta a produção de conteúdos educativos e infantis; estimula a rede pública de comunicação; determina as audiências públicas para renovação de concessões e uso das tecnologias digitais.

Apoiador da ditadura, Clarín estrebucha (pois é... É na Argentina)

Como relata Emir Sader, que participa de um seminário em Buenos Aires, “a mídia privada, que conviveu tranquilamente com a lei imposta pela ditadura, já começou uma nova campanha contra o governo, acusando-o de ‘totalitário’ e de querer controlar a ‘imprensa livre’ – autodenominada por eles mesmos, os poucos grupos controlados oligarquicamente por poucas famílias, que se julgam no direito de definir quem é democrático.
Saiba mais no blog de Altamiro Borges.

Gilmar Mendess, cumpadi de Michel Temer: Os vídeos censurados



Da TV Vi o Mundo.

Confira também a segunda parte, bem como a terceira parte.

Por 10 a 1, Supremo mantém demarcação contínua da reserva Raposa/Serra do Sol

Por dez votos a um, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (19) manter a demarcação contínua da reserva indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima. O resultado do julgamento deverá servir como parâmetro para outros processos demarcatórios no país.

Notícia surpreendente. No UOL Notícias.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Protógenes diz que uso de escutas na Satiagraha foi legal; veja entrevista exclusiva

Em entrevista exclusiva ao UOL Notícias na manhã desta quinta-feira (19), o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, centro das polêmicas envolvendo a Operação Satiagraha, afirmou que é impossível fazer investigações de casos de crime organizado no Brasil sem o uso de escutas telefônicas e outras tecnologias, devido à complexidade das ações dos criminosos atualmente. No entanto, o delegado reforça que grampo só pode ser feito com autorização da Justiça. Ele é acusado de ter feito escutas sem autorização nas investigações da Satiagraha, fato que nega.

Veja o texto no UOL Notícias. Na página há vídeos com os repórteres perguntando ao delegado Queiroz.

Gilmar Mendess, cumpadi de Michel Temer

Qual foi minha surpresa ao ser informado por alguns colegas, na quarta-feira passada, dia 18 de março, exatamente quando completei 43 anos (23 dos quais dedicados ao jornalismo), que o link para o programa havia sido retirado da internet, sem que me fosse dada nenhuma explicação. Aliás, nem a mim, nem aos contribuintes e cidadãos brasileiros. Apurar o evento, contudo, não foi muito difícil: irritado com o teor do programa, o ministro Gilmar Mendes telefonou ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, do PMDB de São Paulo, e pediu a retirada do conteúdo da página da internet e a suspensão da veiculação na grade da TV Câmara. O pedido de Mendes foi prontamente atendido. Leia mais no Vi o mundo.

Put People First contrapõe G-20 e busca soluções concretas contra a crise


Ignorada pela cobertura dos jornais brasileiros sobre os preparativos para reunião do G-20, uma iniciativa dos movimentos sociais da Inglaterra está mobilizando a imprensa daquele país. Em 28 de março, centenas de milhares de pessoas devem ir às ruas em Londres, para reivindicar que a crise econômica seja enfrentada com medidas que questionem a atual ordem econômica...
A manifestação é resultado de reuniões realizadas em Belém (Brasil), durante o último Fórum Social Mundial. Denominada Put People Firstalgo como “Salvar as sociedades primeiro” – a coalizão reúne mais de cem organizações...
Há dois dias o Put People First lançou um primeiro documento de propostas. Duas características do documento são especialmente marcantes. Ele é composto de propostas muito concretas, que fogem totalmente do estilo dos panfletos e atendem a problemas reais vividos pelas sociedades.

Veja as propostas do Put People First e sua repercussão aqui.

Segunda huelga general contra Sarkozy

Los trabajadores franceses se manifestaron en todo el país, en la segunda huelga general convocada este año para denunciar las medidas del presidente Nicolas Sarkozy contra la crisis económica.

"La crisis no es culpa de los trabajadores", se leía en una pancarta de la mayor marcha, en París, donde la policía señaló que 85.000 personas partieron junto a líderes sindicales de la plaza de la República hacia la Bastilla.

Un millón de funcionarios secundaron la huelga, según fuente oficiales, y un tercio de los profesores de primaria dejaron de trabajar junto al 25 por ciento de los empleados de France Telecom y uno de cada cinco trabajadores de Correos.

PÁGINA/12

Quando Obama, Lula e Gilmar Dantas, a mídia estadunidense e a brasileira dão o mesmo jeitinho e por quem

Por que, afinal, a 'mídia' mostra-se tão surpresa com a descoberta de que há ganância sem limites no setor financeiro? Todos os canais de televisão e todos os jornais dos EUA, de esquerda e de direita, só falam desses bônus, em todas as manchetes, há dois dias. Pode soar estranho, mas a indignação dos cidadãos contra os bônus de 135 milhões de dólares devidos pela AIG é presente caído dos céus para Wall Street, incluídos os canalhas.

Algo soa falso, nesse ultraje generalizado. Não parece haver alguma coisa super inflada na vociferante indignação do Senador Charles Schumer e do Deputado Barney Frank, dois garotos-propaganda muito ativos, ao longo de todo o ano passado, a favor de dar-se aos bancos tudo que os bancos pedissem? E o presidente Obama não parece estar encontrando algo que afinal parece poder criticar abertamente, como se aí estivesse algo que sinceramente considera mal feito por Wall Street (embora não tudo)? Leia o esclarecedor artigo de Michael Hudson, no Vi o mundo.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Polícia Federal indicia Protógenes Queiroz por excessos na Satiagraha

O corregedor de Polícia Federal Amaro Vieira, que investiga a atuação do delegado Protógenes Queiroz na Operação Satiagraha, decidiu indiciá-lo pelos crimes de violação do sigilo funcional e da Lei de Interceptações, por supostos abusos no comando da operação, na qual foram presos o banqueiro Daniel Dantas, sócio-fundador do Banco Opportunity, o mega-investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, em julho de 2008.

Nesta terça (17), a Corregedoria da PF tomou o depoimento de Protógenes. A conclusão do inquérito deve sair em breve, mas a assessoria da PF não quis apontar uma data.

Mais no UOL Notícias.

Seminário encaminha formação de rede pelo controle social da mídia

Do Seminário Nacional o Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia
SP, 12 a 15 de março de 2009

O Seminário “O controle social da imagem da mulher na mídia” terminou com o apontamento de tarefas importantes para o movimento de mulheres. A combinação do feminismo com a luta pela democratização da comunicação traz uma agenda de desafios, mobilizações e a necessidade de uma articulação permanente, capaz de formular posicionamentos e propor alternativas.

A plenária do seminário encaminhou a formação de uma rede, composta por movimentos e entidades, a fim de ampliar o trabalho realizado pela Articulação Mulher e Mídia – que já vinha desenvolvendo debates sobre o controle social da imagem da mulher na mídia, além das ações que culminaram neste seminário.

Leia mais AQUI.

Painel reforça necessidade de estratégias comuns entre países

Do Seminário Nacional o Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia
SP, 12 a 15 de março de 2009

O painel “A Experiência Internacional: Mulher, Mídia e Controle Social”, coordenado por Sílvia Pimentel, do Cedaw – Comitê das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher, trouxe mais um desafio para as mulheres brasileiras: a necessidade de se trabalhar pela implementação de ações comuns em âmbito global.

A catalã Lídia Vivalta, da Red de Mujeres Periodistas y Comunicadoras de Catalunya e da Rede Internacional de Jornalistas com Visão de Gênero, discorreu sobre o contexto de regulamentação da mídia na era pós-Franco na Espanha e frisou que a legislação sobre a comunicação é diferenciada em cada estado - a Espanha está dividida em 18 comunidades autônomas.

Continue a leitura AQUI.

Governo argentino busca adiantar hoje as Eleicoes no Congresso

El proyecto para adelantar las elecciones trepó ayer su primer escalón en la Cámara de Diputados, al obtener dictamen de mayoría en la Comisión de Asuntos Constitucionales, y el oficialismo confía en contar con los votos suficientes -aunque ajustados- para aprobarlo en la sesión especial convocada para hoy. De ser así, pasaría inmediatamente al Senado, que podría convertirlo en ley la semana próxima....
La oposición, en tanto, exhibió algunas de las fisuras que ya habían surgido apenas la presidenta Cristina Kirchner anunció la jugada, bajo la excusa de la crisis global.

Texto completo no El Clarin

Stora Enso adia expansão da Veracel com ARACRUZ

Por Brett Young

HELSINQUE (Reuters) - Os resultados do primeiro trimestre da fabricante norueguesa de papel Stora Enso serão mais fracos que os números do período anterior por causa da demanda fraca, informou a companhia nesta quarta-feira.

A empresa também anunciou cortes de 20 por cento nos investimentos para melhorar suas finanças e informou que, junto com a sócia brasileira Aracruz, irá adiar a expansão da Veracel.

Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Aracruz confirmou a notícia, dizendo que os planos de expansão da Veracel serão adiados "por pelo menos um ano".

"Dessa forma, serão cancelados os investimentos programados para 2009 em compra de terras, formação de florestas e estudo de viabilidade, sendo a parte que cabia a Aracruz orçada em 75 milhões de reais", acrescentou a Aracruz, justificando a medida como "uma ação prudente à luz do atual cenário de mercado".

A Stora Enso divide no Brasil a fábrica de celulose Veracel com a Aracruz.

terça-feira, 17 de março de 2009

Clima quente no Ministério da Rouanet. Juca Ferreira que se prepare

[...] Para 2009, a previsão é de que de renúncia fiscal esse ministério informal arrecade R$ 1,37 bilhão. O orçamento previsto para o MinC é R$ 1,35 bilhão.

[...]Atualmente quem manda nele são os diretores de marketing das grandes empresas, que operam a verba com liberdade total. Mas o dinheiro é da sociedade, já que se trata, vou repetir, de renúncia fiscal.

[...]Este blogue, por exemplo, foi informado que o Instituto Cultural Itaú está, junto com um escritório de advocacia para lobby da lei Rouanet em São Paulo, contratando uma das maiores assessorias de imprensa do Brasil para plantar notas contra a reforma. Ela é uma uma companhia que trabalha apenas com notícias. Daqui a pouco os leitores vão ver muitos coleguinhas colunistas dando pau no ministro Juca Ferreira.

N.E. - Importantíssima informação do blog do Rovai = Revista Forum. A Rouanet virou um jeitinho muito frouxo de as grandes empresas usarem parte do que deveriam pagar de impostos para promover ações de marquetim e não de cultura. Leia mais que vale o clique.

Desmistificar a imagem da mulher na mídia é nosso desafio

Do Seminário Nacional o Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia
SP, 12 a 15 de março de 2009

"[...] Diariamente, a televisão, que detém grande influência na população, transmite e reafirma a existência de um único “padrão” de mulher brasileira, esquecendo a diversidade racial e cultural de nosso país. As grades de programação estão repletas de conteúdos que banalizam o sexo a violência, a fragilidade e subalternidade reforçadas como coisa natural. Colocando a maternidade e o casamento como única fonte de realização pessoal. Onde estão as mulheres de diferentes raças e culturas onde está a diversidade e pluralidade que compõem o nosso país, ou seja, as mulheres de “verdade” que acordam todo dia para enfrentar duplas jornadas de trabalho e na maioria das vezes nem tão bem sucedidas e nem tão bem remuneradas como as da novela das oito.

Precisamos ter a clareza do valor que a democratização dos meios de comunicação e a participação em políticas públicas como saúde, educação, cultura tem nesse processo. Por ela perpassam avanços em temas fundamentais como o combate à violência e toda forma de discriminação da mulher. [...]"

Leitura completa AQUI.

Painel discute cenário das comunicações no Brasil

Do Seminário Nacional o Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia
SP, 12 a 15 de março de 2009

“Um tema complexo”. Foi assim que muitas das participantes do seminário “O Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia” definiram o assunto discutido em um dos debates do evento, realizado nesta sexta-feira (13). A idéia do painel era compartilhar experiências, informações e referências sobre o quadro do atual cenário da mídia no país. Entre os temas abordados estavam o direito humano à comunicação, o marco regulatório e a atuação dos grandes conglomerados de mídia; os desafios colocados para TVs e rádios comunitárias e a I Conferência Nacional de Comunicação.

A coordenadora da mesa, Rejanne Soares, do Coletivo de Mulheres Negras da Amazônia, abriu os trabalhos destacando que comunicação é poder, e é também um direito de todos e todas: “Fiscalizar é tarefa da sociedade, mas precisa conhecer para fiscalizar”, afirmou, ressaltando que o objetivo do painel que começava era exatamente instrumentalizar as mulheres para esse enfrentamento.

Continue AQUI.

Controle social da mídia: um diálogo necessário

Do Seminário Nacional o Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia
SP, 12 a 15 de março de 2009


O conceito de controle social, seus mecanismos e sua construção histórica foram o tema do último painel do seminário “O controle social da imagem da mulher na mídia”, realizado neste sábado (14). As cinco palestrantes abordaram questões variadas em torno do tema e apontaram possibilidades de intervenção para I Conferência Nacional de Comunicação, prevista para o início de dezembro.

Primeira a falar, Lurdinha Rodrigues, da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), fez uma explanação acerca do histórico recente dos instrumentos de controle social já existentes. “Controle social pressupõe participação da sociedade”, disse ela. “Nesse processo, as pessoas se descobrem enquanto sujeitos políticos e a própria qualidade da participação muda”, completou. Para ela, transparência é um princípio norteador das ações que buscam o controle social do Estado. No caso do debate da comunicação, isso inclui conhecer bem o que é público e o que é privado.

Continue a leitura AQUI.

Porto da especulação imobiliária


Charge do cartunista Santiago para o Jornal Extra Classe.

Terminada a votação do projeto imobiliário “pontal do estaleiro”, que permite a construção de espigões na orla do Rio Guaíba. A Câmara Municipal aprovou o ilegal projeto por 22 votos favoráveis contra 10 votos contrários...
O próprio líder do governo apresentou emenda alterando o REFERENDO universal e obrigatório, que seria de responsabilidade do TRE, com espaços de propaganda em rádio e TV divididas igualitáriamente entre os dois lados, para CONSULTA POPULAR, sem espaços de propaganda e facultativo a quem bem interessar.

Mais no site Porto Alegre Vive.

Retrato de uma república de canalhas


Quando FHC saiu do governo, escrevi um artigo “Uma obra de arte política”, descrevendo a habilidade da estratégia de governabilidade de FHC - e o desperdício de não ter sido utilizada para um plano de desenvolvimento amplo.
A estratégia consistia em cooptar chefes regionais com migalhas do poder, mantendo incólumes os pilares centrais do governo.
Essa era apenas a perna conhecida do modelo criado por FHC.
O ponto central era o controle estrito sobre o Ministério da Fazenda e toda a estrutura debaixo dele - Banco Central, CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Secretaria da Receita Federal (SRF).
Não se tratava apenas de manter o controle técnico sobre a economia. Era nesses ambientes que se fortalecia a perna oculta do sistema de poder montado: a criação de um modelo sistêmico de aliança com o crime organizado (de colarinho branco), que se expandia na indústria de offshores, de bancos de investimentos, de gestores de recursos.
(...) A história ainda cobrará caro de FHC por ter institucionalizado o crime organizado no centro do jogo político brasileiro.
Leitura imperdível aqui, no blog do Luiz Nassif.

O aval de cima

(Luis Nassif)

No final da entrevista dada a Kennedy Alencar, na TV!, Fernando Henrique, de fato, se refere assim a três personagens polêmicos:

Gilmar Mendes: corajoso.

Protógenes: amalucado.

Daniel Dantas: “não conheço bem, mas dizem que é brilhante”.

Nada mais disse, nem seria necessário.

O elogio a Dantas, a não menção a nenhuma das acusações contra o banqueiro, comprovam que, a partir de um certo momento, na história do Brasil, política e crime organizado passaram a caminhar juntos.


Vejam o texto completo no blog do Nassif

Ministério público quer punição para privatização dos tucanos

O Ministério Público vai recorrer da decisão do juiz Moacir Ferreira Ramos, da 17ª Vara da Justiça Federal em Brasília, que absolveu integrantes do governo Fernando Henrique Cardoso acusados de improbidade administrativa no processo de privatização das telecomunicações, em 1998.por supostamente terem favorecido a Telemar na privatização do Sistema Telebrás. O juiz mandou arquivar a ação contra Luiz Carlos Mendonça de Barros (ex-ministro das Comunicações), André Lara Resende (ex-presidente do BNDES), José Pio Borges (ex-vice-presidente do BNDES) e Renato Guerreiro (ex-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações).


Vejam mais no Vermelho

LULA DIZ QUE NADA IMPEDE RETOMADA DAS RELAÇÕES ENTRE EUA E CUBA

NOVA YORK, 16 MAR (ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira em Nova York que não há nada que impeça o restabelecimento das relações entre Estados Unidos e Cuba.
Ao discursar no seminário empresarial "Brasil: parceiro global em uma nova economia", Lula defendeu que não há justificativa do ponto de vista político nem sociológico para a continuidade do bloqueio norte-americano à ilha caribenha, vigente desde 1962.


Vejam mais na Ansalatina

SAUDADE DO VELHO JOÃO UBALDO

(...)
Por vezes tentava imaginar como alguém como ele se deixara enredar por uma armação tão chula quanto o golpe, fracassado por sinal, do "mensalão" do bufo Roberto Jefferson? Que os pubianos das leitoras de Danuza Leão ou espectadoras do Arnaldo Jabor se pongan en punta, como diz um amigo portenho, vá lá! "Mas João nunca foi um classe média obliterado" - pensava comigo mesmo.


Vejam o texto completo no Direto da Redação

Isto É: Yeda cercada por todos os lados

Matéria da revista Isto É trata da crise política no Rio Grande do Sul e da sucessão de escândalos no Estado, afirmando que a governadora Yeda Crusius (PSDB) está cercada por todos os lados e teve sua situação agravada por um suicídio (do ex-assessor tucano Marcelo Cavalcante) e pela delação premiada de um lobista (Lair Ferst). A reportagem publicada na edição deste final de semana afirma:

Ferst é o pivô da Operação Rodin, desencadeada pela Polícia Federal, sobre um esquema que desviou R$ 44 milhões de verbas do Detran entre maio de 2003 e novembro de 2007."Havia o desvio de 40% do valor de cada contrato", afirma o procurador da República Enrico Rodrigues de Freitas, um dos seis integrantes da força-tarefa montada para investigar o caso. "Um efeito positivo da Operação Rodin foi que já deixaram de sair dos cofres públicos outros R$ 18 milhões para a fraude." São 40 os réus do processo decorrente da operação, entre eles Ferst. Três secretários do governo Yeda também perderam seus postos por conta do escândalo, mas nenhum deles aparece como réu.

Continue lendo no RS Urgente.

Os grampos do Piratini e o mundo dinâmico dos formadores de opinião

Sem dúvida, estamos vivendo tempos dinâmicos no RS! Por ocasião da Operação Rodin, várias pessoas com destaque na sociedade gaúcha disseminaram críticas a um suposto estado policialesco implantado pela Polícia Federal. Ressalte-se que as escutas telefônicas no Caso Detran foram autorizadas pelos juízes federais. Mesmo assim, no Programa Conversas Cruzadas e jornais do grupo RBS, espaços eram concedidos às pessoas que criticavam com vigor a atuação da Policia Federal.

Enfim, houve um clamor de determinados setores da sociedade gaúcha para proteger o cidadão comum do supostos exageros das escutas telefônicas. O curioso é que neste momento observa-se um silêncio sepulcral, destas mesmas pessoas, em relação as supostas escutas clandestinas denunciadas pelo ex-ouvidor do Estado do Rio Grande do Sul. É um bom momento para o programa Conversas Cruzadas promover um debate sobre este tema convidando os chamados formadores de opinião que tanto se preocuparam com a privacidade dos cidadãos, mesmo que as escutas telefônicas nas operações deflagragadas pela Polícia Federal tenha sido feitas com autorização judicial.

Texto completo no RS Urgente.

Brasil se torna o 5º maior credor dos EUA em títulos do Tesouro

O Brasil aumentou sua posição em títulos do Tesouro dos Estados Unidos ("treasuries") em janeiro e assumiu a quinta posição no ranking, ultrapassando o Reino Unido, com US$ 133,5 bilhões desses títulos.

Em dezembro passado, o Brasil detinha US$ 127 bilhões em Treasuries, segundo tabela no site do Tesouro norte-americano.

Notícia completa no UOL Economia.

Perseguidos da ditadura acusam Fiesp de ter utilizado "lista negra"

O Fórum de Ex-Presos Políticos do Estado de São Paulo incluiu uma sigla que não aparecia com tanta frequência nas acusações de perseguição durante a ditadura militar - além dos conhecidos Dops (Departamento de Ordem Política e Social), DOI-Codi (Departamento de Operações e Informações do Exército) e SNI (Serviço Nacional de Inteligência).

Integrantes do grupo que luta pelas indenizações aos perseguidos e pela punição aos torturadores afirmam que a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) dispunha de uma lista, elaborada pelos órgãos de segurança, com os nomes daqueles que não podiam ser empregados nas fábricas por sua militância.

"Hoje eles negam, mas havia uma lista negra entre a Fiesp, os sindicatos patronais e a polícia. Eu não conseguia emprego. Você tinha que mostrar sempre os antecedentes a qualquer pedido de serviço. Isso barrava sua vida profissional." Luis Cardoso era metalúrgico e estava entre os agitadores de uma greve em Osasco em 1968, poucos dias antes do AI-5, o ato institucional que acabou com últimas liberdades de um regime que começou em 1964 e só terminou no ano de 1985. Para se sustentar, Cardoso teve que migrar para a construção civil e para o Mato Grosso.

Continue lendo no UOL Notícias.

Golpe de Estado em Madagascar?

Tanques invadem palácio presidencial em Madagascar

Cerca de cem soldados, acompanhados por tanques, invadiram e ocuparam nesta segunda-feira um dos palácios do presidente de Madagascar, Marc Ravalomanana.

A invasão teve início com explosões e disparos de armas de fogo dentro do complexo onde fica o palácio. Ravalomanana não se encontrava no local, mas sim em um outro palácio, a cerca de 15 quilômetros do centro da capital, Antananarivo.

O presidente teve sua prisão pedida pelo líder da oposição, Andry Rajoelina, que tem o apoio do autodeclarado novo chefe das Forças Armadas do país.

A União Africana condenou o que descreveu como um "golpe de Estado" e pediu que a Constituição de Madagascar seja respeitada.

Mais na BBC Brasil.


Vitória da FMLN em El Salvador

SAN SALVADOR .— A Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FLMN) ganhou as eleições presidenciais de El Salvador com 51,3% dos votos, segundo o escrutínio de 90,4% das atas eleitorais, em uma tendência que se considera irreversível, segundo informou a agência ANSA.

Mauricio FunesDe imediato, os seguidores da FMLN começaram a sair para as ruas de San Salvador para comemorar o triunfo do candidato Mauricio Funes, de 49 anos, que assumirá o poder em 1º de junho próximo. O seu contrário Rodrigo Ávila, do partido Aliança Republicana Nacionalista (Arena), obteve 48,7%n dos votos, informou o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE).


Vejam mais no Digital Granma Internacional


segunda-feira, 16 de março de 2009

ONG acusa pedreiras israelenses de "saquear" recursos palestinos

Guila Flint
De Tel Aviv para a BBC Brasil

Uma das maiores organizações de defesa direitos humanos de Israel, a Yesh Din (Existe Lei), acusou 10 pedreiras israelenses de "saquearem" minerais extraídos da Cisjordânia.

De acordo com a ONG, essas pedreiras transportam 75% dos produtos extraídos para Israel, violando a lei internacional que proíbe a força ocupante de explorar e retirar riquezas naturais do território ocupado.

No caso Dantas, jornais e revistas unidos na defesa de um acusado de corrompoer jornalistas

Do Diário Gauche:
Está em curso no Brasil uma campanha maciça e forte contra o delegado Protógenes Queiroz. O objetivo é aliviar o lado do bandido banqueiro Daniel Dantas, fazendo-o passar por vítima de um “endoidecido” (segundo a expressão do ex-presidente FHC), ou seja, de um endemoniado, um possesso, alguém que deveria arder no fogo do inferno, para todo o sempre.
Leia mais.....


Reblog this post [with Zemanta]

O elogio dos grandes

Luis Nassif - O inefável Lamy e o Brasil:
"Friedrick List, o grande economista alemão do século 19, dizia que o elogio era a maior armadilha dos países centrais sobre os periféricos, pois se destinavam a enaltecer exclusivamente práticas que os prejudicavam, em benefício dos centrais."
Leia mais.....

Nos EUA, até neocons aprovam Lula

Luis Nassif - O ultraconservador Washington Times e Lula:
"O neoconservador “Washington Times”, o jornal que veiculou em 2002 que, se eleito, Lula se aliaria às FARCS para cercar os quartéis militares e impor uma ditadura no Brasil, escreveu que: “O Brasil é um player mais importante que há 10 anos”. Ou seja, nem o ultra-conservador-conspirador Washington Times acredita mais na parolagem do Foro São Paulo, na aliança do mal na América Latina, que alimentou o colunismo político brasileiro no ano passado. E considera que - no campo diplomático - o Brasil de agora é mais relevante do que o Brasil do antecessor de Lula."
Leia mais.....

domingo, 15 de março de 2009

MP pretende regularizar terras ocupadas ilegalmente na Amazônia

Nas últimas semanas, os movimentos socioambientais voltaram as atenções para a polêmica em torno da regularização fundiária de 296 mil ocupações de terras em áreas da União, na Amazônia Legal, proposta pela medida provisória 458/2009, que tramita na Câmara dos Deputados.
A medida provisória pretende rever a situação de terras que, hoje, estão ocupadas ilegalmente. Entram nessa categoria terras de até 15 módulos fiscais (até 1,5 mil hectares) que foram ocupadas antes de dezembro de 2004, abrangendo uma área de 67,4 milhões de hectares. Áreas urbanas também estão incluídas: há 450 cidades que foram consolidadas, em terras da União, sem a devida regulamentação.

Mais aqui, no blog da redação do Le Monde Diplomatique.

Niña violada, madre excomulgada

El País:

Muchos se preguntan en Brasil qué diría el fallecido arzobispo de Olinda y Recife, Hélder Câmara, si levantara la cabeza y asistiera a la polémica que mantiene estupefacto a todo el país. Câmara fue un profundo humanista, precursor de los movimientos católicos de base y furibundo activista por la defensa de los derechos civiles y humanos. Se enfrentó a cara de perro al régimen militar que subyugó a Brasil durante 21 años, que lo persiguió y lo acusó de comunista. Su sucesor, José Cardoso Sobrinho, parece no mirarse en su espejo. O, al menos, ésa es la opinión más extendida entre los brasileños después de que el prelado haya anunciado la excomunión de los médicos y la madre de una niña de nueve años violada por su padrastro, que la semana pasada abortó de dos gemelos frutos de la agresión sexual. Según los médicos, su vida corría riesgo si el embarazo continuaba su curso. La ley brasileña también la amparaba para interrumpir la gestación. Pero ninguna de estas razones ablandó al arzobispo, que vio en la decisión de abortar un acto de perversidad moral incompatible con la confesión católica.

Leia MAIS.

Si la esperanza vence la campaña del miedo, gana el pueblo salvadoreño

“… Deseo hacer un llamado a aquellas personas que están indecisas, confundidas, atemorizadas y desencantadas, a que reflexionen profundamente en que es necesario explorar otra experiencia de gobierno; donde tengamos mayores posibilidades de aportar, de construir, de hacernos sentir, de proponer y transformar la existencia… Quiero que mi evocación llegue a todas y todos para sumar y multiplicar la certeza y la confianza de que se trata de un momento histórico en el que un voto puede provocar la diferencia para la continuidad de ARENA y perpetuar la opresión, oscurantismo, la represión, el hambre y el miedo; o tener la oportunidad de cambiar, de convertirnos en protagonistas de cambios en un gobierno al que podamos contribuir, presionar y demandar alternativas diferentes…” Fragmento de una Carta de una mujer salvadoreña.


Vejam mais na Rebelion

Presidente de Brasil planteará a Obama los problemas de América Latina

Moscú, 14 de marzo, RIA Novosti. El presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula Da Silva, discutirá con su homologo de Estados Unidos, Barack Obama, la situación en América Latina especialmente las relaciones de la Casa Blanca con Venezuela y Bolivia y Cuba, durante encuentros previstos hoy en la capital estadounidense.

Da Silva llegó a EEUU ayer y será el primer líder de un país latinoamericano que se entrevistará con Obama después de su inauguración.


Vejam mais na RIA Novosti

¿Por qué no podemos tener un Presidente como Lula?

CIUDAD DE BUENOS AIRES (Urgente24). Luiz Inácio Lula da Silva mantuvo un encuentro a solas con Barack Obama, con la única compañía de un intérprete. El Presidente de Brasil abordó la agenda prevista, realizó evaluaciones y contrapreguntas, tomó decisiones y fue confidente de su interlocutor, provocando la envidia de muchos argentinos.
Cristina de Kirchner no podría hacerlo. Ella solamente sabe memorizar textos que le preparan y luego repite, y eso quedó en evidencia en todas sus presentaciones internacionales donde Cristina termina buscando la fotografía y luego se retira.


Vejam mais no Urgente24

O Armagedon da grande imprensa

Este artigo estava concluído quando o IBGE anunciou crescimento de vendas no varejo em janeiro. E agora, qual será a manchete? “Governo falha. Demanda cresce e há sinais de aumento do consumo em 2009?” Fica como sugestão.
Crise econômica ou Armagedon? Após o IBGE ter divulgado uma queda de 3,6% no crescimento da economia brasileira no último trimestre de 2008, os editores de primeira página de O Globo e da Folha de São Paulo não hesitaram em recorrer, na quarta-feira, 11/3, às habituais formas de terrorismo editorial. A capa do diário carioca ostentava:" Indústria desaba. Consumo cai e já se teme 2009 com recessão". O jornal paulista não ficou atrás:" Queda do PIB no Brasil é uma das piores do mundo"


Vejam mais na Agência Carta Maior

Antigo grupo guerrilheiro pode chegar ao poder em El Salvador

O candidato de esquerda Mauricio Funes leva ligeira vantagem para vencer as eleições presidenciais de domingo em El Salvador, segundo pesquisas de intenção de voto.

Ele contaria com cerca de 5% a mais das intenções de voto do que o candidato de direita, Rodrigo Ávila, do partido Arena, organização que está no poder há 17 anos.

O partido de Funes, a Frente Farabundo Marti para a Libertação Nacional (FMLN), era uma organização guerrilheira durante a guerra civil que aconteceu no país entre 1980 e 1992, mas Funes não tem passado revolucionário.


Vejam mais na BBC Brasil