sábado, 24 de outubro de 2009

Intelectuais fazem manifesto contra CPI do MST

Intelectuais do Brasil e do exterior divulgaram nesta sexta-feira, 23, um manifesto em defesa dos Movimento dos Sem-Terra (MST) e contra a CPI.De acordo com o documento, está em curso no Brasil "um grande operativo político das classes dominantes objetivando golpear o principal movimento social brasileiro, o MST". No fundo, diz o texto, "prepara-se o terreno para mais uma ofensiva contra os direitos sociais da maioria da população brasileira".

Entre os signatários do manifesto aparecem os escritores Eduardo Galeano, do Uruguai, e Luiz Fernando Veríssimo. Também estão na lista o crítico literário e professor aposentado Antonio Candido, o cientista político Chico de Oliveira e o filósofo Paulo Arantes. Até o final da tarde de desta sexta-feira, cerca de cem pessoas já haviam assinado o manifesto, que está circulando por diversos países. Em Portugal ele ganhou a adesão do sociólogo Boaventura de Souza Santos, um dos ideólogos do Fórum Social Mundial.

O manifesto critica a cobertura dada pela mídia. "A mídia foi taxativa em classificar a derrubada de alguns pés de laranja como ato de vandalismo. Uma informação essencial, no entanto, foi omitida: a de que a titularidade das terras da empresa é contestada pelo Incra e pela Justiça", diz o texto. E mais adiante acrescenta: "Na ótica dos setores dominantes, pés de laranja arrancados em protesto representam uma imagem mais chocante do que as famílias que vivem em acampamentos precários, desejando produzir alimentos."


Vejam também em seguida a lista com algumas das personalidades no blog Os Amigos da Presidente Dilma

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Manifestantes protestam contra líder de direita em programa da BBC

Manifestantes invadiram nesta quinta-feira o principal prédio usado pela BBC para a produção de programas de TV, em Londres, durante um protesto contra a decisão da emissora de colocar no ar o maior líder da extrema direita do país.
...
O BNP opera na legalidade na Grã-Bretanha e obteve duas cadeiras no Parlamento Europeu em eleições britânicas no início deste ano.

Entre as propostas defendidas pelo partido, que só permite a filiação de brancos, está a suspensão de toda imigração para a Grã-Bretanha e o “reassentamento voluntário” de imigrantes legais e certos cidadãos britânicos descendentes de estrangeiros em suas “terras de origem étnica”.

Leia na BBC

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

No Brasil, a livre iniciativa virou liberdade para roubar

Pegos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Operação Boi Pirata II, sete ocupantes ilegais da Floresta Nacional do Jamanxim conseguiram autorização dos juízes federais José Airton Portela e Francisco Garcês Castro Júnior para permanecer na área. De acordo com a Ministério Público Federal no Pará, entre as alegações aceitas, os “fazendeiros piratas” disseram que a interdição das áreas feita pelo Ibama “feria o princípio da livre iniciativa”.

Ah, vá! Deixa ver se eu entendi: o sujeito vem e coloca bois para pastar dentro de uma área pública (leia-se minha, sua, nossa, de todos) e depois que o Estado embarga a produção ilegal, mostrando que aquilo não é casa da Mãe Joana, ele alega que isso fere a livre iniciativa e a Justiça aceita? Colocar os benefícios econômicos de alguns acima do bem público é praxe por essas bandas, mas assim, de forma tão descarada, é difícil de se ver todo o dia.

Continua no blog do Sakamoto.

Justiça condena empresa por dumping social

Dumping comercial é a prática desleal de vender produtos a preços muitos baixos para criar problemas aos concorrentes. Por exemplo, muita empresa grande quando se instala em determinado lugar faz isso para quebrar os competidores menores. Daí, aumenta os preços.

E quando as empresas adotam condições desumanas de trabalho ou cortam direitos para obterem vantagens econômicas indevidas? Nesse caso, temos o dumping social. Ou seja, economia no custo trabalho para aumentar a taxa de lucro ou a capacidade de concorrência.

Continua no blog do Sakamoto.

STJ: governadora do RN praticou improbidade administrativa

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu que a atual governadora do Rio Grande do Norte, Wilma Maria de Faria (PSB), praticou ato de improbidade administrativa enquanto ocupava o cargo de prefeita de Natal, capital do Estado. Para o STJ, o ato foi cometido ao utilizar Procuradoria Municipal para representá-la judicialmente na Justiça Eleitoral durante o período das eleições.

Mais no Terra.

Justiça uruguaia condena ex-ditador a 25 anos de prisão

A Justiça uruguaia condenou hoje o ex-ditador uruguaio Gregorio "Goyo" Álvarez a 25 anos de prisão pelo "homicídio especialmente agravado" de 37 opositores e por um crime de "lesa-humanidade".

Álvarez, no entanto, está na prisão desde dezembro de 2007, quando foi acusado de uma série de "desaparecimentos forçados" e de transferências clandestinas de detidos da Argentina para o Uruguai quando, entre 1977 e 1978, em plena ditadura uruguaia (1973-1985), chefiava o Exército do país.

O juiz Luis Charles foi o encarregado de comunicar a sentença ao ex-ditador. Ele recebeu a pena máxima prevista para seus crimes, que foi pedida pela procuradora Mirtha Guianze.

Notícia da EFE, disponível no UOL.

Para Lula, empresários decepcionaram na crise - Entrevista à Folha Online

FOLHA - Aécio Neves ataca o inchaço da máquina e diz que o sr. faz um governo para a companheirada. Como o sr. responde?
LULA - Tem duas concepções de ver o Brasil. Tem pessoas que governam o Brasil para o imaginário de uma pequena casta. E tem pessoas que governam pensando em envolver 190 milhões de brasileiros. Quebramos o preconceito de primeiro tem que enxugar a máquina, fazer o país crescer e, então, dividir. Vivi isso durante quatro décadas. Quando resolvemos fazer política social, dissemos que era possível crescer concomitantemente e criamos uma nova casta de consumidores que está ajudando a indústria e o comércio.

Confira a surpreendente boa entrevista (em vista do veículo) com o presidente Lula, na Folha Online.

Em meio a seca, Etiópia faz apelo por ajuda internacional

O governo da Etiópia apelou nesta quinta-feira por uma ajuda emergencial da comunidade internacional para alimentar 6,2 milhões de seus habitantes.

O pedido foi feito durante uma reunião com doadores para discutir o impacto de uma seca prolongada que vem afetando partes do leste da África.

Segundo o ministro da Agricultura da Etiópia, o país precisa de US$ 121 milhões.

O pedido é feito 25 anos depois de o país ganhar a atenção de todo o mundo por conta das imagens da fome que matou 1 milhão de etíopes nos anos 1980.

O Programa Mundial de Alimentação da ONU diz enfrentar uma escassez de recursos de mais de US$ 85 milhões para o envio de alimentos para a Etiópia até o fim do ano.

Continua na BBC Brasil.

Frente Ampla uruguaia mantém preferência de votos

Montevideo, 22 out (Prensa Latina) O governamental Frente Amplo (FA) mantém hoje a maior intenção de votos do eleitorado uruguaio a três dias das eleições gerais, de acordo com os resultados dos últimas sondagens de FACTUM e CIFRA.

Enquanto a consultora FACTUM concede 46 por cento de preferência, CIFRA registra 49 unidades percentuais a favor da fórmula da FA, integrada por José Mujica e Danilo Astori.

A dupla do Partido Nacional (PN), Luis Alberto Lacalle-Jorge Larrañaga, conserva sua tendência e segundo os dados das citadas consultoras, os prognósticos de voto oscilam entre 29 e 32 por cento.

Vejam mais em PRENSA LATINA

Diálogo con mujeres luchadoras del continente

“Se cuidan, se cuidan los machistas, América Latina va a ser toda feminista” :: Mujeres de toda América Latina en el XXIV Encuentro Nacional de Mujeres en Tucumán

Mujeres de Venezuela, Colombia, Nicaragua, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México y Brasil llegaron al XXIV Encuentro [en Tucumán, norte de Argentina] para contar la experiencia de su organización, con especial hincapié en el trabajo relacionado con la problemática de género y para empezar a planificar estrategias conjuntas de lucha contra el capitalismo y el patriarcado.A continuación, una entrevista colectiva a Sofía del grupo MAIZ (Alternativa de Izquierda) de Costa Rica; Juliana, Hozana y Débora de la Marcha Mundial de las Mujeres de Brasil, y Mónica de Rescate del Sandinismo de Nicaragua.

MAIZ es una organización en la que confluyen diversas formaciones de izquierda, tendencias y sectores sociales de Costa Rica. En palabras de Sofía, integrante de la Mesa de Género: “nuestro objetivo es construir desde lo histórico una nueva izquierda, que deje atrás las divisiones que han perjudicado a la izquierda latinoamericana. Nuestros pilares son el consenso, la diversidad y la horizontalidad”. Con respecto al trabajo de género en MAIZ, se plantean la formación en género hacia el interior de la organización y en conjunto con otros colectivos: “trabajamos el tema ampliamente, los feminismos, las masculinidades y la diversidad”.

Vejam mais em LA HAINE

“Deveríamos clonar Lula e espalhá-lo pela América Latina”

A frase de impacto é do ex-militante tupamaro e atual candidato à presidência do Uruguai pela Frente Ampla, José “Pepe” Mujica. Em entrevista publicada na revista Teoria e Debate, Mujica e Danilo Astori, seu candidato a vice, avaliam os desafios de um próximo governo de esquerda no Uruguai. Senador mais votado do país em 2004 e candidato à frente nas pesquisas para as eleições de 25 de outubro, Mujica passou mais de doze anos preso durante a ditadura militar. Um par destes anos, o possível futuro presidente uruguaio esteve praticamente enterrado vivo, no fundo de um poço. Ele e os companheiros submetidos a mesma tragédia ficaram conhecidos como os “reféns”.

Líder do Movimento de Participação Popular (MPP), Mujica recebeu o apoio de 1.694 delegados, mais de dois terços dos que estavam habilitados a votar na eleição interna da Frente Ampla. Na votação, que contou com 2.381 delegados, ele venceu o ex-ministro da Economia do governo Tabare Vásquez, Danilo Astori, atual candidato a vice-presidente. Nesta conversa com Mujica e Astori, em Buenos Aires, devido à campanha no país vizinho pelo grande número de uruguaios residentes na Argentina, ambos reiteram a necessidade de massificar as escolas de tempo integral e acreditam que “salvar a los gurizes”, antes de mais nada, é a solução para resolver o problema de insegurança, principal preocupação dos uruguaios atualmente.

Vejam a entrevista completa em CARTA MAIOR

Encontro em Vallegrande reforça a luta internacionalista

A região na qual tombou Che Guevara recebe a quinta edição do Encontro Social Alternativo, iniciativa que colocou mais um elo na articulação dos movimentos sociais latino-americanos

19/10/2009

Vinicius Mansur
correspondente em La Paz (Bolívia)



“Não permitiremos que nos chamem de estrangeiros quando qualquer um de nós caminhar por qualquer um de nossos países. O primeiro presidente argentino, Cornélio Saavedra, era boliviano. A primeira capitã do exército argentino, Juana Azurduy de Padilla, era boliviana. Quem dirigiu as lutas de independência no oriente boliviano e foi assassinado em Santa Cruz, José Ignácio Warnes, era argentino. O libertador do Uruguai, o mais digno de todos os generais, José Artigas, encontrou refúgio para a dor da traição no Paraguai. O fundador da Bolívia era venezuelano. A libertação do Chile e do Peru teve dois pilares: o chileno O’Higinis e o argentino San Martin. José Marti, o maior dos cubanos, foi cônsul da Argentina nos Estados Unidos. E o guerrilheiro heróico, o comandante, era argentino, fez a Revolução Cubana e deixou seus ossos aqui mesmo, aonde agora nos olhamos cara a cara”.

Vejam o texto completo em BRASIL DE FATO

Governo de Honduras pratica 'tortura', diz embaixador

O representante do Brasil afirmou que soldados e policiais a serviço da administração interina estão fazendo uso de refletores ultrapotentes, de cornetas e de ruídos imitando animais, para prejudicar o sono das mais de 60 pessoas que estão alojadas na embaixada, juntamente com Zelaya.

Casaes pediu ainda ''o fim da situação de tortura à qual estão submetidos os cidadãos brasileiros e hondurenhos" dentro da embaixada.

O embaixador citou o artigo de número 2 da Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura que determina que ''anular a personalidade da vítima ou diminuir sua capacidade física ou mental, mesmo sem causar dor física ou angústia psíquica, também constitui tortura”.

Confira a notícia na BBC Brasil.

Internautas britânicos reprovam corte de acesso à web por “download ilegal” sem julgamento

Uma pesquisa do YouGov, realizada pela organização Open Rights Group, no Reino Unido, revelou que a maioria dos internautas discorda do plano dos Provedores de Serviços de Internet que pretende cortar o acesso para suspeitos de download de conteúdos protegidos de forma ilegal. Os dados foram publicados no website do jornal The Guardian.

Quase 70% dos entrevistados defendem o direito de julgamento para casos suspeitos antes que restrições ao acesso à internet sejam aplicadas. Apenas 16% são a favor de penas automáticas para acuações feitas por detentores de direitos como músicas, bem como é a proposta de mercado.

Mais no BR-Linux.

Windows 7 será a salvação dos fabricantes de computadores

Darren Huston (foto), um dos altos executivos da Microsoft, estava aqui no Brasil na megacoletiva para o lançamento do Windows 7, hoje à tarde (mais detalhes logo mais). Darren diz que nós somos importantes. Pelos dados da Microsoft, o Brasil era, alguns anos atrás, o 7° maior mercado de PCs do mundo. Hoje é o 5°, "e achamos que em alguns anos será o terceiro maior, logo atrás dos EUA e China", segundo o próprio. Eu meio que estraguei o clima de oba-oba, e fiz a pergunta chata e necessária na coletiva: "Mas Darren, como cresceremos tanto com o preço do Windows 7 original sendo tão alto?"

Lembrei que na China o Windows 7 Home Basic custava o equivalente a R$ 100 e que o Brasil tinha o Windows de caixinha mais caro do mundo, provavelmente. Oswaldo Barbosa, diretor da área de consumo, respondeu: "Não acho que o preço vai atrapalhar qualquer cosia na taxa de adoção. Acho razoável pelo tanto de serviços que ele traz". Darren foi menos defensivo. Disse que era nossa obrigação pressionar a Microsoft sobre isso, e lembrou dos programas bacanas de desconto para universitários, por exemplo (nos EUA, basta você ter um e-mail @universidade.edu que o Win 7 sai por US$ 30). Mas que o foco estava em vender o sistema operacional OEM, embarcado na máquina.

Continua no Gizmodo Brasil.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

'Boom' dos coelhos leva prefeitura a caçá-los na Finlândia

População urbana do animal teve aumento acima do normal em Helsinque.
Caçados, os coelhos são levados a zoológico para alimentar leões.

.
Notícia do G1.

Processo de impeachment é arquivado sem ter sido debatido na Assembléia Legislativa

O governo Yeda Crusius (PSDB) fez valer sua maioria na Assembléia Legislativa para arquivar, por 30 votos a 17, o processo de impeachment da governadora proposto pelo Fórum dos Servidores Públicos. A base governista aprovou o parecer da relatora da Comissão Especial do Impeachment, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), que decidiu pelo arquivamento sem ter realizado uma reunião sequer com os demais integrantes da comissão para debater os documentos que embasavam o pedido de afastamento. A responsabilidade pelo arquivamento do processo de impeachment recai sobre o PSDB, PMDB, PTB, PP e PPS. Os deputados e lideranças desses partidos decidiram cerrar fileiras, tanto na Comissão do Impeachment quanto na CPI da Corrupção, para evitar que a Assembléia gaúcha seja um espaço de investigação das denúncias resultantes das operações Rodin e Solidária, que envolvem, segundo estimativa do Ministério Público Federal, um desvio de mais de 340 milhões de reais dos cofres públicos.

Veja mais no RS Urgente.

STF mantém poderes do MP

Em decisão unânime, a 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu que o Ministério Público tem poder para realizar e presidir investigações criminais.

Segundo os ministros Celso de Mello, Ellen Gracie, Joaquim Barbosa e Eros Grau, a polícia não detém o monopólio da apuração de crimes e o MP pode até mesmo dispensar o inquérito policial na hora de apresentar uma denúncia à Justiça.

Mais no blog do Luís Nassif.

Grã-Bretanha inicia vacinação em massa contra gripe suína

A Grã-Bretanha deu início nesta quarta-feira a um programa de vacinação em massa contra a gripe suína, semanas antes da chegada do inverno no hemisfério norte.

Pacientes de hospitais em estado grave, médicos e enfermeiros serão os primeiros a receber a vacina, dos 14 milhões de pessoas identificados como “grupo prioritário”.

A partir da semana que vem, médicos de família vão contatar pessoas com problemas de saúde, sistema imunológico prejudicado e mulheres grávidas para que recebam a vacina.

As autoridades médicas envolvidas no programa pediram a todos do grupo prioritário que tomem a vacina. O governo ainda vai decidir se o resto da população também deverá ser imunizado.

Os Estados Unidos, a Austrália e a China já estão com campanhas de vacinação contra gripe suína em andamento.

Continua na BBC Brasil.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Blogosfera e o Jornalismo do Século 21



Visto no blog do Luís Nassif.

Zelaya rejeita nova proposta do governo interino

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, rejeitou na noite da segunda-feira uma proposta do governo interino sobre sua eventual volta ao poder.

O fracasso das negociações é um baque para o diálogo entre as partes conflitantes iniciado no último dia 7 de outubro sob os auspícios da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Texto da BBC, disponível no UOL.

Relatório diz que pena de morte é inútil e desperdiça dinheiro nos EUA

A aplicação da pena de morte nos Estados Unidos se transformou num grande desperdício de dinheiro nos orçamentos dos Estados que aplicam o castigo, segundo um relatório do Centro de Informação da Pena de Morte (CIPM) divulgado hoje. O documento diz ainda que a maioria das autoridades policiais do país está convencida de que a punição não reduz a criminalidade.

A notícia da EFE, está disponível no UOL Notícias.

Bombas explodem em universidade no Paquistão

Duas bombas explodiram nesta terça-feira na Universidade Islâmica Internacional na capital paquistanesa Islamabad, apesar do reforço da segurança no país.

Um policial disse que pelo menos quatro pessoas morreram, entre elas dois homens-bomba. Outras 18 pessoas teriam ficado feridas.

Uma das explosões aconteceu em um refeitório usado por alunas.

A outra explosão aconteceu do lado de fora do escritório de um professor de Direito Islâmico.

Atentados a bomba nas últimas duas semanas mataram pelo menos 150 pessoas no Paquistão.

As autoridades do país condenaram os ataques. Até agora, ninguém assumiu autoria.

Mais na BBC Brasil.

China vai evacuar 15 mil pessoas de área contaminada por chumbo

O governo da China anunciou que vai remover 15 mil pessoas de uma área contaminada com chumbo na cidade de Jiyuan, província de Henan.

A remoção foi decidida depois que ficou comprovado que mais de mil crianças da comunidade foram contaminadas pelo metal pesado.

Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o prefeito da cidade, Zhao Suping, estima que a transferência dos moradores vai custar um bilhão de yuans (R$ 258 milhões).

Continua na BBC Brasil.

Direito à memória da luta no Sertão contra a ditadura: Lamarca e Zequinha Barreto

Há 38 anos foram assassinados Carlos Lamarca e Zequinha Barreto. No dia 19 de setembro, a cidade de Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, realizou o evento Fórum Direito à memória e à verdade, em lembrança à morte destes resistentes à ditadura militar brasileira. Eles foram mortos em 17 de setembro de 1971. A atividade foi realizada pela produtora Scenas de Cinema, junto à Prefeitura do município, com o apoio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).


Vejam mais em FAZENDO MÉDIA

Só deputados da direita assinaram pedido de CPI do Campo

Das 185 assinaturas de deputados que constam no requerimento para criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Campo protocolado nesta terça-feira (20), pela oposição, na Secretaria da Mesa do Congresso - 117 são de parlamentares que pertencem a partidos da oposição e 68 são de outros partidos, como o PMDB (22) e o PR (16), que integram a base de apoio ao governo, mas se enquadram no perfil de parlamentares da direita.

Até mesmo os dois deputados do PDT que assinaram o requerimento são deputados ligados à bancada ruralista.
(...)
Abaixo, a lista com o número de assinaturas por partido:

DEM - 49
PSDB - 55
PPS - 13
PMDB - 22
PR - 16
PP -14
PDT - 2
PHS - 1
PRB -1
PSC - 4
PTB - 4
PTC - 1
PV - 2
PTdoB - 1



Vejam mais no PORTAL VERMELHO

O ponto de saturação

A patogenia infelizmente não é privilégio brasileiro. Na Argentina, o cerco da grande imprensa ao governo Cristina Kirchner recorre a expedientes idênticos de mentiras, fogo e fel . Com Morales, na Bolívia, não tem sido diferente. Na Venezuela, há tempos, o aparato midiático tornou-se paradigma de um engajamento que atravessou o Rubicão do golpismo impresso para se incorporar fisicamente à quartelada que quase derrubou Chávez em 2002 . Enganam-se os que enxergam aí também a evidência de uma fragilidade congênita à democracia latinoamericana. Acima do Equador as coisas não vão melhores. O democrata Barack Obama é vítima de um cerco raivoso e racista de jornais e redes, como é o caso da Fox, do direitista Rupert Murdoch que detém também o Wall Street Journal.


Vejam o artigo completo em CARTA MAIOR

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

5 universidades com cursos grátis

Muitas universidades passaram a publicar cursos gratuitos na rede para ajudar pessoas interessadas a crescer. Confira as 5 mais famosas escolhidas pela INFO.

Além de oferecer cursos tradicionais, o MIT e Stanford, por exemplo, também material gratuito para a atualização profissional. Em alguns casos, esse conteúdo vem em forma de vídeos e posdcasts, além dos tradicionais textos de auxílio.

Continue lendo na INFOExame.

Los militares aceptan que el Congreso decida la vuelta de Zelaya

"Preparen la champaña que mañana a las once firmamos el acuerdo", comentó en la noche del pasado jueves Vilma Morales, jefa del equipo negociador del Gobierno. Todo estaba a punto para que la crisis hondureña se resolviera al aceptarse que fuera el Congreso nacional el que decidiera la restitución de Manuel Zelaya en la presidencia. Presionado por el sector más duro de los empresarios, el gobernante de facto Roberto Micheletti reculó en el último minuto; el champaña no se descorchó.

Acompañada por oficiales del ejército y de la policía vestidos de civil, Marta Lorena Alvarado, viceministra de Exteriores de Micheletti, irrumpió en el piso octavo del Hotel Clarion en donde se celebraba el diálogo para intimidar y vigilar a los propios negociadores del Gobierno. Al presentarse la contrapropuesta de Micheletti de que fuera el Tribunal Supremo –con 13 de los 15 magistrados contrarios a Zelaya- el que tomara la decisión sobre el restablecimiento del orden constitucional alguien dio un fuerte golpe sobre la mesa. Y la mesa redonda del diálogo se desplomó física y simbólicamente al plegarse una de las tres patas. El incidente sirvió para rebajar un momento de mucha tensión.

Leia a íntegra em LA VANGUARDIA.

E AGORA, NEOLIBERAIS? LIVRO BOMBA ACUSA FHC

Nunca engoli essa história de Fernando Henrique exilado. Não me passava pela cabeça que um filho de um graduado militar do exército (General) viesse a ser exilado. Exilado para o Chile, onde outra ditadura militar governava? Porque não teve o destino dos outros exilados, tal como: Cuba, União Soviética etc? Isto sempre me cheirou mal. Hoje tenho absoluta convicção que ele sempre esteve a serviço de interesses outros que não os do Brasil. Vou providenciar a compra imediata desse livro, com certeza.

É SEMPRE BOM LEMBRAR O QUE FEZ O FHC NA PRESIDÊNCIA!!!

FHC enterrou o sonho de todo brasileiro da minha geração. O "maior estadista do mundo" foi apenas, e tão somente, leiloeiro do Brasil no pós guerra fria, o cara que entregou o controle de nossa economia ao Império Anglo-saxão.


Vejam mais no blog ONI PRESENTE

Lina achou a agenda. Nós achamos a ordem bancária de sua viagem a São Paulo

De acordo com informações do Siafi, sistema que registra receitas e despesas da União, consta viagem de Lina Vieira a São Paulo no dia 9 e 10 de outubro. A ex-secretária recebeu R$ 307,18 referente a uma diária e meia na capital paulista. Com isto, Lina teria viajado para São Paulo,e retornado à Brasília no dia seguinte

Clique na imagem para ampliar


O DEM volta à carga contra a ministra Dilma Rousseff por causa do episódio Lina Vieira. Se a précandidata do PT não se manifestar, o partido vai pedir explicações no Congresso.

Eu disse para vocês que, estava achando estranho, essa história da agenda ter sido encontrada em um momento em que, a ministra Dilma está ocupado espaço na impresa. Eis a prova, e com digitais tucanas.


Vejam o texto completo no blog Os Amigos do Presidente Lula

Brasil obtuvo el derecho de organizar las Olimpiadas de 2016 por su activa participación en el G-20, según experto

Londres, 19 de octubre, RIA Novosti. La participación activa de Brasil en el Grupo de los Veinte (G-20) le ayudó a obtener el derecho de organizar los Juegos Olímpicos y Paralímpicos de Verano de 2016, declaró hoy el responsable de estrategia y medios de comunicación Río 2016, el británico Mike Lee.

"El Grupo de los Veinte llegó a sentar las bases del futuro orden económico mundial y la activa participación de Brasil en ese organismo le ayudó a obtener el derecho de organizar las Olimpiadas de Verano de 2016", comentó Lee al intervenir en el Congreso de la Industria del Deporte que se celebra en Londres.

Vejam mais em RIA NOVOSTI

Las olimpiadas y la geopolítica

Immanuel Wallerstein

Se supone que las olimpiadas modernas tienen que ver con dos cosas: promover la paz por todo el mundo mediante una competencia no violenta que esté por encima de la política, y exaltar los logros atléticos. Sin duda casi todos los atletas entran en las competencias olímpicas teniendo en mente lo segundo. Pero promover la paz parece ser casi la última cosa en la mente de los gobiernos cuyo respaldo de sus estructuras atléticas ha sido siempre crucial para el éxito de sus participantes nacionales.
(...)

Para la tercera ronda, Río de Janeiro emergió victorioso con dos tercios de los votos, lo que es un margen inusualmente amplio. No es difícil discernir por qué ocurrió así. Aunque Río es una sede atractiva en sí misma, los miembros del COI votaron menos por Río de Janeiro que por Brasil. Los tres otros candidatos fueron todos del norte –Estados Unidos, España y Japón-. Brasil representaba al sur.

El argumento público principal del presidente Lula es que Sudamérica es el único continente que nunca ha sido anfitrión de los Juegos Olímpicos de Invierno. Eso es cierto, pero pienso que Fidel Castro estaba más en lo cierto cuando de modo exultante describió la votación como un triunfo del tercer mundo.

Y no sólo fue cualquier país del tercer mundo el que ganó la votación. Fue Brasil, uno de los gigantes del sur que se levantan. Lula mismo dijo después de la votación: Brasil pasó de ser un país de segunda a uno de primera clase, y ahora comenzamos a recibir el respeto que merecemos.

Vejam o texto completo em REBELION

A midia escondeu a verdade sobre Elinor Ostrom, Nobel de Economia

O chamado Prêmio Nobel de Economia de 2009 mereceu destaque parcial porque foi destinado a uma mulher, mas a mídia brasileira e mesmo a internacional não ressaltaram com a devida ênfase o objeto dos estudos da premiada, a professora Elinor Ostrom (foto), da Universidade de Indiana (EUA).

O Prêmio Nobel de Economia, criado em 1969, foi concedido pela primeira vez a uma mulher. Elinor Ostrom, de 76 anos, doutora em ciência política e pesquisadora em gestão de recursos por comunidades. Ela dividiu o prêmio com Oliver Williamson, de 77 anos, professor da Universidade da Califórnia e doutor em economia. Ele estuda tomadas de decisão em empresas.

(...)

Na prática, o trabalho de Ostrom indica que políticas públicas, principalmente ambientais, têm mais resultados quando são baseadas na colaboração entre as partes, e não na simples imposição de regras ou o cumprimento de critérios privatistas de gestão - conforme ficou consagrado nos últimos trinta anos de hegemonia cultural do neoliberalismo.


Vejam o texto completo em NOVAE


Colombia: La policía a mano armada entra a la Universidad Nacional por orden de presidencia

El presidente en su decadente maniobrar político dio la orden de ingresar a la Universidad como fuera, sin importar quién estuviera allí, con el argumento de que tenían secuestrado el rector.
Acciones temerarias de Uribe Vélez

A las 8:30 de la mañana de hoy sábado 17 de octubre comenzó a caer la patraña oficial y empiezan a ser puestos en libertad varios jóvenes que pasaron la noche detenidos en las instalaciones de la UPJ, al comprobarse que en la gran mayoría de los casos eran personas que los policías cogieron en las afueras de la UN y eran integrantes de una congregación religiosa que preparaban una reunión en las afueras del claustro universitario.


Vejam mais em KAOSENLARED.NET

O individualismo tem ainda futuro?

Por Leonardo Boff*

“Hoje precisamos de uma hiperdemocracia que valorize cada ser e cada pessoa e garanta a sustentabilidade do coletivo que é a geosociedade nascente”, escreve Leonardo Boff, teólogo. Segundo ele, “o arraigado individualismo (dos EUA) projetado para o mundo se mostra absolutamente inadequado para mostrar um rumo para o “nós” humano. Esse individualismo não tem mais futuro”.

Eis o artigo.

Há hoje nos EUA uma crise mais profunda do que aquela econômicofinanceira. É a crise do estilo de sociedade que foi montada desde sua constituição pelos “pais fundadores”. Ela é profundamente individualista, derivação direta do tipo de capitalismo que ai foi implantado. A exaltação do individualismo ganhou a forma de um credo num monumento diante do majestoso Rockfeller Center em Nova York, no qual se pode ler o ato de fé de John D. Rockfeller Jr:”Eu creio no supremo valor do indivíduo e no seu direito à vida, à liberdade e à persecução da felicidade”.

Vejam o texto completo em ENVOLVERDE

Trogloditas somos nós

Livro traz curiosidades biológicas e mostra como a evolução se manifesta no comportamento humano

Por que há cada vez mais pessoas míopes no mundo? Por que grávidas têm enjoos? Devemos tomar uma aspirina quando temos febre? Essas e muitas outras perguntas são respondidas no livro Troglodita é você! Pequeno guia darwiniano da vida cotidiana, do pesquisador francês de biologia evolutiva Michel Raymond. Lançada no Brasil pela editora Paz e Terra, a obra descreve e explica, sob a ótica da teoria da evolução, comportamentos humanos que vão desde a preferência por algumas comidas até a orientação sexual.

A fácil leitura desse livro revela a manifestação da evolução humana no cotidiano. Evolução esta que nem sempre é sinônimo de progresso. Como nos conta o autor, a alergia, por exemplo, é algo novo em nossa sociedade. Esse mal, que atinge 40% das crianças apenas na França, é resultado da adaptação humana a um meio limpo. Com a maior higienização e a urbanização a partir do século 19, o nosso corpo deixou de ter contato com uma quantidade de microrganismos suficiente para que o sistema imunológico aprenda a se defender.


Vejam mais da resenha em CIÊNCIA HOJE ON-LINE

Provedores de internet apoiam Plano Nacional de Banda Larga contra os preços extorsivos das teles

Carlos Lopes
Hora do Povo
O presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet), Eduardo Parajo, declarou que o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) é a oportunidade das empresas de Internet obterem acesso à rede para fornecer um serviço razoável ao usuário. Atualmente essas empresas estão pagando preços extorsivos às teles para fazer a ligação entre a rede, sob controle dos monopólios de telecomunicações, e os seus clientes.


Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Deputados querem agronegócio investigado na CPI

Paralelamente à ofensiva da bancada ruralista pela instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Frente Parlamentar da Terra quer analisar as contas das instituições ligadas ao agronegócio, que recebem recursos de contribuições compulsórias. Elas estão sob suspeita de gestão irregular. Posto, abaixo, parte de um texto de Maurício Reimberg, aqui da Repórter Brasil, sobre o tema:

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) , administrado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), presidido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), integram o chamado “Sistema S” – formado por pessoas jurídicas de direito privado que recebem denúncias constantes por falta de transparência na aplicação dos recursos financeiros. Ambas são entidades ligadas aos grandes fazendeiros.

Continue lendo no blog do Sakamoto.

domingo, 18 de outubro de 2009

O eixo Veja-Folha e o caso Lina

Não há limites para esse eixo Veja-Folha que se formou anos atrás e prossegue impávido, mesmo depois do desmoronamento da credibilidade da revista (clique aqui para ler a íntegra das matérias).

Esta semana, Veja apresenta um furo estrambólico: diz que Lina Vieira, a ex-Secretária da Receita Federal, finalmente (dois meses após o escândalo em torno da suporta reunião reservada com Dilma Rousseff) abriu sua mala e, ó surpresa!, encontrou a agenda perdida, onde estava escrito à mão a data da sua reunião com a Ministra Dilma Rousseff.

Continua no blog do Luís Nassif.

A mídia como partido político

"O jornalista Luiz Carlos Azenha transcreve em seu blog Vi o Mundo matéria publicada no The Nation no domingo (11/10) repercutindo entrevista que a diretora de Comunicações da Casa Branca, Annita Dunn, concedeu à rede de televisão CNN e também declarações feitas a repórteres do The New York Times, nas quais ela afirma:

"A rede Fox News opera, praticamente, ou como o setor de pesquisas ou como o setor de comunicações do Partido Republicano" (...) "não precisamos fingir que [a Fox] seria empresa comercial de comunicações do mesmo tipo que a CNN."

"A rede Fox está em guerra contra Barack Obama e a Casa Branca, [e] não precisamos fingir que o modo como essa organização trabalha seria o modo que dá legitimidade ao trabalho jornalístico.""

Do Observatório do Direito à comunicação

Interessante o governo assumir essa relação e mais ainda decidir enfrentá-la.

Brasil é apontado como exemplo no combate à fome no mundo

Brasil é apontado como exemplo no combate à fome no mundo

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a FAO e a Action Aid divulgaram estudos sobre a situação da fome no mundo. As duas organizações destacaram a qualidade das políticas implementadas pelo governo brasileiro no combate à fome e à pobreza. Em 2009, segundo a FAO, mais de 1 bilhão de pessoas vivem em situação de subnutrição. Situação piorou depois da crise econômica mundial. A produção mundial de alimentos deve aumentar em 70% nos próximos 40 anos para suprir a demanda crescente, adverte a FAO.

A ligação do Bolsa Família com a educação faz parte do desenho institucional do programa. Os beneficiários precisam manter os filhos na escola e cumprir uma agenda básica de saúde. O objetivo é estimular acesso da população pobre aos serviços básicos de educação e saúde para melhorar as condições de vida desse público. Segundo análise feita pelo coodernador-geral do Bolsa Família, Franco Bernardes, da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS, o Nordeste - região com os maiores índices de analfabetismo (24% dos beneficiários) - está investindo mais na educação de seus habitantes. A região responde por 88% dos beneficiários alfabetizados nos dois anos.

Vejam mais em CARTA MAIOR