sábado, 15 de agosto de 2009

Golpistas hondurenhos arremetem contra estudantes da ELAM

AS forças golpistas em Honduras vapularam estudantes da Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM) que estão de visita nesse país e ofereciam atendimento médico a vários manifestantes feridos.

Em entrevista telefônica do México, a deputada do Partido Unificação Democrática (UD), Silvia Ayala, afirmou que os jovens foram golpeados e transladados a uma estação quando atendiam a vítimas da repressão policial em San Pedro Sula.


Vejam mais em Digital Gramna Internacional

Morre Imre Simon, pioneiro da computação

Professor titular aposentado da USP e um dos idealizadores do Programa Tidia foi um dos mais importantes líderes da ciência da computação no país

Imre Simon, professor titular aposentado do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), morreu na noite de quarta-feira (12/8), em sua residência na capital paulista, em decorrência de um câncer de pulmão.

Simon foi um dos pioneiros e um dos mais importantes líderes na área de ciência da computação no país, com enorme contribuição científica. Era membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e foi um dos idealizadores do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia) da Fapesp.


Vejam mais em Jornal da Ciência

A luta pelos assentamentos de São Gabriel

Agosto de 2009.
Depois de serem despejados violentamente da prefeitura municipal pela Brigada Militar, integrantes do MST ocupam área anexa a assentamento para pressionar governos federal, estadual e municipal a atenderem suas demandas.
Este é um outro lado da história que você não enxergará na grande mídia.

Índia constrói submarino nuclear próprio e aumentam tensões com a China

El reciente lanzamiento de un submarino nuclear por India, uno de los pocos países con la tecnología capaz de producir ese tipo de nave, demuestra la intención del gobierno de Nueva Delhi de no perder el control de las rutas marítimas que cruzan el océano Índico desde el mar Arábigo a Extremo Oriente, una zona cada vez más presente en el objetivo estratégico de China. (...)

El primer ministro de la India, Manmohan Singh, calificó este domingo de "logro histórico" la fabricación del primer submarino nuclear con tecnología exclusivamente india, que fue presentado en una ceremonia militar en el sur del país asiático. (...)

India ha aumentado en un 25% su gasto militar este año. Se trata de un enorme esfuerzo para un país que pese a un crecimiento económico per cápita del 4% desde 1980, tiene aún al 40% de su población en condiciones de extrema pobreza (ingresos diarios por debajo de US$ 1,25).

Notícia completa aqui

Reblog this post [with Zemanta]

Onde é mesmo que fica o Brasil?

Para a maioria da imprensa estrangeira, se não estamos no melhor dos mundos, estamos fora do pior deles, pois o Brasil é um dos únicos países em que a pobreza está diminuindo, apesar das fragilidades e distâncias sociais continuarem de monta. Por outro lado, na imprensa brasileira, o presidente Lula ora aparece como um parvo, ora como um monstro, ora como apequenado. O caso Sarney – agora em vias de ser remetido a um sussurro obsequioso por ter se enredado no caso Arthur Virgílio – começa a ceder passo ao caso da ex-secretária da Receita Federal versus a ministra chefe da Casa Civil. O artigo é de Flávio Aguiar.
Depois que os portugueses chegaram ao futuro Brasil, formaram-se duas visões complementares sobre a nova terra. Algumas descrições cobriam a “nova” terra com sinais paradisíacos, a partir mesmo da própria carta redigida por Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel. O clima ameno, as populações nativas num estado semelhante ao que Adão e Eva deveriam estar ao sair do Éden bíblico, as frutas suculentas e estranhas para os europeus, entre muita outra coisa, por exemplo. Tudo isso foi estudado no notável “Visão paraíso. Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil”, de Sérgio Buarque de Hollanda.


Vejam mais em Carta Maior

Doze jornalistas são feridos a pauladas em Caracas

Ao menos 12 jornalistas, oito deles seriamente, da Rede Capriles - um grupo de jornais de circulação nacional na Venezuela -, foram feridos a pauladas no centro de Caracas por volta do meio dia, enquanto protestavam contra um artigo no projeto de Lei de Educação em discussão na Assembleia Nacional que abre a possibilidade de tirar de circulação meios de comunicação que atentem contra "a saúde mental" de crianças e adolescentes.

Oito dos jornalistas feridos foram transportados a centros de saúde da capital por apresentar lesões na cabeça, inclusive fraturas nasais.

O texto completo no Terra Magazine.

A eutanásia republicana

Alguns de nós viram essa declaração com ceticismo. Alguns meses depois de Obama dar o discurso, eu observei que a sua visão de "um tipo diferente de política" era uma esperança vã, que qualquer democrata que chegasse à Casa Branca teria de enfrentar "uma sucessão de acusações jocosas e escândalos fabricados, viabilizados pelos maiores veículos da mídia que não têm coragem de fazer diretamente tantas acusações falsas".

O texto completo, de Paul Krugmann, no Terra Magazine.

Hondurezas

"Se quer saber quem está por trás do golpe em Honduras, veja quem financia Lanny Davis"

O comentário parece tirado de um filme de espionagem norte-americano, e o personagem que a pronunciou, para a revista progressista The American Prospect, também. É o embaixador Robert White, que atuou em El Salvador (onde criticou ditadura e acabou sacado de lá pela administração republicana) e no Paraguai (de onde enviou telegramas que são apontados, hoje, como indícios de envolvimento dos EUA na Operação Condor).

Lanny Davis, advogado, foi quem defendeu Bill Clinton no processo de impeachment. Hoje, faz lobby no Congresso em Washington, pelos golpistas em Honduras. E quem o financia é a elite empresarial hondurenha, integrante do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL). Na matéria de onde tirei essa história, AQUI, infelizmente em inglês, o embaixador White diz os financiadores do lobby pelo golpe são os mesmos que botaram Honduras na miséria em que está hoje.

Continue lendo no Sítio do Sérgio Léo.

Choques entre Hamas e seguidores de clérigo 'matam 13' em Gaza

Pelo menos 13 pessoas foram mortas e mais de 60 ficaram feridas nesta sexta-feira durante confrontos entre integrantes das forças de segurança do grupo palestino Hamas e seguidores de um clérigo radical islâmico na Faixa de Gaza, segundo informações dos serviços de emergência.

Segundo testemunhas, centenas de policiais do Hamas e outros militantes teriam cercado e atacado com foguetes uma mesquita em Rafah, perto da fronteira com o Egito, onde os seguidores do clérigo Abdel-Latif Moussa se concentravam.

Acredita-se que pelo menos 100 militantes estivessem refugiados na mesquita.

A maioria dos mortos foi de simpatizantes do clérigo, mas há registro de que um integrante do Hamas e uma criança também morreram. As redondezas da mesquita estão isoladas e há relatos de que a batalha prossegue.

O texto prossegue na BBC Brasil.


sexta-feira, 14 de agosto de 2009

MST denuncia violência da Brigada Militar e prática de tortura em São Gabriel



No entanto, o fato ocorrido em São Gabriel quarta-feira ultrapassou o limite do convencional e adquiriu características de tortura policial, acusa ainda. “As famílias relataram que, enquanto estavam na delegacia para serem identificadas, continuaram recebendo golpes de cassetete, chutes, socos e tapas dos policiais. Chegou a ser montado um corredor polonês em que as pessoas foram obrigadas a atravessar enquanto recebiam chutes e cacetadas. Inclusive a nova pistola elétrica, que deveria ser usada para ajudar na imobilização durante perseguição policial, foi utilizada para dar choque nas pessoas”.

Notícia completa no Marco Weissheimer - RS Urgente.

Os Perillo e a Casa Civil paulista

Posso estar enganado, mas nunca soube da Casa Civil se envolvendo em qualquer investigação criminal. Não faz parte de suas atribuições, a não ser que tenha repercussões políticas.

Concretamente:

A Casa Civil do governo paulista participou de um inquérito em que, no meio do caminho, foi retirado o nome de uma empresa goiana que pertence a um primo do aliado político de Serra, Marconi Perillo - que é suspeito de participar da empresa.


Veja o texto completo no blog do Luís Nassif.

Uribe pressiona pela aprovação da lei que permitirá sua reeleição como presidente da Colômbia

Uribe está dedicando grande parte de sua agenda a insuflar oxigênio no referendo que possibilitaria sua reeleição. A iniciativa legislativa, apoiada por 5 milhões de assinaturas, está bloqueada no Congresso. O referendo derrapa há meses no último trâmite: uma conciliação, já que as duas Câmaras - devido a um erro inicial de redação - aprovaram textos diferentes. Um indica que a reeleição seria em 2010; o outro, em 2014. O senador liberal Héctor Helí Rojas afirma que o governo, apesar da divisão e de inícios de rebelião na bancada, tem os votos necessários para conseguir seu objetivo. Mas acredita que o projeto terá problemas quando for submetido à aprovação do Tribunal Constitucional, devido aos erros na tramitação da iniciativa.

Texto completo, do El País, reproduzido no UOL.

Americano é condenado por deixar garrafas de água na fronteira com o México

A Justiça do Arizona, nos Estados Unidos, condenou um ativista de direitos humanos que deixava galões de garrafas plásticas de água na fronteira com o México para prestar assistência a imigrantes entrando no país ilegalmente.

Walt Staton, da organização No More Deaths (Sem mais mortes, em tradução livre), foi condenado por poluir a reserva nacional de Buenos Aires, perto de Tucson, no sudoeste do país.

Ele terá de cumprir pena de um ano em liberdade condicional, durante o qual deve completar 300 horas de trabalho comunitário recolhendo lixo.

A sentença, entretanto, reflete pouco do acirramento de ânimos que o caso gerou, para além da questão ambiental.

A notícia continua na BBC Brasil.


Uma empresa assassina e a mídia conivente

Duas[...] condenações à empresa General Motors do Brasil por danos morais e materiais. As sentenças judiciais foram baseadas em perícias técnicas que apontam defeitos de fábrica em automóveis.
[...]
"Já temos catalogados 50 casos de Vectras que se incendiaram ou explodiram no Brasil. Inclusive, com modelos novos 2008 e 2009. Porém, é muito mais barato para a empresa enfrentar os riscos de processos judicais isolados do que convocar um recall que livrasse os consumidores de acidentes trágicos como este”, diz. "Agora, iremos procurar o Ministério Público e buscar a realização do recall junto ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão vinculado ao Ministério da Justiça."

Pergunta deste editor: - Que a mídia gorda não dê uma palavra sobre o assunto, entende-se, afinal funciona como a máfia, agora, depois de toda a trajetória de dirigente sindical d'O cara no terreiro dessas indústrias, será que é quando presidente do país que ele fará um governo pelego para as montadoras? Duvido. Mas tenho visto tanta coisa que me parecia impossível acontecer neste governo...
Leia a reportagem completa na Revista Fórum. E depois só cometa o suicídio num carro GM se quiser.

Reino Unido colocará câmera de segurança dentro de residências



Milhares das "piores famílias da Inglaterra" serão colocadas em "sin bins", moradias subsidiadas pelo governo com câmeras de circuito interno. As câmeras serão usadas para garantir que as crianças estão fazendo a lição de casa e indo para a cama no horário. Cacete!

A justificativa é que, se as crianças forem criadas de forma organizada, elas não serão atraídas pelo mundo do crime e das drogas. E como as casas são subsidiadas, tecnicamente o governo não está colocando câmeras em moradias particulares: as casas são públicas.

Leia mais no Gizmodo Brasil.

A invenção da guitarra elétrica

Poucas pessoas sabem… mas quem inventou a guitarra elétrica foi o brasileiro Osmar Macedo. Numa viagem ao Brasil, na Bahia, o americano, Leo Fender, se encantou com o “pau elétrico” e levou com ele para os EUA um protótipo do pau elétrico que alguns anos depois foi patenteada como sendo sua invenção. Essa história é contada por Armandinho, filho de Osmar.

Leia mais no blog do Luís Nassif.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mídia destaca caso de apresentador acusado de encomendar mortes

O caso do deputado estadual amazonense Wallace Souza, acusado de ser o mandante de assassinatos para aumentar a audiência de seu programa de TV e se livrar de criminosos rivais, é destaque na imprensa mundial nesta quinta-feira.

“Apresentador de TV brasileiro é acusado de comandar gangue criminosa mortífera”, diz a manchete do jornal britânico The Guardian, que destaca que a polícia de Manaus está reabrindo dezenas de crimes não solucionados depois que uma investigação de 12 meses ter sugerido que o deputado seria o chefe de uma gangue criminosa.

Na longa reportagem, o jornal destaca a imunidade parlamentar de Souza.

“Há histórias reais que podem superar o roteiro de cinema policial mais rocambolesco”, diz o diário espanhol El País, afirmando que este é o caso de Wallace Souza.

A polícia do Amazonas começou a investigar o deputado em outubro passado, e em buscas em sua casa, encontrou grande quantidade de dinheiro, munições e cartuchos de balas retirados de locais de crimes.

Mais na BBC Brasil.

General argentino é condenado à prisão perpétua por crime da ditadura


O general reformado argentino que chefiou uma notória prisão na época da última ditadura militar do país foi condenado à prisão perpétua por crimes contra a humanidade.

Santiago Omar Riveros, de 86 anos, era o comandante do quartel de Campo de Mayo, nos arredores de Buenos Aires, e foi considerado culpado por seu envolvimento na morte do ativista comunista Floreal Avellaneda, que foi torturado e morto aos 15 anos de idade.

O texto continua na BBC Brasil.

Webjornalismo cidadão é alvo fácil para poderosos incomodados

Acabou A Nova Corja, blog gaucho independente que fez história na internet brasileira. Ex-integrante, Marcelo Trasel explicou - registrado hoje pelo Toda Midia - "Rodrigo Alvares decidiu encerrar o blog... O motivo é o desânimo causado pelos processos de Políbio Braga, Felipe Vieira e Banrisul. Nao que metessem medo. O problema é que custam dinheiro e tomam muito tempo. Todos os membros atuais e antigos da Corja têm empregos e famílias. O jornalismo era como uma prestaçao de serviços à sociedade. Quando os poderosos foram perturbados e resolveram se aproveitar do Judiciário para tentar calar a Corja, a sociedade mostrou-se incapaz de ajudar. O tempo livre dedicado ao jornalismo passou a ser dedicado a defender-se da litigância de má-fé...

Visto no Blog do Omar. Continua .

O ‘outro lado’ da Globo é exposto

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 13 DE AGOSTO DE 2009

Rede Record apresentou manipulações dos Marinho

Uma história de décadas de manipulações, acordos espúrios, perseguições e golpes contra a democracia aplicados pela Rede Globo, comandada pela família Marinho, foi apresentada ontem à noite pela Rede Record aos brasileiros. Respondendo aos ataques contra a Igreja Universal e a seus representantes, o 'Jornal da Record' mostrou o outro lado da Globo. Nem o presidente Lula foi poupado pela Globo. Edição tendenciosa do debate em 1989 levou o então candidato adversário Collor de Mello à vitória. Depois foi na reeleição de Lula, em 2006, com a publicação de fotos de dinheiro, vetadas pela Polícia Federal, para comprar suposto dossiê do PT contra candidatos do PSDB.
'Democracia nunca foi o forte da Globo', afirmou o 'Jornal da Record'. 'O poder da família Marinho teve origem com a didatura militar. A organização, que já tinha jornal e rádio, apoiou os ditadores em troca de sinal verde para a ilegalidade', frisou a Record.

...

Comentarios a UNASUR

1.- Se realizó el cambio de mando en la UNASUR, organismo que reune a todos los países de América del Sur. La Sra. Bachelet le entregó la presidencia al presidente Corea de Ecuador.

2. No asistió por razones obvias el presidente de Colombia Sr. Uribe, que ha calentado el ambiente con su actitud servil al Imperio yanqui, al cederle 7 bases militares y dos puertos exclusivos a las tropas y marinería gringa. Con el cuento que es “para impedir el tráfico de drogas por Colombia, cuando todo el mundo sabe que Colombia las produce y USA las consume, y todo el mundo sabe que Uribe es uno de los capos de la droga y de la narco-política en Colombia.

3.- No asistió por raros e increíbles acontecimientos el Sr. Alan García, presidente del Perú. Ayer, al volar de Lima a Quito se le echó a perder el avión en que , justo sobre el último aeropuerto del Perú. Aterrizó y no pidió otro avión, sino que se volvió a Lima. Disculpa “rasca” que nadie le ha creido. Simplemente , se corrió de asistir e inventó el cuentito del avión malo.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Fiscalização avança, mas não é o suficiente para erradicar o trabalho escravo

Por Karol Assunção [Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2009 às 12:28hs]

No Brasil, persistem os casos de pessoas que são submetidas a condições análogas ao trabalho escravo. Engana-se quem acredita que esse tipo de situação não existe mais. Depois de 121 anos da assinatura da Lei que aboliu a escravidão no país, ainda existem trabalhadores que vivem em meio a ameaças, terror psicológico, agressões físicas, punições e assassinatos.

A escravidão de hoje, apesar de diferente da antiga, existe sim. Prova disso são os números divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em julho passado. Segundo o Ministério, 1.492 trabalhadores que viviam em condições semelhantes à de trabalho escravo foram libertados somente nos primeiros sete meses de 2009. Nesse período, o Grupo Especial Móvel de Fiscalização, coordenado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), realizou 63 operações em 164 fazendas.


Vejam mais na Revista Fórum

Notícias de Minas no Novo Jornal

Polícia Federal intima Aécio Neves

Aécio terá que se explicar à Polícia Federal
Divulgação

Governador Aécio Neves
Na quinta-feira (30/07), a assessoria do Palácio da Liberdade distribuiu nota informando que o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Luiz Fernando Corrêa, acompanhado de outros membros da direção da instituição, estiveram no Palácio para agradecer o apoio recebido do governo de Minas nas operações que a Polícia Federal realiza em parceria com as forças de segurança do Estado.


Quem é o autor da Lista de Furnas?

Depois de anos, Polícia Federal descobre documento em papel timbrado do governo de Minas que originou a Lista de Furnas
Ilustração

Após anos de investigações e acusações contra Dimas Toledo, pela confecção da Lista de Furnas, ocasião em que o ex-dirigente da empresa foi praticamente execrado, aparece o documento que deu origem à Lista de Furnas, atribuída ao mesmo.

É inacreditável, pois se trata de um ofício em papel timbrado do governo de Minas, assinado pelo Secretário de Governo Danilo de Castro e encaminhado a Dimas Toledo.

O documento relaciona os beneficiários da campanha do governador Aécio Neves, assim como os doadores.

A certeza da impunidade era tão grande que a lista da “corrupção” foi feita em papel timbrado do governo de Minas.(Veja no link abaixo)

Globo se alia aos EUA por bases americanas e contra pré-sal

Por Mário Augusto Jakobskind, no Direto da Redação

A TV Globo mais uma vez deu o ar de sua graça subserviente quando da passagem pelo Brasil do general James Jones, assessor de Segurança Nacional do presidente Barack Obama. O âncora de um dos jornais da emissora, Wiliam Wack, fez uma entrevista do gênero convescote para o militar mostrar que os Estados Unidos estão muito a fim das riquezas petrolíferas do pré-sal e com “toda generosidade” (na visão da Globo, claro) oferecer “armas de última geração” para as desequipadas Forças Armadas brasileiras.

Vejam mais em Patria Latina

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Firefox: um bilhão de downloads




A notícia é de 31 de julho passado, no Gizmodo.

A institucionalização do PCC

“Camila Nunes Dias [socióloga, doutoranda da USP] constatou que o ‘Partido’ se encontra hoje estruturado de maneira empresarial e com domínio completo sobre os presídios paulistas. Cada um deles é gerenciado pelo ‘piloto’, que se reporta à cúpula de 18 líderes. Fora das prisões, seus representantes são os ‘torres’, com jurisdição sobre cada área de código DDD do Estado de São Paulo.

Não foi só o número de homicídios que recuou, mas também o de rebeliões e assassinatos dentro das penitenciárias. A violência aberta tornou-se contraproducente para os negócios do PCC e hoje vigora mais como ‘ultima ratio’, medida excepcional. Para matar, todo irmão precisa de autorização da direção do Partido.

O texto continua no blog do Luís Nassif.

Crise com vizinhos pode afetar duramente economia da Colômbia, dizem analistas

Hernando Salazar
Da BBC Mundo na Colômbia

A economia da Colômbia pode ser duramente afetada pelas recentes tensões diplomáticas entre o país, Venezuela e Equador, de acordo com analistas ouvidos pela BBC.

Segundo os analistas, 22% das exportações colombianas são direcionadas a estes dois países, sendo que 16% das vendas são feitas para a Venezuela e 6% para o Equador.

Mais três bancos americanos entraram em colapso

Encerraram suas atividades nesta última quinta feira o FIRST STATE BANK e o COMMUNITY NATIONAL BANK, da Flórida, e o OREGON'S COMMUNITY FIRST BANK.

A eliminação de muitas instituições menores está de acordo com a estratégia dos maiores bancos, com ajuda da administração Obama para montar uma reorganização do sistema bancário e financeiro, concentrando uma maior fatia do mercado nas mãos de poucas firmas gigantes.


Vejam os detalhes (em inglês, infelizmente) em COUNTERCURRENTS.ORG

Notícias de Cuba que não vemos na mídia corporativa

Embaixador ianque fez Hemingway sair de Cuba, afirma especialista

HAVANA, Cuba, 03 ago (ACN) Foi por pressões do embaixador norte-americano em Cuba, que o escritor Ernest Hemingway abandonou repentinamente a ilha em 25 de julho de 1960, afirma estudiosa cubana.



Ativistas americanos voltam de Cuba desafiando leis de seu país

HAVANA, Cuba, 04 ago (ACN) Depois de vários dias em Cuba, onde permaneciam em franco desafio ao bloqueio econômico, comercial e financeiro dos E.U. contra a ilha, voltou a esse país nesta segunda, um grupo de cidadãos norte-americanos, solidários a Cuba.


Vejam mais em ACN-Agencia Cubana de Notícias


14 anos sem Florestan Fernandes

Nascido em São Paulo, em 22 de julho de 1920, desde muito cedo Florestan Fernandes deparou-se com o universo social. Da infância pobre, que o levou a trabalhar ainda pequeno, Florestan cresceu para tornar-se um dos mais notáveis intelectuais brasileiros.

Da sua entrada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1941, passando pelo exílio imposto do AI-5 até a intensa participação na vida política nacional, Florestan deixou legado que une de modo ímpar a excelência acadêmica à atuação política.


Vejam mais no Portal da Fundação Perseu Abramo

Ban Ki-moon exige libertação imediata da líder da oposição birmanesa

O secretário-geral das Nações Unidas exigiu, esta terça-feira, a libertação imediata de Aung San Suu Kyi, que foi condenada a mais 18 meses de prisão domiciliária por ter dado abrigo a um cidadão norte-americano. Ban Ki-moon considerou a condenação uma «desilusão». Em comunicado, Ban Ki-moon apelou à junta militar birmanesa para a libertação «imediata e incondicional» de Suu Ky, acrescentando que o gesto poderia ser encarado como «um actor fundamental no processo de diálogo e reconciliação» nacional.


Vejam mais em Esquerda.net

Com software livre, Vermelho facilita a vida do internauta

O portal Vermelho a partir desta terça-feira (11) passa a usar software livre. Para o internauta, isso representa uma série de vantagens e facilidades imediatas. Para o portal, que sempre defendeu o software livre, é uma medida de coerência e também o início de uma fase de inovações.

A passagem para a linguagem PHP (sigla de Hypertext Preprocessor) tornou-se possível graças a uma nova ferramenta de gerenciamento do conteúdo do portal. Desdenvolvida pela empresa TMax Tecnologia, ela não só liberta o Vermelho do software proprietário: também introduz no portal alguns recursos e funções novas.

Vejam mais no Vermelho

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Novo colonialismo: Investidores estrangeiros tomam conta das terras agrícolas africanas

A diferença em relação a esse novo colonialismo é que os países estão permitindo prontamente serem conquistados. O primeiro-ministro da Etiópia disse que seu governo está "ansioso" para oferecer acesso a centenas de milhares de hectares de terras agrícolas. O ministro da agricultura da Turquia anunciou: "Escolham e peguem o que quiserem". Em meio à guerra contra o Taleban, o governo paquistanês investiu em sua autopromoção em Dubai, buscando seduzir os xeiques com redução de impostos e isenção de leis trabalhistas.

Todos esses esforços têm duas esperanças em comum. Uma é a esperança de os países pobres atingirem o desenvolvimento e a modernização em seus precários setores agrícolas. A outra é a esperança do mundo de que os investidores estrangeiros na África e na Ásia sejam capazes de produzir alimentos suficientes para um planeja que logo será povoado por 9,1 bilhões de pessoas; que eles tragam consigo todas as coisas que faltam aos países pobres, incluindo tecnologia, capital e conhecimento, sementes modernas e fertilizantes; e que esses investidores sejam capazes não só de dobrar as safras mas, em muitas partes da África, multiplicá-las por dez. Estimativas anteriores na verdade preveem um declínio na capacidade de produção de 3 a 4% em 2080, em comparação ao ano 2000.

Mais no texto da Der Spiegel, no UOL.

Milhares de pessoas pedem volta de Zelaya na capital de Honduras

Por Gustavo Palencia

TEGUCIGALPA (Reuters) - Com bandeiras de Honduras e entoando músicas de protesto, milhares de simpatizantes do presidente deposto Manuel Zelaya chegaram nesta terça-feira à capital do país para pedir a restituição do mandatário, expulso do poder em 28 de julho.

Os manifestantes marcharam vários quilômetros a partir de várias localidades do país da América Central até Tegucigalpa, como objetivo de protestar e aumentar a pressão sobre o governo do presidente interino, Roberto Micheletti.

Operação pandemia - documentário sobre a gripe suína

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Linux marxista: com estrela vermelha e palavras de ordem pela união dos trabalhadores do mundo inteiro

O artigo do VivaLinux.com.Ar apresenta alguns dos softwares incluídos no Estrella Roja, e um trecho selecionado do site da distribuição, que tento traduzir: “Motivada por e para o movimento revolucionário internacional, socialista, comunista, socialista-libertário: Estrella Roja chega em resposta tecno-política ao monopólio da Microsoft (e sua mega-espionagem) e ao apoliticismo do software livre, com já demasiadas distribuições claramente capitalistas, como Xandros, Linspire, RxArt, OpenSolaris, Linux XP, etc. e outras mais “comercializadas” por multimilionários como o caso de Mark Shuttleworth e Ubuntu.” (via vivalinux.com.ar)

Mais no BR-Linux.

YRC já admite que pode cair e ameaça o PMDB




















Sem comentários.

(Fac-símile parcial da Folha de S. Paulo, de hoje).

Do blog Diário Gauche: http://www.diariogauche.blogspot.com/

PF prende "homem forte" do PSDB no Mato Grosso

A partir das 5h de hoje (10) a Polícia Federal cumpre 11 mandados de prisão expedidos pelo juiz federal Julier Sebastião da Silva, na Operação Pacenas, além de 22 mandados de busca e apreensão em Cuiabá, e 9 cumpridos fora do Estado, sendo um no Distrito Federal, três em Goiânia, e cinco em São Paulo.
Fraudes em processos licitatórios envolvendo recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) levaram à operação.
Entre os presos estão servidores públicos da prefeitura tucana de Cuiabá, donos de construtoras e membros da comissão de licitação da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), empresa da prefeitura. Veja quem são:
- José Antônio Rosa (Procurador-geral da Prefeitura de Cuiabá, homem de confiança do prefeito Wilson Santos [PSDB], ex-presidente da SANECAP)
- Carlos Avalone (Empresário, suplente de deputado pelo PSDB e ex-secretário de Estado no governo tucano Dante de Oliveira)
- Ana Virgínia (Presidente da Comissão de Licitação da SANECAP).
- Adilson Moreira da Silva (Consultor de Licitação da Sanecap)
- Marcelo Avalone (Empreiteiro)
- Anildo Lima Barros (DEM) – Empresário e ex-prefeito de Cuiabá... Dentre Outros

Caiu o homem forte do prefeito Wilsons Santos, do PSDB, este que elogia o líder do crime organizado em MT, Comendador Arcanjo. Wilson é o mais forte postulante ao governo de MT em 2010. Será que não vão aprender com a Yeda?
Tentem encontrar alguma menção ao PSDB e DEM nesse caso de polícia na grande mídia...

Notícia completa aqui



Reblog this post [with Zemanta]

SENTENÇA DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS EVIDENCIA PARCIALIDADE DA JUSTIÇA E CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Nesta quinta-feira, dia 06 de agosto de 2009, a Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA divulgou a sentença do caso "Escher e outros VsBrasil", na qual condena o Brasil pelo uso de interceptações telefônicas ilegais em 1999 contra associações de trabalhadores rurais ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná.
O Estado brasileiro foi considerado culpado pela instalação dos grampos, pela divulgação ilegal das gravações e pela impunidade dos responsáveis

Continua AQUI.

Pequeño granito de arena: Una ONG pide que orinemos en la ducha

¿Sabes la cantidad de agua que podría ahorrarse si todos lo hiciesen?, postula una campaña publicitaria en Brasil de la ONG Sos Mata Atlántica.

(...)

Por cada ducha dejaríamos de tirar una vez de la cadena, y eso, si lo hiciésemos cada uno de nosotros en nuestra casa, son unos cuantos litros.

Esta campaña publicitaria está siendo todo un éxito en la televisión brasileña. "¡Orina en la ducha! ¡Salvad la selva tropical del Atlántico!", gritan los niños mientras salen los dibujos meándose tras las cortinillas.

(O vídeo da propaganda veja aqui)

Vejam mais em Urgente24

Israel monta equipa para guerra na web

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel montou uma equipa cuja tarefa é navegar na Internet 24h por dia, disseminando boas notícias sobre Israel. Os seus membros trabalham sob disfarce e fazem tudo para desacreditar os que defendem os direitos humanos e justiça para os palestinianos.
Por Jonathan Cook, em Nazaré

O forte apoio a Israel expressado nas secções de conversa dos sítios web, nos fóruns da Internet, nos blogs, no Twitter e Facebook, pode não ser tudo aquilo que parece.

Foi noticiado que o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel iria estabelecer uma equipa especial e incógnita de trabalhadores cuja tarefa seria navegar na Internet 24h por dia, disseminando boas notícias sobre Israel.

Vejam em Esquerda.Net

Blackwater acusada de utilizar prostitución infantil en Irak

Nuevas perturbadoras acusaciones han surgido en contra de XE, la infame firma de seguridad privada conocida como Blackwater Worldwide, cuyas operaciones fueron el centro de atención luego de la carnicería que realizaron en Bagdad en el año 2007.

Según un reportaje de MSNBC y basado en declaraciones juradas de dos empleados de Blackwater en la Corte Federal, la firma utilizó prostitución infantil en su complejo de la fortificada Zona Verde en Bagdad.


(Foto: El promiscuo, cristiano de las cruzadas,
asesino dueño de Blackwater, Eric Prince)



Vejam mais em aporrea.org

Las FARC no son el problema

Hay que ser claros en esta cuestión: las Farc no son el problema. Es Bogotá y su plan diseñado desde Washington para recobrar la hegemonía gringa en la Regíon Andina

A su salida de la reunión que sostuvo en el Palacio de Miraflores con el presidente de la República Bolivariana de Venezuela, Hugo Chávez Frías, el ex presidente Samper señaló: “he expresado mi preocupación porque se normalicen las relaciones entre los dos países, sobre todo por la situación que se vive en la frontera que es realmente preocupante”.

“He tomado nota de las preocupaciones del Gobierno de Venezuela sobre el tema de las bases militares para llevarlas a la Comisión Asesora de Relaciones Exteriores de Colombia que se reúne la semana próxima en Bogotá y al propio presidente Uribe”, expresó este jueves el ex presidente de Colombia, Ernesto Samper Pizano.

Informó que conversaron sobre la posibilidad de extender una invitación a los gobernadores de los estados fronterizos “para que vengan a Caracas para conversar sobre el problema en la frontera”.


Vejam em La Haine.org

Aconteceu em 10 de agosto - 1974 - Dia do frei Tito

Frei Tito de Alencar, cearense, 28 anos, suicida-se em Arbresele, França. Não suporta a carga do banimento e as sequelas das torturas ministradas pela equipe de Fleury na Oban-SP, 1969.

( Na foto, Frei Tito no exílio)


Vejam no Vermelho


Éxito electoral anticapitalista

[La elección al Parlamento Europeo del dirigente del Partido Socialista de Irlanda, Joe Higgins, muestra la importancia del “no de izquierdas” en el referéndum que rechazó el Tratado de Lisboa el 12 de junio de 2008. Con 50.510 votos de primera referencia (el 12,4% de los votos realizados) en la circunscripción de Dublín, se trata de un avance electoral significativo, hecho posible también debido a que el otro reagrupamiento importante de la izquierda anticapitalista irlandesa, People before profit alliance (PBA, Alianza “el Pueblo antes que la ganancia”), no ha presentado candidatura en competencia a las elecciones europeas.

En elecciones locales que tuvieron lugar al mismo tiempo, el Partido Socialista de Irlanda también logró seis consejeros, obteniendo como media en las circunscripciones en que se presentaba más del 13% de los votos preferenciales como media (de ellos más del 22% en Swords, el 18% en Mulhuddart, el 28% en Castleknock y el 26,5% en Cork North Central).
(...)
Cuando se supo su elección, Joe Higgns respondió a las preguntas de los periodistas. Reproducimos aquí la grabación de la improvisada conferencia de prensa].


Joe Higgins : Es un golpe importante asestado por la gente ordinaria de Dublín a las políticas salvajes del gobierno de Fianna Fàil /2 y de los Verdes, que ha hecho pagar la crisis a los trabajadores y a los parados. Una crisis causada por los banqueros, los promotores y los especuladores y facilitada por Fianna Fàil. Los trabajadores no han creado esta crisis y no deben pagar su precio.


Vejam mais em Viento Sur

A Polícia Federal já investiga o esquema entre dirigente do PPS e empreiteiras mineiras

“A historia é caprichosa, não existem fatos novos”. “Pé de manga só vai dar manga” - Ditados populares.

Nas últimas décadas, Minas Gerais deixou de ser um Estado conhecido pela austeridade para transformar-se em celeiro de malfeitores. Não por outro motivo, alguns opositores do governador Aécio Neves já denominaram o Centro Administrativo de “Gotham City”.

Quase a totalidade da nova geração mineira, nascida após a década de 80, pouco sabe do que ocorreu no País e no mundo no século passado. Não por desinteresse dessa geração, mas pela ausência total de informação a esse respeito no currículo das escolas e até mesmo das universidades brasileiras.

Assim como na França, os colaboracionistas da Segunda Guerra Mundial foram apagados da história pelos intelectuais franceses.

No Brasil, setores da intelectualidade negam-se a admitir a existência de uma esquerda profissional e remunerada, que esteve e está ativa no País através de estrutura partidária por quase um século. Estes intelectuais insistem em não querer acordar do sonho que para o mundo inteiro já acabou.


Vejam mais em Novo Jornal

Pedreiro morre por furtar coxinha. E se ele fosse Senador?

O pedreiro Ademir Peraro havia roubado coxinhas, pães de queijo e creme para cabelo do supermercado Dia%, da rede Carrefour, em São Carlos. O total do furto: R$ 26,00. Como a cidade fica no interior do Estado de são Paulo, onde arautos da justiça reacionária têm mantido pessoas flagradas por furto famélico ou de baixo valor no xilindró, imaginei que esse também seria o destino de Ademir. Contudo, os seguranças do mercado resolveram fazer justiça com as próprias mãos.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, ele foi levado até um banheiro e agredido com chutes, socos e um rodo e deixado trancado, definhando, até às 22h. Depois, buscou socorro, mas já era tarde: acabou morrendo por hemorragia interna e traumatismos nesta quinta (6). Na delegacia, o segurança Rodolfo Fernando Bastreli confirmou o caso e disse que seu supervisor, que o ajudou na sessão de tortura, Diego Luperini Bento, foi o mais violento. Ninguém foi preso devido à falta de flagrante.

Continue lendo no blog do Sakamoto.

Vídeo mostra prefeito de Cuiabá elogiando criminoso preso pela Polícia Federal

O site Mega Debate, do jornalista José Marcondes, o "Muvuca", traz um vídeo neste domingo [19 de julho] onde o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), faz rasgados elogios ao comendador João Arcanjo Ribeiro, preso pela Polícia Federal, acusado de liderar o crime organizado em Mato Grosso.

"Sua empresa é uma das maiores empregadoras deste Estado", afirma Wilson, nas imagens antigas, gravadas quando ele ainda exercia o cargo de deputado estadual. No entanto, há de se observar que nitidamente as imagens foram editadas. Mas, algumas frases de elogio a Arcanjo podem ser facilmente ouvidas sem cortes ou montagens.

Wilson Santos é o favorito em 2010 nas eleições para governador no Mato Grosso. Para não perder a carona, quem volta à cena política nacional é o ex-senador matogrossense Antero Paes de Barros, como tropa de choque do PSDB na CPI da Petrobrás, antigo amigo do temível Comendador Arcanjo.

O vídeo pode ser visto aqui

Reblog this post [with Zemanta]

Uma provável fraude na Eucatex

Chamo a atenção dos senhores para este post. É uma demonstração do incrível poder de fiscalização e de investigação da Blogosfera - dos comentaristas que vão juntando informações e complementando dados.

A partir de um comentário do leitor Zé, que era fornecedor da Eucatex, o leitor Eduardo completou com pesquisas. E temos aqui, em primeira mão, indícios fortes de que pode ter havido fraude no processo de recuperação judicial da Eucatex.

Veja o texto completo no blog do Luís Nassif.


Juiz escravagista usa polícia contra sem-terra no Maranhão

Em 1º de agosto, famílias que haviam ocupado a fazenda do juiz Marcelo Testa Baldochi foram despejadas por ordem da Justiça do Maranhão. Três dias depois, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocuparam novamente a área. E, ontem pela manhã, foram despejadas pela segunda vez, em uma ação violenta. De acordo com as famílias, o próprio juiz participou dessa segunda ação, auxiliado por 50 policiais militares.

Trabalhadores teriam sido espancados e tiveram pertences, como documentos e roupas, queimados. Dois deles, que foram presos e agredidos, permanecem detidos na delegacia de Santa Inês. Segundo o MST, o clima é de tensão, pois a polícia permanece fazendo guarda e aterrorizando um assentamento que fica próximo ao local.

O texto continua no blog do Sakamoto.

O coronel e o dono da bola no playground do Congresso

Muita gente acha constrangedor e de mau gosto os bate-bocas exaltados no Congresso Nacional durante momentos de crise como este. Eu particularmente não. Adoro. Não é novidade para ninguém, que nessas horas, e apenas nessas horas, durante o calor da discussão, afloram fatos e verdades jogadas para baixo do tapete pelo jogo político. Ontem, o bafafá entre os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) foi escatológico, mas divertidíssimo.

O texto continua no blog do Sakamoto.

Paraguai, Magnoli e a arte de apoiar criticando

Como fica mal apoiar Lula, e ainda mais defender país pobre sul-americano, o Magnolil, como bom ex-trotskista, faz uma esperta jogada política, e mascara a defesa da ação do governo numa crítica. Diz que Lula está errado porque, em vez de manipular os termos do acordo de Itaipu para atender a Lugo, deveria escancaradamente renegociar o tratado de Itaipu em favor dos paraguaios, reivindicação do Paraguai recusada pelo Itamaraty, segundo ele, por "medo de encarar o debate público doméstico.".

Divertidíssimo. "Medo de encarar o debate público doméstico", traduzido para português corrente quer dizer: para evitar as porradas que levaria nos jornais, entre eles o Estadão e seus articulistas. Magnoli, no Estadão, critica Lula por não fazer o que o Estadão criticaria duramente se Lula tivesse feito .

O texto completo no Sítio do Sérgio Léo.

domingo, 9 de agosto de 2009

Colombia: ¿sabe usted quién es Uribe?

En el 2005 fue publicado en ANNCOL una agencia de prensa colombiana el artículo “Los Innombrables” . Hoy el informe de WOLA que circula en el mundo muestra cuánta razón tenían esos periodistas en dicha denuncia y muestra que aún faltan muchos de los involucrados en el narco, paramilitarismo. Del presidente Uribe Vélez, hacia abajo, tal como ahora lo señala otro periodista Allende La Paz.

Las denuncias sobre los nexos narco, paramilitares de Alvaro
Uribe Vélez han acompañado su “vida” política. Desde hace muchos años las denuncias han sido directas. Recogiendo esas denuncias el 28 de septiembre publicó en ANNCOL un artículo titulado “Los Innombrables” , en el cual se hacía una sucinta relación del círculo narco, paramilitar de Alvaro Uribe Vélez. Es indispensable en este momento recordar los apartes más importantes de dicho artículo, los cuales han sido confirmados por un artículo de WOLA y por las investigaciones de La Corte.
Muchas de estas denuncias están documentadas en el libro “Biografía no autorizada de Alvaro Uribe Vélez” de Joseph Contreras y Fernando Garavito.

La familia de Alvaro Uribe Vélez es una familia modelo, vinculada al narcotráfico y al paramilitarismo. Su padre, Jorge Alberto Uribe Sierra, vinculado al Cartel de Medellín, y muy amigo de Pablo Escobar Gaviria.


Vejam mais em KAOSENLARED.NET