sábado, 21 de novembro de 2009









PT ELEGE NOVAS DIREÇÕES NESTE DOMINGO

Petistas de todo o Brasil vão às urnas neste domingo (22) para escolher os novos dirigentes do partido para o período 2010-2012. As eleições acontecem em mais de 4 mil municípios, nos quais 1 milhão e 350 mil filiados estão aptos a votar para as direções locais, estaduais e nacional.

O PT é o único partido do Brasil que escolhe seus dirigentes pelo voto direto do filiado. Concorrem à presidência nacional do partido seis candidatos: Iriny Lopes (Chapa Esquerda Socialista), Markus Sokol (Chapa Terra, Trabalho e Soberania), José Eduardo Cardozo (Chapa Mensagem ao Partido), Geraldo Magela (Chapa Movimento: Partido para Todos), José Eduardo Dutra (Chapa O Partido que Muda o Brasil) e Serge Goulart (Chapa Virar à Esquerda, Reatar com o Socialismo).

As eleições acontecem nos diretórios municipais ou zonais onde a pessoa é filiada. Como em PEDs anteriores, haverá uma urna especial em Brasília para os petistas que trabalham na capital federal.

No RS concorrem à sucessão de Olívio Dutra os candidatos Jorge Branco, Marcel Frison, Marcelo Carlini e Raul Pont. A votação vai das 9h às 17h. (com os sítios do PT Nacional e Estadual)

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Esta lata de Coca-Cola não tem tinta, pode salvar o planeta



.

A lata nua da Coca-Cola é linda, faria o Steve Jobs babar com este visual, e ainda pode ajudar a economizar energia enquanto reduz a poluição do ar e da água. Será que faria diferença? Vamos aos cálculos:

Estou assumindo que o consumo só aumenta com o tempo, mas vamos pegar os números de 2007 da base de dados Global INForM Cases Sales: o número total de latas de Coca-Cola vendidas no mundo foi de 67.873.309. A Coca Diet e a Coca Zero venderam 35.387.241, logo o total foi de 103.260.550. Ah, isso por dia.

Continua no Gizmodo Brasil.

O filme sobre Lula e o jornalismo tapioca

A Folha “descobriu” que empresas patrocinadoras do filme do Lula têm algum tipo de negócio com o governo. São algumas das maiores empresas brasileiras, como Volkswagen, OAS, JBS Friboi, Odebrecht, e assim por diante. E por “negócios” entenda-se desde compras irrelevantes do governo (R$ 31 milhões que a VW vendeu ao Ministério da Defesa) até obras, financiamentos do BNDES, incentivos fiscais, prestação de serviços.

Pergunto: qual empresa brasileira, dentre as 50 maiores, não têm nenhum negócio com o governo?(...)

Continua no blog do Luís Nassif.

Frei Betto: Reeleger Uribe é sacramentar corrupção e impunidade

A Unasul (União das Nações Sul-Americanas) enfrenta um impasse diante da teimosia do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, de ampliar a instalação de bases usamericanas no território de seu país. Os demais presidentes estão contra. Preferem preservar a soberania e a independência da América do Sul.

Por Frei Betto*

Na reunião de Bariloche, em agosto, o presidente Lula bem argumentou: se desde 1952 as tropas estadunidenses não conseguiram erradicar o narcotráfico na Colômbia, por que agora estariam aptas a fazê-lo?


Vejam mais no PRAVDA

SP: universitários são suspeitos de atirar chumbinho em pedestres

SÃO PAULO - Dois estudantes universitários suspeitos de atirar em pedestres com uma espingarda de pressão foram indiciados na tarde de quinta-feira. Pelo menos três pessoas ficaram feridas na região da Rua da Consolação, no Centro de São Paulo. Com os jovens foi encontrado "chumbinho" e uma arma de pressão.


Visto no JB ONLINE

Pesquisa: brasileiro está mais alto (e mais obeso)

A população brasileira está ficando mais alta, mas sofre risco de aumento da obesidade, aponta a pesquisa Saúde Brasil 2008. Divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, o estudo mostrou que as mulheres ganharam 3,3 cm em 14 anos - quase duas vezes mais que os homens, passando de uma média de 1,55m, em 1989, para 1,58m, em 2003. Os homens, no período, aumentaram 1,9 cm na altura, atingindo média de 1,70m em 2003, contra 1,68m em 1989. Segundo a pesquisa, o aumento da altura do brasileiro reflete a queda da taxa de desnutrição, especialmente entre as crianças (80% entre 1974 e 2007). Os números, porém, ainda estão abaixo do padrão mundial, diz o documento.

Na medida que o brasileiro vê a desnutrição diminuir, o problema da obesidade tem se tornado uma questão cada vez mais preocupante. Segundo a pesquisa do Ministério da Saúde, a tendência de crescimento é maior entre os meninos de 10 a 19 anos. Esse grupo apresentou o maior risco de obesidade, com um aumento de 82,2% do Índice de Massa Corpórea (IMC) em 29 anos. As meninas de 10 a 19 anos tiveram um aumento do IMC de 70,3%, apontando para uma tendência à estabilidade. O consumo de alimentos industrializados, com mais gordura e açúcar, e o sedentarismo são apontados como as principais causas do aumento do risco de obesidade na população brasileira.

CORREIO DO POVO

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Blackwater e o limites da terceirização da segurança

Isso se segue a revelações durante o verão de que empregados da empresa antes conhecida como Blackwater eram "os caras" quando a CIA montou um programa secreto para assassinar líderes da Al Qaeda. Menos espetacular, mas não menos perturbadora, é a notícia de que a Blackwater (hoje rebatizada de "Xe") continua tendo uma função na montagem e no abastecimento dos teleguiados Predator da CIA, em bases ocultas no Paquistão e no Afeganistão. No ano passado o diretor da CIA, Michael Hayden, disse ao Congresso que as empresas contratadas pela CIA tinham torturado detidos pelo método de afogamento.

O debate sobre essas questões tende a se concentrar nas críticas à indústria privada de militares e segurança, com analogias com mercenários e palavras duras sobre cães de guerra. Mas um desafio mais apropriado seria para os governos que pagam essas empresas.

Confira o texto completo do The International Herald Tribune, reproduzido no UOL.

STF atirou no que viu e também no que não viu

Voltando à história do “atirou no que viu e matou o que não viu”, penso que os ministros do STF que votaram pela extradição quiseram, em última análise, mandar um recado à sociedade brasileira e usaram o Battisti como exemplo, ou seja, deixaram de lado princípios do Direito Penal, Processual e Constitucional para dizer ao povo brasileiro que não concordam com mudanças, que abominam esta história de transformação social e, sobretudo, que não concordam com ações armadas revolucionárias.

Assim agindo, os ministros estão também querendo dizer que entre nós está tudo também resolvido; que não tem nada ser revisto ou reinterpretado com relação à “nossa” (lá deles!) ditadura; que os militares foram vítimas de ações armadas de grupos revolucionários e que não se deve abrir velhas feridas.

Confira o "post" completo no Blog do Fred.

Vancouver muda o tom de sua "arma sônica"

O governo de Vancouver vai modificar um poderoso aparelho de áudio que críticos afirmam que poderá ser usado como uma "arma sônica" contra manifestantes durante as Olimpíadas de Inverno do próximo ano.

A polícia havia afirmado anteriormente que planejava usar o chamado dispositivo acústico de longo alcance (LRAD) como um sistema de comunicação com grandes multidões e não como uma arma.

A Associação de Liberdades Civis da Colúmbia Britânica afirmou que a polícia poderia usar o LRAD como uma "arma sônica" para dispersar manifestantes durante a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, no próximo ano.

O grupo sustenta que o LRAD pode emitir um pulso sonoro alto o bastante para prejudicar a audição e causar perda temporária de visão e que pouco se sabe sobre possíveis riscos à segurança.

O texto continua no UOL Tecnologia.


Enfim, Pirate Bay desliga tracker

O Pirate Bay estava em modo zumbi há meses, mas um dos restos de seus dias tranquilos do passado foi lançado em chamas ao mar: o tracker do Pirate Bay, o maior do mundo, se foi.

No blog do Pirate Bay, a decisão é tratada como um passo à frente, afastando-se de trackers centralizados em direção a sistemas novos e descentralizados, como o DHT e o PEX:


Confira mais no Gizmodo Brasil.

O assassinato de Rubens Paiva

Um documentário inédito, a ser exibido na quinta-feira à noite no Festival de Cinema de Brasília, contém uma revelação macabra feita por um ex-agente do DOI-Codi, o órgão de inteligência e repressão da ditadura militar: a de que vários de seus inimigos, que se tornaram presos políticos – e cujos nomes passaram a figurar na lista de desaparecidos do regime – tiveram os corpos esquartejados. Um deles, segundo um ex-agente, era o deputado Rubens Paiva.

Confira no blog do Luís Nassif.

Millôr processa revista e pede R$ 500 mil na ação

“Assim, com o único fito de esclarecer, faço este pequeno introito, afirmando peremptoriamente que o jornalista Millôr Viola Fernandes - eu - se recusa a, sem que digam 'Água vai!', ser transformado em garoto-propaganda [...]. Ainda mais valorizado de modo tão mesquinho.

Por isso, repito, só para esclarecimento, apresento aos mentores da notável organização este meu pequeno currículo.

Em tempo: homem civilizado, nada tenho, é claro, contra o sistema bancário moderno. Sistema que passou de gigantesco a universal. Assim como a natureza cria terremotos, furacões, vulcões, tsunames, o sistema bancário cria crises mundiais, consolida falcatruas assustadoras, encampa pirâmides-Madoff, conglomerados/falcatrua, mantém no mundo mais de uma centena de paraísos fiscais, e por isso mesmo, tem que ser encarado como uma das forças da natureza. Não há como ignorá-la.”

A revista processada é a Veja. Notícia do R7, via blog do Luís Nassif.

Venda avulsa de jornalões brasileiros cai a índices surpreendentes

Fala-se muito na crise das publicações impressas, como jornais e revistas, mas quando se analisa os dados reais percebe-se que a situação é muito mais grave do que imaginamos e que a busca por novos modelos de negócios é ainda mais urgente do que se previa.



Quando você descobre que a Folha de S.Paulo, considerada um dos três mais influentes jornais do país, vendeu em média 21.849 exemplares diários em bancas em todo o território nacional entre janeiro e setembro de 2009, é possível constatar a abissal queda de circulação na chamada grande imprensa brasileira. Em outubro de 1996, a venda avulsa de uma edição dominical da Folha chegava a 489 mil exemplares.


Mais no Observatório da Imprensa.


Obama admite que não poderá fechar Guantánamo no prazo estabelecido

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, admitiu pela primeira vez nesta quarta-feira que o país não conseguirá fechar a prisão para suspeitos de terrorismo de Guantánamo, em Cuba, no prazo estabelecido por seu governo --22 de janeiro de 2010.


Continua na Folha Online.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

"Pornografia reduz taxas de nascimento", diz escritor Tom Wolfe

Diz que a arte moderna é a soma de imaginação com falta de habilidade e que, se fosse péssimo desenhista como Picasso, também inventaria um movimento artístico com um nome terminado com "ismo" para justificar obras em que uma pessoa tem dois olhos no mesmo lado da face.

Nota que não é mais permitido gostar dos Estados Unidos na América e que, quando leva um broche com a bandeira estrelada em jantares com a aristocracia de Nova York, os convivas fogem daquela visão como o diabo da cruz ("um lobisomem da cruz", para usar a expressão de Wolfe).

Outros assuntos preocupam Tom Wolfe: a neurociência ("A genética diz que você é o resultado de uma programação, não alguém com livre-arbítrio"), a pornografia ("Em todo lugar que ela avança, caem as taxas de nascimento") e Nietzsche ("Ele previu não só o nazismo e as Grandes Guerras no século 20 mas também o eclipse total dos valores no século 21").

Texto completo na Folha Online.

FHC: tá faltando 1! (2 - O olho que tudo vê)


Saiu no blogue do LC Azenha, aqui.


Por Conceição Lemes


Acabei de conversar com o ex-senador Ney Suassuna para checar informação publicada hoje pelo jornalista Cláudio Humberto em seu blog e na coluna para jornais.

A notícia diz que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teria um filho com uma ex-empregada em Brasília. Também que Ney Suassuna seria o administrador desse segredo e dos pagamentos feitos à Maria Helena Pereira, suposta mãe.

- Eu não tenho nenhuma informação sobre isso. Absolutamente nenhuma informação. Não sei de onde ele [Cláudio Humberto] tirou isso. Não sei de onde saiu isso...

– Mas o senhor...

- A senhora deve procurar saber da moça. Nem sei quem ela é...Obrigado [desligou o telefone].

***

Nota do editor: Com mil diabos, por que procurar o Suassuna? Não seria mais lógico falar com FHC ou procurar a suposta mãe ou o suposto filho? Teria o ex-senador o dom da onisciência em relação aos assuntos referentes ao Príncipe das Trevas, ops, dos Sociólogos, ou, para ser mais exato, dos Garanhões?

FHC: tá faltando 1!

"Uma ex-empregada afirma ter um filho com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em Brasília. O rapaz, hoje com 20 anos de idade, é Leonardo dos Santos Pereira que trabalha como carregador (auxiliara de serviços gerais) em um órgão público, na Esplanada dos Ministérios. Ele nasceu da relação do então senador FHC com sua empregada Maria Helena Pereira, uma negra que o impressionava por sua formosura. Leonardo é considerado muito parecido com o pai." A notícia completa aqui no Vi o Mundo.

Um vice-ministro para a Camorra

Nicola Cosentino, vice-ministro da Economia italiano, membro do partido liderado pelo primeiro ministro Silvio Berlusconi, está sendo acusado pela magistratura de Nápoles de ser um colaborador da Camorra, a máfia napolitana, em troca de apoio eleitoral.

O procurador encarregado do caso afirma que Cosentino "dava uma força desde os anos Noventa às atividades dos clãs camorristas Bidognetti e Schiavone". Como agradecimento, recebia votos.

Continua no Terra Magazine.


Super-heróis



Bernabe Mendez, originário de Guerrero, trabalha limpando vidraças de arranha-céus em Nova York. Envia 500 dólares por mês para casa.

Confira outros super-heróis, no ensaio de Dulce Pinzón, mostrando alguns imigrantes mexicanos nos Estados Unidos. Via blog do Sakamoto.

Mais um dossiê falso da Veja

O Estadão teve acesso a esse material, como se pode conferir em algumas notas publicadas sem muito destaque. Obviamente o diretor de redação Ricardo Gandour proibiu que o levantamento continuasse.

Esse falso dossiê foi divulgado pelo Diogo Mainardi – que parece ter se conformado com função única na Veja de ser colunista-sela para jogadas barra-pesadas – e repercutido pelo Ali Kamel no Jornal Nacional. Quando Nelson de Sá, na Folha, apontou a forçada de barra do Jornal Nacional em cima da matéria, Kamel escreveu para o jornal protestando.Aliás, a presteza com que Kamel expõe o jornalismo da Globo a qualquer jogada da Veja mereceria uma análise à parte.

Depois de desmascarada a farsa, o JN se calou.

É evidente que há, por trás, um pesado jogo de interesses econômicos. Quem bancou mais essa jogada?

Continua no blog do Luís Nassif.

A vila do Pan

Gostaria que voce comentasse também o problema que está acontecendo na Vila do Pan, no Rio de Janeiro. Daqui há pouco vao desabar os prédios em cima das pessoas. Pois as ruas em volta estao cedendo e é cada buraco que só vendo.

É o mesmo lance de uso de material precário na construcao, numa obra superfaturada.. Vergonhoso!

Antes que vire um tragédia pública…

Do blog do Luís Nassif.

Outro "post" do mesmo assunto aqui.

Privatização freia expansão de serviços no mundo

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que a privatização provocou queda nos investimentos em água e esgoto nas regiões urbanas mais pobres do mundo – a concessão para a iniciativa privada derrubou investimentos nas favelas, em especial nos países pobres da África.

O motivo para o mau desempenho das companhias não-estatais decorre do fraco retorno financeiro nas regiões desassistidas e de incertezas sobre a posse da terra, dificultando a instalação de obras.

Este texto continua na comunidade do blog do Luís Nassif.

FHC e a não-arte de ser pai

Essa história de que todo exercício de poder necessita de mesquinharias contra terceiros – até contra um filho! -, do exercício diuturno e obsessivo do personalismo é masturbação sociológica

No fundo – e, no futuro, será tema de bons estudos sobre FHC, quando a psicanálise se aproximar mais das ciências políticas -, o egocentrismo exacerbado cria uma insensibilidade ampla que impede ao candidato a Estadista entender o ponto central das mudanças de um país: a alma do seu povo.

Texto completo no blog do Luís Nassif.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Pesquisa revela oposição de jornais e revistas contra agenda da população negra

Em artigo na Carta Maior, Venício Lima apresenta resultados de uma pesquisa realizada pelo Observatório Brasileiro de Mídia que revela o posicionamento contrário de grandes revistas e jornais brasileiros em relação aos principais pontos da agenda de interesse da população afrodescendente (ações afirmativas, cotas, Estatuto da Igualdade Racial e demarcação de terras quilombolas). A pesquisa analisou 972 matérias publicadas nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo, e 121 nas revistas semanais Veja, Época e Isto É – 1093 matérias, no total – ao longo de oito anos.

Confira mais no RS Urgente.

Geheime Staatspolizei

A Gestapo, ou Geheime Staatspolizei, foi criada em 1933, por Hermann Göering, e originalmente era apenas um departamento da polícia prussiana. Seus membros, inicialmente, eram recrutados dentro da própria estrutura policial, que se tornou sinônimo de polícia política e representou bem todo o arbítrio nazista. Seus primeiros alvos eram todos que se contrapunham ao nascente governo de Hitler. Comunistas, socialistas, anarquistas, liberais; depois católicos, protestantes, maçons e judeus. Ao fim, tornou-se o grande instrumento de dominação e terror sobre a Europa ocupada pelos nazistas.

(...)

A notícia de que oito integrantes da Federação Anarquista Gaúcha foram indiciados por crimes contra a honra, incitação ao crime e formação de quadrilha ou bando - e que outros tantos dirigentes de entidades sindicais e movimentos sociais o virão a ser nos próximos dias - em razão das denúncias que fazem das ilegalidades praticadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob o comando de Yeda Rorato Crusius, após inquérito policial concluído em tempo recorde, é o mais grave atentado já praticado contra uma associação política no Rio Grande e no Brasil, desde a redemocratização do país.

Nem o regime militar, em seu declínio, a partir de 1979, não tinha mais força e coragem para praticar atos de tamanha insanidade, a exemplo deste.

Confira mais no RS Urgente.

Juiz proíbe blogueiros de emitirem opiniões sobre presidente da Assembleia de MT

O juiz Pedro Sakamoto, da 13ª Vara Cível de Cuiabá, proibiu em decisão liminar que dois blogueiros emitam "opiniões pessoais" sobre denúncias movidas pelo Ministério Público Estadual contra José Riva (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Notícia na Folha Online.

A íntegra da decisão judicial foi disponibilizada na comunidade do blog do Luís Nassif.

Governo gaúcho rejeita ação de grupo que apóia software livre e faz pregão

O Governo do Rio Grande do Sul indeferiu o pedido de impugnação de edital enviado pela Associação SoftwareLivre.org (ASL) no pregão eletrônico que registrou o preço dos laptops que serão financiados para professores da rede pública estadual.

Texto completo no IDGNow!, via BR-Linux.

Urna eletrônica resistiu aos testes

Nenhuma das nove equipes que participaram do teste público realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para verificar o nível de segurança do sistema de votação brasileiro conseguiu burlar os dispositivos de proteção instalados em urnas eletrônicas.

O desafio, encerrado na sexta-feira, teve início na terça-feira, e contou com a participação de 38 especialistas de diversas áreas, representando diferentes instituições e empresas privadas ligadas às ciências da computação. Cada equipe tentou, por diferentes meios, superar os dispositivos de segurança de software e hardware.

Mais no BR-Linux.

Brown quer prazo para saída britânica do Afeganistão

A Grã-Bretanha pretende estabelecer um prazo para sua saída do Afeganistão, disse nesta segunda-feira o premiê britânico, Gordon Brown.

Brown disse esperar sediar uma conferência internacional no final do ano em Londres sobre o Afeganistão, com o objetivo de discutir a transferência gradual das provincias do país ao governo afegão.

"Se possível, fixaremos prazos para essa transferência, a começar no próximo ano", disse ele.

Continua na BBC Brasil.

Brasil melhora cinco posições em ranking de corrupção

O Brasil subiu cinco posições no ranking anual de corrupção compilado pela organização Transparência Internacional (TI), divulgado em Berlim, Alemanha, nesta terça-feira.

O país recebeu este ano 3,7 pontos, numa escala de 0 a 10, passando da 80ª colocação em 2008, para o 75º lugar entre 180 nações analisadas, posição compartilhada com Colômbia, Peru e Suriname.

Continue lendo na BBC Brasil.


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Polícia Civil indicia oito por campanha contra Yeda

A Polícia Civil concluiu na última sexta-feira o inquérito que investigava a veiculação de campanha publicitária caluniosa contra a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB).

Oito integrantes da FAG (Federação Anarquista Gaúcha), que publicou cartazes publicitários com conteúdo criminoso, foram indiciados por crime contra honra, incitação ao crime e formação de quadrilha ou bando.

Continua na Folha Online.


Lula cobra compromisso de EUA e China sobre redução de gases

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira em seu programa de rádio que espera que os líderes mundiais da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico adotem um compromisso básico de redução de gases de efeito estufa para levar à reunião das Nações Unidas sobre o clima em Copenhague em dezembro.

Reunidos no fim de semana em Cingapura, os líderes da Apec (na sigla em inglês), entre eles Estados Unidos e China, decidiram adiar a tarefa de alcançar um acordo para o clima. Houve uma avaliação por parte na reunião de cúpula de que seria irrealista esperar que um pacto completo, legalmente compulsório, seja negociado de agora até o encontro de Copenhague.

El sistema operativo Google Chrome disponible desde la próxima semana


El sistema operativo Google Chrome que fue anunciado en Julio de este año, estará disponible para su descarga desde la próxima semana, según una fuente confiable del blog TechCrunch. Hay mucha expectativa en la industria sobre el alcance del sistema operativo y como puede entrara modificar las reglas del juego en un mercado dominado por Microsoft, en el cual Windows, Mac OS X y Linux gozan de muy buena salud. De hecho el SO Google Chrome esta basado en Linux, lo que aumenta la apuesta para sus seguidores y desarrolladores.


Vejam mais em ALTI040 - Cultura Geek

10º Aniversário da Escola Latino-Americana de Medicina



Criadores de um mundo mais humano
(...) Permitam-me sonhar. Acontece que, depois de meio século de luta, tenho certeza absoluta de que ninguém poderá falar dos sonhos de Cuba, como disse Calderón de la Barca, "toda a vida é sonho e os sonhos, sonhos são". — Fidel, na primeira formatura da Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), em 2005.


Vejam mais em PATRIA LATINA

A VERDADE, A IMPOSTURA E A IGNORÂNCIA DO FUNDAMENTAL

A verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima. Apesar da barragem de propaganda dos governos e dos media, a impostura do chamado "aquecimento global" desperta cada vez mais cepticismo. Agora, um inquérito de The Times
Por cá o governo Sócrates continua a insistir no aquecimentismo, gastando recursos com isso e pondo a política energética a reboque dessa mistificação. Ao mesmo tempo, o governo ignora cuidadosamente aquilo que é crucial: o Pico Petrolífero. Para ele, o atingir do máximo possível da produção petrolífera mundial é assunto a ser escondido – nem sequer o menciona.
(que partilha da ideologia aquecimentista) revela que apenas 25% do público britânico acredita no dito cujo. Assim, já não são apenas cientistas eminentes que contestam a existência do dito aquecimento global de origem antropogénica. Os figurões que se reunirão na cimeira de Copenhagem terão portanto muito mais dificuldade em vender o seu peixe.


Vejam em RESISTIR.INFO

Blecaute, por Luiz Pinguelli Rosa

Ainda pairam algumas dúvidas sobre o blecaute que atingiu vários Estados brasileiros, mais drasticamente São Paulo e Rio de Janeiro.

É preciso esclarecer, porém, que o ocorrido na terça-feira foi totalmente diferente do chamado apagão de 2001, quando o governo decretou um racionamento obrigatório de energia elétrica para toda a população, sob pena de desligamento de residência ou empresa por alguns dias caso não fosse cumprido o corte no consumo.

Naquela ocasião, havia falta de energia para atender a demanda, pois esta vinha crescendo mais rapidamente do que a capacidade instalada no país. Enquanto houve chuvas suficientes para a geração hidrelétrica, o sistema funcionou e o problema foi adiado. Quando as chuvas se reduziram, os reservatórios estavam vazios e faltou energia no sistema.


Vejam o texto completo no PORTAL DA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

Honduras: o império contra-ataca

Por Atilio Boron [Sexta-Feira, 13 de Novembro de 2009 às 16:33hs]

A crise hondurenha finalmente se resolveu “pelo lado mau”: a consolidação do regime golpista e a institucionalização das eleições ilegítimas que terão lugar no próximo dia 29 de novembro. Já a Casa Branca declarou que os resultados do pleito serão admitidos como válidos, comemorando-se assim a normalização da vida democrática e colocando fim ao “interinato” de Micheletti, eufemismo com o qual desde o início Washington caracterizou o golpe de Estado da oligarquia hondurenha.

Deste modo, as grosseiras violações aos direitos humanos e os atropelos às liberdades democráticas serão condenadas aos esquecimento. Este penoso desenlace havia sido antecipado por diversos representantes da direita republicana, que impôs como uma de suas condições para ratificar a designação de Arturo Valenzuela como secretário de estado adjunto para assuntos interamericanos o pleno reconhecimento de eleições que por suas insanáveis anomalias deveriam ser declaradas nulas e de nulidade absoluta. Tal como o reportara o Página/12 em sua edição de 7 de novembro, o senador republicano pela Carolina do Sul, Jim DeMint, retirou seu veto à candidatura de Valenzuela porque, segundo se encarregou de comunicar à imprensa, “a secretária de estado Hillary Clinton e o subsecretário, Thomas Shannon, me garantiram que os Estados Unidos reconhecerão o resultado das eleições hondurenhas, tenha sido restituído ou não Manuel Zelaya”.


Vejam o texto completo na REVISTA FÓRUM

Cómo financia EE.UU. a los talibanes


The Nation-ICH

Traducido del inglés para Rebelión por Germán Leyens

El 29 de octubre de 2001, mientras el régimen talibán en Afganistán estaba bajo ataque, el embajador del régimen en Islamabad dio una caótica conferencia de prensa frente a varias docenas de periodistas sentados en el césped. A la derecha del diplomático talibán estaba sentado su intérprete, Ahmad Rateb Popal, un hombre de impresionante presencia. Como el embajador, Popal llevaba un turbante negro y tenía una inmensa barba tupida. Tenía un parche negro sobre su ojo derecho, una prótesis en su brazo izquierdo y lA mano derecha deformada, resultado de heridas recibidas durante un accidente con explosivos durante una antigua operación contra los soviéticos en Kabul.

Pero Popal era más que un antiguo muyahidín. En 1988, un año antes de que los soviéticos huyeran de Afganistán, Popal había sido acusado en EE.UU. de conspiración por importar más de un kilo de heroína. Los expedientes legales muestran que fue liberado de la prisión en 1997.

(...)

Bienvenidos al bazar de contratación de tiempos de guerra en Afganistán. Es un carnaval virtual de personajes dudosos y de conexiones tenebrosas, con ex funcionarios de la CIA y ex oficiales militares que se unen con antiguos talibanes y muyahidines para cobrar fondos del gobierno de EE.UU. en nombre del esfuerzo de la guerra.

En este grotesco carnaval, los contratistas militares de EE.UU. son obligados a pagar a presuntos insurgentes para proteger rutas de abastecimiento estadounidenses. Es un hecho aceptado en la operación de logística militar en Afganistán que el gobierno de EE.UU. financia a las mismas fuerzas a las que combaten los soldados estadounidenses. Y es una ironía letal, porque esos fondos representan una cantidad inmensa de dinero para los talibanes. “Es una gran parte de sus ingresos,” dijo a The Nation en una entrevista uno de los altos funcionarios de seguridad del gobierno afgano. En la práctica, funcionarios militares de EE.UU. en Kabul calculan que un mínimo del 10% de los contratos de logística del Pentágono –cientos de millones de dólares– se utiliza para pagar a insurgentes.

Vejam o texto completo em REBELIÓN

Brasil é primeiro colocado em ranking internacional de combate à fome

Roma (Itália) - A organização não governamental (ONG) Action Aid Internacional vai conceder um prêmio ao Brasil pelos esforços no combate à fome. Segundo um ranking organizado pela entidade, o país teve o melhor desempenho na redução do problema, seguido pela China e Índia.

Segundo o diretor internacional da Action Aid, Adriano Campolina, o principal motivo para que o Brasil seja o líder do ranking foi o fato de 10 milhões de pessoas terem saído da pobreza extrema nos últimos anos. De acordo com ele, o Brasil conseguiu a redução combinando o crescimento econômico com políticas de combate à pobreza e agricultura familiar.


Vejam mais na AGÊNCIA BRASIL

OPOSIÇÃO SEM BANDEIRAS


É visível a falta de bandeiras da oposição de direita, como demonstra a reentrada em cena do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, que acusou Lula de “autoritarismo e neoperonismo”.

É bem típico da elite latino-americana pegar mecanicamente exemplos de personagens históricos controvertidos, como foi Juan Domingos Perón, derrubado em 1955 por um golpe militar sangrento que contou com o apoio do Departamento de Estado. Perón caiu não por um pretenso autoritarismo, como dizia a direita, mas por tudo que fez para os descamisados e os projetos visando inclusive a integração sul-americana. Muito mais autoritário do que Perón foram os sucessivos governos militares argentinos, inclusive os dos anos a partir da derrubada de Isabelita Perón, em março de 1976.

FHC tem como meta política acabar com a Era Vargas, ou seja, revogar algumas conquistas históricas que o Brasil conseguiu no período do também controvertido presidente, como, por exemplo, alguns pequenos ensaios de tentativas de criação de um Estado de bem estar social. A direita nunca se conformou com isso, da mesma forma que com o fortalecimento de empresas estatais. Na Argentina foi mais ou menos igual. Lá apareceu um peronista de direita que pregava relações carnais com os Estados Unidos, Carlos Menem, enquanto aqui o serviço foi entregue ao sociólogo Cardoso com um ministro do Exterior que tirava os sapatos para ser revistado na alfândega dos Estados Unidos e não dizia nada (Celso Lafer).


Vejam mais em DIRETO DA REDAÇÃO

Colombia invadida

Tropas de EE.UU. ocupan Colombia, pero ni un solo soldado colombiano ocupa EE.UU., la mayor potencia terrorista, traficante y consumidora de drogas del planeta

Cuando los insurgentes pusieron en fuga a los ocupantes extranjeros el 7 de agosto de 1819 en Boyacá, marcan la fecha cimera de Colombia. El 3 de noviembre de 1903, cuando tropas de Estados Unidos invaden Panamá, y el 30 de octubre de 2009, cuando Uribe firma el convenio en virtud del cual Estados Unidos invade el resto de Colombia, señalan sus peores abismos. Sondeemos su profundidad.

INVASOR NARCOTRAFICANTE LUCHA CONTRA EL NARCOTRÁFICO

Ridículo resulta que el numeral 1 del artículo III del mencionado convenio sostenga que la instalación de bases se hace “de conformidad con los acuerdos bilaterales y multilaterales pertinentes de los cuales Colombia y los Estados Unidos sean parte, en particular aquellos atinentes a la lucha contra el narcotráfico y el terrorismo y con sujeción al ordenamiento jurídico de cada una de las Partes”. Para ello tropas de Estados Unidos ocupan Colombia, pero ni un solo soldado colombiano ocupa Estados Unidos, la mayor potencia terrorista, traficante y consumidora de drogas del planeta.

INVASOR ACABA CON IGUALDAD SOBERANA, INTEGRIDAD TERRITORIAL Y NO INTERVENCIÓN

Insolente es que el numeral 4 del artículo III del convenio disponga que éste se cumplirá “de manera que concuerde con los principios de la igualdad soberana, la integridad territorial y la no intervención en asuntos internos de otros Estados”. Todos estos principios se violan cuando un Estado ocupa otro, declara sus tropas inmunes a las leyes del país invadido, crea en él redes comunicacionales autónomas, sujeta a control militar el territorio de éste y ejecuta todo tipo de operaciones bélicas en él y contra Estados limítrofes.


Vejam o texto completo em LA HAINE

Equador e Bolívia são casos de sucesso no meio da crise global

Evo Morales, presidente da Bolívia, e Rafael Correa, presidente do EquadorDe acordo com a sabedoria convencional transmitida diariamente na imprensa económica, os países em desenvolvimento deveriam se desdobrar para agradar às corporações multinacionais, seguir a política macroeconómica neoliberal e fazer o máximo para atingir um grau de investimento elevado e, assim, atrair capital estrangeiro.

Vejam mais em ESQUERDA.NET

A velha mídia e sua batalha inglória

A Folha de São Paulo publicou editorial neste domingo criticando "práticas desleais na internet" que estariam "colocando em risco as bases que permitem o exercício do jornalismo no país". A Folha, no caso, se apresenta como porta-voz deste jornalismo independente. Para o jornalista Luis Nassif, o editorial aponta o objetivo final do processo que explica o comportamento da mídia a partir de 2005: "a politização descabida, as tentativas sucessivas de golpes políticos, os assassinatos de reputação de políticos, juízes, jornalistas".

O jornalista Luis Nassif comenta neste domingo em seu blog o editorial publicado na Folha de São Paulo, que critica "práticas desleais na internet" que, supostamente, estariam "colocando em risco as bases que permitem o exercício do jornalismo independente no país". A Folha, no caso, se apresenta como porta-voz do "jornalismo independente". Uma piada, diz Nassif, que questiona:


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

domingo, 15 de novembro de 2009

Dois pesos, duas medidas

Manchete do UOL nesta tarde de sábado:

Rodoanel (SP)
Petistas usam acidente
para atacar José Serra


Este blogueiro não viu no UOL a manchete:

Apagão
Tucanos usam blecaute
para atacar Dilma Rousseff


Por que será?

Do Blog Entrelinhas.

Mudanças na mídia: teles em ação

Conforme adiantado neste blog – ainda não era possível contar a história toda –, vale a pena comentar um pouco as mudanças em curso no sistema de comunicação do Brasil. Muita gente já percebeu, mas talvez não tenha ainda a real dimensão do que está ocorrendo. A cada dia que passa, fica mais claro o posicionamento das operadoras de telefonia - fixa e móve -, que apenas aguardam modificações na legislação para entrar de cabeça no mercado de mídia - televisão, especialmente. Na internet, veículo em que as teles já podem atuar, é possível perceber o movimento de forma bastante clara. Vamos aos fatos concretos.

O texto continua no Blog Entrelinhas.