sábado, 22 de agosto de 2009

CIA usou furadeira em interrogatório, diz imprensa americana

Reportagens publicadas neste sábado na imprensa americana afirmam que a CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) teria usado armas, furadeiras elétricas e técnicas de tortura psicológica para extrair informações de suspeitos de cometer atos terroristas.

As reportagens publicadas pelo jornal Washington Post, pela revista Newsweek, e pela Agência de Notícias Associated Press (AP) trazem detalhes de um relatório compilado em 2004 pelo então inspetor-geral da CIA. O documento foi mantido em sigilo até agora, mas será divulgado esta semana.

Vejam mais na BBC Brasil


Manifesto do Stressionismo

Entrevista a Manoel Fernandes Neto

A arte pode ser inspirada pelo estresse do cotidiano? Um grupo capitaneado pelo artista visual Wilson Inácio acreditou que sim, e lançou o Manifesto do Stressionista, em 2007, o qual já conta com um ambiente de rede, além de inspirar diversas atuações artísticas pelo País. Wilson, que foi professor da Universidade Estadual de Londrina, nas disciplinas Crítica e História da Arte, e atualmente desenvolve um trabalho como arte-educador no Ponto de Cultura Malha Cultural e Cidadania, de Cambé, conversou com a NovaE sobre o Manifesto e sua multiplicação.


Veja a entrevista e o manifesto em NOVAE e acesse a página do grupo (tranquilamente com ou sem stress) neste endereço.

Jornal da Ciência

Novos polos e instituições ampliam a Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) ampliou seu leque de parcerias com a aprovação de 14 instituições de ensino superior públicas (IES) para oferta de cursos em polos do Sistema UAB e com a permissão para implementação de 163 polos de apoio presencial.

As novas unidades foram incluídas pela Portaria nº 802, que permite a implantação de 135 polos, referente às ações do Plano de Ações Articuladas (PAR), bem como a aprovação de IES públicas para oferta de cursos em polos do Sistema UAB. Já a Portaria nº 803 implementa o Sistema UAB com polos de apoio presencial oriundos do Programa Pró-Licenciatura, em 28 municípios.


SciELO chega à África

Em editorial na revista Science, membro da academia de ciências sul-africana conta por que o país escolheu a plataforma de publicação da Bireme/FAPESP para aumentar a visibilidade internacional de suas revistas científicas

A fim de otimizar o alcance global e o impacto potencial da pesquisa feita no país, a Academia de Ciências da África do Sul (Assaf) adotou a modalidade de acesso aberto por meio da plataforma SciELO (Scientific Eletronic Library Online) para a publicação de seus periódicos acadêmicos.


Alagoas manifesta interesse em abrigar nova usina nuclear

Região Nordeste é apontada como a preferencial para a instalação das duas novas centrais nucleares brasileiras, até 2030

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, visitou nesta quinta-feira a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis, RJ, e disse estar "absolutamente convencido" da importância das usinas nucleares no seu estado, pois, somente com iniciativas desse porte, Alagoas poderá elevar o nível sócio-econômico e superar condições sociais dramáticas.


Mais notícias podem ser vistas no Jornal da Ciência-SBPC




Êta imprensazinha mentirosa... e com complexo de barata

O Presidente Lula telefonou para o Presidente Obama, e conversaram sobre as bases militares na Colômbia, e sobre a situação em Honduras.

O Presidente Lula representou os demais presidentes sul-americanos, e reinvindica um novo encontro de Obama com os presidente da UNASUL (a última, com a participação de Obama, foi em abril deste ano).

Obviamente uma nova reunião destas será agendada com muitos meses de antecedência.

Até porque para ser útil, o departamento de Estado e de Defesa dos EUA tem que firmarem posição para Obama poder assumir, e isso não se faz de improviso, em uma semana.

Lula se prontificou a afinar posições junto aos países vizinhos na reunião da Unasul, marcada para a próxima sexta-feira em Bariloche, Argentina.

Essa reunião da semana que vem nunca teve a presença de Obama solicitada. Seria ridículo chamar um presidente estadunidense (ou de qualquer país) para, em uma semana, mudar sua política militar de improviso.


Vejam mais no blog dos Amigos do Presidente Lula (aproveitem para ler a íntegra do documento do Gabinete de Segurança Institucional-GSI a respeito do caso Lina neste endereço)

Colombia: El acuerdo Washington Bogotá amenaza el Amazonas.

NO ES LA "FALTA de comprensión " ni la carencia de información detallada lo que provocó un alerta roja en el gobierno brasileño y sus FF.AA. aA raíz del acuerdo entre Colombia y EE.UU. por la instalación de bases militares.

El impacto no proviene tampoco del hecho de que estén en juego siete de ellas.Y menos aún que algunas de esas instalaciones, que irán a compartir colombianos y estadounidenses, estén en puntos limítrofes del Amazonas.

La verdadera preocupación de Lula da Silva, de su canciller Celso Amorim y su ministro de Defensa, tiene un nombre: se llama Palanquero.Basta acceder a un paper de la Fuerza Aérea norteamericana: "White paper air mobility command. Global en route strategy" publicado en abril de este año, para entender por qué en particular esa instalación, la única que tiene presupuesto asignado para este año, coloca a Brasil en una emergencia desde que cualquier punto de sus 8 millones de kilómetroscuadrados puede ser rápidamente alcanzado por tropas expedicionarias de EE.UU.

(...)
Para Brasil, el objetivo trasciende la paz regional, en el sentido que se había planteado Lula a partir de 2003. Ya no es Venezuela, ni Ecuador y ni siquiera Honduras.

Es un nuevo escenario que está a las puertas de Brasil y que permitirá a Estados Unidos llegar cómodamente hasta la costa Atlántica de este país, incluidos los riquísimos reservorios de petróleo que están en la plataforma submarina.


Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Urgente: Trabajador rural Sin Tierra fue asesinado por la espalda

El trabajador rural sin tierra Eltn Brum, de 44 años, fue asesinado esta mañana por la brigada militar en el desalojo de la hacienda Southall, en San Gabriel

Allí fue asesinado con un tiro de calibre 12 por la espalda. la información es del diputado estadal Dionilso Marcon (PT-RS), que acompaña la identificación del cuerpo en el hospital.

Los 700 trabajadores rurales sin tierra que ocupaban la hacienda desde el miércoles pasado, permanecen aisladas en el local. La abogada de las familias solo tuvo acceso al área en el inicio de la tarde.

El número de heridos con perdigones, y mordeduras de perros es mayor que las 14 personas anunciadas por la brigada.

La ocupación reivindicaba la aplicación de los recursos para la salud, educación e infraestructura en los asentamientos de la región y la expropiación de lo que resta de la hacienda Southall.

También como la liberación inmediata en la justicia, de las haciendas Antoniazzi y 33, en San Gabriel, para el asentamiento de las familias acampadas en el Estado.

Aporte informativo solidario: Alan Camargo, alangcamargo@hotmail.com / Abraco, Brasil. http://ruedadeprensa.ning.com/

LA HAINE.ORG

"Vuelvo a los clásicos, incluido Marx"

"Cuando el Estado no regula bien, el mercado no funciona o produce resultados que no son tolerables. El Estado es imprescindible en tanto que regulador y en tanto autoridad que hace cumplir las normas". Joaquín Almunia, (Bilbao, 1948), que está viviendo en primera línea los avatares de la crisis financiera que sacude el mundo como comisario de Asuntos Económicos y Monetarios, invoca con estas palabras la vuelta al Estado como primera medicina para remendar los desmanes financieros. Ha exhibido una especial frialdad en medio de la tormenta financiera y ha ganado autoridad y respeto entre los responsables económicos de los Veintisiete. Las reacciones apasionadas se las reserva para el Athletic de Bilbao.

Almunia cree que los derrumbes financieros que están generando ejércitos de desempleados son "la herencia de mucha gente, desde Reagan a Thatcher, pero también de Greenspan". "Es la herencia del discurso que hemos escuchado desde voces del sector financiero privado, defensoras de la autorregulación frente a cualquier intento de regulación", dice.


Vejam mais em ELPAÍS.COM

Cientistas alemães contestam a pseudo-religião do aquecimento global: Carta aberta a Angela Merkel

Mais de 130 eminentes cientistas alemães, em carta aberta à chanceler Ângela Merkel, contestam o hipotético aquecimento global causado pelo homem. Dentre os signatários há vários cientistas do IPCC, organismo das Nações Unidas que tem sido o grande promotor da dita cuja hipótese. Eis a íntegra da carta de 26 de Julho de 2009:
. À atenção da honorável Senhora Angela Merkel, Chanceler da Alemanha

A história conta-nos reiteradamente que muitas vezes líderes políticos adoptaram decisões erradas por terem seguido conselhos de assessores incompetentes ou preconceituosos, o que na altura não era possível detectar.

Os políticos frequentemente iniciam a sua carreira com um tema que lhes permite destacar-se. Anteriormente, como ministra do Ambiente, V. Exa. fez exactamente isso pois atribuiu uma alta prioridade às alterações climáticas.

Mas, ao fazê-lo, cometeu um erro o qual, posteriormente, conduziu a muitos prejuízos. Isto nunca deveria ter acontecido, especialmente tendo em consideração que V. Exa. é licenciada em física.


Vejam mais (inclusive a relação com os nomes dos cientistas) em RESISTIR.INFO

Inácio ironiza PSDB e defende retorno da CPMF

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) defendeu a aprovação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), que substitui a extinta Contribuição sobre Movimentação Financeira (CPMF). “Votei três vezes na CPMF. Duas no Governo FHC e outra no Lula; espero que ela volte com força”, disse o comunista ironizando o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que é radicalmente contra, embora o imposto tenha nascido no governo Fernando Henrique Cardoso. Eles debateram o assunto nesta sexta (21) ao vivo na rádio CBN.

A polêmica voltou à tona após o acordo feito nesta semana entre o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e a bancada do seu partido, o PMDB, para que o projeto seja votado até setembro. O PT já disse que apoia.

Trata-se de um substitutivo da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 306/2008, do Senado, que regulamenta a emenda constitucional nº 29 prevendo à CSS alíquota de 0,1%, menor que os 0,38% da CPMF. A cobrança do imposto sobre as transações financeiras levaria a uma arrecadação anual de R$ 12 bilhões para o setor.



Vejam mais no Vermelho

Da série "leitor que pega no pé"

Parece que a manipulação no Globo virou vicio ou será que existe um Manual de redação do Globo e companhia que diz que governos aliados tem que usar palavras leves e da Venezuela, desastres.

Como alguém pode explicar que em uma mesma noticia (em poucas linhas de diferença) o reporter fala TEVE QUEDA de 10,3% e depois diz economia da Venezuela DESPENCOU 2,4%?

Pois é. Como pode? Mais no Luís Nassif.

A previdência é superavitária

A Previdência Social brasileira é superavitária. Em julho o superávit foi de R$ 13 milhões. É o terceiro mês do ano em que se registrou superávit. Os anteriores haviam sido Fevereiro (R$ 268 milhões) e Maio (R$ 214,3 milhões).

A enxurrada de manchetes dos jornais de ontem, apontando para um suposto deficit da Previdência, deve-se ao engano sistemático alimentado especialmente por economistas como Fábio Giambiagi. Juntam-se na mesma conta os dados da Previdência urbana e as políticas assistenciais que nada têm a ver para passar a falsa impressão de déficit – e poder impor aumentos de alíquotas ou redução de benefícios.

Confira a coluna econômica do Luis Nassif no Último Segundo.

A guerra contra os blogs

Trata-se da primeira vez que participo de seu blog. Infelizmente, a postagem não se refere a nenhum fato agradável e sim, de mais uma demonstração ditatorial de um jornal, em face de um blogueiro. No caso de Campos, em face de três blogueiros.

Estamos sendo acionados na Justiça estadual, devido as postagens de alguns anônimos. Os fatos ocorreram na época das eleições municipais, onde disputavam de forma ferrenha a Prefeitura de Campos, a ex-governadora do Rio de Janeiro Rosinha Garotinho e o deputado Federal Arnaldo Viannna.

Os blogs campistas tiveram uma participação crucial, pois levamos aos eleitores, informações que nunca seriam publicadas nos jornais de grande circulação de nossa cidade. Um deles é a Folha da Manhã que nos processa.

Continua no Luís Nassif.

Mais de 70 ilegais podem ter morrido no Mediterrâneo

Agências humanitárias disseram nesta quinta-feira que cerca de 75 imigrantes ilegais podem ter morrido no Mar Mediterrâneo ao tentar fazer a travessia da África à Europa em um bote.

Cinco sobreviventes, três homens eritreus, uma mulher e uma criança foram resgatados pela Guarda Costeira da Itália à deriva entre Malta e a ilha italiana de Lampedusa.

Eles disseram que deixaram a costa líbia há três semanas, mas esgotaram seus suprimentos de comida, água e combustível.

Continua na BBC Brasil.

Nove morrem em suposto ataque de mísseis dos EUA no Paquistão

Pelo menos nove pessoas morreram em um suposto ataque de mísseis americano nesta sexta-feira no noroeste do Paquistão, segundo autoridades locais.

As informações das autoridades sugerem que um ou dois mísseis teriam sido lançados de aviões não-tripulados, atingido o vilarejo de Dande Darpa Khel, na região tribal do Waziristão do Norte.

Há relatos de que o vilarejo é frequentada por simpatizantes do líder afegão do Talebã, Jalaluddin Haqqani.

No último ano, a região tribal, que faz fronteira com o Afeganistão, foi alvo de dezenas de ataques de mísseis.

Mais na BBC Brasil.

'O que mais dói é saber que não foi a primeira vez e que pode não ser a última', diz vigia negro confundido com ladrão em SP

- A dentista disse que a minha gengiva superior descolou. E que vão ficar sequelas pelo resto da vida. Ainda não sei quando vou comer normalmente.

Nascido na Bahia, Januário mora em São Paulo há 10 anos e desabafa:

- O que mais dói é saber que não foi a primeira vez e que pode não ser a última - afirma, cabisbaixo.

Mas basta olhar para seus dois filhos, uma garota de 2 anos e um menino de 5, que Januário recobra a esperança.

A notícia n' O Globo.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Globo já começa a querer manipular Marina Silva

Altino Machado, jornalista do Acre, diz em seu blog:

Direto de minhas fontes na imprensa:

Orientações específicas da direção do jornal O Globo para a cobertura da campanha de Marina Silva: mantê-la presa ao tema ambiental, destacar todas as declarações que a contraponham a Lula e a Dilma, apresentá-la como uma candidata idealista, dar destaque a declarações de militantes e aprofundar a ruptura com o PT.


Vejam mais no blog dos Amigos do Presidente Lula

Faroeste gaúcho

Quem estabelecer uma relação plausível entre a propaganda do déficit zero, as escolas de lata, o saque ao erário e a morte de um Sem Terra, além da tortura sobre outros, ganha um murro. Dá para se perguntar se é vingança, esse grande motor dos homicídios que tanto povoa as legislações penais, o que matou Elton Brum, o militante Sem Terra executado hoje, à queima-roupa, na presença do Ministério Público Estadual, pela Brigada Militar. Mas vingança, como se sabe desde Aristóteles, pelo menos, estabelece-se numa relação comutativa, entre iguais. A tendência ao infinito e à consequente destruição total que a prática da vingança implica é um dos fundamentos para que se tenha desenvolvido o conceito de justiça distributiva e também o de lei. É claro, a vingança não desapareceu, mas algumas de suas manifestações tornaram-se passíveis de punição, porque passaram a ser subsumidas pela lei como crime.

Katarina Peixoto faz uma análise corrosiva e tenta extrair alguma lógica da pataquada inconstitucional que é o governo Yeda a partir do assassinato criminoso do Sem Terra Elton Brum hoje em São Gabriel. Na manifestação de Fora Yeda da semana passada meia dúzia de CC´s ainda tiveram a coragem de segurar cartazes com os dizeres "Fica Yeda, o Rio Grande te escolheu".
Que Rio Grande cara pálida?
Lá no RS Urgente.

Sem-terra é morto durante despejo no RS, diz MST

O sem-terra Elton Brum da Silva foi morto durante operação de despejo dos invasores da Fazenda Southall, feita pela Brigada Militar (BM, a Polícia Militar gaúcha) na manhã de hoje em São Gabriel, no sudoeste do Rio Grande do Sul. A informação é do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que acusa a BM pelo tiro que matou seu militante.

Leia MAIS.

Sem-terra assassinado no Sul

Trabalhador sem-terra é assassinado em São Gabriel

Na manhã de hoje, durante desocupação promovida pela Brigada Militar gaúcha na Fazenda Southall (ocupada há dias pelo MST), município de São Gabriel, foi morto o trabalhador rural Elton Brum da Silva, de 44 anos. Segundo foi divulgado por fontes ligadas ao Hospital Santa Casa de Caridade, ele foi atingido por um disparo de arma de fogo na região do tórax. Há informação de que mais de uma dezena de pessoas foram feridas durante a operação da BM.

O governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da BM, tem se caracterizado por tratar os movimentos sociais como 'caso de polícia', usando e abusando de violência, especialmente contra o MST, professores e estudantes. A morte de Elton Brum da Silva, portanto, é praticamente uma 'morte anunciada'. (...)

*Leia mais no blog do Júlio Garcia http://www.jcsgarcia.blogspot.com/
Desemprego no Brasil surpreende e renova mínima do ano

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O desemprego no Brasil diminuiu e a renda do trabalhador aumentou em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. O dado contrariou as previsões do mercado de alta, mas ficou em linha com a estimativa do ministro do Trabalho feita em entrevista à Reuters na véspera.

O desemprego nas regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE caiu para 8,0 por cento em julho, ante 8,1 por cento em junho. Foi o menor patamar desde dezembro.


Petrobrás descobre óleo leve na bacia de Campos

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras anunciou nesta quinta-feira a descoberta de óleo leve em reservatórios situados na bacia de Campos.

"Análises preliminares indicam a presença de volumes recuperáveis em torno de 280 milhões de barris de óleo leve (28 graus API) e com boa produtividade", destacou a estatal em um comunicado.

A descoberta, no pós-sal, ocorreu com a perfuração do poço informalmente denominado Aruanã, na concessão exploratória BM-C-36 (bloco C-M-401), operada com exclusividade pela Petrobras.

O chamado poço descobridor está localizado a cerca de 120 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d'água de 976 metros.


Vejam mais na REUTERS BRASIL

La guerra mediática en América Latina

Para comprender la naturaleza y tendencias de muchos de los conflictos y disputas -culturales e ideológicas- que se desarrollan hoy en América Latina
No perder de vista esta nueva dimensión de la lucha política, a saber, "la guerra mediática" o el "terrorismo mediático", es una condición necesaria para comprender la naturaleza y tendencias de muchos de los conflictos y disputas -culturales e ideológicas- que se desarrollan hoy en América Latina

(...)

En el contexto de la globalización neoliberal, los medios de comunicación hegemónicos constituyen uno de los principales ''aparatos'' de producción de consenso y de reproducción del ''sentido común'' dominante y de la cultura de masas. Ahora, además, ante el fracaso y la deriva de muchos de los anquilosados partidos políticos latinoamericanos (devenidos en maquinarias electorales y ''feudales''), se han convertido en bastiones de la oposición a los procesos de cambio social, político y cultural.

Conglomerados como Televisa, de México; O' Globo, de Brasil; Clarín, de Argentina; el Grupo Cisneros, de Venezuela; la Casa Editorial El Tiempo, de Colombia; y hasta el español Grupo Prisa, son algunos de los principales portaestandartes de la contraofensiva de la derecha. Sus ''contenidos informativos independientes'' inundan los noticiarios, revistas, diarios, programas televisivos y radiofónicos de sus empresas de comunicación aliadas (satélites) en nuestros países.


Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET


Globovisión convocó públicamente a agredir a la periodista Maripili Hernández

Caracas.19 Ago.ABN.- Una vez más, el canal privado de televisión Globovisión arremete contra la tranquilidad de la sociedad venezolana. Esta vez la campaña mediática estuvo dirigida en contra de la periodista Maripili Hernández, quien en su programa radial transmitido en la emisora Unión Radio, reiteradamente ha expresado su solidaridad con los trabajadores del canal Ávila TV.

En horas de la mañana de este miércoles, durante un programa matutino transmitido por el canal privado, las moderadoras convocaron en tres oportunidades a “sonar cacerolas” y protestar en contra de la comunicadora a las puertas de la emisora radial donde labora, justamente a la hora cuando el programa es transmitido.

La periodista señaló que cerca del mediodía un equipo reporteril de Globovisión se dirigió a la radio a fin de registrar la posible confrontación, retirándose luego al constatar que no hubo la asistencia esperada y que se encontraban sólo reporteros de Ávila TV.


Vejam mais em APORREA.ORG

A recuperação do desastre neoliberal

Porque a Islândia e a Letónia não pagarão (nem poderão) as trapaças dos cleptocratas

Podem a Islândia e a Letónia pagar as dívidas externas assumidas por uma diminuta camada da sua população?

A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional disseram-lhes para substituir dívidas privadas por obrigações públicas e para pagá-las elevando impostos, cortando nos gastos públicos e obrigando cidadãos a esgotarem as suas poupanças.
(...)
Trata-se de um conjunto de suposições e teoria económica lixo amadas por cleptocratas, vigaristas e neoliberais, pois isso lhes permite obterem muita, muita riqueza e então correrem ao governo afirmando que um acidente como o Katrina verificou-se o qual exige que eles sejam plenamente salvo ou do contrário a economia entrará em colapso sem os seus serviços interesseiros de busca da riqueza. Este misticismo do "mercado racional" é o que agora passa por ser ciência económica. E é em nome desta ciência lixo que responsáveis financeiros da UE e, na verdade, banqueiros centrais de todo o mundo são doutrinados com viseiras que na verdade lhes permitem achar que todo o colapso das suas teorias é "inesperado".


Vejam o artigo completo em RESISTIR.INFO

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Internet 2: Internet tem papel fundamental em campanhas políticas, conclui estudo

Um estudo representativo apresentado nesta quarta-feira (19/08) pelo instituto de pesquisas de opinião Forsa e a Associação Alemã das Empresas de Informação, Telecomunicação e Novas Mídias (Bitkom) demonstrou o papel fundamental da internet principalmente entre jovens eleitores.

Na faixa etária entre 18 e 29 anos, a internet é considerada por 77% dos entrevistados a fonte mais importante de informação política. Do total de entrevistados, 45% disseram se informar sobre política pela internet, embora as mídias tradicionais – televisão, jornais, rádio e conversas pessoais – continuem a ser as mais importantes, nesta ordem.

Mais na Deutsche Welle.

Internet 1: Internet brasileira cresce 10% e chega a 36,4 milhões de usuários

Em julho de 2009, o número de brasileiros que usaram a internet em casa ou no trabalho chegou a 36,4 milhões, um crescimento de 10% em relação aos 33,2 milhões de pessoas que acessaram a web nesses ambientes em junho. Só no ambiente doméstico, a quantidade de internautas ativos ficou em 27,5 milhões -- 40,2 milhões de brasileiros vivem em residências onde há pelo menos um PC conectado, mas nem todos o utilizam.

O texto continua no G1.

Uribe, o Herói

Uribe ainda não disse publicamente se vai tentar mais uma reeleição. Mas seu governo está pressionando bastante pela realização da consulta popular.

O presidente foi eleito pela primeira vez em 2002 e depois reeleito em 2006, após uma mudança na Constituição que permitiu o segundo mandato. Ele é um herói para muitas pessoas por ter tornado as cidades e estradas colombianas mais seguras após um acordo com os Estados Unidos para combater o tráfico de drogas e as Farc.

Mais no blog do Ailton Medeiros.

A segurança nas urnas eletrônicas

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado está discutindo aspectos de segurança das urnas eletrônicas de votação. Nesta quinta feira ocorre mais uma reunião. Quem entende um pouco de informática sabe que sem a impressão dos votos, a votação está sujeita a fraudes.

Por outro lado, há indícios de que isso já tenha ocorrido em vários lugares.

Você não acha que esse problema tem que ser amplamente discutido e que, seguramente não o será nos grandes veículos de comunicação - Veja, Folha, Estadão, Globo etc?

O assunto continua no Luís Nassif.

De Linas e de tapiocas

É certo que, nesses movimentos em que se força a criação de climas de forte comoção política, pouco importa o que se disse ou se dirá em favor de uma ministra cujo principal problema não é ter se reunido com alguém, mas ser candidata à sucessão de Lula em 2010, com o apoio de um presidente que tem grande popularidade e, supõem-se, capacidade de transferência de votos. Mas também não se registra uma tentativa de Dilma e dos governistas que assumiram a sua defesa de registrar o ridículo da situação. Caíram numa armadilha e vão ter que ficar na defensiva, negando que a reunião tenha existido, até que o fato que seria central - a pressão para inocentar Sarney, negada pela própria Lina - caia definitivamente no esquecimento, por falta de provas. O caso Lina, após a reunião da CCJ do Senado, entrou na lista das tapiocas.

O texto, originário do Valor, pode ser conferido no blog do Luís Nassif.

Cenas de racismo explícito

Assim que li essa notícia fiz uma rápida pesquisa no Google com as palavras chave “Carrefour” e “polícia”. Parece que o Carrefour tem tradição de bater em pobre e preto. Listo apenas 4 eventos rapidamente pinçados no Google> Quem tiver tempo pode aprofundar a pesquisa porque tem mais (até na China!) Vamos lá:

2001 - Jacarepaguá, Rio de Janeiro: Seguranças do Carrefour entregam jovem negra suspeita de furto a traficantes da Cidade da Deus para ser torturada e morta. Polícia chega a tempo e impede execução.

2004 - São Paulo, Pinheiros: Três artistas do filme Cidade de Deus registram queixa na polícia contra o Carrefour por constrangimento ilegal, denúncia caluniosa e injúria racial.

Os outros dois eventos é possível conferir no Luís Nassif.

Record compra documentário "Além do Cidadão Kane"

Cover of "Citizen Kane (Two-Disc Special ...

Como parte dos esforços para atacar a Globo, a Record fez uma aquisição poderosa: comprou o documentário "Muito Além do Cidadão Kane" ("Beyond Citizen Kane"). A emissora fechou o negócio nesta semana, mas já havia tentado adquirir os direitos de exibição para TV brasileira nos anos 90. (...)

Transmitido pela primeira vez em 1993, no Reino Unido, "Muito Além..." mostra o empresário Roberto Marinho (1904-2003) como ícone da concentração da mídia no Brasil --daí a referência a Charles Foster Kane, magnata das comunicações vivido pelo cineasta Orson Welles em "Cidadão Kane" (1941).(...)

Simon Hartog, diretor da obra, morreu em 1992, antes de o trabalho ser exibido. Seu produtor e braço-direito era John Ellis, que se tornou a partir daí o responsável pelo projeto. Ellis deteve, até o começo dessa semana, o direito de exibição do filme em TV aberta no Brasil, agora na mão da Record.

Notícia completa no DataBranda


Que merda, esse vídeo deveria ser de domínio público
Reblog this post [with Zemanta]

Terceiro mandato para Uribe?

Álvaro Uribe, Presidente de Colombia.Image via Wikipedia

El senado colombiano ha aprobado por mayoría el proyecto de ley del referéndum para preguntar a los colombianos si quieren cambiar su Constitución y permitir que el actual presidente, Álvaro Uribe, se presente por tercera vez como candidato en la elecciones del año próximo.

Mais no El País

Cháves fazendo escola e o PIG calando a boca...

Reblog this post [with Zemanta]

Marina sai do PT sem deixar claras suas pretensões políticas

A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou nesta quarta-feira (19) sua desfiliação do PT, partido ao qual esteve ligada por quase 30 anos. A senadora acreana diz que ainda não tomou a decisão de se filiar a um novo partido, mas é de conhecimento público que sua saída do PT tem como objetivo filiar-se ao PV para disputar a presidência da República em 2010.

Marina Silva

Marina Silva sai do PT para ser candidata pelo PV

O desligamento do PT, que já estava sendo preparado há quase um mês, foi anunciado pela própria senadora durante coletiva de imprensa na Comissão de Meio Ambiente. Marina também enviou uma carta ao presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, oficializando sua saída do partido. Na carta, a senadora justifica a desfiliação dizendo que "é o momento não mais de continuar fazendo o embate para convencer o partido político do qual fiz parte por quase trinta anos, mas sim o do encontro com os diferentes setores da sociedade dispostos a se assumir, inteira e claramente, como agentes da luta por um Brasil justo e sustentável, a fazer prosperar a mudança de valores e paradigmas que sinalizará um novo padrão de desenvolvimento para o País".


Vejam mais no Vermelho

Afeganistão: Karzai publica lei contra as mulheres

9-Ago-2009 Mulher afegã recenseando-se para eleições de 2004. Foto Advocacy ProjectA organização Human Rights Watch (HRW) denunciou que, numa manobra eleitoralista de Karzai, foi publicada no Diário Oficial do Afeganistão em 27 de Julho uma lei que legaliza a descriminação contra as mulheres da minoria xiita, estipulando, entre outras barbaridades, que podem ser privadas de alimentação caso se neguem a ter relações sexuais com o marido.


Vejam mais no ESQUERDA.NET

Indicados deputados para CPI da dívida pública

Por Camila Souza Ramos [Quarta-Feira, 19 de Agosto de 2009 às 19:01hs]

Foram indicados hoje, 18, os nomes dos parlamentares para integrar CPI da Dívida Púbica, que saiu do papel após oito meses de sua aprovação na Câmara. Após sessão no plenário, a comissão, em reunião, elegeu o deputado Virgílio Guimarães (PT/MG) como presidente do inquérito e os deputados Marcio Reinaldo Moreira (PT/MG) e Ivan Valente (PSoL/SP) como vices.

As indicações só foram feitas pelos partidos após o presidente da casa, Michel Temer (PMDB), anunciar que indicaria os deputados que faltavam para a composição da CPI. Até semana passada, o PSDB ainda não havia indicado nomes de sua bancada e o PT tinha acabado de retirar os nomes que já tinha indicado.



Vejam mais na Revista Fórum

Globo, Record e a urgência da CPI da mídia

A “guerra nada santa” travada entre as TVs Globo e Record comprova que existe algo de muito podre no reino dos poderosos e impenetráveis impérios midiáticos do país. Os barões da mídia, por razões políticas e na busca por audiências sensacionalistas, adoram impor a instalação de Comissões Parlamentares de Inquéritos. A “presunção de culpa” se sobrepõe à “presunção da inocência”, inscrita na Constituição, e reputações são jogadas na lata de lixo da noite para o dia. A agenda política fica contaminada pelo denuncismo vazio, que rende pontos no Ibope e novos anunciantes, e que ofusca o debate sobre os problemas estruturais da democracia brasileira.

O processo sui generis de concentração da mídia nativa e sua alta capacidade de manipulação de corações e mentes são, de fato, graves atentados à democracia. A lavagem de roupa suja entre as duas maiores emissoras do país, num caso inédito de transparência no setor, revela que há muito a se apurar sobre a ditadura midiática. Ela cria a oportunidade ideal para as forças organizadas da sociedade, engajadas na luta pela democratização da comunicação, também exigirem a instalação de uma CPI para averiguar tais irregularidades. Impõe a vários parlamentares, hoje alvos da fúria midiática, uma revisão deste poder descomunal. E não faltam motivos para esta justa demanda.


Vejam mais no blog do Altamiro Borges

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vejam em RESISTIR.INFO:




Vejam também "Livros importantes a fim de combater a nossa formação para a guerra":
Vivemos tempos extraordinários. Caixões embrulhados em bandeiras, com soldados de 18 anos mortos numa invasão fracassada, ilegal e vingativa, desfilam ao longo da uma avenida de Wiltshire. A vitória no Afeganistão está próxima, diz o sardónico Gordon Brown. No programa Newsnight da BBC, o heróico polícia militar afegão, Malalai Joya, no seu inglês limitado, tenta contar ao público britânico que o seu povo está a ser reduzido a pedaços em seu nome: 140 aldeãos, na maioria crianças, na província de Farah. Para eles não há desfile. Não têm nomes nem rostos. A escamoteação do sofrimento das vítimas coloniais da Grã-Bretanha e da América é um artigo de fé dos meios de comunicação, uma tradição tão entranhada que não necessita de instruções.

PM afasta policiais que arrastaram transexual pelos cabelos em Alagoas

A Polícia Militar de Alagoas anunciou nesta quarta-feira (19) o afastamento de dois policiais que participaram da prisão, no domingo, de um transexual durante a Parada Gay em Penedo, litoral norte do Estado.

Uma gravação flagrou os militares arrastando a vítima pelos cabelos e pelo chão. Os policiais jogaram ainda a vítima no asfalto por duas vezes antes de a levarem para a delegacia.

Mais no UOL Notícias. Há um vídeo do episódio lá.

Mensalinho de Noblat no Senado pode tratar-se de ato secreto

O mensalinho pago pelo Senado ao jornalista e blogueiro José Ricardo Delgado [Noblat], é feito dentro da lei, à princípio, escorado por contrato, dentro da inexigibilidade da lei das licitações.

Porém não se encontra a publicação do ato de contratação no Diário do Senado. Tampouco consta no Diário Oficial da União.

Neste caso, tudo indica estarmos diante de mais um caso de ato secreto.


Vejam mais (com documentos) no blog dos Amigos do Presidente Lula

Jobim defende poder de polícia para Marinha e Aeronáutica

Brasília - Até a próxima sexta-feira (21), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, pretende apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva propostas para alterar o modo de atuação e organização das Forças Armadas e do próprio ministério. Jobim quer que seja outorgado à Aeronáutica e à Marinha poder de polícia complementar, para que as ambas possam efetuar prisões e revistas, quando a Polícia Federal não estiver perto do local da ocorrência.

Segundo Jobim, recentemente, um pequeno avião estrangeiro invadiu o espaço aéreo nacional e pousou em uma pista depois que um caça Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) fez disparos de advertência. A prisão dos responsáveis pela aeronave, entretanto, só ocorreu quando a Polícia Federal chegou ao local. Enquanto isso, o Tucano ficou sobrevoando a área para que o avião invasor não decolasse.

Vejam mais em Agencia Brasil

terça-feira, 18 de agosto de 2009

SUS terá vacina gratuita contra pneumonia, meningite e otite em 2010

A partir de 2010, o SUS (Sistema Único de Saúde) passará a oferecer de forma gratuita a todas as crianças com até um ano uma vacina contra a bactéria pneumococo, que provoca meningite bacteriana, pneumonia e otite média, além de algumas formas de bronquite e sinusite.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças pneumocócicas são as principais causas de morte de crianças menores de cinco anos que poderiam ser prevenidas com a vacinação. A entidade recomenda que todos os países incluam a vacina contra doenças pneumocócicas em seus calendários pediátricos de rotina.

Mais na Folha Online.

Mendes quer que MP peça desculpas à Yeda e ao país

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse hoje que o Ministério Público (MP) deve desculpas ao País por ter utilizado a estrutura do Estado para fins partidários durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo ele, membros do MP atuaram por anos como "braço judicial de partidos de oposição" e "propunham todo tipo de ação", principalmente de improbidade administrativa contra autoridades. (...)

Mendes disse também que é preciso definir o âmbito das ações de improbidade administrativa - na semana passada, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, foi denunciada pelo Ministério Público Federal na Justiça de primeira instância. Citando o caso do julgamento do ex-ministro de Ciência e Tecnologia Ronaldo Sardenberg, que teve a condenação anulada, o presidente do STF respondeu que a governadora tem foro privilegiado - no caso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

"Esse tema precisa ser definido, porque muitas vezes se presta à manipulação, politização, excessos", afirmou Mendes. Questionado sobre se o caso de Yeda se encaixava como exemplo, ele respondeu: "Não sei, mas em geral isso se presta muitas vezes à politização, obtenção de liminares para afastamento dos ocupantes de cargos, deputados, senadores, governadores, prefeitos, gerando na verdade grandes tumultos institucionais."

A que presta Mendes com esses comentários? Só há duas opções: ao uso político do STF ou ao estado de direito. Dúvidas? Talvez o MP entendeu errado que administrador público que rouba dinheiro público seja improbo administrativamente. É mais difícil que isso?

Notícia completa no perseguido
Estadão

Reblog this post [with Zemanta]

Questionada a concessão da Globo

O MP de São Paulo abriu representação na Promotoria do Patrimônio Público e Social para investigar denúncia feita pela Record sobre a utilização de terreno público pela sede da Globo. A informação foi divulgada ontem em reportagem do 'Jornal da Record', que também mostrou a suspeita de fraude na concessão de autorização do funcionamento da emissora no estado paulista.
Conforme a reportagem, após abertura de processo judicial por parte dos herdeiros do dono da antiga TV Paulista, que se tornou a TV Globo/São Paulo, a perícia e os pareceres do MPF apontaram falsidade em todos os documentos apresentados pela família Marinho. Na década de 50, Osvaldo Ortiz Monteiro era o principal acionista da TV Paulista e decidiu vendê-la. O comprador foi o empresário Victor Petraglia, morto antes de efetuar a transferência.
Mesmo assim, a emissora foi parar nas mãos de Roberto Marinho. Ao manusear os documentos, os herdeiros de Petraglia descobriram que não havia nada que se referisse à venda da TV Paulista para Marinho. Solicitaram a exibição dos documentos, mas a Globo não os atendeu. Assim, foram à Justiça.
Os contratos entregues pela Globo foram levados à perícia, sendo constatada a falsidade de todos os papéis. Os documentos foram assinados em fevereiro de 1977, quando a TV Paulista já não existia. As procurações exibidas teriam sido redigidas e assinadas 20 anos após. A própria assinatura do dono da TV Paulista também seria montagem. Em 2003, pareceres do MPF confirmaram as fraudes. A ação dos herdeiros está no Superior Tribunal de Justiça e aguarda decisão.

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 18 DE AGOSTO DE 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Obama ameaçado de morte pela extrema direita

As palavras duras dos republicanos contra a reforma da saúde estão inflamando os ânimos dos radicais de direita. Em manifestações surgem cartazes a apelar ao assassínio do presidente, comparando-o a Hitler. (...)
Poucos dias depois, em um debate em Maryland com um congressista democrata, um homem ergueu um cartaz onde se lia “Morte a Obama. Morte a Obama, Michelle e às duas estúpidas crianças”. Desde há semanas que uma onda de extremismo começou a varrer os Estados Unidos. O debate sobre a reforma da saúde estava aceso no Congresso. (...)
De acordo com o semanário britânico, as autoridades federais estão em alerta para impedir extremistas com planos de atentados.

Texto completo no OutroladodaNotícia

PMDB apoia Yeda e fica no governo para combater Tarso

O PMDB do Rio Grande do Sul adiou a decisão de sair do governo de Yeda Crusius (PSDB) e vai se unir na defesa da tucana na CPI que deve ser instalada até o fim do mês para investigar sua administração.

O temor é que a CPI fortaleça a candidatura do ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), à sucessão de Yeda em 2010.

Na última quinta, o PMDB, maior fiador da governabilidade de Yeda, reuniu seus principais líderes no Estado -- entre eles os pré-candidatos ao governo, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e o ex-governador Germano Rigotto-- e decidiu subir o tom contra Tarso.

O partido vai sair da base de Yeda para participar da disputa ao governo gaúcho, mas, nessa reunião, decidiu adiar a decisão de quando será a saída.

Continue AQUI.

Circulação de jornais registra queda de 4,8%

Instituto Verificador de Circulação aponta redução no primeiro semestre

A circulação média do meio Jornal dos veículos filiados ao Instituto Verificador de Circulação (IVC) teve declínio de 4,8% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2008. A circulação média de todos os títulos filiados à entidade nos primeiros seis meses de 2009 foi de 4.231.165 exemplares por dia. No ano anterior, esse número alcançava 4.394.047. A variação de -4,8% é resultado da comparação entre a média de circulação apenas dos títulos presentes nos dois períodos.

Fonte: Coletiva.Net

“Limpeza social” de homossexuais no Iraque

Homossexuais iraquianos estão a ser torturados e mortos por milícias xiitas numa campanha sistemática que está a alastrar de Bagdad para várias outras cidades. De acordo com a Human Rights Watch há indícios da colaboração das forças de segurança nesta "limpeza social". "São cometidos crimes com impunidade, intencionalmente admoestadores, com corpos atirados para o lixo ou pendurados nas ruas como avisos", lê-se no documento.

Os crimes começaram em Bagdade e alastraram por diversas outras cidades. Foram encontrados diversos cadáveres de homossexuais com a palavra 'pervertido' gravada no peito.

A campanha é em grande parte atribuída a extremistas xiitas que perseguem comportamentos considerados não-islâmicos, referindo-se também casos de espancamento e assassínio de mulheres por não taparem a cabeça e à colcoação de bombas em lojas de bebidas.


Vejam mais em Esquerda.Net

Para Lula, Lina Vieira tem que provar conversa com Dilma

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta segunda-feira que a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira comprove que se reuniu com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para tratar de uma investigação que o órgão estaria fazendo sobre as empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Segundo Lula, a atitude poderia dar fim à mais recente polêmica envolvendo a ministra. De acordo com Lina, Dilma teria lhe pedido para agilizar as apurações, o que a então secretária interpretou como uma pressão para arquivar as investigações.

(...)

"Sinceramente, acho que o país tem coisa mais séria para discutir. Acho uma pobreza muito grande um assunto como esse estar na pauta da política brasileira", acrescentou.

"Esse processo de manipulação da política brasileira até agora tem mostrado que quem perde com isso é o Brasil."

Vejam mais na REUTERS BRASIL

Famílias mais poderosas de honduras financiaram golpe de Estados

CARACAS.— A pesquisadora da Universidade Nacional de Honduras Leticia Salomón afirmou que dez das famílias mia spoderosas de seu país finaciaram o golpe de Estado do passado 28 de junho contra o presidente legítimo e constitucional Manuel Zelaya.

O jornalista venezuelano José Vicente Rangel, durante a transmissão de sue programa dominical José Vicente Hoy, fez uma sinopse na qual Salomón informou que o golpe de foi planejado por um grupo empresarial liderado por Carlos Roberto Flores Facussé, ex-presidente de Honduras e dono do jornal La Tribuna.


Vejam mais em Digital Gramna Internacional

Ortega denuncia participação dos EUA em Golpe de Honduras

Adital -
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, denunciou, na última sexta-feira (14), que os golpistas hondurenhos usaram a base militar estadunidense de Soto Cano (Palmerola) para levar sequestrado o presidente Manuel Zelaya até Costa Rica.

Ao encerrar o ato pelo 29º aniversário da fundação da Força Naval do Exército da Nicarágua, Ortega disse que Washington não ignorava que se deflagrava um golpe de Estado em Honduras.

A rota do voo que saiu da base militar de Soto Cano para sequestrar e deportar ao presidente da nação vizinha está registrada, indicou. Ortega foi categórico ao afirmar seu desacordo em que os Estados Unidos intervenham com tropas em Honduras para que Zelaya regresse ao poder.

Vejam mais em Adital

Governo do Afeganistão não controla 30% do país, diz pesquisa da BBC

Um levantamento da BBC divulgado nesta segunda-feira indica que cerca de 30% das zonas eleitorais do Afeganistão não estão completamente seguras, a apenas três dias das eleições presidenciais no país.

A rede de colaboradores do serviço afegão da BBC avaliou a situação dos mais de 350 distritos do país e chegou à conclusão de que em mais de cem deles falta segurança totalmente ou parcialmente.

Médici e Nixon planejaram derrubar Allende e Fidel

O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon (1913-1994) e o general de turno na ditadura brasileira, Emílio Garrastazu Médici (1905-1985) conspiraram juntos na Casa Branca em dezembro de 1971 pela derrubada do socialismo em Cuba e no Chile de Allende. O relato do encontro está num arquivo secreto da Casa Branca agora desclassificado. O comportamento de Garrastazu adapta-se perfeitamente ao qualificativo: capacho do imperialismo americano.

A reunião ocorreu no Salão Oval da Casa Branca, às 10h de 9 de dezembro de 1971. Do lado brasileiro, só Médici estava presente, deixando o Itamaraty de fora. Sem falar inglês, precisou da ajuda do general Vernon Walters. Agente da CIA (em breve seria nomeado seu vice-diretor), Walters fora adido militar americano no Brasil durante o golpe de 1964, falava bem o português e transitava facilmente nos círculos da direita militar brasileira.


Vejam mais no Vermelho

Nome aos gorilas

De acordo com a pesquisadora da Universidade Nacional de Honduras, Leticia Salomón, dez famílias financiaram o golpe de Estado de Roberto Micheletti que já dura mais de um mês no país. O grupo foi liderado por Carlos Roberto Facussé, ex-presidente de Honduras (1988-2002) e dono de vários jornais e canais de televisão. Com ele, planejaram o golpe as famílias que monopolizam o setor bancário e da agroindústria, através do Grupo Continental, que também controla outros jornais e canais de TV; o financista Camilo Atala, o madereiro José Lamas, o empresário energético Fredy Násser, Jacobo Kattán, o industrial açucareiro Guillermo Lippman e o construtor Rafael Flores. Juntas, estas famílias controlam 90% da riqueza produzida pelo país centro-americano e são diretamente responsáveis pelas violações de direitos humanos e cerceamento da liberdade de expressão.

Nesta terça-feira, o governo de fato decidiu fechar a Rádio Globo, de cobertura em todo o país, que critica o golpe e denuncia as violações de direitos humanos. Desde o início, suas intalações foram militarizadas e seus jornalistas e funcionários ameaçados. Protestos diários de milhares de manifestantes são realizados contra o golpe, recebendo uma brutal repressão. Na última quinta-feira, uma pessoa foi baleada na cabeça, 25 ficaram feridas e 88 foram presas numa manifestação que reuniu 2000 pessoas contra Micheletti. De acordo com Salvador Zúñiga, do COPINH (Consejo Cívico de Organizaciones Populares e Indígenas de Honduras), se chega a encarcerar trezentas pessoas diariamente, lotando as delegacias e mesmo transformando estádios em prisões. Também há esquadrões da morte, que sequestram manifestantes, os torturam e os matam. O golpe militar em Honduras aconteceu no dia em que se realizaria uma consulta popular sobre, entre outros pontos, a futura eleição de uma Assembléia para reformar a constituição hondurenha.

Mais no Centro de Mídia Independente.


Homem negro espancado, suspeito de roubar o próprio carro

Tomado por suspeito de um crime impossível - o roubo do seu próprio carro, um EcoSport da Ford - o funcionário da USP, Januário Alves de Santana, 39 anos, foi submetido a uma sessão de espancamentos com direito a socos, cabeçadas e coronhadas, por cerca de cinco seguranças do Hipermercado Carrefour, numa salinha próxima à entrada da loja da Avenida dos Autonomistas, em Osasco.

Leia a notícia completa no Centro de Mídia Independente.