sábado, 7 de novembro de 2009

MST denuncia polícias militares, Judiciário, mídia e Congresso para comissão da OEA

Brasília - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) denunciou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), o que considera ser um processo de repressão e criminalização da luta dos trabalhadores rurais pela reforma agrária no país.

A denúncia foi apresentada ontem (5) pelo integrante da coordenação nacional do MST João Paulo Rodrigues, em audiência realizada em Washington, em parceria com o Centro pela Justiça e o Direito Internacional (Cejil) e com a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Em seu pronunciamento, Rodrigues acusou as polícias militares estaduais, setores do Judiciário, meios de comunicação e o Congresso de perseguição aos trabalhadores rurais que lutam pela reforma agrária. O Legislativo, segundo ele, age contra o movimento dos sem-terra principalmente por meio da bancada ruralista em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), “um espaço ideológico, que pretende paralisar a reforma agrária e desgastar o MST, acusado de violência até terrorismo”, afirmou.


Vejam mais na AGÊNCIA BRASIL

Caetano Veloso e a Perfeita Imbecilidade Ególatra Caetano em foto dos anos 60 Caetano em foto dos anos 60 “expressão de uma classe média semi-culta

“expressão de uma classe média semi-culta e semi-informada que perambula atrás de biombos para esconder o conservadorismo medular, Caetano Veloso lançou a versão pop do voto de direita em 2010: 'Não posso deixar de votar nela; Marina não é analfabeta como o Lula'.” (Carta Maior com Estadão; 05-11)

Enquanto a irmã Maria Bethania envelhece com dignidade, o mesmo não se pode dizer do seu mano Caetano.
Valter Xéu
Mauro Carrara
Blog do Azenha
Disse o baiano ao jornalão dos Mesquitas, declarando seu voto em Marina Silva:
- Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem.
A declaração é reveladora. Serve bem a desmascarar esse Caetano ególatra, subproduto pós-moderno de si mesmo, tolo que substituiu o poeta sem lenço e sem documento.
O atual Caetano, aliás, converteu-se numa espécie de Gabeira sem carreira parlamentar.

Vejam mais em PATRIA LATINA

Lixo radiativo próximo a mananciais de água no Novo México não é risco para a saúde, dizem porta-vozes

Lixo radiativo está brotando de locais onde foi enterrado, nos montes ao norte do Novo México, e se movendo em direção a nascentes d'água e córregos, mas oficiais do governo insistem que não há riscos à saúde.

A área é sede do Los Alamos National Laboratory (...).

Se você puder, siga o linque e confira o texto, em inglês, no SmartPlanet.

Ministério das Comunicações lança site da Confecom

Ministério das Comunicações lança site da Confecom

Da Redação


Iniciativa do Ministério das Comunicações, o site da 1ª Conferência Nacional de Comunicação entrou no ar hoje. Quem quiser acompanhar informações a respeito das conferências estaduais e municipais, por exemplo, pode acessar a página.

O site também reúne documentos relacionados à Confecom, além telefones do aeroporto e da estação rodoviária para quem for a Brasília participar do evento.

A Confecom será realizada entre 14 e 17/11, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.



Visto no Comunique-se

"Anatel me dá vontade de chorar!"

Na opinião da Associação, que já avaliou a qualidade da rede Speedy a pedido da Anatel, a Telefônica não fez os investimentos de R$ 2,34 bilhões divulgados em seu balanço, não está preocupada em fornecer um bom serviço e conta com a desatenção da Anatel, que não cumpriria sua função de fiscalizar as teles.

(...), os consumidores pagam caro por um serviço ruim e estão sem proteção da agência reguladora e da Comissão de Ciência e Tecnologia do Congresso. O engenheiro enviou pedidos de investigação contra a Telefônica para a Anatel, Bovespa e até a SEC, órgão que regula a bolsa de valores de Nova York.

Veja a matéria completa na INFOExame.

Ou um resuminho aqui...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Moradores de rua têm suas histórias contadas em documentário de TV

As jornalistas Alessandra de Mauro, Aline Dias, Daniele Garbin, Juliana Couto, Juliana Vieira, Michele de Jesus e Thalita Cardoso – todas formadas pela Universidade Municipal de Caetano do Sul (USCS) – são as idealizadoras do vídeo-documentário "Minha rua, minha casa", que mostra histórias de vida e a rotina de homens que estão em situação de rua, muitas vezes por opção própria.

Veja mais no Comunique-se (divulgação).

Google mostra dados que coleta de usuário

O Google está oferecendo uma nova ferramenta de privacidade com a qual os internautas podem verificar mais facilmente quais dos seus dados pessoais são armazenados enquanto navega.

A ferramenta "Dashboard" estreou hoje e reúne todos os dados enviados aos computadores do Google sempre que um usuário acessa alguns dos serviços da companhia.

O resto da notícia na INFOExame.

Preso por MP3 é absolvido seis anos depois

O fotógrafo Alvir Reichert Júnior, preso em agosto de 2003 em Curitiba por manter um site de músicas na internet que não recolhia direitos autorais, teve declarada sua absolvição.

A sentença foi dada pela juíza da 1ª Vara Criminal de Curitiba, Elizabeth Nogueira Calmon de Passos, que determinou a extinção do processo por entender que o caso já tinha passado de seu tempo, considerando assim uma “absolvição técnica”.

Continua na INFOExame.

Outro texto, com depoimento do "pirata", também na INFOExame.

Índios recuam e dizem que não acharam corpos de professores no MS

A organização católica Cimi (Conselho Indigenista Missionário) se retificou nesta quinta-feira e negou que uma comunidade de índios tenha achado mortos os dois professores guaranis desaparecidos desde a sexta-feira passada no Mato Grosso do Sul.

Mais na Folha Online.

Prêmio internacional é 'homenagem ao povo brasileiro', diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ao receber um prêmio internacional nesta quinta-feira em Londres como "o estadista que fez mais pelas relações internacionais no último ano", que a premiação "é uma homenagem ao povo brasileiro" e não apenas uma "distinção pessoal".

"Foi esse povo o principal protagonista da grande transformação pela qual o Brasil está passando nos últimos anos. Transformação que deu a meu país a visibilidade internacional de que hoje desfrutamos", afirmou Lula após um jantar de gala na cerimônia de premiação.

Leia a íntegra na BBC.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Lança-granadas Taser pode dar choque em pessoas a 60 metros de distância



É exatamente disso que o mundo precisa: outro Taser. Este pode ser disparado usando qualquer lança-granadas padrão, de 40 milímetros, o que lhe confere um alcance de 60 metros -- três vezes maior que o da XREP. Supostamente, é não-letal.

Continua no Gizmodo Brasil.

Usina é flagrada com escravos pela quarta vez

rês libertações nos últimos oito anos (em 2005, 1.003 foram resgatados da escravidão; em 2003, 272 foram libertados; e, em 2001, 76) não foram suficientes para que a Destilaria Araguaia – antiga Gameleira -, situada no município de Confresa (MT), mudasse a sua conduta. Operação do governo federal flagrou 55 pessoas submetidas à escravidão na usina sucroalcooleira, que já figurou na “lista suja” do trabalho escravo e está sob a responsabilidade do Grupo EQM – conglomerado econômico com forte influência na política, com sede em Pernambuco.

Continua no blog do Sakamoto.

Maitê perdeu pensao do Estado e advogado culpa revista de fofocas

09:00 A atriz Maitê Proença, agora famosa por ter cuspido no tumulo de Camoes, teve suspensa ontem duas pensoes pagas pelo Governo de Sao Paulo, no valor de R$ 13 mil mensais. A informaçao está hoje na coluna da Monica Bergamo. Diz que Maitê ganhava os benefícios herdados dos pais, mas o SPPrev, órgao previdenciário do Estado, entendeu que ela perdeu o direito por ter sido casada com o empresário Paulo Marinho. O advogado da atriz promete recorrer e acusa "uma revista de fofocas" de ter feito a denúncia que levou à suspensao dos beneficios. Segundo Monica, a SPPrev entendeu que a atriz teve uma uniao estável com Marinho e apontou como prova um texto da biografia de Maitê em seu site oficial onde ela afirma ter formado "uma família linda" nos 12 anos em que viveu com o empresário. Para o advogado da atriz, sua cliente está sendo vítima de uma "perseguiçao absurda" e o relacionamento que viveu nao foi um casamento formal.

Do BlueBus.

Lugo demite chefes das Forças Armadas após rumores de golpe

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, demitiu, nesta quarta-feira, os chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica após negar a possibilidade de um golpe militar contra o governo.

Segundo um comunicado divulgado pelo setor de imprensa das Forças Armadas, Lugo deve empossar novos comandantes na quinta-feira.

A decisão de Lugo foi tomada um dia depois de ele ter negado, em entrevista coletiva, que haveria um plano de um golpe militar contra o governo.

“Posso garantir, como chefe das Forças Armadas, que institucionalmente não existe nenhum perigo de golpe de Estado promovido pelos militares”, afirmou.

Lugo ressaltou ainda que “nada e ninguém moverá o povo paraguaio do Palácio (presidencial) de López até 15 de agosto de 2013”, em referência a data final do atual mandato.

Os rumores sobre o suposto plano de golpe de Estado começaram a surgir com uma declaração do secretário de relações internacionais do Partido Comunista Venezuelano (PCV) e vice-presidente do Grupo Venezuelano do Parlamento Latino-americano (Parlatino), Carolous Wimmer.

Segundo a imprensa local, ele teria dito que os Estados Unidos e setores da direita paraguaia queriam concretizar um “golpe contra o governo de Lugo”.

De acordo com a edição online do jornal Última Hora, pouco antes do comunicado sobre as mudanças na cúpula militar, a embaixadora dos EUA em Assunção, Liliana Ayalde, negou as acusações de Wimmer.

Continua na BBC Brasil.


Comunistas en Rusia realizarán marchas y mítines por el aniversario de la revolución bolchevique de 1917

Moscú, 5 de noviembre, RIA Novosti. Los comunistas en Rusia se preparan a realizar marchas y mítines con motivo del 92 aniversario de la revolución bolchevique de 1917, informó hoy a RIA Novosti el líder de los comunistas moscovitas, Vladímir Ulas.

"Unas 30 mil personas realizarán marchas y mítines por todo el país con motivo del 92 aniversario de la Revolución Socialista de Octubre que celebraremos el próximo 7 de noviembre ", precisó.

Vejam mais em RIA NOVOSTI


Imigrantes estão a abandonar Portugal

05-Nov-2009 Concentração contra a directiva de expulsão Foto de Casa do Brasil de Lisboa / FlickrNos últimos dois anos triplicaram os pedidos de ajuda na missão portuguesa da Organização Internacional para as Migrações (OIM). Com o objectivo de obter apoio para regressar ao país de origem, a maioria dos pedidos é de imigrantes brasileiros, cerca de 76%, que encontram-se desempregados em Portugal.

Os números da OIM, que representam apenas uma pequena amostra do complexo fenómeno da imigração, dão importantes indícios sobre o impacto da crise económica e das políticas de imigração em Portugal. A dificuldade em obter dados fidedignos sobre os fluxos de imigração tornam a tarefa da análise quantitativa do fenómeno quase impossível. Habitualmente, esta análise recorre ao uso de indicadores relacionados, que de alguma forma possam fornecer indícios sobre o fenómeno que pretende-se observar.


Vejam mais em ESQUERDA.NET

ONU retira funcionários estrangeiros do Afeganistão

CABUL (Reuters) - A ONU afirmou nesta quinta-feira que iniciará a retirada de centenas de membros de sua equipe internacional do Afeganistão devido à deterioração da segurança, em um duro golpe para os esforços ocidentais de estabilizar o país asiático.

O porta-voz da Organização das Nações Unidas, Aleem Siddique, afirmou que a entidade deslocará cerca de 600 dos seus cerca de 1.100 funcionários estrangeiros, recolocando alguns em áreas mais seguras dentro do Afeganistão, enquanto o resto será retirado do país.

O "mensalão" tucano de Azeredo e as máscaras da direita

Editorial

A palavra mensalão entrou para o vocabulário político em 2005 pela voz da oposição de direita que promoveu acusações contra o governo tentando deslegitimar o mandato do presidente Lula, forçá-lo a renunciar à reeleição em 2006 e, quando ficou claro que ele se candidataria a um novo mandato, fazer o presidente "sangrar" até a eleição, tentando impor a vitória de um candidato do esquema PSDB/DEM. Não deu certo.

Naquela ocasião já haviam aparecido acusações mais consistentes de desvio de dinheiro público justamente contra o tucanato, para financiar, em 1998 - portanto em pleno domínio neoliberal, com Fernando Henrique Cardoso no comando do governo federal - a reeleição do então governador mineiro e ex-presidente nacional do PSDB Eduardo Azeredo, que hoje é senador.

O registro pela imprensa daqueles indícios ficou longe do enorme escândalo feito em torno de acusações muito menos consistentes a membros da base aliada do governo. Afinal, a mídia tem lado e partido - aliás, funciona como um -, sendo a ala mais estridente da emplumada fauna da direita brasileira.


Vejam no Portal Vermelho o texto completo deste editorial

Cutrale e a moral do ‘sepulcro caiado’

Roberto Malvezzi, Gogó *
Adital -

Roberto Malvezzi, Gogó *
Adital -
Faço esse texto a pedido de muitos amigos. Para muitos, o meu texto "Cutrale devolve terras griladas" fez com que muita gente acreditasse na conversão da empresa. Então, dou as devidas explicações.

(...)
Decidi fazer um texto ironizando o caso. A grande mídia rodeou o texto, telefonou, mandou e-mails, mas não mordeu a isca. Não iria repercutir um texto como esse. Muitos amigos riram na hora, até elogiaram a peça de marketing ou disseram que era mais fácil acreditar em "saci, ET de Varginha, Papai Noel, etc.". Porém, talvez por ingenuidade, ou por querer ver algo de sério acontecer nesse país, muitos acreditaram, embora seja a essência do absurdo. Quem já viu grileiro devolver terras, respeitar sem terra, reconhecer os problemas históricos dos índios, etc.?

Então, afirmo que o texto "Cutrale devolve terras griladas" é uma ficção e não podia ser outra coisa, tamanho o absurdo do conteúdo.

Vejam o texto completo em ADITAL


Jornal da Ciência - notícias recentes

Cientistas do hemisfério sul estudam doenças esquecidas

Relatório mostra potencial de pequemos laboratórios no combate a males típicos de países em desenvolvimento.


Cientistas do mundo todo participam de evento no INPE sob mudançass

Especialistas estarão reunidos em São José dos Campos (SP) desta quarta-feira, dia 4, até sexta-feira, dia 6.


Enquete ajuda a criar nova agência de noticias de ciência


Jornalistas de todo o país estão convidados a participar de enquete que dará subsídios para criar nova agência brasileira de notícias sobre temas de ciência e tecnologia.



Vejam no JORNAL DA CIÊNCIA-SPBC

Agentes da CIA são condenados por sequestro na Itália

Um tribunal na Itália condenou nesta quarta-feira 23 agentes americanos da CIA (a agência de inteligência dos Estados Unidos) e dois agentes italianos por participação no sequestro de um clérigo muçulmano em 2003.

O clérigo Hassan Mustafa Osama Nasr, conhecido como Abu Omar, disse que foi sequestrado quando caminhava pelas ruas de Milão.

Ele afirma ter sido colocado em um voo secreto para a Alemanha e depois para o Egito, onde alega que foi torturado até ter sido solto sem nenhuma acusação.

Continua na BBC Brasil.

Professores guaranis são encontrados mortos no Mato Grosso do Sul

A informação é do Conselho Indigenista Missionário (Cimi): indígenas da comunidade Po´i Kuê informaram que, no início da tarde desta quarta (4), foram encontrados os corpos dos professores guarani kaiowá Olindo e Genivaldo Verá. Eles estavam desaparecidos desde 30 de outubro, quando foram atacados por um grupo de pistoleiros perto da cidade de Paranhos no Mato Grosso do Sul.

Os dois professores faziam parte de um grupo de 25 indígenas que vivem na aldeia Pirajuí e tinham voltado ao seu território tradicional no dia 20 de outubro. No dia seguinte, um grupo de pistoleiros atacou os indígenas e os expulsou da área, ferindo diversos guaranis. A Polícia Federal está investigando o ocorrido.

Mais no blog do Sakamoto.

O Blog do Senado

O Senado Federal colocou no ar nesta terça-feira o blog ( http://blog.senado.gov.br ) criado para divulgar os trabalhos legislativos e esclarecer notícias publicadas sobre a instituição. A nova ferramenta foi anunciada pelo diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado, Fernando César Mesquita. As informações são da Agência Senado.

(...)

O Blog do Senado abrirá espaço para a participação do leitor que se cadastrar. No seu primeiro dia de funcionamento, o blog traz informações sobre projeto que facilita o acesso ao crédito imobiliário para pessoas com renda familiar per capita de até um salário mínimo.

Mais no blog do Luís Nassif.

La crisis aleja el sueño capitalista

Así, en la misma cola de Oleg, se halla también Pavils, de 55 años, guardia fronterizo jubilado. "Yo cobraba 158 lats. Ahora me dan 142 (poco más de 200 euros)", dice. A los jubilados hubo que recortarles la pensión un 10%. Profesores, médicos y policías... todos han ido a peor. Los servicios básicos tiemblan bajo los golpes de tijera. Como Oleg, Pavils tiene las manos limpias y lleva una revista de historia en la bolsa.

"Algunos dicen que, ganada la independencia de Moscú, la hemos perdido ahora a favor del FMI y Bruselas", comenta Janis Dripe, ex ministro de Cultura y presidente de los arquitectos de Riga. "Es cierto que somos de alguna manera prisioneros. Pero creo que, a pesar de la frustración, sigue primando un sentimiento de libertad. ¡Al menos ahora somos víctimas de nuestros propios errores!", observa.

Veja o texto completo dos reflexos da contração econômica mundial na Letônia, no El País.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Líder do PSB reafirma que "mensalão" foi criação da mídia

"Todas as relações que tivemos sempre foram institucionais no âmbito das relações do governo e nunca testemunhei, nunca estive presente e nunca ouvi falar sobre esse assunto que foi estampado pela mídia brasileira (...)., afirmou nesta terça-feira (3), o vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).

(...)

“Nunca houve compra de votos na relação do governo com a Câmara dos Deputados. Nunca testemunhei isso, desconheço qualquer tipo de relações de negócios em relação a votos”, disse o parlamentar durante o depoimento. “Acho até absurdo que se possa imaginar que possa ter havido compra de votos na Câmara”, completou.

Vejam mais no Portal Vermelho

Modelo de carta de solidariedade a Federaçao Anarquista Gaúcha

Viemos através deste manifestar nossa solidariedade a Federação Anarquista Gaúcha em repúdio a invasão e apreensão de materiais e equipamentos de sua sede em Porto Alegre operada pela polícia civil na tarde de quinta-feira, 29 de outubro, e a abertura de processo criminal por injúria, calúnia e difamação a mando da governadora Yeda Crusius e expedido pelo Ministério Público Estadual. Este ato repressivo constitui cerceamento da liberdade de expressão e o direito de reunião resultando em censura política e intento de criminalização desta organização.

Já é notório para o Brasil e também em nível internacional a política de criminalização da pobreza e do protesto que é operada por este governo. Repressão e processos judiciais sobre o Movimento Sem Terra, categorias em greve, dirigentes sindicais e mobilizações populares que fazem oposição e denúncia aos esquemas de corrupção instalados nos altos escalões do governo e das políticas do Banco Mundial que desmontam com os serviços públicos e atacam direitos dos trabalhadores. A pobreza da periferia das grandes cidades também é alvo desta política truculenta.

Com esta carta queremos pesar as justas reivindicações de fim aos processos judiciais e a devolução de todos os bens apreendidos da FAG como a garantia das liberdades democráticas que foram violadas pelo Estado.

Vejam mais a respeito da carta em KAOSENLARED.NET

Señor Obama: ¿Qué hacían sus subordinados disfrazados de afganos y cargados de explosivos?

Al igual que con los británicos en Irak, cuatro estadounidenses fueron detenidos en Islamabad; se negaron a que sus vehículos con matrículas falsas fueran inspeccionados

(...)

Al ser detenidos se negaron a que sus vehículos (que llevaban placas de matrículas falsas), fueran inspeccionados; sólo accedieron cuando se personaron en el lugar funcionarios pakistaníes de alto nivel, ante quienes se identificaron como estadounidenses. Durante el operativo se les incautaron fusiles automáticos, pistolas y explosivos. La policía los tuvo retenidos hasta que una orden, llegada de "altas instancias", propició su liberación sin cargos.

Un hecho parecido acaeció en Iraq en el año 2005, cuando la policía colaboracionista iraquí detuvo a dos agentes británicos disfrazados de árabes, que conducían un vehículo cargado con explosivos, el cual pensaban explosionar en un mercado de Basora. En esa ocasión fueron encerrados en la cárcel, pero tanques británicos, apoyados por helicópteros, derribaron el muro de la prisión y los sacaron de allí. En la operación murieron, al menos, cuatro iraquíes.

Vejam mais em LA HAINE.ORG

Burburinho: FHC escreveu carta-testamento com medo da Satiagraha

O Conversa Afiada reproduz comentário de Stanley Burburinho, publicado, antes, no Blog do Nassif .

Clique aqui para ler a agressiva carta-testamento que FHC escreveu no PiG, antes de se precipitar no ostracismo .

Note o amigo navegante que foi o Conversa Afiada que denunciou o investimento do instituto do Farol nos fundos do Dantas, o “brilhante”, aquele passador de bola apanhado no ato de passar bola.

Quem passou a informação ao Conversa ?

Stanley Burburinho ?

Por falar nisso: quem será Stanley Burburinho ?


Vejam mais no blog CONVERSA AFIADA

FHC agride Lula para escapar da irrelevância

A inveja tem a vantagem de corroer o invejoso por dentro

O Farol de Alexandria subiu o tom.

Rasgou a fantasia.

Despiu-se do pudor que convém a ex-presidentes.

Agora, ou vai ou racha.

Ou os holofotes do PiG (*) se voltam para ele, ou desaparece.


Vejam o texto completo no blog CONVERSA AFIADA

Livrar o mundo da doença do pacifismo

Imaginem a cena: o Afeganistão, dois camiões cisterna roubados cheios de combustível altamente inflamável, rodeados por uma multidão de afegãos desejosos de obter um bocado de graça… Qual seria a última coisa que pensaríamos fazer? Claro – deitar bombas para cima dos camiões. Pois foi o que um comandante militar alemão mandou fazer a um avião telecomandado americano no dia 4 de Setembro. Catapum!! Ficaram reduzidos a cinzas pelo menos 100 seres humanos. Este incidente gerou uma grande controvérsia na Alemanha, porque o Artigo 26 da Grundgesetz (Lei Fundamental/Constituição) da Alemanha do pós-guerra declara: "Actos que possam tender e sejam praticados com a intenção de perturbar as relações pacíficas entre nações, principalmente para preparar uma guerra de agressão, são declarados anticonstitucionais. Devem ser considerados criminosos".
(...)
Numa reunião em Washington, funcionários da administração Bush, falando no contexto do Afeganistão, censuraram Karsten Voigt, representante do governo alemão para as relações germano-americanas: "Vocês concentram-se na reconstrução e na manutenção da paz, mas deixam connosco as coisas desagradáveis"… "Os alemães têm que aprender a matar".
(...)
Os Estados Unidos também se envolveram num esforço que dura há décadas para desligar o Japão da sua constituição pacifista pós II Guerra Mundial e da sua política externa e para o fazer regressar ao caminho correcto de ser de novo uma potência militar, só que agindo desta vez em coordenação com as necessidades da política externa americana.

Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Honduras: Washington forçou um acordo lesivo

Não é preciso ser muito perspicaz para perceber que o acordo firmado pelo presidente legítimo de Honduras, Manuel Zelaya, e o golpista Micheletti, parece lançar por terra boa parte do que o povo defendeu nas ruas durante mais de quatro meses. E isso é assim, para além da alegria que pode provocar ver Zelaya retornar ao lugar de onde o expulsaram violentamente e de uma eventual reciclagem da Resistência para as eleições de 29 de Novembro.

Praticamente desde o início do golpe fascista, ficou claro, e assim o declararam mandatários revolucionários como Raúl Castro e Hugo Chávez, que por trás dos gorilas estava o dono do circo, ou seja, os Estados Unidos. Nenhum governo de facto teria aguentado tantos dias sem que o Pentágono, a CIA e seus apaniguados houvessem gerado as condições para derrubar um governo do ALBA (um acordo entre povos que incomoda os gringos) e sustentá-lo no tempo. A seguir vieram os auxiliares dessa estratégia: o sempre prestável presidente Oscar Arias, a imperial senhora Hillary Clinton, o serviçal Senhor Insulza com seus parceiros da OEA e, em várias ocasiões, o falcão da politica estado-unidense no continente: o subsecretário de Estado Thomas Shannon. Todos coincidiam, e assim o exprimiram em todas as ocasiões, em que Zelaya devia afrouxar nas suas petições, deixar-se enganar com a convocatória constituinte e pensar quanto lhe convinha (aos negociadores) a possibilidade de uma reconciliação com os golpistas.

Vejam mais em RESISTIR.INFO

De país 'herbívoro' a 'carnívoro'

Expertos internacionales desentrañan en Madrid las claves del éxito brasileño

El éxito de Brasil, el país de moda en América Latina, parece no molestar a nadie: todos se alegran del avance internacional del gigante suramericano. Pero a medida que asuma su posición de liderazgo, esta situación comenzará a cambiar: los brasileños deben estar preparados para afrontar el paso de "país herbívoro a carnívoro", afirmó ayer en Madrid el economista José Juan Ruiz, director de Análisis y Estrategia para Latinoamérica del Grupo Santander.

Vejam mais em EL PAÍS.COM

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Escravos são libertados em obras de rede de celular

Após a denúncia de pessoas que não suportaram as condições de trabalho, a Superintendência do Ministério do Trabalho no Espírito Santo libertou 17 trabalhadores escravizados na capital Vitória (ES). Eles escavavam canaletas para acomodar cabos óticos da operadora de telefonia celular Claro.

Ou seja, o arcaico servindo ao moderno, provando mais uma vez que essas formas bisonhas de exploração não são resquícios de um passado arcaico que irão desaperecer com o triunfo do capital, mas um instrumento usado por determinados empreendimentos para crescer rapidamente e com baixo custo, obtendo competitividade em um mundo cada vez mais globalizado e feroz.

Continue lendo no blog do Sakamoto.

Quem desmoraliza o Supremo?

Mal tomou posse no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro José Antonio Dias Toffoli já causa desgaste à imagem da instituição, por conta do patrocínio de R$ 40 mil da Caixa Econômica Federal à sua festa de posse. “É claro que é um desgaste para ele e para a instituição também, mas só posso presumir que ele não estava a par disso”, observa o ministro Marco Aurélio Mello.

(...)

O IDP de Gilmar consegue contratos exclusivos com o setor público, consegue com o Senado, tem clientes privados grandes grupos com demandas no Supremo; Gilmar abre os salões do Supremo para lançamentos comerciais de site jurídico que funciona como sua assessoria de imprensa e vende seus livros.

E a festa de posse do Toffoli desmoraliza o Supremo.

Texto completo no blog do Luís Nassif.

Dia de Celebrar o Brasil

Dia 2 o Brasil se debruça sobre seus mortos. Será um Finados especial. Pela primeira vez, desde os anos 70, há um clima de que o país pode dar certo. É um momento mágico, porque sem o chumbo da ditadura dos anos 70, sem o caos do início da redemocratização, sem a pesada insensibilidade social dos anos 90.

Por várias razões e vários caminhos o país está a ponto de encontrar o rumo. De repente, começa a tomar corpo a idéia de que o país é um todo complexo, composto por infinitas partes interagindo entre si. É o agronegócios e a agricultura familiar, a multinacional e a rede de pequenas empresas, a Universidade.

O texto é de ontem mas está valendo. No blog do Luís Nassif.

Hotel espacial listo para 2012: compañía impulsora

Barcelona. La compañía detrás de los planes para abrir el primer hotel en el espacio dijo que está preparada para recibir a sus primeros clientes en el 2012, pese a críticos que dudaron del financiamiento y a los límites de tiempo para el multimillonario proyecto.

Los arquitectos del Galactic Suite Space Resort, con sede en Barcelona, informaron que una estadía de tres noches en el hotel costaría 3 millones de euros (4,4 millones de dólares), un precio que incluye un curso de entrenamiento de ocho semanas en una isla tropical.


Vejam mais em LA JORNADA NA INTERNET

Reflexões de um ex-vira-lata, por Paulo Nogueira Batista Jr

Antonio Patriota, até recentemente embaixador brasileiro aqui em Washington, reclamou comigo: "Para de falar em complexo de vira-lata! O Brasil passou dessa fase". Talvez o nosso embaixador tenha razão. O Brasil vem ganhando autoconfiança com uma rapidez surpreendente.

Nas recentes reuniões do G20, em Londres e Pittsburgh, e na última reunião anual do FMI, em Istambul, o Brasil bateu um bolão. Somos subdesenvolvidos? Sim. Temos equipes pequenas? Sim, muito menores do que as dos países desenvolvidos. E, no entanto, as delegações brasileiras têm sido das mais atuantes e -correndo o risco de soar presunçoso- acrescento: das mais influentes.



Vejam o texto completo no PORTAL DA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Um réquiem para FHC

O texto do ex-presidente tucano, publicado em vários jornais no domingo, revela um erro de cálculo político sem precedentes. Contrariando seus aliados, que desejavam vê-lo distante da campanha do PSDB para presidente em 2010, FHC trouxe para o próximo pleito a comparação entre as políticas de seu governo e as do governo Lula: a única polarização que a direita não queria. Imaginando-se um estrategista, virou um fardo pesado para as possíveis candidaturas de José Serra e de Aécio Neves. O artigo é de Gilson Caroni Filho.

As palavras são as armas. E foi acreditando em sua capacidade de manejá-las com destreza que Fernando Henrique Cardoso tentou atacar o presidente Lula em seu artigo publicado no jornal O Globo, do último domingo. Em sua vaidade desmedida, imaginava-se escrevendo um texto inaugural, um manifesto histórico capaz de desvendar a cena política, retirando a oposição do estado letárgico em que se encontra. O efeito foi exatamente o contrário.



Vejam o texto completo em CARTA MAIOR