sábado, 25 de abril de 2009

Parcialidade no julgamento do caso The Pirate Bay?

Várias fontes estão reportando que o juiz do recente julgamento de ativistas do The Pirate Bay, Tomas Norström, é membro de várias organizações estreitamente ligadas aos acusadores do caso, isto é, à indústria do entretenimento. Defesa pede novo julgamento.

* Was The Pirate Bay Judge Biased? (Stan Schroeder)
* Pirate Bay Judge Accused of Bias, Calls for a Retrial
* Pirate Bay Judge Exposed as Member of Pro-Copyright Groups
* Pirate Bay judge and pro-copyright lobbyist accused of bias

* Advogados do Pirate Bay pedem novo julgamento alegando conflito de interesses

A votação do ano na Câmara

A matéria a ser apreciada não tem grande importância para os rumos da economia brasileira e nem tampouco é uma das reformas estruturantes sobre as quais os analistas adoram falar. Na verdade, o assunto é até tacanho - a resolução que veta aos deputados federais de ceder passagens aéreas para seus parentes. Porém, a votação aberta, espera-se, da resolução vai incendiar a Câmara Federal na próxima semana.

Continua no Blog Entrelinhas.

Surto de gripe assusta população da Cidade do México

Por Noel Randewich

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O surto de uma nova gripe letal preocupa na sexta-feira a população da Cidade do México, habituada a não perder a calma diante de problemas como a criminalidade, a poluição e a ameaça de terremotos.

Leituras do Manifesto Comunista fazem sucesso na Alemanha

Segundo um artigo publicado no semanário Freitag, o actor alemão Rolf Becker tem-se dedicado à iniciativa de realizar sessões de leitura públicas do "Manifesto do Partido Comunista", escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848. Cada sessão de leitura demora cerca de duas horas, durante os quais Becker transmite ao público partes do conteúdo do texto.

(...)

E não descrevia já o Manifesto em 1848 com uma enorme clareza aquilo que hoje em dia se chama globalização, enquanto mostra que a burguesia, na busca constante de colocação dos seus produtos, em virtude do gigantesco e constante aumento das suas próprias forças produtivas, se tem de espalhar por todo o globo e em todo o lado estabelecer ligações, em todo o lado explorar as matérias primas que necessita, independentemente do lugar onde depois essas matéria-primas são trabalhadas e os produtos vendidos, criando uma dependência das nações umas das outras? E dessa forma, obrigando todas as nações a adoptarem o seu modo de produção, sob pena de serem destruídas, em suma, criando um mundo à sua própria imagem?


Vejam o texto completo em Esquerda.Net


Casas de palestinos em Jerusalém Oriental são demolidas; veja o vídeo

Centenas de Palestinos tiveram suas casas destruídas por escavadeiras israelenses em Jerusalém Oriental nos últimos anos.

Confira o restante da notícia no UOL.

E confira o vídeo da BBC.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Abdias Nascimento: Há racismo contra Joaquim Barbosa

Primeiro negro na suprema corte brasileira, Barbosa fez ontem acusações públicas ao presidente do STF, Gilmar Mendes. "Vossa excelência não está na rua, não. Vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro", atacou. Mendes pediu "respeito". Barbosa ainda prosseguiu: "Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. O senhor respeite."

Com esse revide, a briga tomou uma feição racial. Abdias não foge à pergunta:

- Acho que houve, sim, um viés racista naquela maneira que o presidente do Supremo respondeu a ele, logo no começo da discussão.

Para o fundador do Teatro Experimental do Negro, em 1944, a presença de Joaquim Barbosa no STF causa desconforto aos colegas. Ex-deputado federal e ex-senador, Abdias conta que foi "esmagado" no Congresso. "Sempre quando ele (o negro) ergue a voz, já é um crime", afirma. "Há um racismo na Justiça brasileira."

Leia entrevista no Terra Magazine.


JUSTIÇA DESVALORIZADA

Berna (Suiça) - Aquela conclusão popular de que prisão é só para gente pobre e que rico pode pintar e bordar sem qualquer perigo é verdade batida e chapada.

Getúlio dizia “para os amigos tudo, para os inimigos a lei”, mas como ele mesmo dizia, “a lei, ora a lei”. A lei nua e crua é para a massa e sobra também para a classe média. Não é muito diferente aqui no Exterior, mas no Brasil parece ser o extremo total. Quem tem dinheiro, mesmo que seja roubado, para pagar uns 50 mil a cem mil reais para um advogado elaborar um bom habeas-corpus pode enganar deus e todo mundo, que nunca será preso. Pimenta Neves, ex-diretor do Estadão, e Paulo Roberto de Andrade, dono da falida Boi Gordo, que o digam.


Vejam o texto completo em Direto da Redação

Manifestação em Brasilia nesta sexta-feira

Um grupo formado entre professores, alunos e ex-alunos da Universidade de Brasília (UnB) realizou na tarde desta sexta-feira, em Brasília, um protesto contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. Os manifestantes levaram uma faixa com a inscrição "Miss Capanga" com a intenção de colocá-la na estátua que simboliza a Justiça em frente à sede do STF, mas foram impedidos por seguranças do local.

Usando chapéus e chicotes que, segundo eles, simbolizam o "coronelismo", os manifestantes estenderam faixas com as frases "Gilmar, saia às ruas e não volte ao STF" e "Gilmar Dantas, as ruas não têm medo de seus capangas". O grupo tentou ser recebido pelo presidente da Corte, mas não obteve sucesso. Apesar de os manifestantes estarem em pequeno número, a segurança do local foi reforçado com duas viaturas da Polícia Militar.


Vejam mais fotos e texto completo no blog dos Amigos do Presidente Lula

Crise lança classe média americana na pobreza

"Este é o modo americano", escreveu cinicamente o colunista Bob Herbert do "The New York Times". Ele aponta que os americanos mataram cerca de 120 mil outros americanos desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 - quase 25 vezes o número de americanos mortos até o momento nas guerras no Iraque e Afeganistão.

Mais e mais os especialistas atribuem o aumento na criminalidade nos últimos meses ao estado ruim da economia. "Eu nunca vi um número tão grande [de homicídios] em um período tão curto de tempo envolvendo tantas vítimas", disse Jack Levin, um professor de criminologia da Universidade do Nordeste, em Boston, ao "The Washington Post".

Novamente, está crescendo uma geração de crianças americanas no país cuja vida diária é marcada por violência e desesperança. A educação frequentemente sofre entre a nova classe baixa. As crianças que são sem-teto ou moram em motéis apresentam menos probabilidade de fazer sua lição de casa ou mesmo ir à escola.

O texto da Der Spiegel, está disponível no UOL.

Chefe do narcotráfico diz ter financiado campanha presidencial de Uribe

Um dos mais poderosos chefes do narcotráfico na Colômbia afirmou ter financiado a campanha eleitoral do presidente colombiano, Álvaro Uribe, alegando que era a única maneira de livrar o país da "ameaça comunista".

Diego Murillo, conhecido como "Don Berna", foi condenado na quarta-feira por uma corte dos Estados Unidos a 31 anos de prisão e ao pagamento de US$ 4 milhões em multas pelo crime de narcotráfico.

Texto completo no UOL Notícias. Notícia original da BBC.

Barraco supremo: Mendes provoca e reação de Barbosa surpreende

O vídeo sobre o “supremo barraco” deixa claro ter sido iniciado, provocado, pelo ministro Gilmar Mendes, que preside a nossa Corte maior e ó chefe do Poder Judiciário nacional.

No curso de um dos julgamentos ocorridos ontem no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Mendes fez um juízo negativo e grave sobre a maneira de julgar do ministro Joaquim Barbosa.

Segundo o ministro Mendes, o seu par, Joaquim Barbosa, julgava “conforme a classe dos envolvidos”. Em outras palavras, não levava em conta a prova dos autos, a controvérsia estabelecida no processo e a lei aplicável ao caso. Considerava apenas a condição ostentada no meio social por uma das partes.

O ministro Mendes não tinha poder para censurar o ministro Barbosa, um dos seus dez pares na Corte excelsa.

Para o ministro Mendes, no entanto, os freios inibitórios nunca funcionam.

Mais no blog do Dr. Walter Maierovitch, no Terra.

Dallari: "Mendes pratica coronelismo no Supremo"

O jurista Dalmo Dallari compara a uma "briga de moleques de rua" a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa. Mas analisa que "naturalmente", a responsabilidade maior é do presidente Gilmar Mendes:

- A culpa é grande do presidente Gilmar Mendes, é um exibicionismo exagerado, a busca dos holofotes, a busca da imprensa. Além da vocação autoritária do ministro Gilmar Mendes, que não é novidade. Ele realmente pratica no Supremo o coronelismo e isso é absolutamente errado. Mas o erro maior está neste excesso de vedetismo, excesso de publicidade.

A entrevista completa está no Terra Magazine.


Morales defende investigação internacional sobre suposto complô

O presidente boliviano, Evo Morales, disse nesta quarta-feira à BBC que é a favor de uma investigação internacional sobre o suposto complô para assassiná-lo.

Três estrangeiros - um irlandês, um romeno e um homem com nacionalidades boliviana e húngara - acusados de envolvimento no suposto plano foram mortos em uma operação da polícia boliviana na cidade de Santa Cruz no dia 16 de abril.

Continue lendo na BBC Brasil.

O que estaria dizendo Temer para Gilmar Mendes com tanta simpatia?


Apontando o dedo - 'Aqui tem passagens de graça"? A foto está em grande destaque na capa da Folha de hoje. Mas como diz 1 usuario do Twitter - "Sou mais o Joaquim Barbosa". Olhando pra cara desses dois, o q vc diria?

Blue Bus

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A truculência de Gilmar Mendes

Ontem GM fez isso novamente e alfinetou Joaquim insinuando que a) o ministro J. Barbosa desconhecia os dados do processo por negligência, já que faltaria demais às sessões; b) a informação solicitada por J. Barbosa não seria relevante para o julgamento do caso, por não interessar à solução técnica-jurídica.

Seria mais um evento de habitual descortesia do GM contra um desafeto que não lhe é submisso. Nada custaria ao presidente da sessão permitir o esclarecimento de um dos Ministros acerca da matéria que estava sob julgamento - pelo contrário, é dever de quem julga solicitar todos os esclarecimentos acerca do tema e debatê-los com os demais julgadores, pois essa é a essência do julgamento colegiado. Mas GM não iria perder a oportunidade de esculhambar o Min. Joaquim Barbosa, posando de superior em hierarquia e melhor informado que o Min. Barbosa, tudo ao vivo na TV Justiça com transmissão para todo o país.

Texto completo no Luís Nassif.

A farra das assinaturas

A saga das benesses para 2010 continua. Dá uma olhada nisto:

- Contrato: 15/0149/09/04
- Empresa: Editora Abril S/A.
- Objeto: Aquisição de 25.702 assinaturas da Revista Recreio que
serão destinadas às escolas da Rede de Ensino da COGSP e da
CEI. - Prazo: 608 dias
- Valor: R$ 12.963.060,72
- Data de Assinatura: 09/04/2009.
- Extratos de convênios - Convênio: 54/0443/09/06

O esquema é o mesmo: sem licitação. Fonte: Diário Oficial de SP, dia 14 de março de 2009 - sábado.

Confira no Luis Nassif.

Itagiba e a Operação Cerol

As fontes mencionadas podem ser acessadas nesse documento do Google Notebook: clique aqui. É um roteiro relevante para entender o papel de Marcelo Itagiba na CPI do Grampo e sua marcação cerrada sobre o delegado Paulo Lacerda.

Continue lendo no Luís Nassif.

Após perderem a liberdade, muitos imigrantes também perdem a custódia dos filhos

Quando agentes de imigração realizaram uma batida na fábrica de processamento de frango perto daqui há dois anos, eles não tinham ideia de que um menino americano chamado Carlos seria envolvido na operação.

Um dos 136 imigrantes ilegais detidos na batida foi a mãe de Carlos, Encarnacion Bail Romero, uma guatemalteca. Um ano e meio após ela ir para a cadeia, um tribunal de condado revogou os direitos de custódia de Bail sobre seu filho com base em abandono. Carlos, atualmente com 2 anos, foi adotado por um casal local.

A notícia continua: é do The New York Times, republicada no UOL.

MULHERES: Nem global, nem local: glocal

Jiyoung LeeAn

Seul, 22/04/2009, (IPS) - Mulheres feministas de várias partes do mundo adotaram a idéia do ativismo “glocal”, neologismo nascido da contração entre global e local, para criar pontes entre cidadãs da América Latina, África e Ásia.

(...)
“Para lidar com a crise econômica global temos de explorar novas formas e pontos fortes. A interação entre respostas locais e globais renovará o ativismo feminista com base em propostas verdes (ecológicas), vermelhas (marxismo) e lilás (feminismo), disse a mexicana Martha Patricia Vélez Tapia. O enfoque glocal se refere a respostas que vinculam o local entre si e o local com o global, ao contrário dos atuais conceitos de Sul, Terceiro Mundo ou transnacional, explicaram as organizadoras. A idéia surgiu na Coréia do Sul há muitos anos. “Vivemos em um sistema global patriarcal, que reforça a discriminação baseada em gênero, classe, raça e espécie. Nosso movimento se assentará em um modelo ideológico do feminismo combinado com o verde, o vermelho e o lilás”, disse Gaphee Ko, do ponto glocal da Coréia do Sul. O sistema patriarcal global é fomentado pelo militarismo, capitalismo, imperialismo e fundamentalismo, segundo as feministas. Para combatê-los, a NGA pretende criar um Centro de Pesquisa Teórica, a Escola de Feminismo e a Rede de Grupos Glocais. O Centro criará uma agenda e teorias para apoiar o ativismo glocal. Seu propósito principal será teorizar sobre a natureza sexista do trabalho feminino. Os principais assuntos de interesses serão o trabalho doméstico, sexual, de cuidado de pessoas e a atividade profissional remunerada realizada pelas mulheres.



Vejam mais no INTER PRESS SERVICE

ANP e Parlamento perdem tempo com ''denúncias vazias'' da mídia

Ao sair da audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Câmara, no final da tarde desta quarta-feira (22), após quatro horas de reunião, o presidente da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, se mostrou indignado. “A gente passa a tarde inteira com os deputados discutindo um assunto sem saber porquê estávamos aqui”, disse, referindo-se as denúncias sobre supostas irregularidades no pagamento de royalties ao município do Rio de Janeiro.

Segundo ele, o que levou o diretor da ANP, Victor Martins, a ser ouvido na comissão pelos parlamentares “é uma mentirada” (Diretor da ANP se defende de acusação 'escandalosa' ). A avaliação feita pelos próprios deputados, em sua ampla maioria, é de que as denúncias são inconsistentes. “Os parlamentares questionaram até o sentido da ida do Victor Martins. O senhor veio aqui para quê?”, diz Haroldo Lima, lembrando a fala dos deputados. Os parlamentares admitiram que estavam sendo pautado por denúncias vazias e demonstraram insatisfação com a situação.

Para Haroldo Lima, as denúncias contra Victor Martins, de que teria manipulado para favorecer o pagamento de royalties à Prefeitura do Rio de Janeiro, é resultante de uma luta política muito intensa hoje no Brasil contra o governo Lula, “que tem incrementando uma política de linha democrática, popular, desenvolvimentista e moralista.” E acusa setores da mídia de encabeçarem essa disputa política. “Eles se colocam como donos da verdade. Eles mandam e desmandam no país. Eles pautam a própria Câmara”, denuncia Haroldo.

Vejam mais no Vermelho


Combate à corrupção é bandeira da direita

Celso Lungaretti

A notícia do momento é mais um escândalo de uso dos recursos públicos para finalidades pessoais de congressistas. Desta vez, a lama respingou até no Gabeira e na Luciana Genro.

É o tipo de assunto do qual mantenho sempre distância.(...)

Por um motivo simples: a desproporção entre o dano causado ao cidadão comum pelos ladrões de galinha da política e as atividades corriqueiras dos capitalistas é incomensurável.


Vejam o texto completo no Correio da Cidadania

Crise impulsiona software de código aberto

Com a necessidade de cortar custos, companhias passam a avaliar programas que dispensam licenças.
A mesma crise econômica que tem fustigado o mercado de tecnologia da informação (TI) em todo o mundo vem direcionando os holofotes de milhares de empresas para o universo do software livre. O impulso por trás desse movimento é, principalmente, financeiro.
(...)
Nos últimos anos, o Linux e seus parentes mais próximos travaram uma batalha com a Microsoft para entrar no computador pessoal (PC). É nos servidores, porém, que a guerra tende a ganhar força, já que é nesta seara que estão os grandes contratos de manutenção e suporte. Em 2001, os gastos com atualização e manutenção de servidores consumiram US$ 130 bilhões em todo o mundo. Até o ano que vem, a expectativa é essa demanda atinja US$ 250 bilhões.


Vejam mais no Jornal da Ciência (SBPC)

Eleição de Dilma seria simbólica para democracia brasileira, diz 'Le Monde'

Uma eventual eleição da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para a Presidência em 2010 seria um "acontecimento duplamente simbólico e lisonjeiro para a democracia brasileira", segundo o jornal francês Le Monde da quarta-feira.

"Imaginemos o Dilma representa: uma mulher, pela primeira vez presidente, oito anos depois da eleição de um operário", justifica o diário.

BBC

Carta Maior promove debate sobre a mídia no Brasil

Carta Maior convidou alguns dos mais expressivos nomes do jornalismo e da academia brasileira e um destacado professor da Universidade de Buenos Aires para um debate sobre a atuação da mídia no Brasil. Encontro reunirá os professores Laurindo Leal Filho, Venício Lima, o jornalista Luis Nassif e o professor Damian Loreti, da Universidade de Buenos Aires, além de convidados especiais Antonio Roberto Espinosa e Ivan Seixas. Debate ocorrerá nesta sexta-feira (24), às 19 horas, no Hotel Macksoud Plaza, em São Paulo. A TV Carta Maior transmitirá ao vivo.
Redação - Carta Maior
Leitura completa AQUI.
SERVIÇO:

O que: A Mídia em Debate
Quando: Sexta-feira, 24 de abril
Onde: Hotel Macksoud Plaza (Alameda Campinas, 150, São Paulo-SP)
Horário: 19 horas
Transmissão ao vivo pela TV Carta Maior

Participam:
Laurindo Leal Filho
Professor da Universidade de São Paulo-SP

Venício Lima
Pesquisador da Universidade de Brasília – UnB

Luis Nassif
Jornalista

Damian Loreti,
Professor da Universidade de Buenos Aires – Argentina

Participações Especiais:

Antonio Roberto Espinosa,
Professor da Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais (FESP) e da Escola Superior Diplomática
Ivan Seixas
Jornalista

Colombia: Asesinado Lider de Federación Agrominera del Sur de Bolívar

(...)
Las organizaciones abajo firmantes, denuncian ante la comunidad nacional e internacional, el asesinato del líder agrominero, EDGAR MARTINEZ, miembro de la Federación Agrominera del Sur de Bolívar.


Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Por que "As Veias Abertas"

Emir Sader

Por que Hugo Chavez escolheu esse livro para

dar de presente ao presidente dos EUA?

Porque é um dos livros essenciais para entender a América Latina e os próprios EUA. “ Há dois lados na divisão internacional o trabalho: um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: se especializou em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta.”

Um livro que se fundamenta na compreensão da nossa América nos dois pilares que articulam nossa violenta inserção subordinada no mercado capitalista internacional: o colonialismo e os dos maiores massacres da história da humanidade – a aniquilação dos povos indígenas e a escravidão. O capitalismo chegou a estas terras espalhando sangue, revelando ao que vinha. Não a trazer civilização fundada nas armas e no crucifixo, mas opressão, discriminação, exploração dos recursos naturais e dos seres humanos.


Vejam o texto completo em Patria Latina

Uruguai ensinará português nas escolas públicas a partir de 2010

A ministra uruguaia da Educação e Cultura, Maria Simón, anunciou que a partir de 2010 seu país terá o ensino do português como segundo idioma nas escolas públicas.
O anúncio foi feito na 12ª Conferência Ibero-Americana de Ministros da Cultura, que se realiza esta quarta-feira em Portugal.


Vejam mais na BBC Brasil

Gilmar Mendes e a desmoralização do Supremo

Por Rodrigo de Almeida

A sessão do Supremo desta quarta-feira provavelmente entrará para os anais da desmoralização da instituição. Como se vê no vídeo abaixo, o presidente do STF, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa bateram boca no plenário do tribunal.



Vejam mais (texto e vídeo) no JB Online

Terroristas tenían intención de declarar independencia en Santa Cruz

La televisión húngara transmitió una entrevista inédita con Eduardo Rózsa Flores, uno de los terroristas abatidos el pasado 16 de abril en Bolivia, en la que él revela que la principal razón de su presencia en la nación sudamericana era para declarar la independencia de la provincia de Santa Cruz del resto del territorio boliviano.

“Estamos preparados para declarar en pocos meses la independencia y crear un nuevo país”, reconoció Rózsa Flores en la entrevista divulgada el martes en Hungría y reseñada por la cadena informativa BBC Mundo.

La entrevista por el canal estatal húngaro MTV fue concedida en septiembre de 2008 al periodista Andras Kepes. Rózsa Flores le dijo a Kepes, de acuerdo a BBC, que sus declaraciones sólo se podían transmitir si “le pasaba algo”.

Notícia completa na Agência Bolivariana de Notícias.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

CIA revela seu manual de tortura

Os interrogadores da CIA sabiam do pânico de insetos de Abu Zubaydah, suspeito de pertencer à Al Qaeda, e idealizaram a forma mais simples de fazê-lo falar: alimentar suas fobias. "Informem a Zubaydah que vão meter um bicho na caixa em que ele está encerrado." Essa recomendação para extrair informações do suspeito está contida em um dos quatro documentos até agora secretos, divulgados esta semana e redigidos pelos advogados de George W. Bush no Departamento de Justiça para justificar os métodos usados pela Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) para interrogar prisioneiros na guerra contra o terrorismo.

O texto do El País, continua no UOL.

Confira também o texto do The New York Times, no UOL, a respeito da tortura praticada por agentes da CIA.

Argentina solicita à ONU expansão de seu território até as Malvinas

O governo da Argentina solicitou formalmente à Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira, a ampliação de seu território marítimo em 1,7 milhão de quilômetros quadrados, em uma tentativa de aumentar o limite de 4,8 milhões de quilômetros quadrados de leito e subsolo oceânicos que já pertencem ao país, informou o Ministério das Relações Exteriores argentino.

O território requisitado pelo país inclui as ilhas Malvinas (Falkland, para a Grã-Bretanha), Georgia e Sandwich do Sul, pelas quais a Argentina mantém uma disputa com os britânicos por mais de 170 anos.

Notícia completa, vejam só, na BBC Brasil.

Exército do Sri Lanka avança e 80 mil civis fogem

Milhares de civis fugiram da zona de conflito no Sri Lanka nesta quarta-feira, 22, enquanto as tropas tomavam mais posições no último território controlado pelos rebeldes do Exército de Libertação dos Tigres do Tamil Eelam (LTTE). O governo voltou a dizer que o fim da guerra civil de 25 anos no país está próximo.

As Nações Unidas e grupos humanitários pediram a interrupção imediata dos confrontos, para que mais civis pudessem escapar. Nos últimos dias, segundo os militares, mais de 80 mil civis deixaram a área controlada pelos guerrilheiros. As forças oficiais ignoram os pedidos de trégua, dizendo há semanas estar às vésperas de derrotar os rebeldes, atualmente espremidos em uma pequena faixa do território do país.

Notícia completa no Estadão online.


O discurso do Presidente Ahmadinejad

20/4/2009, PressTV, Teeran - http://www.presstv.ir/detail.aspx?id=92046

Ilustre presidente da Conferência, ilustre secretário-geral da ONU, ilustre Alto Comissário da ONU para Direitos Humanos. Senhoras e senhores.

Estamos reunidos para dar prosseguimento à Conferência de Durban contra o racismo e a discriminaçao racial, para definir mecanismos que permitam pôr em ação nossas campanhas humanitárias e religiosas.

Ao longo dos últimos séculos, a humanidade tem passado por grandes sofrimentos e dores terríveis. Na Idade Média, condenavam-se à morte pensadores e cientistas. Depois se seguiu um período em que se praticaram a escravidão e o comércio de seres humanos. Inocentes eram capturados aos milhões, separados de suas famílias e entes queridos, para serem levados à Europa e à América, sob as piores condições. Período de trevas, em que a humanidade também conheceu a ocupação, a pilhagem e os massacres de inocentes.


Continue a leitura no Viomundo AQUI.

Os tropeços de um neotucano, por José Dirceu

O vice-governador Alberto Goldman teve publicado nesta Folha, no dia 5, artigo intitulado "Os equívocos do PT" ("Tendências/Debates"). Anunciou seu texto como uma "contribuição ao debate ideológico que a sociedade deve travar em 2010". Quem esperava ideias frescas e relevantes ficou frustrado.

(...)
Todos sabem que a cultura petista forjou-se, entre outros valores, na crítica à experiência política e econômica dos países sob influência soviética. Nosso compromisso com a transformação social a partir dos mecanismos da democracia e da participação popular está na raiz do petismo. Mas sempre fizemos essas críticas sem renunciar ao socialismo como horizonte estratégico, o que irrita Goldman, cuja trajetória parece ter evoluído celeremente do dogma à abjuração.

Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

terça-feira, 21 de abril de 2009

"Sou como um rato", diz ex-primeiro-ministro da Tailândia

Spiegel - O mundo está muito alarmado com os desdobramentos em seu país. Qual é a razão para a longa crise?
Thaksin -
A elite política está preocupada porque eu e meus colegas continuamos populares e poderosos, como eram antes. Eles gostariam de mudar o poder para o outro lado, dos democratas, mas não conseguem fazê-lo por meios democráticos. Agora estão usando todo tipo de meios. Eles tentaram me assassinar. Eles também fizeram protestos, que não tiveram o menor sucesso -mas foram suficientes para eles usarem como desculpa para conduzir o golpe de Estado. Depois do golpe, eles politizaram o judiciário e condenaram a mim e a minha família. Aí eles criaram uma constituição ilegal. Apesar disso, o povo ainda vota no meu lado. Isso realmente irrita Bangcoc. Essa é a razão do mais recente levante.

Veja a entrevista completa sobre a crise política na Tailândia, na entrevista da revista Der Spiegel, publicada no UOL.

México revela como seria o Brasil se o PSDB tivesse vencido a eleição de 2002

A reportagem abaixo, da Folha Online, mostra um pouco do que poderia ser o caminho brasileiro caso o tucanato tivesse continuado no poder após 2002. A receita mexicana para o desenvolvimento em muito se assemelha com o que era praticado no Brasil antes de 2003, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência.

O texto é meio antigo (de primeiro de abril passado), mas vale a pena. Confira no Blog Entrelinhas.

Gilson Caroni Filho: promessa de sabotagem da UDR visa 2010

Lideranças ruralistas pregam abertamente a sabotagem produtiva, a possibilidade de desabastecimento como forma de desgaste do governo, visando ao processo eleitoral de 2010. As ameaças não tiveram qualquer repercussão na grande imprensa.

Por Gilson Caroni Filho*

Há um discurso ideológico recorrente na grande imprensa. Sua arquitetura básica consiste em apresentar a hegemonia do capital financeiro e das transnacionais sobre a agricultura como um “salto tecnológico" que mudou a maneira de pensar dos grandes proprietários de terra e seus representantes mais expressivos.

(...)

Em matéria publicada pela Folha de São Paulo, em 07/04/2009, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) disse ter “orientado os associados da entidade a trabalhar com uma perspectiva de pé no freio para a próxima safra".

Vejam o texto completo no Vermelho

BRASIL: A condenação é refletir sobre sua violência machista

Fabiana Frayssinet

(...)

Acosta teve a idéia dos grupos após constatar que trabalhar apenas com mulheres não reduzia a violência porque ao se separar o agressor repetia a violência com sua nova companheira, enquanto a agredida buscava uma nova companhia, que também costumava ser violenta. Ele também concluiu que a maioria dos agressores tem medo das mulheres e que as agridem justamente por isso. “É um recurso que os homens usam em todas as situações em que se sentem ameaçados em sua masculinidade, seja por medo das mulheres, seja por estarem impossibilitados de exercer seu papel de provedor, seja por ter alguma dificuldade relacionada com a sexualidade”, explicou o especialista. “Qualquer coisa que pode questionar a identidade masculina dominante é fator gerador de medo e, em consequência, um fator gerador de violência”, resumiu.

(...)
Para alguns juizes, os homens agridem as mulheres por estarem desempregados, bêbados ou drogados, quando, na realidade, o movimento feminista entende que a violência é própria da cultura patriarcal”, destaco Calasans. O diretor do SerH compartilha dessa idéia. “A base da violência contra a mulher tem um modelo masculino patriarcal e de virilidade, que parte do abuso de poder que temos. Com base nesse modelo, praticamos a violência, especialmente contra as mulheres porque culturalmente acreditamos que somos superiores a elas”, analisou Acosta.


Vejam o texto completo na Agência de notícias Inter Press Service IPS
(os trechos destacados acima são de responsabilidade deste editor)

CIA usou técnica de afogamento 183 vezes em acusado por 11/9

A CIA, agência de inteligência americana, usou uma controversa técnica de interrogatório em que há simulação de afogamento 183 vezes durante um mês em Khalid Sheikh Mohammed, acusado de ser um dos responsáveis pelos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, de acordo com o jornal americano The New York Times.

A publicação analisou um memorando do Departamento de Justiça americano que comprova que o método, conhecido em inglês como waterboarding, foi usado todas essas vezes. A técnica foi empregada em interrogatórios durante a administração do presidente George W. Bush, mas foi banida pelo atual mandatário americano, Barack Obama.Os interrogatórios de Mohammed, um dos líderes da rede extremista Al-Qaeda, aconteceram em março de 2003.

A técnica também foi usada pelo menos 83 vezes em agosto de 2002 em outro suspeito, Abu Zubaydah, disse o jornal. Conheça as técnicas de interrogatório usadas pela CIA.

Mais no Terra.

Pressão internacional adia enforcamento de condenada no Irã

Delara Darabi tinha 17 anos de idade quando foi presa no Irã. Foi acusada de ter matado com uma punhalada a prima de 58 anos de idade. Respondeu, também, por furto na casa da prima morta e por manter relacionamento sexual com o namorado Amir Hossain de 19 anos de idade: no Irã, sexo só com o casamento e a adúltera recebe pena capital.

Hoje, Delara Darabi está com 23 anos. Continua presa desde os crimes consumados em 2005. Hoje, seria enforcada por ter sido considerada autora da punhalada, com intenção de matar. Ela nega o crime.

Pelo furto e intimidade com o namorado, cumpriu pena de 3 anos de cadeia. Recebeu, em público, 50 chicotadas pelo furto e mais 20 pelas relações amorosas com o namorado.

Notícia completa no Terra.

Deputado Antonio Carlos Biscaia se pronuncia na CPI dos Grampos durante de depoimento de Daniel Mendes Dantas



Via blog do Luís Nassif.

Quem não conseguir ver, pode tentar diretamente no YouTube.

O caso Jorge Moreno

No Maranhão, o TJ aposentou o Juiz Jorge Moreno, aos 42 anos. Ganhador de Prêmio Nacional e Internacional por sua atuação no sentido de que TODOS os maranhenses tivessem -acreditem se quiserem _ REGISTRO DE NASCIMENTO, na comarca de Santa Quitéria, Jorge Moreno tinha uma atuação em prol da Justiça e do atendimento das necessidades da população. No exercício de sua missão institucional, atingiu interesses políticos dos aliados de ROSEANA SARNEY, (empossada sexta-feira como governadora do Maranhão por ordem do TSE, apesar de vários processos que correm contra ela por crime eleitoral - um inclusive em que é ré confessa) na execução do PROGRAMA LUZ PARA TODOS, inutil e frequentemente denunciado como fonte inesgotável de desvio de recursos públicos no MA, e foi denunciado ao TJ-MA por MAX BARROS, à época Deputado Estadual e hoje, Secretário de Estado do Governo Roseana Sarney, e a argumentação utilizada foi a mesma que está sendo usada contra Protógenes.

Mais no blog do Luís Nassif.

As bondades para 2010

Paulo Renato manda assinar Folha e Estado para todas as escolas

Começou o pacote de bondades que já vinha ajudando o caixa da Abril. Agora é a vez da Folha e do Estado. Os jornalões paulistas vão ganhar cabeças e corações em todas as escolas paulistas já que a Secretaria vai fazer 5.449 assinaturas dos dois periódicos.

Texto do blog do Luís Nassif.


O grande festival de irrelevâncias

O festival de irrelevâncias que assola a mídia só é relevante pela dimensão. Ontem, o Globo abre manchete para o desvendamento do caixa dois de políticos. Um assessor do senador Gerson Camata, do Espírito Santo, dizendo que funcionários assinavam notas para justificar despesas bancadas pelo Congresso. Virou manchete principal, algo que Daniel Dantas jamais conseguiu no jornal nos últimos doze meses.

O Estadão dizendo que agora Protógenes está perdido m-e-s-m-o porque descobriram que ele viajou para palestras com passagens da cota do PSOL. A Folha volta com gastos com assagem de avião pelo TCU - como se fiscalização de obras pudesse ser feito de forma virtual.

O que é essa mixaria perto dos acordos que estão sendo fechados entre governos estaduais e editoras jornalísticas, forma direta de comprar apoio ou proteção? (...)

Texto completo no blog do Luís Nassif.

A maldição do Banco Central

Com a economia começando a se estabilizar, voltará a lógica absurda do Banco Central: acenar com inflação futura novamente, manter juros elevados, atrair capitais externos de novo, devido à queda acentuada dos juros internacionais e à perspectiva do duplo ganho no Brasil: com juros elevados e com apreciação cambial.

Voltará o mesmo jogo de sempre e provavelmente Lula nada fará para não prejudicar as eleições de 2010. É a maldição brasileira, que poderia ser rompida agora, com a ajuda da crise internacional, mas que voltará a se repetir.

Texto completo no blog do Luís Nassif.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

TRIP: Os capitães da pirataria

``Já pensou em quem disponibiliza o filme ou a música que você baixa? A Trip conversou com 18 uploaders para entender o que motiva essas pessoas a gastarem um bom tempo para subir arquivos na internet, na grande maioria das vezes sem ganhar um tostão em troca.''
Clique no título para acessar a matéria.

Partido Pirata ganha 3000 novos filiados em 7 horas, após veredito sobre o The Pirate Bay

Após o veredicto que condenou 4 ativistas do sítio The Pirate Bay a multa equivalente a cerca de 3,5 milhões de dólares e um ano de prisão, o Partido Pirata Sueco ganhou 3000 novos filiados em apenas 7 horas.
http://www.afterdawn.com/news/archive/17656.cfm

Uma entrada do blogue do The Pirate Bay declara que não pagaria a multa, recusando-se a receber doações para esse fim. Por outro lado, sugere a seus membros e simpatizantes outras formas de apoio, incluindo votar nas eleições do Parlamento Europeu:
http://thepiratebay.org/blog/151

Acompanhe: http://www.blogpirate.org/2009/04/17/result-of-verdict-for-the-pirate-party/

Combate à discriminação gera conflito entre Alemanha e UE

O combate à discriminação é um assunto que vem causando controvérsia na Alemanha desde a formulação da nova Lei de Tratamento Igualitário, promulgada em 2006. Enquanto os partidos de centro-esquerda e as organizações de defesa dos direitos de minorias querem ampliar a proteção jurídica contra discriminação assegurada pela atual lei, uma meta que coincide com a da Comissão Européia, os políticos conservadores e os empresários repudiam energicamente a concessão de maiores garantias nesse sentido.

Deutsche Welle

domingo, 19 de abril de 2009

Os donos do Maranhão

Jackson Lago foi cassado por “abuso de poder econômico” durante a eleição. É quase uma piada pronta: um adversário de Sarney ser cassado no Maranhão por abuso de poder econômico.
O desfecho era esperado porque, como sabemos, os Sarney são, literalmente, os donos do Maranhão. Como já notou o blog Loco por ti, no Maranhão você nasce na Maternidade Marly Sarney. Para sua educação, você tem várias opções, as escolas Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney. A oligarquia é dona do jornal O Estado do Maranhão, da TV Mirante (filial da Globo), das Mirante AM e FM e de 35 emissoras de rádio e 13 retransmissoras da TV Mirante no interior. Mas a coisa não pára aí. No Maranhão, o Tribunal de Contas chama-se Roseana Murad Sarney. Caso você queira reclamar, terá que ir à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney, localizada no Fórum José Sarney.

Mais no Biscoito Fino.

Tiroteio fere 9 pessoas em fazenda de Daniel Dantas no Pará

Por Fabio Murakawa

SÃO PAULO (Reuters) - Um tiroteio neste sábado entre trabalhadores sem-terra e seguranças deixou nove pessoas feridas na fazenda de uma empresa ligada ao grupo Opportunity, pertencente ao banqueiro Daniel Dantas, no Pará, informaram o MST e uma fonte ligada ao Opportunity.

A fazenda Espírito Santo, no município paraense de Eldorado dos Carajás, está ocupada por membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) desde fevereiro. Na ocasião, o MST alegou ter invadido a fazenda em protesto contra declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que havia dito que repasses de verbas públicas ao movimento são ilegais.

A intervenção do Banco Mundial do Rio Grande do Sul

Este artigo exemplifica o conceito de intervenção “econômica” condicionando a soberania da política. Se trata do pedido de antecipação da segunda parcela do empréstimo do Banco Mundial, através do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD), para o estado do Rio Grande do Sul (RS). Para liberar o recurso, o economista senegalês Makhtar Diop, representante do órgão, exige “reformas”.

Veja o artigo no Estratégia e Análise.