sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pirate Bay: Decisão é ineficaz, diz especialista em direito digital

A decisão da Justiça sueca, que nesta sexta-feira condenou os quatro criadores do Pirate Bay (site que permite buscar arquivos do tipo torrent, usados para compartilhamento de arquivos), “é ineficaz”, na avaliação de Ronaldo Lemos, advogado especializado em direito digital e professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro (FGV-Rio). Para ele, “outros serviços como esse continuarão funcionando”.

“A decisão não vai mudar nada. Nos últimos 15 anos, os sites estão sendo condenados e, mesmo após fecharem, existem inúmeros outros que acabam surgindo e prestando o mesmo serviço”, disse Lemos em entrevista ao IDG Now!. “Novos serviços vão surgir para se adaptar a essa decisão. E tudo continua do jeito que está.”

O texto continua no IDGNow!


Os jornais estão cometendo suicídio

O jornal New York Times lançou um site baseado em assinatura, em que você paga para ler notícias. Nossa, que idéia “brilhante”!!! Será que eles não percebem que isso vai afundar a publicação mais rápido do que qualquer coisa que tenham tentado antes?

O problema com o modelo de assinatura para os grandes jornais contemporâneos reside no fato de haver pouquíssima informação realmente exclusiva hoje em dia. E o próprio NYT comercializa seu conteúdo com outros parceiros, especialmente jornais menores, que já disponibilizam esse conteúdo na internet. Então, para que comprar uma vaca se o leite é gratuito?

Continue lendo na PC Magazine Brasil.


Australiano morre ao receber descarga de uma arma de choque

Um australiano morreu depois de receber uma descarga de um taser (arma de choque não letal) da polícia, o que reavivou o debate sobre o uso de pistolas de descargas elétricas.

A polícia tentava resolver uma disputa doméstica na quinta-feira à noite na cidade turística de Alice Springs e usou o taser e spray de pimenta contra um homem de 39 anos, que não foi identificado.

Texto completo no UOL Notícias.

Acabou o papel (e o século XX também)

“Mas, então, aqui vão as previsões para os próximos anos, podem me cobrar depois: sabem os jornais impressos de que tanto gostam? Acabaram, babaus, no more. Sabem a rainha da sua sala, a televisão? Também, foi-se a tadinha. E as suas amadas salas de cinema vão pelo mesmo caminho, sinto muito.(...)”

Veja o texto completo de Marcelo Carneiro Cunha, no Terra Magazine.


Suécia condena responsáveis pelo Pirate Bay a 1 ano de prisão

Quatro responsáveis pelo site sueco The Pirate Bay, um dos mais populares para troca de arquivos na internet, foram condenados nesta sexta-feira (17) a um ano de prisão por promover a quebra de direitos autorais. A decisão é de um tribunal de Estocolmo, que determinou também o pagamento de 30 milhões de coroas suecas (ou R$ 7,7 milhões) a empresas da indústria de entretenimento.

Os condenados --Fredrik Neij, Gottfrid Svartholm, Peter Sunde e Carl Lundstroem-- já haviam anunciado que vão recorrer da decisão e planejam levar o caso até a Suprema Corte da Suécia, se necessário. Lundstrom ajudou a financiar o serviço, enquanto os outros três ajudam a administrá-lo.

Notícia completa na Folha Online.


Líder da oposição a ex-premiê sofre atentado na Tailândia


O líder de uma onda de protestos que, no ano passado, ajudou a derrubar aliados do ex-primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra, sofreu um atentado a tiros e foi gravemente ferido, nesta sexta-feira, em Bangcoc.

Segundo a polícia, o empresário de mídia Sondhi Limthongkul, do partido Aliança do Povo para a Democracia (PAD), estava em seu carro quando foi cercado por homens armados com fuzis AK-47 e M-16, que teriam disparado até cem tiros contra o veículo.

Mais na BBC Brasil.

Obama não processará agentes da CIA por técnicas controvertidas de interrogatório

Os agentes da CIA (a agência de inteligência americana) que usaram técnicas comparadas à tortura ao interrogar suspeitos de terrorismo durante o governo de George W. Bush não serão processados, declarou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Texto completo na BBC Brasil.


Ning ultrapassa a marca de um milhão de redes

A milionésima rede social dentro do Ning foi fundada em algum momento desta quinta-feira (16), segundo o site.

Há pouco mais de dois anos no ar (a versão beta foi criada em 2005), a rede fundada por Marc Andreessen possui 22 milhões de usuários registrados, dos quais 6,1 milhões são considerados ativos. Cerca de 700 mil usuários criaram uma rede no Ning.

Continue lendo na INFO Exame.


Por que os bons programas somem da televisão?

Enquanto produtoras independentes, como a Touareg, de Ana Paula Padrão, e outras tantas, aproveitam as facilidades tecnológicas para tirar boas ideias do papel e transformá-las em audiovisual, as tevês abertas parecem cada vez mais repetitivas.

Atarantadas com a concorrência da internet e da mobilidade, as emissoras têm buscado a interatividade e a aproximação direta com o consumidor. Nada de errado nisso. Mas por que descuidar da produção? Por que não aproveitar as ideias de quem está fora da engrenagem, abrindo-se para a produção independente?

Texto completo no blog Babel, de Ana Paula Souza, no Terra Magazine.

Conspiração na Bolívia (II)? Terroristas abatidos en Bolivia planeaban atentados contra Evo Morales

El grupo de terroristas abatidos este miércoles en Santa Cruz, Bolivia, tenía como objetivo atentar contra la vida del presidente de ese país, Evo Morales, y otros funcionarios de Gobierno, aseveró este jueves el propio mandatario boliviano.

“Yo tenía información desde hace algunos días de que estaban preparando algún atentado; sin embargo, ayer dí instrucciones al vicepresidente de la República y al comandante de la Policía Nacional para hacer un operativo y detener a esos mercenarios”, dijo Morales.

Mais na Agência Bolivariana de Notícias, com colaboração de um comentarista deste blog.

Conspiração na Bolívia (I)? Policía boliviana abatió presuntos terroristas en Santa Cruz

, cuya nacionalidad está siendo verificada, pero que se presume son croatas, presumiblemente vinculados a varios atentados con explosivos en la ciudad de Santa Cruz, entre ellos la casa del cardenal Julio Terrazas la madrugada del pasado miércoles.

El comandante de la Policía Víctor Hugo Escobar, explicó en conferencia de prensa que los supuestos terroristas hicieron uso de sus armas de fuego de guerra y explosivos, señaló la Agencia Boliviana de Información (ABI).

“Hemos tenido que lamentar el deceso de tres personas que han sido trasladadas a la morgue y dos detenidos que fueron trasladados a La Paz, para continuar con las investigaciones”, remarcó el jefe policial.

A notícia continua na Agência Bolivariana de Notícias.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Presidente Lula vira personagem animado em "South Park"


O presidente Lula virou personagem na série de animação "South Park". É possível assistir ao episódio no site South Park Studios.

No episódio que foi ao ar nesta quarta-feira (15), nos Estados Unidos, intitulado "Pinewood Derby", Stan mata um alienígena tido como perigoso. Em seguida, a polícia espacial aterrissa na cidade e pergunta pelo alienígena.

O pai de Stan, que está conversando por telefone com diversos líderes mundiais, entre os quais Lula, questiona se alguém viu o alienígena.

Mais na Folha Online.

O modelo Collor-FHC, por Wladimir Pomar

(...)
A política de Collor-FHC gerou uma tendência perversa, tanto de controle estrangeiro sobre os setores tecnologicamente mais avançados da economia brasileira, quanto para desequilibrar o desenvolvimento dos demais setores econômicos. De um lado, ganharam peso as indústrias baseadas em ciência e na produção intensiva em recursos naturais, enquanto perderam peso, minguaram ou foram destruídas as indústrias intensivas em trabalho, essenciais para a produção dos bens da vida cotidiana.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Denúncia de ataque a brasileiros acende debate sobre xenofobia na Espanha

Anelise Infante
De Madri para a BBC Brasil

Uma denúncia de agressão a duas crianças brasileiras em uma escola de Madri reacendeu na Espanha a polêmica sobre xenofobia nas instituições de ensino do país. A empresária paulista Mônica Patusca afirmou que seus filhos, Carlos Henrique, de 12 anos, e Ana Karina, de 9, foram alvo de agressões físicas e xingamentos racistas por parte de outros alunos do colégio pelo fato de serem estrangeiros.

O caso ganhou destaque na imprensa espanhola e levou o governo da Espanha a reconhecer que estudantes imigrantes são alvo de xenofobia nas escolas do país.

Afinidades entre Karl Marx e Charles Darwin

Por Igor Zanoni Constant Carneiro Leão

O objetivo desta nota é apontar algumas afinidades bastante claras entre a visão de Karl Marx e de Charles Darwin sobre o homem, a natureza e a sociedade. Ambos viveram na Inglaterra vitoriana e, embora com formação e interesses distintos, aproximaram-se de forma notável na forma de ver a ciência que exerceram e na forma de se interessar pelos problemas do homem e da natureza.

Em 1859, Karl Marx publicou em Londres a Contribuição à crítica da economia política, obra de maturidade em que fazia a crítica da economia política dentro de uma trajetória que o levaria a O capital, cujo primeiro volume foi publicado em vida do autor, em 1867. Essa crítica procurava desvendar a chamada base material das sociedades industrializadas, ou seja, suas articulações internas, sua origem e leis de desenvolvimento, passo preliminar para a crítica da totalidade da sociedade burguesa, isto é, de seus aspectos econômicos, políticos, sociais e ideológicos que mantêm, entre si, relações de correspondência ou conexões de sentido.

No mesmo ano e na mesma cidade Charles Darwin publicou A origem das espécies, após uma hesitação de quinze anos nos quais meditou profundamente sobre sua experiência de naturalista a bordo do Beagle, no qual circunavegaria o globo nos anos 1930 no mesmo século. A obra tornou-se imediatamente reconhecida e divulgada de forma muito mais exitosa que a obra de Marx.


Vejam o texto completo na Com Ciência-SPBC/Labjor

Evento FPA: BH recebe dia 17/4 ciclo de debates sobre a crise global

A Fundação Perseu Abramo prepara a série de seminários "A crise mundial e os desafios da crise mundial", que deverão ocorrer em diferentes capitais do país.

O primeiro debate do ciclo acontecerá no dia 17/4, sexta-feira, em Belo Horizonte. Estão confirmadas as presenças de Dilma Rousseff, ministra Chefe da Casa Civil, Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social, Luiz Dulci, ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Ricardo Berzoini, deputado federal e presidente Nacional do PT, e Fernando Pimentel, economista e ex-prefeito de Belo Horizonte. A mesa será coordenada pelo presidente da FPA, Nilmário Miranda.



Vejam mais no Portal da Fundação Perseu Abramo

Brasil - Rússia

A Rússia apresentará um nanosatélite e um programa de modernização do caça MIG-29 em feira aeroespacial no Brasil.

Rússia e Brasil planejam ampliar cooperação em altas tecnologias de aplicação na defesa.


Vejam em RIA Novosti

Sem menção à Alca, EUA propõem nova relação com América Latina

Por Guido Nejamkis

BUENOS AIRES (Reuters) - Os Estados Unidos aproveitarão a Cúpula das Américas, no próximo fim de semana, para propor um "novo começo" nas relações com a América Latina. Será a primeira reunião continental sem a sombra do polêmico projeto da Alca, e a primeira oportunidade do presidente Barack Obama para explicitar sua política regional.

O governo de George W. Bush, encerrado em janeiro, foi acusado com frequência de tratar a América Latina com indiferença. Seu maior projeto para a região foi a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que abrangeria do Ártico à Terra do Fogo, mas terminou provocando forte polarização entre os partidários do livre-mercado e os defensores de políticas alternativas ou mesmo de confronto a Washington.


Vejam mais na Reuters Brasil

Kassab paga propaganda no exterior para Serra. Dinheiro do cofre público

Nota publicada na revista Época revela que o prefeito Gilberto Kassab (DEM) pagou, com dinheiro da Prefeitura de São Paulo, informe publicitário na revista Foreign Affars, publicação mantida por um grupo privado de Nova Iorque que trata da política externa dos Estados Unidos.

Vejam o texto completo em Os Amigos da Presidente Dilma

Serra compra 220 mil assinaturas da Abril

A cumplicidade entre os “barões da mídia” é algo impressionante. Primeiro, as blogs de Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif, entre outros, revelaram que o governo de São Paulo comprou 220 mil assinaturas anuais da Revista Nova Escola, publicada pela Editora Abril – a mesma que produz a Veja, porta-voz dos tucanos e do “império do mal”. Na seqüência, a denúncia chegou ao Congresso Nacional num pronunciamento contundente do deputado Ivan Valente (PSOL-SP). Apesar da gravidade do assunto, que pode confirmar o conluio entre o presidenciável tucano e a revista de maior circulação no país, os jornalões e emissoras da televisão evitam abordar o caso.

Vejam o texto completo no blog do Miro

terça-feira, 14 de abril de 2009

Alemanha proíbe milho transgênico

A Alemanha anunciou nesta terça-feira que suspenderá o cultivo de milho geneticamente modificado da gigante americana Monsanto (o MON810), passando a ser o sexto país europeu a aplicar a medida, apesar da posição contrária da Comissão Européia.

A ministra alemã da Agricultura, Ilse Aigner, explicou que as autoridades adotaram a decisão pela possibilidade de que o cultivo geneticamente modificado represente riscos para o meio ambiente.

Mais no Luís Nassif.

Talebã executa casal de namorados

Militantes do grupo Talebã assassinaram um jovem casal que tentou fugir do Afeganistão para se casar, afirmaram autoridades do país. O homem, de 21 anos, e a mulher, de 19, foram mortos a tiros na segunda-feira em frente a uma mesquita na província de Nimroz, no sudoeste do país, região onde os talebãs têm forte influência.

O governador da província, Gulam Dastageer Azad, afirmou que o casal tinha fugido para se casar pois suas famílias não aprovavam a união. De acordo com o governador de Nimroz, os clérigos do Talebã emitiram um decreto religioso (fatwa) que determinou a morte do casal.

Mais na BBC Brasil.


segunda-feira, 13 de abril de 2009

O crescimento da soja não-transgênica

Pela primeira vez desde 1996, cai a área plantada com soja transgênica nos EUA, com mais agricultores decidindo plantar soja não transgênica. O cultivo da soja modificada atingiu seu ápice em 2008, alcançando 92% da produção do país

Representantes de associações de produtores de soja, universidades e compradores de grãos relatam que a demanda por sementes de soja convencional está aumentando, o que deverá aumentar a área plantada para 10%.

Os motivos do recente interesse pela soja convencional incluem o preço baixo da commodity, prêmios atrativos pelo produto não transgênico e preços da semente transgênica só aumentando.

Mais no blog do Luís Nassif.


Elite política da Tailândia enfrenta um desafio materializado em cores de camisas

"A Tailândia está na iminência de ser um país excepcional tão mundano quanto outros países", diz Jakrapob Penkair, um dos líderes mais importantes das forças hoje aliadas contra Abhisit. "A transição consiste no fato de as pessoas estarem acordando para os seus direitos. A igualdade parece ser algo novo na Tailândia."

De um lado do abismo político estão os chamados "camisas vermelhas", que tradicionalmente são apoiados pelas áreas rurais e mais pobres da Tailândia. Seu líder, Thaksin Shinawatra, um bilionário das comunicações, conquistou o apoio de uma classe que há quatro anos vem sendo excluída da equação política da Tailândia, fornecendo assistência médica barata, melhorando a educação e persuadindo-os a ignorarem seu autoritarismo e acusações de corrupção.

Entretanto, essas falhas irritam a classe média e os centros de poder tradicionais - os quartéis, comitês e palácios de Bancoc - que apoiam a elite do país e que retiraram Thaksin com um golpe em 2006.

Abhisit chegou ao poder depois de uma votação parlamentar controversa em dezembro passado na qual persuadiu muitos dos aliados de Thaksin a passarem para seu lado. A oposição diz que o exército negociou o acordo, tornando o governo ilegítimo segundo sua perspectiva.

O texto completo, e bem elucidativo, é do Financial Times, republicado no UOL.

O Itamaraty, as elites e o povo

Mauro Santayana

(...)
O êxito do Itamaraty, nesses anos de Lula, é explicável. Houve, entre o presidente e a Secretaria de Estado, completo entendimento. Ainda no governo Itamar ocorreu um choque no Ministério do Exterior, quando o presidente anunciou o nome de José Aparecido para substituir o aristocrata Fernando Henrique. O próprio Fernando Henrique foi contra a indicação, embora, durante o regime militar, ninguém se opusesse a que o banqueiro monoglota Magalhães Pinto ocupasse o cargo. Aconselhado pelos seus médicos, Aparecido, que estava enfermo, declinou do convite, mas não abriu mão de indicar Celso Amorim para o lugar. Tanto naquele momento quanto nesses últimos anos, Amorim entendeu que nos devíamos unir aos povos que têm os nossos mesmos interesses. Talleyrand dizia aos jovens diplomatas que, surtout, pas trop de zéle. Amorim, ao empossar-se em 2003, como ministro de Lula, recomendou aos subordinados que não tivessem medo. Não tivessem medo de defender os interesses brasileiros no mundo, quaisquer fossem os interlocutores. Poderia ter sido mais claro e aconselhado a que não se inibissem naquele momento em que um operário assumia a Presidência da República.

Vejam o texto completo no blog Grupo Beatrice

“Tiraram meu tempo, e vão querer mais”


Por Chico Villela

Desarquivar para não esquecer que a elite retrógrada de hoje foi aliada, irmã e sócia do mais triste período da história do Brasil. Confira o depoimento honesto e tocante do escritor, ativista e colunista da Novae, Chico Villela, sobre a sua prisão pela ditadura em 1973, e sua vida nos cárceres do DOI-CODI. Um período que não criou heróis, mas lembranças e exemplos. Ou como diz Chico: "Santos não freqüentam guerras".

No dia 5 de setembro de 1973, fui preso por membros do conhecido órgão do sistema de repressão política governamental Doi-Codi, do II Exército, cidade de São Paulo, e levado à sede desse órgão, na rua Tutóia.

(...)

Os gritos de Oswaldo Rocha, que foi torturado diariamente, várias horas por dia, durante mais de um mês, e que mereceram registro num pequeno livro de poemas de memórias da prisão, editado por amigo jornalista preso no mesmo período, em que se dizia: “Os gritos de Oswaldo Rocha ainda estão em meus ouvidos”. Com o passar do tempo, os gritos de Oswaldo Rocha foram perdendo a força, parecendo cada vez mais lamentos de bois distantes e tristes, tão fraco ele foi ficando com as sistemáticas sessões de aberrações a que era submetido. Acho impossível tentar traduzir o significado de tudo isso. Receávamos que um dia ele não mais gritasse, e, ao lado da dor e da gigantesca raiva diária, mesmo assim nos aliviávamos por um átimo quando o ouvíamos pela primeira vez todo dia. “Ele está vivo!”


Vejam o texto completo em NOVAE


AMÉRICA LATINA DESCONHECIDA

A América Latina é um continente em efervescência. Diariamente ocorrem fatos relevantes, praticamente ignorados pela mídia hegemônica. Há uns 20 anos nos países ricos, e mesmo na periferia, os jornais e noticiários de TV só se interessavam pelo continente latino-americano a partir de um fato com dez mortos. O tempo passou e com raras exceções a filosofia não se alterou, embora a região hoje seja um manancial informativo que daria tranqüilamente para editar uma ou mais páginas diárias, isso, claro, se houvesse vontade política.

Para se ter uma idéia, vale o exemplo da Bolívia, onde, além da greve de fome em favor de um regime eleitoral prevendo eleição em dezembro e que o presidente Evo Morales participou, está sendo inaugurada uma universidade indígena localizada em Chimoré. Outras duas, a de Warisata e Macharetí estão a postos, inclusive participaram de teleconferência no dia da inauguração. Os estudantes em Chimoré terão aulas em língua quechua e em Macharetí, em guarani.



Vejam o texto completo em Direto da Redação

Festival Latino-Americano de Software Livre

[Segunda-Feira, 13 de Abril de 2009 às 11:46hs]

Em 25 de abril, em 20 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), realizará de maneira simultânea o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol), o maior evento de difusão de Software Livre na América Latina.

O evento tem o objetivo comum de promover o Software Livre através de exposições, conversas e instalações gratuitas de Software Livre.

Vejam mais na Revista Fórum

Caixinha, obrigado!

Ivan Lessa

Colunista da BBC Brasil

Governar é deixar o alto cargo e sair por aí discursando. Sobre tudo. Vale o coringa. Dá uma fortuna. Principalmente, se o ex-líder tiver sido um vexame em matéria de governo.

Ninguém deixou as rédeas do poder com índice de popularidade mais baixo do que George W. Bush. Só que o danado, depois de 8 anos fazendo amizades nos círculos que se dizem acadêmicos, está faturando alto e gostoso.

Menos de três meses de praticamente ser varrido da Casa Branca e o danado está espalhando discursos a uma média de US$ 150 mil por meia-hora, mais ou menos, de ponderações sobre o poder ponderadas e postas no papel por uma boa equipe de redatores de, calculo, segundo time.

Digamos que ele pague à turma alfabetizada uns 20% do total. O restante dá e sobra para alimentar durante uma ou duas semanas a coleção de cavalinhos do ex-presidente, agora mero - mero? - fazendeiro no Texas.


Vejam o texto completo na BBC Brasil


Mais de 80 mil pessoas têm direito a ações da antiga CRT e não sabem

"Alô? Seu número de telefone é ainda do tempo da antiga CRT? Então você pode, sem saber, ter R$ 30 mil para receber de indenização de sua companhia telefônica. Isto acontece porque até 1996 o consumidor era obrigado a comprar ações da CRT para ter acesso a uma linha telefônica, o que o transformava num acionista minoritário. Mas, quando a empresa foi vendida pelo governo, os novos compradores “esqueceram” de recomprar as ações dos minoritários, hoje avaliadas em R$ 2.4 bi.
... Por que não há uma ampla divulgação pelos jornais e TVs desta situação? Porque as grandes empresas de telefonia são fortes anunciantes – e nenhuma delas tem interesse em anunciar que está devendo dinheiro atrasado aos consumidores (a recompra das ações é um direito quando a companhia é negociada)."

Não sabem e se depender da grande mídia vão continuar sem saber. A RBS, além de não querer perder os anúncios das telefônicas, não quer que ninguém lembre que ela faz parte dessa história. A família Sirotsky só não é dona também da telefonia gaúcha por um erro de cálculo.
Mais no site do Jornal Já.

Brasil quiere liderar el uso de Internet en el mundo


El gobierno de Lula busca acabar con el tabú de la brecha digital

Brasil es, quizá, el pais del mundo con mayor grado de comunicabilidad. Suele decirse que un brasileño, sobretodo el carioca, habla hasta con las piedras; aquí es imposible sentirse sólo. Hace sólo dos días presencié una escena paradigmática: en la oficina de correos de Saquarema, una pequeña ciudad de pescadores, en el Estado de Río, un señor de media edad comenta algo con el funcionario de la ventanilla; detrás de él, espera una larga fila de personas; el señor se vuelve y comienza a comentar el asunto con el que le seguía en la fila. En seguida la conversación se animó y acabaron participando todos.

Este puede ser el motivo por el que los brasileños, en menos de diez años, se han puesta a la cabeza de América Latina y del mundo en el tiempo que dedican a navegar por Internet: 23 horas y 48 minutos al mes. Brasil es el décimo país con el mayor número de ordenadores del mundo; en cuanto a penetración, Brasil también es líder en el subcontinente: 59,7%. Le siguen Chile (42,1%), México (42,1%) y Argentina (38,1%).

Vejam o texto completo no EL PAÍS.COM

Dantas, imprensa, indícios

LC Azenha:
"Há indicios materias mais fortes de que jornalistas de Veja e da Folha de S. Paulo favoreceram os interesses do banqueiro Daniel Dantas do que indícios materiais de que o delegado Protógenes ou o ex-diretor da ABIN, Paulo Lacerda, tenham cometido ilegalidades."
Leia mais.....

domingo, 12 de abril de 2009

Um conto: Muito mais de onze fraturas

Tá aqui, vou ler no livro o que ele mesmo contou:

O Ghiggia avançou, eu vislumbrei o centro da área com três carrascos babando, à espera da bola. O Bigode vem atrás do Ghiggia, Juvenal tenta fazer a cobertura, mas na entrada da área só tem eles, ninguém da defesa, se ele centra não tem como pegar, é gol na certa, fico esperando Ghiggia centrar, dou um passo à frente, porque ele com certeza vai fazer a mesma jogada do primeiro gol, ele sente que eu estou fora, embora viesse de cabeça baixa como touro miúra, mete o peito do pé na bola e ainda toco nela, crente e que foi para escanteio, afinal foi um chute mascado, bateu no gramado, subiu e desceu, eu dou um passo lateral e salto para a esquerda com todo o impulso que... quando senti o estádio em silêncio total tomei coragem, olhei para trás e vi a bola de couro marrom lá dentro..."

Ele me dizia, moço, que o silêncio acompanhava ele a vida inteira. Aqueles 200 mil torcedores calados. Que parecia a eternidade, e quando morresse não ia sentir diferença... Barbosa era um lorde. Parece que chorava pra dentro. Jamais esqueceu de uma senhora que parou ele na rua e disse pra filha:” É esse aí que traiu o Brasil” .

Historinha completa na Comunidade do Luís Nassif. Porque hoje é domingo...

As 250 Caixas da Kroll

Acontece que no seu depoimento, Protógenes lembrou das 250 caixas do processo da Kroll.

A história dessas caixas começou quando a Brasil Telecom, logo que Dantas foi deposto, descobriu que ele pagara US$ 40 milhões a Kroll e não tinha um comprovante sequer na contabilidade. A BrT acionou a Kroll.

Na Justiça de Nova York, seus advogados pediram um “discovery” ao Juiz. Equivale a uma busca e apreensão com um agravante: se não entregar tudo o que foi solicitado, e se descobrir mais tarde, vai todo mundo em cana.

A Kroll acabou entregando 250 caixas, coalhadas de comprovações das atividades ilegais de Dantas, com grampos e outras jogadas. Grampos ilegais - justamente o mote da CPI dos Grampos. Há de tudo, troca de emails entre ele e a Kroll, entre executivos do Opportunity, com informações variadas sobre privatização, sobre inimigos, sobre políticos.

Texto completo no blog do Luís Nassif.

Foi Apenas um Sonho, de Richard Yates

Não obstante alguns lampejos de esperança e bom humor, Foi apenas um sonho é, acima de tudo, um romance arrebatador, duro, amargo, sofrido. Um livro que deve ser lido por todo jovem casal que tem sonhos e pretensões de uma vida feliz e brilhante pela frente. Melhor que aprender com os próprios erros é aprender com os erros dos outros. E, por mais que seja uma ficção, os Wheeler certamente existiram e continuam existindo, é só mudar o sobrenome e o endereço.

Texto completo no Digestivo Cultural.

Mais 45 novos transgênicos podem ser liberados pela CTNBio

A CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) reúne-se nos próximos dias 15 e 16/4. Além de pedidos de autorização de importação de sementes, a comissão irá deliberar sobre a liberação comercial de 45 variedades de sementes transgênicas de soja, milho, feijão e cana-de-açúcar resistentes ou tolerantes a agrotóxicos, insetos e vírus. As sementes avaliadas são de propriedade de Monsanto, Dow AgroSciences, Alellyx Apllied Genomics, Coodetec, Embrapa Arroz e Feijão e DuPont do Brasil - Divisão Pioneer Sementes.

Há duas semanas, os membros da CTNBio decidiram adiar a votação do pedido de liberação do arroz transgênico da Bayer, o Liberty Link 62, até que mais pareceres técnicos sejam apresentados. O arroz só deverá entrar novamente na pauta de votação no segundo semestre deste ano.

Mais na EcoAgência