sábado, 14 de novembro de 2009

Presidente de Israel oferce ajuda para 2016

O presidente de Israel, Shimon Peres, ofereceu nesta sexta-feira, durante um encontro com autoridades no Rio de Janeiro, a tecnologia de seu país para garantir a segurança e a comunicação durante os Jogos Olímpicos de 2016.

A notícia está no Terra.

Marginalização de negros e indígenas prejudica o progresso do Brasil

"Milhões de afro-brasileiros e indígenas estão atolados na pobreza e não têm acesso a serviços básicos e a oportunidades de emprego. Até que isto mude, esta situação vai prejudicar o progresso do Brasil em muitas outras frentes", disse ela, que visitou os Estados da Bahia e do Rio de Janeiro entre 7 e 13 de novembro.

Confira a notícia na BBC Brasil.

MPAA desliga o wi-fi de uma cidade inteira por causa de um único download ilegal

Os cidadãos de Coshocton, Ohio, nos Estados Unidos, estão sem internet gratuita depois que um único download fez com que a Motion Picture Association of America tomasse a decisão de desligar a rede municipal de wi-fi da cidade inteira.

Esta definitivamente não é a primeira vez que a MPAA pisa nos pequenos durante a sua cruzada contra a pirataria, mas é um capítulo particularmente notável dessa história. A rede municipal tinha capacidade de prover internet para um número de pessoas que varia de "uma dúzia a mais de 100", dependendo do dia, e todas agora estão sem conexão.

Porque é isso que a MPAA é capaz de fazer se o Dennis, o Pimentinha, da esquina não consegue esperar até que Transformers 3 saia em DVD. [BoingBoing]

Do Gizmodo Brasil.

Policiais espancam operários em Petrolina

O fato mais recente ocorreu no último fim de semana em Petrolina. Catorze funcionários da empresa Majestosa Engenharia teriam sido espancados, humilhados e torturados por policiais militares e federais que participavam de um festa de confraternização na casa de um delegado federal.

Na festa estavam policiais federais e militares da Bahia e de Pernambuco. O carro de um PM baiano foi arrombado durante a confraternização e os colegas partiram em "diligências" para localizar o aparelho de som roubado.

Acharam que o CD player estaria no alojamento da Majestosa Engenharia, local onde descansavam os 14 operários. O prédio foi invadido e a partir daí começou a tortura.

Veja o "post" completo no PE Body Count.

Marcador: "espancamento"

Luisa Mell constrange humoristas do "Pânico" em SP

Parece mentira, mas dois debochados e experientes humoristas do "Pânico na TV" ficaram envergonhados e chochos diante de uma multidão na madrugada desta sexta-feira, em São Paulo. A saia justa --e rara-- ocorreu após evento beneficente da ONG Florescer, da modelo Karina Bacchi, em São Paulo.

Entre as celebridades que desfilaram estava Luisa Mell, ex-apresentadora da Rede TV! Ela deixava o local quando a dupla Amaury Dumbo (Márvio Lúcio, o Carioca) e Freddie Mercury Prateado (Eduardo Sterblitch, o César Polvilho) gravava palhaçadas. Luisa entrou no meio da gravação dos dois e provocou: "Oi! Oi! Então, vocês não podem me mostrar? Quero aparecer!"

Os humoristas empalideceram. Luisa continuou, olhando para a câmera. "Quem tem uma piada melhor que a minha? Pena que vocês não podem mostrar..."

"Corta, corta", gritou alguém da produção, sob risadas das pessoas que assistiam à cena. "Ara, já acabou, galera?", continuou ela, arrancando ainda mais risos da plateia, e até um risinho amarelado dos humoristas.

Mais no UOL Notícias.

Suspeitos por ataques de 11 de Setembro serão julgados em Nova York

Cinco acusados de organizar os atentados de 11 de setembro de 2001 serão julgados ante um tribunal de direito comum em Nova York, informou nesta sexta-feira (13) um advogado militar envolvido nos procedimentos judiciais na base de Guantánamo (Cuba), onde os acusados estão detidos.

Os cinco homens acusados de tramar os ataques, incluindo Khalid Sheikh Mohammed, o suposto autor intelectual dos ataques, serão levados da prisão militar de Guantánamo para serem julgados em uma corte criminal de Nova York.

(...)

A iniciativa é um dos primeiros passos importantes tomados pela administração do presidente Barack Obama para fechar a prisão de Guantánamo, o que Obama prometeu fazer até 22 de janeiro de 2010.

Notícia completa no G1.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Pará precisa passar por uma intervenção urgente

Jornais de circulação nacional divulgaram hoje que o Tribunal de Justiça do Pará aprovou uma intervenção federal para que sejam cumpridas ordens de reintegração de posse de áreas ocupadas. O pedido foi encabeçado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que reclamam que a governadora Ana Júlia Carepa não tem sido célere em devolver as terras – muitas das quais comprovadamente griladas – para as mãos dos latifundiários. A matéria vai ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal para ser posta em vigor.

A informação está sendo contestada pelo governo. Segundo Ibraim Rocha, procurador geral do Estado, o Tribunal não decretou nenhuma intervenção: “Não houve decisão de intervenção. O Tribunal preferiu, em vez de arquivar os pedidos, mandar para uma instância juridicamente mais capacitada [Supremo Tribunal Federal] para análise”, declarou à Agência Pará. O procurador afirmou que existem milhares de pedidos de intervenção em todo o país – em São Paulo seriam mais de 2 mil – e que uma intervenção federal é uma decisão remota.

Mais no blog do Sakamoto.


ASL e BrOffice.org questionam licitação dirigida para Microsoft no Executivo gaúcho

A Associação Software Livre (ASL), com apoio da BrOffice.org, entrou dia 11/11 (quarta), com pedido de impugnação do Edital 589/CECOM/2009 na Central de Compras do governo do Estado do Rio Grande do Sul, órgão da Secretaria de Administração e Recursos Humanos. O Edital prevê a realização de um pregão eletrônico para aquisição de notebooks dentro do Programa Professor Digital, projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado em parceria com o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e que atende professores da rede estadual.

A proposta do convênio é intermediar a aquisição dos computadores pelos professores oferecendo a compra por meio de financiamento no Banrisul. Segundo o edital, as organizações que participarem do pregão precisam oferecer máquinas com configurações específicas, como por exemplo: processador de núcleo duplo arquitetura x86, controlador de vídeo padrão XGA integrado, sistema operacional MS Windows 7 Home Basic PPP em português do Brasil pré-instalado ou superior e Office Pro Plus 2007.

O principal argumento da Associação para questionar o pregão é baseado na Lei nº 8.666 que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, em todos os níveis. De acordo com o texto da Lei, é vedada a realização de licitação que determine "marcas, características e especificações exclusivas" para os objetos que serão adquiridos. A partir disso, a ASL questiona a necessidade de aquisição de computadores com MS Windows 7 e MS Office.

Continua no saite da Associação de Software Livre, via RS Urgente.


A duas semanas das eleições, situação em Honduras é indefinida

A situação política em Honduras continua indefinida a pouco mais de duas semanas das eleições, previstas para o dia 29, que elegerão o presidente da República, deputados e prefeitos.

Enquanto não se chega a uma solução - já que nem o presidente de fato, Roberto Micheletti, nem o presidente deposto, Manuel Zelaya, aceitam fazer qualquer concessão - continuam a chegar diariamente ao país congressistas de diversos países e outros representantes da sociedade civil internacional.

Continua no UOL Notícias.

Explosão em prédio do serviço de inteligência mata pelo menos 7

Pelo menos sete pessoas morreram e mais de 35 ficaram feridos em uma grande explosão que atingiu nesta sexta-feira o prédio da sede do serviço de inteligência paquistanês, na cidade de Peshawar, no noroeste do país, segundo informações da polícia.

Mais na BBC Brasil.

Relato do segundo dia de testes nas urnas eletrônicas

Ontem foi o segundo dia dos testes de segurança das urnas eletrônicas, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 10 a 13 de novembro.

Nesta quarta-feira (11), foi finalizado o teste realizado por Nelson Murilo Ruffino, especialista em tecnologia da informação que veio representando a ISSA (Information Systems Security Association) Capítulo Brasil, um órgão internacional da área de segurança da informação. O objetivo de Ruffino era tentar mostrar que um eleitor poderia votar em duas seções eleitorais diferentes em um mesmo pleito.

Segundo ele, esse teste não teve sucesso, pois não conseguiu fazer com que a informação colocada dentro de determinado arquivo fosse propagada. “Esse ponto em particular é bem difícil de ser feito. Não consegui verificar nenhuma forma de fazer com que isso funcionasse na prática”, afirmou.

Confira mais no BR-Linux.

Brasil é 7º em ranking de prejuízo com furtos no varejo

Os prejuízos causados por roubos ao comércio varejista no Brasil aumentaram 6,6% em 2009 na comparação com 2008, segundo levantamento global do Centro de Pesquisas do Varejo, na Grã-Bretanha. O país aparece em sétimo lugar no ranking de perdas provocadas por crimes, atrás apenas de Índia, Marrocos, México, África do Sul, Turquia e Tailândia.

Continua na BBC Brasil.

Marcadores: "roubo", "furto".

Associação de Moradores da Vila São Judas Tadeu denuncia a PUCR$

Do blog da instituição (http://amovitapoa.blogspot.com/):

A AMOVITA lançou nesta sexta-feira um material com denúncias de irregularidades e parte da história da universidade que não é divulgada.

A PUC-RS tem um histórico de desrespeito a tudo que impeça o seu crescimento, seja a questão ambiental ou social.

Ao longo dos próximos meses iremos detalhando cada ponto das denúncias. É preciso que a fúria expansionista dos maristas seja contida, ou nossa comunidade desaparecerá do mapa!


(clique para ampliar)

Fidel Castro diz que direita vai impedir reeleição de Obama

HAVANA (Reuters) - O ex-presidente cubano Fidel Castro disse na quinta-feira que Barack Obama provavelmente terá só um mandato presidencial porque os republicanos impedirão sua reeleição. Ele também disse que novos governos de direita surgirão na América Latina antes do término do mandato dele.

Em texto divulgado na imprensa oficial, Fidel disse também que Obama provavelmente será sucedido na Casa Branca por um presidente ao estilo de Richard Nixon ou George W. Bush.

APAGÃO NA GLOBO



Recife (PE) - Mal recuperados da macabra cobertura do acidente do avião da TAM – cobertura no sentido de que cadáveres se cobrem - , as notícias da Globo apostam agora suas fichas no esclarecimento que só tem um fim, de finalidade e the end: este governo é o culpado. E se atiram à versão, às versões, com uma aversão assustadora.

Numa rápida olhada e recuperação dos seus noticiários nas últimas 24 horas anotamos.

O Jornal da Globo da terça-feira esticou, no bom sentido de esticar a vítima, a notícia, sua jornada até depois de uma da manhã desta quarta-feira. Em lugar de luz, que luz, afinal estávamos no maior apagão da história, houve imagens escuras de São Paulo e do Rio, com tenebrosas entrevistas para melhor mergulho nas trevas. Os apresentadores faziam perguntas para induzir o entrevistado a admitir algum tipo de erro na administração do sistema elétrico, por vulnerabilidade, por natureza cruel ou qualquer outro motivo. Mas, diabo, entrevistados escolhidos ainda assim não dizem tudo o que os apresentadores desejam.


Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

Israel procura restabelecer trabalho escravo

O governo israelense procura legalizar uma nova forma de exploração do trabalho dos imigrantes sem documentos que habitam o país. A proposta pendente, tratada por um artigo do jornal Haaretz de 5 de novembro, fala por si e tem tudo em comum com as modernas formas de escravatura instituídas pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial (pagamento de um salário, não ao trabalhador, mas ao Estado, ou dedução de tais custos de alojamento e alimentação nesse salário que o trabalhador sempre acaba por ficar em dívida à empresa).


Vejam mais em PATRIA LATINA

São Bartolomeu, a longa noite tucana


Reacender o Clube da Lanterna, fundado por Carlos Lacerda, em 1953, para combater o governo Vargas só amplia o blecaute em que vive a direita após duas derrotas em eleições presidenciais. De antemão é uma aposta perdida. Uma comemoração tão grotesca quanto fugidia. Ao querer transformar a queda de energia, causada por uma falha tripla nas linhas de transmissão de Furnas, no “apagão do governo Lula”, a oposição, com apoio da grande imprensa corporativa, mostra a estreita margem de ação que restou ao antigo bloco de poder do governo tucano. Reacender o Clube da Lanterna, fundado por Carlos Lacerda, em 1953, para combater o governo Vargas só amplia o blecaute em que vive a direita após duas derrotas em eleições presidenciais. De antemão é uma aposta perdida. Uma comemoração tão grotesca quanto fugidia.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Eletrobrás questiona por que SP não acionou sistema anti-blecaute

O presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz, disse à Agência Brasil que deveria ter ocorrido o "ilhamento" do problema que originou a falta de luz em 18 estados do país. Segundo ele, houve falha e é preciso investigar o motivo que levou o sistema de segurança a não ser ativado.

“Nós tivemos um problema meteorológico em Itaberá, estado de S.Paulo, que levou à queda das três linhas de 750 Kilovolt (kV), o que significa dizer que perdemos a capacidade de transmitir metade da energia gerada por Itaipu. Deveria ter acontecido o ilhamento do problema para possibilitar o religamento do sistema. Mas como isto não aconteceu, aí o problema se estendeu para as duas linhas de corrente contínua que liga Itaipu a São Paulo. O que é preciso levantar é porque não entrou em operação o sistema chamado ERAT que existe exatamente para levar ao ilhamento”.


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

O rosto armado do neoliberalismo

por Karen Faulk

O livro de Jasmin Hristov é uma exploração da história e da evolução das forças paramilitares armadas na Colômbia, concentrando-se sobretudo nos últimos vinte anos. Declara a sua intenção de "apresentar um modelo de um aparelho de estado coercivo do século XXI, sob a capa de um regime formalmente democrático, explorando a estrutura e as funções desse aparelho, as condições que o tornaram necessário, e a sua capacidade para evoluir em novas formas" (p. xi).


Vejam a crítica completa no PRAVDA

ALCA: las dificultades de enterrar a un muerto

La vieja agenda del ALCA continúa promoviéndose en las reuniones gubernamentales, empresariales o “civiles” del ahora llamado “Proceso de la Cumbre de las Américas”, fomentado desde la OEA

Muchos recordamos la reunión de Mar del Plata, Argentina (noviembre 2005), como la gran derrota del proyecto imperial hemisférico del ALCA (Acuerdo de Libre Comercio de las Américas), pero poco o nada se ha mencionado acerca de que la vieja agenda del ALCA continúa promoviéndose y recreándose en las reuniones gubernamentales, empresariales o “civiles” del ahora llamado “Proceso de la Cumbre de las Américas”, fomentado desde la OEA.
En estos cuatro años pasados se han realizado varias reuniones ministeriales “de las Américas” sobre importantes temas como defensa, competitividad empresarial, seguridad pública, e incluso, casi como en los viejos tiempos, una Cumbre de las Américas. Sin embargo, probablemente ninguna de ellas ha tenido tanta continuidad y mandato oficial como la recién realizada V Reunión de Ministros de Agricultura (Jamaica, Octubre, 2009).


Vejam mais em KAOSENLARED

Mulher é presa após 'sequestrar' internauta que negou sexo a ela

Uma mulher no norte da França foi presa por ter "sequestrado" em sua casa um homem que ela conheceu em um site na internet e que se recusou a ter relações sexuais com ela, após tê-la encontrado pessoalmente.

O homem de 43 anos da cidade de Lille, no norte da França, cujo nome não foi divulgado pela polícia francesa, conheceu pela internet na noite do último domingo uma mulher de cerca de 50 anos, que dizia se chamar Irène.

Eles se conheceram no site Yes! Messenger, com forte conotação sexual, que promete "encontros rápidos, tórridos e sem complexos", informa nesta terça-feira o jornal Le Parisien.

A notícia é da BBC, mas está no UOL Tecnologia.

INB esconde vazamento de urânio em Caetité (BA)

De acordo com denúncias encaminhadas ao Greenpeace, 30 mil litros de concentrado de urânio podem ter contaminado solo e água dos arredores da mina

Moradores de Caetité (BA) - onde está situada a mina de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que abastece as usinas Angra I e II - procuraram o Greenpeace ontem (9/11) para denunciar o vazamento de 30 mil litros de concentrado de urânio. De acordo com informações levantadas pela própria comunidade, o vazamento teria atingido 200 metros de profundidade e pode ter contaminado rios e lençóis freáticos. A operação da mina, ainda segundo os moradores, está suspensa.

Confira mais no saite do Greenpeace.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A paranóia profunda

A atmosfera que se observa nas recentes manifestações de direita não surpreendem ninguém. Em 1964, o historiador Richard Hofstadter publicou um artigo chamado "O Estilo Paranoico na Política Americana", que poderia muito bem ter sido escrito nos dias atuais: norte-americanos na extrema direita, relata o autor, sentem que "o país fora tomado deles, ainda que continuem decididos a recuperá-lo e acabar de vez com a possibilidade de serem dominados pela subversão". Já ouviu isso antes?

Mas, mesmo que o estilo paranoico não seja nenhuma novidade, o papel dos republicanos parece ter se renovado.

Quando Hofstadter escreveu seu livro, a direita não se sentia representada porque os dois principais partidos do país a rejeitavam. Isso mudou com a ascensão de Ronald Reagan: os republicanos passaram a se eleger, em grande parte graças às concessões que abriram aos radicais de direita.

O texto de Paul Krugmann, do The New York Times, está disponível no Terra Magazine.

Depois do apagão, jornalistas viram especialistas em energia

E a mídia fez a luz. Crise iniciada, pencas de jornalistas brasileiros opinam, com fumos de quem retornou de um mestrado de verão, sobre o tema que comove, atiça e revolta os brasileiros: o blecaute que afetou 18 Estados a partir das 22h10 da terça-feira, 10 de novembro.

No conjunto de pitacos, há um brado descendente daquele zombado pelo cronista Rubem Braga: ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil. Troque saúva por apagão nas análises dos repentinos especialistas em energia elétrica, física, Itaipu, mudanças climáticas e ataques indígenas. As tendas estão armadas no bazar midiático.

O texto continua no Terra Magazine.

O alto custo dos preços baixos



Numa sociedade cada vez mais dinâmica e condicionada a desejar produtos que se renovam a toda hora — transformando o novo em antigo em questão de segundos — creio que quase nunca paramos para pensar porque passamos tanto tempo de nossas vidas querendo, comprando e descartando coisas, principalmente num mundo onde palavras como sustentabilidade, meio ambiente, ecologicamente correto, consumo consciente e responsabilidade social deixaram de ser linguajar de eco-chato para fazer parte de nossas vidas.

Um bom jeito para começar a pensar e até questionar como nossos hábitos de consumo podem comprometer o próprio futuro do nosso planeta, eu recomendo assistir a um pequeno vídeo em flash de 20 minutos conhecido como “The Story of Stuff“.

(...)

O interessante é que esse material pode ser assistido no site da iniciativa com legendas em diversos idiomas — incluindo o português: Basta selecionar a opção desejada no início da apresentação. Além disso, os principais tópicos desse vídeo podem ser localizados rapidamente por meio de uma barra de índice localizada no topo do vídeo.

Há mais sobre isso no Zumo Blog.

"capitalismo", "mercadoria"


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

As horríveis e emocionantes faces da era nuclear

Às vezes eu escrevo sobre armas high-tech. Há algo de fascinante nos terrores tecnológicos que os homens constróem para matar a si mesmos, então é fácil esquecer das reais consequências desta corrida de loucos. [IMAGENS FORTES A SEGUIR]

Alguns anos depois que os Estadus Unidos soltaram o terror sobre Hiroshima e Nagasaki, a União Soviética testou a sua primeira ogiva nuclear. Eles a chamaram, apropriadamente, de "Primeiro Raio" -- já que foi o primeiro de uma série de 456 testes atômicos que trouxeram o inferno à Terra sessenta anos depois. Para muitos de nós, isso remete a imagens tão terríveis quanto lindas:


.
.
Confira no Gizmodo Brasil.

Mais imagens podem ser conferidas no Big Picture do The Boston Globe.

Folia terceirizada

Na imprensa de Brasília não se lê uma só linha a respeito, mas há pouco menos de dois meses, em 29 de setembro, o banqueiro do jogo do bicho Aniz Abraão David, 65 anos, presidente de honra da escola de samba Beija Flor de Nilópolis, do Rio de Janeiro, recebeu um cheque de 1,5 milhão de reais do governo do Distrito Federal. Até o carnaval do ano que vem, Anísio, como é conhecido o bicheiro, deverá receber outros 1,5 milhão para colocar na avenida o samba enredo “Brilhante como o sol do novo mundo, Brasília do sonho à realidade, a capital da esperança”, em homenagem à criação de Juscelino Kubitschek – que aliás, deve estar se remexendo no túmulo diante de tal homenagem. E também, certamente, por achar que isso é bastante dinheiro público na mão de um contraventor cuja ficha policial daria para cobrir parte considerável da Marquês de Sapucaí.

Aniz Abraão foi preso, pela primeira vez, em 1993, durante um histórico arrastão judicial comandado pela juíza Denise Frossard, no Rio de Janeiro, contra os principais chefes do jogo do bicho no estado. Condenado a seis anos de prisão, ficou apenas três anos na cadeia, de onde foi libertado por bom comportamento. Em abril de 2007, no entanto, Anísio voltou a ser preso, desta vez pela Polícia Federal, durante a Operação Hurricane, acusado de ligação com a máfia de contrabando de máquinas ilegais de caça-níqueis. Libertado por uma liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, também passou pouco tempo na cadeia. Em outubro de 2008, passou outra rápida temporada no xadrez, acusado de lavar dinheiro da mesma máfia carioca, mas em Natal, no Rio Grande do Norte.

Confira o texto completo no Brasília, Eu Vi.


Vida em Honduras é mais pobreza, mais repressão policial e mais viloência

Naquele dia havia-se espalhado por Honduras o rumor de que o presidente Manuel Zelaya tinha conseguido voltar ao país em segredo. Para comemorar, seus partidários convocaram concentrações em diversas áreas de Tegucigalpa, e o pai de Ángel David decidiu participar na colônia 21 de Fevereiro, vizinha a sua. Ao voltar para casa, soado o toque de recolher, encurtaram caminho por um beco. Assustaram-se com o ruído de uma moto que se aproximava. Olharam para trás. Dois policiais vinham na moto. O de trás apontou para eles. Escutaram-se cinco disparos. Ángel David, de 13 anos, caiu redondo no chão com um tiro nas costas.

Outro texto do El País, no UOL.

A última guerra árabe: Arábia Saudita bombardeia rebeldes xiitas no Iêmen

Segundo Riad, a aviação saudita só operou dentro de seu território, mas os rebeldes denunciam que também foram bombardeados no Iêmen e que capturaram soldados sauditas em seu território. O governo do Iêmen não permite o acesso à região dos combates, de onde se diz que 150 mil civis tiveram de fugir.

A notícia está no El País, reproduzido no UOL.


'Muda OAB'













MANIFESTO PELA DEMOCRACIA NA OAB/RS - MOVIMENTO MUDA OAB – CHAPA 3

No próximo dia 16 de novembro acontecem as eleições para a nova direção da OAB/RS. O advogado Leonardo Kauer concorre pela chapa 3, tendo como candidata à vice a advogada Mônica Montanari. Segundo consta na apresentação da chapa 3, de oposição, "o Muda OAB é um movimento de advogados e advogadas que se constituiu em 2003, diante da compreensão que tinham em comum de que a Ordem precisava de uma renovação substancial, eis que os grupos políticos que vinham, e ainda vêm se alternando no poder da entidade, em pouco ou nada diferiam".

Diz o Manifesto: 'O Movimento MUDA OAB – Chapa 3 – dirige-se aos colegas advogados e advogadas do Rio Grande do Sul e do Brasil para reiterar o compromisso de lutar pela implantação do DECÁLOGO DA MUDANÇA* e trabalhar pela democratização da Ordem dos Advogados do Brasil.

O Movimento Muda OAB surgiu diante da necessidade sentida pelos colegas de romper com o revezamento entre as duas facções que historicamente administram a OAB/RS e implantar imediatamente tais mudanças.' (...)

*Leia o Manifesto na íntegra no blog http://jcsgarcia.blogspot.com/ e no sítio da chapa 3: http://www.mudaoab.com/index.php

Cfemea defende punição para estudantes que participaram de agressão à aluna da Uniban

São Paulo - Os estudantes que agrediram a aluna Geisy Arruda por usar um vestido curto na universidade deveriam ser punidos, na opinião da assessora técnica do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), Patrícia Rangel.

“Deveria haver sim algum tipo de punição em relação aos agressores. Porque foi feito um ato de violência contra uma aluna e os agressores devem ser punidos. Até porque se trata de um caso típico de violência contra às mulheres”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.

Vejam mais na AGÊNCIA BRASIL

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Atentado com carro-bomba mata pelo menos 20 no Paquistão

Pelo menos 20 pessoas foram mortas na explosão de um carro-bomba nesta terça-feira na cidade de Charsadda, no noroeste do Paquistão, no terceiro dia de ataques consecutivos na mesma Província.

Notícia completa na BBC Brasil.

Por pouco não houve outro massacre de Eldorado

“No início da manhã, os trabalhadores interditaram a Rodovia PA 150 como forma de pressão para exigir a abertura de negociação por parte do governo do Estado. Por volta das 11 horas da manhã, sem que a polícia estivesse no local, os trabalhadores decidiram por si mesmos desinterditar a estrada. A situação permaneceu totalmente tranqüila, com o tráfego de veículos restabelecido até por volta das 14 horas, quando chegaram ao local o Delegado Geral de Polícia Civil, Raimundo Benassuly, e o coronel Leitão da Polícia Militar acompanhados de aproximadamente 70 policiais do batalhão de choque.

Demonstrando total despreparo e usando de truculência desmedida, sem dar chance para qualquer tipo de diálogo, o coronel e o delegado partiram para cima dos trabalhadores que se aglomeraram nas imediações da pista, gritando de forma descontrolada que estavam ali para prender quem estivesse à frente. O Delegado Geral, Raimundo Benassuly, sacou uma pistola e ameaçou atirar nos trabalhadores que se aproximavam. Vendo a ação do delegado, outros policiais fizeram o mesmo, e, em seguida prenderam três trabalhadores sem qualquer motivo.(...)"

Veja o texto completo no blog do Sakamoto.

Ministros levam novo código a Lula

As mudanças no Código Florestal que beneficiam pequenos e médios produtores foram apresentadas ontem ao presidente Lula. A comitiva formada pelos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc; da Agricultura, Reinhold Stephanes, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, se reuniu com o presidente em São Paulo, na 15ª Conferência das Partes sobre o Clima. Apesar da mobilização, nenhuma definição foi anunciada.

No Rio Grande do Sul, a Associação do Ministério Público entrega hoje, às 9h, documento à Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, sugerindo que a Casa não leve à votação o projeto de lei 154/09, que dispõe sobre o novo Código Ambiental gaúcho. A entidade afirma ter identificado uma série de inconstitucionalidades.

Correio do Povo

Muros ruidosos, muros silenciosos

Vallas de seis metros de altura de Ceuta y Melilla, con su tecnología sofisticada, sus cámaras infrarrojas y sus difusores de gases lacrimógenos, muro marroquí de 2.700 km...

Desde su construcción, en 1961, en plena Guerra Fría, el Muro de Berlín fue noticia diaria. Día tras día, año tras año, los medios occidentales de comunicación nos «informaron» sobre el mismo: el muro de la vergüenza, el muro de la infamia, el telón de acero, los muertos al intentar huir, la maldad intrínseca del comunismo... Cuando se inició su caída, el 9 de noviembre de 1989, el acontecimiento fue retransmitido hasta el hastío y celebrado en directo como la victoria del «mundo libre», y, de paso, como el triunfo definitivo del capitalismo. Marxismo, socialismo, lucha de clases, imperialismo, explotación... todo eso eran antiguallas ante el famoso «fin de la historia» de Francis Fukuyama, que proclamaba que un pensamiento único, el «pensamiento de mercado», se mantendría hasta el final de los tiempos: la historia, entendida como conflicto, había llegado a su fin.
(...)
Pero de esos muros no se habla, o se habla poco: son muros silenciosos. Son muros mucho más largos, altos, dañinos y mortíferos que el de Berlín; pero son muros silenciosos y, a menudo, son muros admitidos e incluso aplaudidos.

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Uniban ou... Taleban?



Charge do Lute no PORTAL VERMELHO

Gobierno de Venezuela calificó como inmoral último comunicado de Colombia

Caracas, 09 Nov. ABN.- El Gobierno de la República Bolivariana de Venezuela, a través de un comunicado del Ministerio del Poder Popular para Relaciones Exteriores, calificó como inmoral el último comunicado de la Presidencia de la República de Colombia, porque refleja la hipocresía de la oligarquía neogranadina.
(...)
El Gobierno de Uribe miente, pues es responsable del único acto de guerra registrado en la historia reciente de nuestro continente, cuando el ejército colombiano, con apoyo estadounidense, bombardeó e invadió el territorio “hermano” del Ecuador, el 1º de marzo de 2008.

El Gobierno de Uribe miente, pues ha quedado demostrado que el acuerdo que oficializa la ocupación militar estadounidense de Colombia tiene por objetivo proyectar la dominación estratégica del imperio sobre Suramérica, permitiendo operaciones militares de amplio espectro en toda la región.


Vejam mais em AGENCIA BOLIVARIANA DE NOTICIAS

Por uma CPI do latifúndio midiático

Rosane Bertotti

Em seu "O Livro dos Abraços", Eduardo Galeano nos conta de uma tribo indígena que decepava a cabeça de seus adversários e as deixava minguar até caber na palma da mão. Para impedir qualquer surpresa desagradável, ainda costuravam sua boca.

Guardadas as proporções de sentido, é exatamente esta a direção do empenho dos barões da mídia quando inundam a programação das "suas" emissoras de rádio e televisão com desinformação e alienação. Entre outros lixos tóxicos, despejam cotidianamente em milhões de lares doses de apatia e criminalização dos movimentos sociais, a quem tentam macular com os antivalores do oportunismo, da covardia e da violência. Com a surrada fórmula da repetição, já que instrumentalizam os meios de comunicação para contaminar e degradar o ambiente das relações pessoais, buscam apequenar cérebros, silenciar falas, deturpar conceitos...

Felizmente, há lições que ficaram, aprendidas pelos anos de engano e manipulação, de edição de debates televisivos, de programas editorializados que interpretavam a realidade ao bel prazer do anunciante. Bem menos dócil e muito menos conformada, a população vem fazendo a sua própria leitura, ampliando a independência, cortando os fios que a buscavam conduzir mais para ser menos.


Vejam o texto completo em OBSERVATÓRIO DO DIREITO À COMUNICAÇÃO

Livro "Os Latifundiários" é uma contribuição para o debate sobre o Movimento dos Sem Terra

Os ataques contra o Movimento Sem Terra constituem o lance mais recente de uma batalha secular. Para vencer esta batalha, é importante conhecer o outro lado: Os latifundiários, livro escrito por Wladimir Pomar e lançado pela editora Página 13, é uma contribuição neste sentido. Descarregue aqui ou na página www.irinypresidentadopt.org.br a versão em PDF. O download é gratuito.


Vejam no PORTAL DA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

A ocho años de invasión estadounidense. Prolifera la economía del opio

Tras cumplirse, este octubre, ocho años del bombardeo, invasión y ocupación de Afganistán por parte de tropas estadounidenses con el pretexto de eliminar a los talibán, a la organización Al Qaeda y a su jefe Osama Bin Laden, en esa nación del suroeste asiático ha prosperado el negocio del opio lo que le ha valido para ganarse el sobrenombre de estado narco.

(...)

El campesino afgano no cuenta con dinero ni capacidad para producir a gran escala esas drogas y el negocio están en manos de los llamados Señores de la Guerra que controlan las distintas regiones del país, así como de integrantes del gobierno impuesto por Estados Unidos. También participan miembros de las fuerzas de ocupación y de la Agencia Central de Inteligencia (CIA) estadounidense.

(...)

Aunque el régimen de Karzai fue impuesto por Washington, el Parlamento de ese país ha acusado a los ejércitos de ocupación de ser los responsables del transporte de la heroína hacia otras naciones de occidente para costear diferentes guerras.

Esa imputación no es nueva, pues en los años 70 Estados Unidos sufragó parte de su conflicto bélico en Vietnam por medio del llamado Triángulo de Oro, y una década después repitió esa acción para mantener a las fuerzas contrarrevolucionarias que desestabilizaron al gobierno sandinista nicaragüense. Ocho largos años han transcurrido desde la invasión sin que las tropas extranjeras hayan podido controlar la situación militar, ni se ha llevado adelante el inicialmente previsto Plan Marshall para Afganistán (en referencia al puesto en marcha en Europa tras la Segunda Guerra Mundial).

Vejam o texto completo em REBELIÓN



Muro de Berlim: 223 mortos. Muro que separa os EUA do México: 5,6 mil mortos



No aniversário de 20 anos da queda do Muro de Berlim, o mundo convive com uma série de barreiras que servem para conter a livre circulação de pessoas. O muro que divide a Cisjordânia de Israel e o que impede a passagem de imigrantes mexicanos para os Estados Unidos são os mais conhecidos, mas há outros.

O exemplo mais recente vem da Eslováquia. Em outubro, uma muralha de 150 metros de comprimento e dois de altura foi erguida na cidade de Ostrovany, uma comunidade rural no nordeste do país, com o intuito de isolar um acampamento de ciganos.

A ação, aprovada em 2008 pelas autoridades locais e colocada em prática na última semana, é o último capítulo da crescente tensão entre os habitantes da localidade e os ciganos. Os habitantes de Ostrovany os acusam de roubar frutas dos jardins privados. Episódios violentos foram registrados, como a morte de um fazendeiro por membros da comunidade cigana e manifestações de grupos de extrema-direita para qualificar o que chamam de “terror cigano”.


Vejam mais em PATRIA LATINA

Nove executados a propósito dos tumultos em Xinjiang

Autoridades chinesas executaram nove pessoas acusadas de ligação com os tumultos em Xinjiang acontecidos meses atrás, dizem relatórios regionais.

A notícia completa, infelizmente em inglês, na BBC.

Palestinos derrubam parte de muro de Israel pela 2ª vez em uma semana

Pela segunda vez em uma semana, palestinos e ativistas estrangeiros quebraram nesta segunda-feira partes da barreira construída por Israel na Cisjordânia.

Eles usaram cordas e pelo menos um caminhão para derrubar blocos de concreto da barreira nas proximidades da cidade de Ramallah.

A polícia israelense chegou ao local pouco depois e usou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.

Abdullah Abu Rahma, um dos coordenadores da ação, disse que ela foi concebida para ocorrer no aniversário da queda do muro de Berlin.

"Esse é o início das atividades para expressar nosso apego à terra e rejeição ao muro", disse ele à agência de notícias Reuters.

Continua na BBC Brasil.

Mensalão mineiro ou mensalão tucano?

O leitor Eduardo Oliveira, de São Paulo, questiona o uso da expressão “mensalão mineiro” no episódio envolvendo o senador Eduardo Azeredo, do PSDB:

Antes de tudo sou paulistano, mas defendo Minas Gerais desta difamação! O mensalão tucano envolvendo o ex-governador de MG e ex-presidente nacional do PSDB, Eduardo Azeredo, está dando calafrios na elite intelectual do PIG, principalmente a paulista. A ponto de omitirem o DNA deste caso que é tucano e não mineiro. Fico indignado com a ignorância desta elite, porque MG não pode ser marcado por erros de um partido político, como o PSDB. (...)

Mais no RS Urgente.

"Compromisso com a sociedade"

Ronchetti: Ele fez, é fundador, ele é no meio dele ele foi aprovadíssimo. Enfim, para essa indicação de desembargador, se a senhora puder ajudar, eu estou lhe dando as recomendações dele que é uma pessoa de altíssima competência.

Yeda: Muito obrigada. Sendo um dos três já é uma prova de que ele é de altíssima competência. Eu já busquei saber também dele né… É uma maravilha que a gente tenha alguém desse porte, né?

Ronchetti: Ele é, pode ter certeza.

Yeda: E também eu aprendi durante esse ano, viu, Ronchetti, que eu vou usar a caneta para nomear quem tenha compromisso com o governo.

Ronchetti: Ele tem. Ele é do PSDB desde a sua fundação. Ajudou na minha primeira campanha, minha segunda campanha, ele é fundador nacional do PSDB.

Veja o post completo no RS Urgente.

O acordo EUA-Colômbia

Segundo o LA JORNADA, o Pentágono aprovou as bases pois facilitariam a intervenção em países não alinhados com os EUA.

O LA SEMANA aborda o acordo em si e todo o seu contéudo, pelo menos o exibido para agradar ao público.

Na verdade é uma ingerência externa num país vizinho, que permitirá livre trânsito de equipamento e pessoal, bem como sujeitará todo o pessoal das bases a leis estrangeiras, no caso as americanas, num verdadeiro curral colonial como há alguns séculos não víamos por aqui.

Para os que acreditaram nas boas intenções americanas, recomendo uma loja de festas que temos aqui em Cruzeiro, que está com uma grande promoção de nariz de palhaço.

É, na verdade, a submissão de todo o sistema de defesa interno e externo colombiano a um país estrangeiro, de uma forma disfarçada, numa humilhante capitulação do governo colombiano a um país estrangeiro, como não se via desde a época colonia.

Aliás, não foi diferente o discurso de Lula a respeito, que também foi criticado pela oposição, mas Lula sabia do que falava.

Continua no blog do Luís Nassif.

A repressão contra a FAG. Yeda acerta no que vê e atinge o que não conseguia enxergar!

A tarde de 5ª feira, dia 29 de outubro de 2009, marcou a história recente da política do Rio Grande do Sul. Neste dia, a sede da Federação Anarquista Gaúcha (FAG) em Porto Alegre foi alvo de uma batida policial civil, que devidamente munida de mandado de Justiça (estadual, por suposto), partira em diligência para este endereço. O motivo, uma entrada de queixa crime por calúnia, injúria e difamação de parte da própria governadora de estado, a economista Yeda Rorato Crusius (PSDB), que entrara como pessoa física. As páginas que seguem expressam o ocorrido se aproximando do ponto de vista dos atacados e apresenta uma das interpretações passíveis de serem aceitas para explicar o porquê de procedimento discricionário. O foco é a batalha pelos direitos políticos de um coletivo contra o resguardo da imagem pessoal, alvo primário das batalhas político-midiáticas da contemporaneidade. Por suposto, a liberdade de expressão e a política como ferramenta de mobilização estão em jogo também. O neoliberalismo selvagem que vem tomando conta das entranhas do aparelho de Estado no Rio Grande necessita de um Executivo forte, autoritário e discricionário.

Confira o texto no Estratégia e Análise.