sábado, 9 de maio de 2009

PIB: Estamos fazendo a conta errada, por Ladislaw Dowbor

Crescer por crescer, é a filosofia da célula cancerosa" - Banner colocado por estudantes, na entrada de uma conferência sobre economia.

PIB, como todos devem saber, é o produto interno bruto. Para o comum dos mortais que não fazem contas macroeconômicas, trata-se da diferença entre aparecerem novas oportunidades de emprego (PIB em alta) ou ameaças de desemprego (PIB em baixa). Para o governo, é a diferença entre ganhar uma eleição e perdê-la. Para os jornalistas, é uma ótima oportunidade para darem a impressão de entenderem do que se trata. Para os que se preocupam com a destruição do meio-ambiente, é uma causa de desespero. Para o economista que assina o presente artigo, é uma oportunidade para desancar o que é uma contabilidade clamorosamente deformada.

Peguemos o exemplo de uma alternativa contábil, chamada FIB. Trata-se simplesmente um jogo de siglas, Felicidade Interna Bruta. Tem gente que prefere felicidade interna líquida, questão de gosto. O essencial é que inúmeras pessoas no mundo, e técnicos de primeira linha nacional e internacional, estão cansados de ver o comportamento econômico ser calculado sem levar em conta – ou muito parcialmente – os interesses da população e a sustentabilidade ambiental. Como pode-se dizer que a economia vai bem, ainda que o povo vai mal? Então a economia serve para quê?


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

Detidos três dominicanos e um francês suspeitos de tramar complô contra Chávez

Três dominicanos e um francês foram detidos em Caracas sob a suspeita de tramar um complô contra o presidente Hugo Chávez, declarou neste sábado o ministro venezuelano do Interior, Tarek el-Aissami.

As autoridades venezuelanas prenderam sexta-feira os dominicanos Edgar Floiran, Omar Campusano e sua irmã, Diomedis Campusano, assim como o francês Laurent Frédéric Bocquet, em cuja casa a polícia afirmou ter encontrado um verdadeiro arsenal.

Continue lendo no UOL Notícias.

Noam Chomsky: Uma tradição de tortura

Os memorandos de tortura liberados semana passada pela Casa Branca provocaram choque, indignação e surpresa. O choque e a indignação são compreensíveis — em especial o Relatório do Comitê de Serviço das Forças Armadas do Senado sobre Tratamento de Presos, que recém deixou de ser secreto.

No verão de 2002, como o relatório revela, interrogadores em Guantânamo encontravam-se sob pressão crescente a partir da cadeia de comando para estabelecer uma ligação entre o Iraque e a Al-Qaeda. O afogamento simulado, entre outras formas de tortura, finalmente produziram a “prova” de um preso que foi utilizada para ajudar a justificar a invasão Bush-Cheney do Iraque no ano seguinte.


Veja mais no Vermelho

Marcha pela maconha em MG

Depois de que em outras capitais brasileiras triunfasse a insanidade, a insensatez de se proibir uma marcha pacífica em favor da mudança de uma minúscula letrinha da lei, em Belo Horizonte a história foi diferente e o TJMG já autorizou a marcha da maconha.

Texto completo no Biscoito Fino

O fuzil EXACTO do Pentágono vai conseguir matar piratas a 2km de distância

O fuzil EXACTO (Munição Guiada de Extrema Precisão) poderá disparar com precisão a distâncias muito maiores que as possíveis atualmente ao combater os efeitos climáticos com balas auto-guiadas. Sim, você leu exatamente isso.

Continue lendo no Gizmodo.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

No Dia do Diplomata, Lula festeja G20 e derrota da Alca

''Sem nenhuma arrogância'', Lula narrou sob o seu ponto de vista o nascimento do G20:


''Eu fui a Berlim no ano retrasado. Quando nós tivemos uma reunião do G5 (China, Índia, Brasil, [México] e África do Sul) nós aprovamos um documento. Chegamos em Berlim, nós fomos para a mesa e eu fui o orador do G5. Entreguei o documento para a Angela Merkel e ela concordou com o meu documento: 'Não, o G8 aceita o seu documento'. Eu disse: 'Minha querida, o teu documento é antagônico ao meu, como é que você aceita o meu assim? Vocês estão dizendo uma coisa e nós estamos dizendo outra.


Aí eu comuniquei que eu não iria mais ao G8. É um cafezinho muito caro. Pegar um avião daqui para Berlim para fazer aquela reunião que a gente fazia... Sempre é importante, porque você sempre conversa com alguém. Mas o dado importante é que eu disse que não ia mais, comuniquei ao Celso que não ia mais, que não dava para fazer umauma viagem de 12 horas para chegar lá, ficar 10 minutos em uma reunião em que eles já tinham decidido tudo, já tinham elaborado tudo. Eles podem continuar fazendo a reunião deles, mas eu não sou obrigado a ir.

(...)"


Veja o texto completo no Vermelho.

Direito de resposta

Inaugurei no Portal Luís Nassif, um fórum específico para o DIREITO DE RESPOSTA - de pessoas ou instituições atacadas pela mídia e que não tiveram direito de responder aos ataques.

Clique aqui para colocar sua reclamação.

O primeiro caso é do IPEA, que não conseguiu direito de resposta no Estadão.

IPEA e Estadão -> confira o caso e o direito de resposta no blog do Luís Nassif.

Lançada a campanha "Morte ao Coponês" (a linguagem das atas do COPOM, ora pois!)

Com a licença do colunista Zé Simão, o autodenominado esculhambador-geral da República, criador e líder da eterna campanha “Morte ao Tucanês”, estamos lançando a campanha “Morte ao Coponês”.

Começamos, gloriosamente, pelo parágrafo 24 da última ata:

“O Comitê entende que a continuidade do processo de flexibilização monetária torna premente a atualização de aspectos, resultantes do longo período de inflação elevada, que subsistem no arcabouço institucional do sistema financeiro nacional.”

Coponaram a mexida na poupança!


Texto completo no blog de José Paulo Kupfer, via Luís Nassif.

O boquirroto compulsivo

O problema do Gilmar não é resistir ao clamor das ruas na defesa dos direitos individuais. Isso é mérito em juízes. O problema é tripudiar sobre a opinião pública, é a completa falta de pudor em ser Ministro do STF e empresário, em abrir os salões do Supremo para apaniguados, em usar o poder de Príncipe para pressionar juízes de primeira instância ou fazer política em Mato Grosso, em montar um conluio imoral com a mídia, aceitando endossar falsificações.

O que ele chama de coragem, tem outro nome: é desfaçatez.

Texto completo no Luis Nassif.

Filme "O coração de Jenin" traz esperança de paz entre palestinos e israelenses

Aos 12 anos, Ahmad Khatib foi baleado por soldados israelenses no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia. Os soldados acharam que a pistola de brinquedo do menino palestino era uma arma real e atiraram. Poucas horas depois, ele morreu em decorrência de graves ferimentos na cabeça e no peito.

Os médicos da Hospital Rambam, em Haifa, confrontaram o pai com uma difícil decisão. Embora seu próprio filho não houvesse sobrevivido, Ismail Khatib tinha a possibilidade de salvar a vida de várias outras crianças através dos órgãos de Ahmad.

A decisão de doar os órgãos de uma criança recém-falecida jamais é simples para um pai ou uma mãe. No caso do palestino Khatib, porém, o dilema era ainda maior. Pois as crianças a serem salvas pelos órgãos de seu filho provinham todas de Israel.

Continue lendo na Deutsche Welle.


Partido Pirata já é o terceiro maior partido da Suécia

O Partido Pirata Sueco vem aumentando enormemente seu número de filiados após o veredito que condenou quatro ativistas do sítio The Pirate Bay por facilitar a difusão não autorizada de obras sob copyright.

De acordo com notícia no sítio torrentfreak.com, o Partido Pirata Sueco já é o terceiro maior partido em número de filiados, e o maior em participação de jovens (veja os gráficos).

(Leia também a matéria em português no remixtures.com)

Pesquisas de opinião indicam que o partido tem chance de conseguir um assento no Parlamento Europeu nas próximas eleições, em 06 de junho.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

CPI aprova relatório final com indiciamento de Dantas

Marina Mello

Direto de Brasília, para Terra


Deputados da CPI das Escutas concluíram nesta quarta-feira a votação do relatório final da comissão feito pela relatora Iriny Lopes (PT-ES), que incluiu em seu texto o pedido de indiciamento do banqueiro Daniel Dantas - preso na operação Satiagraha, da Polícia Federal - e do sargento da Aeronáutica, Idalberto Araújo.

Uma noite inesquecível

Por Leandro Fortes, AQUI.

Não deixa de ser curioso constatar o clima de Baile da Ilha Fiscal que cercou, literalmente, a impressionante manifestação popular levada à cabo na noite de 6 de maio de 2009, na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Logo cedo, o ministro Gilmar Mendes, alvo dos manifestantes, mandou colocar cercas em todo o perímetro do STF com a inacreditável desculpa de que seria preciso preservar o ambiente para um evento noturno, a apresentação de um anuário jurídico publicado pelo jornalista Márcio Chaer, do site Consultor Jurídico. Chaer e Mendes são amigos, mais que amigos, fraternos aliados empenhados em uma simbiose ideológica travestida de relação jornalística. Difícil é definir quem é a fonte de quem.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ainda Augusto Boal: Carta do MST em homenagem a Augusto Boal

Companheiro Boal,

A ti sempre estimaremos por nos ter ensinado que só aprende quem ensina. Tua luta, tua consciência política, tua solidariedade com a classe trabalhadora é mais que exemplo para nós, companheiro, é uma obra didática, como tantas que escreveu. Aprendemos contigo que os bons combatentes se forjam na luta.

Quando ingressou no coletivo do Teatro de Arena, soube dar expressão combativa ao anseio daqueles que queriam dar a ver o Brasil popular, o povo brasileiro. Sem temor, nacionalizou obras universais, formou dramaturgos e atores, e escreveu algumas das peças mais críticas de nosso teatro, como Revolução na América do Sul (1961). Colaborou com a criação e expansão pelo Brasil dos Centros Populares de Cultura (CPC), e as ações do Movimento de Cultura Popular (MCP), em Pernambuco.

Confira o texto completo no RS Urgente.

O Bolsa Família e o fogão a gás

Uma certa distribuidora de gás precisou realizar, em meados de 2008, investimentos de um certo valor. Parte dele, ou mais precisamente, R$ 160 milhões, destinavam-se a aquisição de 8.000.000 (oito milhões) de botijas de gás, tanto para substituir aquelas cuja vida útil se esgotara, como para repor as botijas compradas por novos consumidores.

(...)

Dos 8 milhões de botijas, 2.500.000 destinavam-se exclusivamente a região Nordeste, para repor vasilhames vendidos sem retorno.

Tradução: 2.500.000 de famílias deixaram de consumir lenha para consumir o gás GLP, exclusivamente na região nordeste.

A distribuidora identificou o que estava por trás desse movimento:

a) Bolsa Família
b) poder de compra do salário mínimo
c) empréstimo consignado
d) maior oferta de emprego

Veja o texto completo no Luís Nassif.

'Às ruas'!...

















*O protesto (exitoso, segundo os organizadores) ocorreu hoje, simultaneamente, em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. E vem mais por aí...

Afegãos acusam EUA de massacre

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2009

Cabul — Moradores do distrito de Bala Boluk (Oeste do Afeganistão) levaram ontem, a bordo de caminhões, 30 corpos de civis – a maioria crianças e mulheres – à administração da província de Farah, para protestar contra o que eles dizem ter sido um massacre de inocentes promovido pelos EUA. O bombardeio americano ocorreu segunda-feira, após insurgentes terem atacado militares efegãos, próximo ao vilarejo de Ganjabad (fronteira com o Irã). Moradores dizem ter levado mulheres e crianças para abrigos no vilarejo vizinho de Gerani, que também teria sido bombardeado por aviões dos EUA. O ataque aconteceu durante confronto em Bala Boluk, região em poder do Talibã. Um ex-alto funcionário local, Mohammad Niemm Qadderda, disse que havia 'mais de cem civis mortos' e cerca de dez casas foram destruídas.

Merck produz falsa revista médica

Indústria farmacêutica Merck produz falsa revista médica para "avaliar" com "dados favoráveis" seus produtos.

Merck Makes Phony Peer-Review Journal

terça-feira, 5 de maio de 2009

Um historiador assustador

Villa é fantástico. Ele considera um absurdo o número de pobres beneficiado pelo bolsa família, mas parece não se incomodar com o número de pobres em si.

Villa é Marco Antônio Villa, historiador(!!!) . Mais no Luís Nassif.

A ditabranda e a asfixia da imprensa alternativa

Uma operação secreta de uso da Receita Federal para exterminar a imprensa alternativa foi desencadeada entre 1976 e 1978 pelo governo Ernesto Geisel (1974-1979), mostram documentos sigilosos da extinta Divisão de Segurança e Informações do Ministério da Justiça (DSI-MJ) obtidos pelo Estado.

Veja mais no Luís Nassif.

ONU critica campanha israelense em Gaza

Um inquérito da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a campanha militar de Israel na Faixa de Gaza, realizada cerca de quatro meses atrás, faz críticas ao Exército israelense.

O documento divulgado nesta terça-feira considerou os militares de Israel culpados de seis entre nove casos estudados nos quais pessoas refugiadas em prédios da ONU foram mortas ou ficaram feridas.

Uma propriedade da ONU também foi danificada nestes ataques.

Militantes palestinos foram considerados culpados de atirar em direção a um prédio da ONU em uma ocasião.

Notícia competa na BBC Brasil.

Israel deve aceitar Estado palestino, diz vice-presidente dos EUA

O vice-presidente americano, Joe Biden, disse nesta terça-feira que Israel deve aceitar a futura existência de dois Estado convivendo lado a lado, um israelense e palestino, e interromper a construção de assentamentos judaicos em terras palestinas.

"Israel deve trabalhar pensando em uma solução de dois Estados", disse ele em um pronunciamento na conferência anual do principal grupo lobista judaico, o Comitê de Negócios Públicos Americano-Israelenses (Aipac), nos Estados Unidos.

A notícia continua na BBC Brasil.

Em Estado indiano, um plano de aquisição de terras pode derrubar os comunistas

Agora, nas eleições parlamentares em andamento, o Partido Comunista da Índia (Marxista) enfrenta uma das disputas políticas mais difíceis de sua longa história. Ele é um partido dividido entre a atração do capitalismo industrial - não diferente da China - e sua tradição de defesa dos pobres rurais. Esta luta reflete muito do conflito que tem atormentado a Índia nos últimos anos, e uma discórdia amarga em torno da aquisição de terras estourou em muitas partes do país.

O desempenho dos comunistas aqui no seu reduto de Bengala Ocidental determinará, em grande parte, quanta influência eles terão no próximo governo da Índia e, por extensão, sobre a política externa e econômica do país.

Apesar dos comunistas daqui serem assumidamente capitalistas, no governo central eles seguem uma ideologia mais tradicional, bloqueando várias reformas econômicas e criticando veementemente o aprofundamento da amizade com os Estados Unidos.

Veja a notícia do The New York Times, no UOL.

Promotor boliviano diz que oposição financiou ataque contra Morales

O promotor boliviano Marcelo Sosa, responsável pela investigação de um suposto plano para assassinar o presidente Evo Morales, afirmou que o atentado foi financiado por líderes opositores do Departamento de Santa Cruz --um dos principais representantes da oposição no país.

Segundo Sosa, o grupo de mercenários estrangeiros que pretendiam matar o presidente foi financiado pelo prefeito de Santa Cruz, Rubén Costas, e outros três ricos empresários --Branko Marinkovic, Mauricio Roca e Guido Nayar.

Continue lendo na Folha Online.


Sete refrigerantes têm substância cancerígena, revela pesquisa

Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste --Associação Brasileira de Defesa do Consumidor-- verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. O benzeno surge da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Serviço de utilidade pública difundido pelo Blogoleone. Notícia completa na Folha Online.

Comitê da ONU questiona Israel sobre tortura

GENEBRA (Reuters) - Especialistas em direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) interrogaram autoridades israelenses na terça-feira sobre centenas de acusações contra as forças de segurança do país, que teriam torturado detidos palestinos.

O Comitê da ONU contra a Tortura, composto por 10 especialistas independentes, também questionou uma delegação israelense sobre a suposta existência de um centro secreto de detenção e interrogatório conhecido como "Instalação 1391".

Swissinfo

A crise na midia impressa | Casa Branca diz que nao pode ajudar os jornais

A Casa Branca manifestou ontem "preocupaçao" e "tristeza" com a situaçao do mercado americano de jornais, mas descartou a possibilidade de uma ajuda financeira por parte do Governo. "Eu honestamente nao sei o que o Governo pode fazer a respeito disso" - declarou o porta voz Robert Gibbs. "Seria uma área arriscada de se entrar considerando os diferente papeis" - completou, referindo o risco da perda de independência por parte dos jornais. Gibbs fez os comentários ao ser perguntado por um repórter sobre como a Casa Branca via o fechamento de varios jornais e a ameaça que pesa sobre o Boston Globe.

Blue Bus

MST faz jejum contra despejo e criminalização

Reportagem de Jefferson Pinheiro e André de Oliveira (Coletivo Catarse)

400 famílias sem-terra, que estão acampadas em Nova Santa Rita [RS], permanecem mobilizadas contra a ordem de despejo do Ministério Público Federal. Parte dessa resistência foi para a cidade protestar, numa ação direta de cidadania.

Na manhã da segunda-feira, 4 de maio de 2009, 30 integrantes do MST acamparam em frente a sede do Ministério Público Federal de Porto Alegre. As famílias do acampamento Jair da Costa afirmam que o despejo do acampamento, que está dentro de um assentamento, é uma ação política e parte do processo de criminalização que os movimentos sociais sofrem no Rio Grande do Sul.

Veja o vídeo no site da Catarse, clique aqui.

Ironia: DRM conduz leitor de e-books a Creative Commons

Cliente compra dispositivo leitor de e-books Sony usado, que se recusa a aceitar o "terrível" software da Sony. Precisa fazer alguns telefonemas e esperar um pouco para "autenticar" o software, e no meio-tempo acaba conhecendo e-books livres (sem restrições DRM), sob licenças Creative-Commons, como "Little Brother" de Cory Doctorow.

Para conhecer mais:
Little Brother (Wikipedia em espanhol)
Little Brother (Sítio oficial, download livre e gratuito)

Partido Maoísta do Nepal continua na lista de "terroristas" dos EUA

Obama mantém o Partido Maoísta do Nepal -- democraticamente elevado a partido dominante -- na lista e terroristas, o que pode estimular um golpe de Estado.

Nova gripe não é mais letal que a comum

Por Miguel Angel Gutiérrez e Jason Lange

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O novo vírus H1N1, que já matou várias pessoas no México, não é mais letal nem parece ser mais contagioso que a típica gripe sazonal, disse na segunda-feira o chefe de epidemiologia do governo mexicano.
...
"A virulência é muito similar à da 'influenza' (gripe) sazonal", disse Lezana à Reuters.

Eduardo Galeano: a linguagem, as coisas e seus nomes

Hoje em dia, não fica bem dizer certas coisas perante a opinião pública. O capitalismo exibe o nome artístico de economia de mercado. O imperialismo se chama globalização. As vítimas do imperialismo se chamam países em via de desenvolvimento, que é como chamar de meninos aos anões. O oportunismo se chama pragmatismo. A traição se chama realismo. Os pobres se chamam carentes, ou carenciados, ou pessoas de escassos recursos. Na era vitoriana era proibido fazer menção às calças na presença de uma senhorita. Hoje em dia, não fica bem dizer certas coisas perante a opinião pública:

O capitalismo exibe o nome artístico de economia de mercado;

O imperialismo se chama globalização;

As vítimas do imperialismo se chamam países em via de desenvolvimento, que é como chamar de meninos aos anões;

O oportunismo se chama pragmatismo;



Vejam o texto completo em Carta Maior

Relatório aponta 60 assassinatos de indígenas no país em 2008

O Cimi (Conselho Indigenista Missionário) divulgou nesta segunda-feira (4) números do relatório "Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil". De acordo com a Organização Não Governamental, ocorreram 60 assassinatos de indígenas em todo o país, no ano passado. Em comparação com 2007, houve uma diminuição de 32 casos.

No entanto, a ONG contabilizou 34 suicídios em 2008, seis a mais do que no ano anterior. Todos eles do povo Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul.

A notícia continua no UOL Notícias.

Lula inaugura hospital da Rede Sarah na Zona Oeste

Evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (1), em Jacarepaguá. Unidade vai atender de graça pacientes que precisam de reabilitação.

Notícia completa no G1.

Empresário conservador Martinelli vence eleição no Panamá

CIDADE DO PANAMÁ (Reuters) - O empresário do setor de supermercados Ricardo Martinelli venceu a eleição presidencial do Panamá no domingo, contrariando a tendência de vitórias de líderes voltados para a esquerda na América Latina.

A experiência empresarial do candidato conservador de oposição conquistou os eleitores que estão preocupados com seu sustento em meio à crise econômica global que afetou o recente crescimento do Panamá.

O tribunal eleitoral declarou Martinelli vencedor quando a apuração mostrou uma vantagem inalcançável de 61 por cento dos votos, ante 37 por cento de Balbina Herrera, do partido da situação de centro-esquerda Partido Revolucionário Democrático (PRD).

Mais no O Globo online.

Lula inaugura na Coppe um dos laboratórios mais modernos do mundo

Presidente criticou a burocracia que “emperra o desenvolvimento”, após discurso do diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, contrário à “mentalidade persecutória” do TCU

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi inaugurado, no dia 30 de abril, o Laboratório de Ensaios não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) da Coppe.

Durante o evento, Lula prestou uma homenagem ao fundador da Coppe Alberto Luiz Coimbra, que, segundo o presidente, foi um exemplo de como pensar no Brasil seriamente. “Gente que queria um país independente, respeitado”, disse o presidente Lula, após ler alguns trechos de um texto sobre o engajamento acadêmico e político de Coimbra.


Vejam mais no Jornal da Ciência (SBPC)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sonhos devastados pela ditabranda

Meses atrás assisti um filme muito bonito, chamado Apenas um Sonho (Revolutionary Road, o título original, como sempre é magistralmente distinto da tradução para o portuguès), com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. A história me lembrou a ditabranda (quem não souber do que estou falando, entre aqui). Explico. A personagem principal percebe que sua existência é vazia. O marido, DiCaprio, é um executivo de uma empresa sem grandes ambições a não ser trabalhar o menos possível e curtir a vida. Mas é um homem criativo, inteligente, divertido e, claro, atraente (estamos falando do horroroso DiCaprio). Sua esposa, Kate, continua perdidamente apaixonada pelo marido.
(...)
Por que, então, lembrei da ditabranda da Folha de São Paulo?

Porque esse tipo de coisa nunca é computado na balança da história. Os editores da Folha, quando avaliam a gravidade da ditadura militar, não olham nunca para os sonhos destruídos de milhões de brasileiros. Para o sonho destruído de toda uma nação! As décadas de 60 e 70, em todo o mundo desenvolvido, foram anos de entusiasmo, glória, aventuras, arte, revolução, e sobretudo muita liberdade e muita democracia. O Brasil não pôde viver esse momento. Enquanto os EUA e Europa viveram anos de juventude, amor, revolução sexual, engajamento político e tomada de consciência, o Brasil viveu um período de retrocesso democrático e miséria intelectual.


Esse excelente texto foi escrito pelo Miguel do Rosário e está em seu blog "Oleo do Diabo" desde 27 de abril. Reconheço a gravidade da falta que cometi ao deixar passar tanto tempo sem apresenta-lo neste espaço. Sugiro aos que frequentam o blog assistir o filme citado pelo Miguel. Pode parecer não haver relação entre o filme e a tragédia da ditadura no Brasil mas, como o próprio autor do texto nos diz trata-se dos "sonhos destruídos" de milhões de seres humanos, brasileiros, e da "destruição de uma nação" que estava caminhando para as mesmas revoluções que aconteceram nos paises democráticos e que foram reprimidas aqui pela ditadura militar.

La soja transgénica, el "yuyo" que no para de generar problemas

Cuando descubrió que el cuerpo de su hija María Luz tomaba forma de mujer, Margarita no creyó que había parido a una niña índiga o cristal. Lo que le ocurría a su nena de cinco años se acercaba más a una mutación hormonal que al nacimiento de seres humanos con capacidades superiores. Y su olfato materno no se equivocaba; María Luz experimentaba un desarrollo con síntomas puberales que a los 60 meses de vida le había provocado el crecimiento de senos. Los médicos no pudieron diagnosticar con precisión lo que estaba ocurriendo aunque más de una década después el cuadro de la paciente puede ajustarse a lo que provoca la ingesta elevada de isoflavonas, los fitoestrógenos que se encuentran en la soja.

CRÍTICA DIGITAL

domingo, 3 de maio de 2009

A cheia em Altamira foi um alerta

Escrito por Rodolfo Salm
30-Abr-2009

Altamira voltou a ser destaque na grande imprensa, desta vez por causa da maior enchente de sua história, na manhã do domingo de Páscoa. Os números foram realmente chocantes: no auge da inundação (causada pelo rompimento de uma seqüência de barragens no igarapé Altamira), os milhares de desabrigados chegaram a representar 20% da população. Entretanto, apesar de a tragédia ter sido amplamente divulgada, foi praticamente impossível ao observador externo entender o que realmente aconteceu por aqui, devido aos vários erros e distorções na cobertura da imprensa.

Uma das chamadas de abertura do Jornal Nacional do dia seguinte foi "Chuvas castigam as regiões Norte e Nordeste". A manchete não poderia ter sido mais equivocada, pelo menos no que se refere a Altamira, que forneceu as imagens mais chocantes da reportagem, com geladeiras, televisões e computadores novos boiando, sendo levados pela enxurrada, e pessoas desesperadas tentando salvar-se ou salvar alguma coisa. Ao contrário do que disse Fátima Bernardes, as chuvas não castigam a região. Na verdade elas a abençoam. O que realmente castiga este povo são os desmatamentos e o descaso com a questão ambiental. Especificamente a irresponsabilidade na construção de barragens, instaladas ilegalmente e que serviam para diversos fins, como criação de peixes, atividades de lazer ou irrigação.

Continue a leitura AQUI.

Apple censura wiki

Apple censura debate sobre como fazer iPhone e iPod funcionarem com software outro que iTunes, exigindo o bloqueio de um fórum wiki.
EFF (Electronic Frontier Foundation) acolhe o caso para defender a liberdade de expressão.
* Apple Confuses Speech with a DMCA Violation
* E-mail (from Apple)
* OdioWorks v Apple
* Suit Accuses Apple Of Stifling BluWiki.com

Citando Richard Stallman:
``04 May 2009 (DMCA to censor discussion)
Apple has used the DMCA to censor discussion of how to use Apple products to do things Apple does not like.
While we must defend the right to post technical information on the net, the right way to deal with the iScrod and other Apple products is don't have anything to do with them. Apple is as nasty and vicious as Microsoft, and people should think of it as an enemy.
''