sábado, 12 de dezembro de 2009

Investigan en Colombia fosa común que podría contener hasta dos mil cuerpos

Según el Comité permanente colombiano para la defensa de los derechos humanos, los cuerpos estarían enterrados en la parte trasera del cementerio de La Macarena.

AFP
Publicado: 12/12/2009 14:45

Bogotá. Autoridades investigan en Colombia una fosa común en la que según lugareños podrían estar enterrados hasta dos mil cuerpos, en La Macarena (provincia de Meta, centro), una de las regiones más afectadas por el conflicto, informaron defensores de derechos humanos.

Vejam mais em LA JORNADA

EM RESPOSTA A HILLARY, MORALES DIZ QUE NÃO ACEITA ADVERTÊNCIAS

LA PAZ, 12 DEZ (ANSA) - O presidente boliviano, Evo Morales, questionou hoje a advertência feita pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, aos países da região que mantêm relações próximas com o Irã.
Segundo Morales, os Estados Unidos "não têm autoridade moral para falar de terrorismo e acusar outras nações de promovê-lo".
Ao falar em Cochabamba, a 500 quilômetros de La Paz, o presidente boliviano também acusou Washington de enviar tropas a outras nações a fim de "promover guerras", e citou o acordo assinado no fim de outubro pelo governo colombiano para ceder sete bases militares em seu território a oficiais enviados pelos Estados Unidos.

Vejam mais em ANSALATINA

O ovo da serpente

Emiliano José

Começou a campanha. Ao menos para uma parte da mídia. Ao menos para a Folha de S. Paulo. A Folha volta à militância. Ao rés do chão. Melhor, ao jornalismo de esgoto. Ao mais baixo nível. E eu não sou o primeiro a falar em jornalismo de esgoto. A um jornalismo podre, fétido.

Não compensa discutir o que ela divulgou sobre o presidente da República. Por que essa raiva? Por que esse ódio contra Lula? Será que poderíamos denominar simplesmente de ódio de classe? Será que o grupo Folhas nunca admitirá o presidente operário? O presidente operário que deu certo, contra todos os prognósticos dos senhores da Casa Grande?

O grupo Folhas torceu desesperadamente pela vitória do adversário. Em todas as disputas em que Lula se envolveu. Perdeu nas duas últimas. Perdeu feio. E houve choro. Ranger de dentes. A Casa Grande nunca se conforma. Todo mundo lembra a reunião do conselho editorial da Folha em que houve murros na mesa ali por volta de agosto de 2006, Lula lá em cima nas pesquisas. No que nós erramos? Era a pergunta do partido político – é, do partido político Folha de S. Paulo, que se perguntava por que, depois de tanta campanha, Lula continuava crescendo.

Vejam o texto completo no PORTAL DO PT


Ajudem as crianças deformadas de Fallujah

5 de Dezembro de 2009
Iraq Solidarity UK
Fonte: uruknet | Tradução de Francisca Macias

Carta enviada em 18 de Outubro 2009

Para: As Nações Unidas

As jovens de Fallujah, no Iraque, vivem com terror de terem filhos, devido ao aumento do número de bebés que nascem com malformações grotescas, sem cabeça, com duas cabeças, um único olho na testa, com o corpo coberto de escamas ou sem membros. Além disso, as crianças na primeira infância, estão a deparar-se com terríveis cancros e leucemias. Estas deformações são bem documentadas, por exemplo em documentários do canal de televisão do Reino Unido SKY em 1 de Setembro de 2009, e em Junho de 2008. Através do nosso contacto directo com médicos de Fallujah, foi-nos relatado que:
Em Setembro de 2009, nasceram no Hospital Central de Fallujah 170 bebés, 24% dos quais morreram nos primeiros sete dias, e por incrível 75% dos bebés mortos foram classificados como deformados. Estes dados podem ser comparados com os dados do mês de Agosto de 2002, em que nasceram 530 bebés dos quais seis morreram nos primeiros sete dias e apenas foi relatado um defeito de nascimento.
(...)
O uso de certas armas tem repercussões terríveis. O Iraque vai-se tornar, se não se tornou já, num país onde é aconselhável não se ter filhos. Outros países irão olhar para o que tem acontecido no Iraque, e copiar o total desrespeito dos Aliados da Coligação à Carta das Nações Unidas, ao Tratado de Genebra, às Convenções de Haia, e ao Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional. Alguns países, como o Afeganistão, também virão a sentir os danos de longo prazo ao meio ambiente, calculados em biliões de anos, e os efeitos devastadores do urânio empobrecido e das bombas de fósforo branco.


Vejam o texto completo em TRIBUNALIRAQUE.INFO

Paramilitares são responsáveis pelos mais de 3.000 assassinatos de crianças

A violação aos direitos humanos persiste na Colômbia. A situação é ainda mais grave em relação a meninos, meninas e adolescentes colombianos. Isso é o que indica o Tribunal Internacional sobre a Infância afetada pela Guerra e a Pobreza, da Missão Diplomática Internacional Humanitária RWANDA 1994.

De acordo com o Tribunal, os grupos paramilitares são os principais responsáveis pela violação aos direitos humanos de meninos, meninas e adolescentes na Colômbia. Segundo a denúncia do Tribunal, a situação dos direitos humanos neste país é a pior de toda a América Latina.

Vejam mais em ADITAL

Campanha pede que STF negue anistia aos torturadores da ditadura militar

A população brasileira já pode participar da Campanha Contra a Anistia aos Torturadores, assinando a petição eletrônica que pressionará o Supremo Tribunal Federal (STF) a aprovar a ação apresentada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A compreensão é de que os ditadores militares brasileiros concederam anistia a eles próprios através da Lei de Anistia (n° 6.683/79), já que a lei considera como crimes políticos as torturas, os sequestros e as execuções de opositores à ditadura militar (1964-1984).

Vejam mais em ADITAL

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Cuba y Angola: El Partido Comunista Cubano hace presencia en el congreso burgués y clasista del MPLA

(...)

Cuba, la Angola de ayer no es la de hoy.

Durante el segundo día del congreso hizo intervención el General cubano Leopoldo Cintra Frías, Viceministro Primero de las Fuerzas Armadas Revolucionarias y miembro del Buró Político, como representante del Partido Comunista Cubano, recordando el esfuerzo de los soldados cubanos muertos en la guerra de Angola que ayudaron solidariamente al gobierno del MPLA frente a la guerrilla de la UNITA respaldada por Estados Unidos y el gobierno del apartheid racista de Sudáfrica. Leopoldo también afirmó en su discurso que las relaciones cubanas y angoleños, iniciadas por Agostinho Neto y Fidel Castro tras la independencia de Angola de la metrópoli de Portugal en 1975, “continúan hoy fortaleciéndose”.

Nadie puede poner en duda la solidaridad internacionalista cubana hacia Angola en pleno conflicto entre 1977 y 1988, donde miles de militares y civiles voluntarios viajaron de la isla al país africano para hacer frente a la guerrilla de la UNITA, dejando a Cuba con servicios militares escasos para su defensa contra posibles acciones en su contra por parte del país vecino, el imperio de los Estados Unidos. Recordar las buenas acciones del pasado no debe dejar de lado el presente. Si Cuba ofreció todos los medios posibles para ayudar en el proyecto de Angola como estado socialista, llevando también médicos y profesores cubanos, pero finalmente no cuajó y el país africano pasó a ser un estado occidentalizado y pro-capitalista desde la actual Constitución de 1992, no debe ocultar el contexto actual de la sociedad clasista y bipolarizada de Angola, donde uno de los aparatos que permitió construir una sociedad de clases y la elevada desigualdad económica actual fue el mismo MPLA al aceptar el “libre” mercado y dejar de ser un partido marxista-leninista en octubre de 1990, después de su III Tercer Congreso.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET

CARTA AO MINO


Berna (Suiça) - Faz alguns meses, fui ao seu blog e contestei seus argumentos contrários ao Cesare Battisti. Não entendia como um jornalista do seu porte cedesse sua revista Carta Capital para um Walter Fanganiello publicar inverdades, distorcer fatos e procurasse assim influenciar seus leitores, geralmente de esquerda, a fim de não apoiarem a campanha em favor de Cesare Battisti.

Passaram-se alguns meses, a revista Caros Amigos, o jornal Brasil de Fato e numerosos líderes de esquerda mostraram seu apoio a Battisti até o epílogo do 5 a 4 pelo STF, repudiado por todos. Exceto por você, por sua revista, pelo Fanganiello, que chegam ao absurdo de elogiar Gilmar Mendes, presidente do STF e levantar um hipótese absurda - a da Itália mover ação contra Lula, se ele rejeitar a extradição de Battisti.
(...)
Por que insinuar que a Itália poderia entrar com novo mandado de segurança contra o Brasil, se o presidente Lula rejeitar a extradição e a sugestão do STF ? Será que você e Fanganiello pensam realmente ser o Brasil uma Abissínia, sujeita aos humores de Roma ?


Vejam o texto completo do Rui Martins em DIRETO DA REDAÇÃO

El hombre que asombra al mundo

El presidente de Brasil se ha convertido en el líder indiscutible de América Latina y una referencia para todos los políticos. Brasil ha pagado este año toda su deuda, crece a buen ritmo y se ha llevado los Juegos de 2016
EL PAÍS SEMANAL ofrece este domingo su número especial 'LOS CIEN DEL AÑO'. Hombres y mujeres iberoamericanos que han marcado 2009. Retratados por Mariano Rajoy, Javier Solana, Lydia Cacho, Bigas Luna, Tom Ford, Vicente del Bosque y 91 firmas más. Como adelanto, el perfil del presidente de Brasil, Lula Da Silva, personaje del año 2009, trazado por el presidente del Gobierno, José Luis Rodriguez Zapatero

Este es un hombre cabal y tenaz, por el que siento una profunda admiración. Lo conocí en septiembre de 2004, tras la incorporación de España a la Alianza contra el Hambre que él lideraba, en una cumbre organizada por Naciones Unidas en Nueva York. No podía haber sido mejor la ocasión.
(...)

En ese empeño sigue este hombre honesto, íntegro, voluntarioso y admirable, convertido en una referencia inexcusable para la izquierda del continente americano al sur de Río Grande. Tiene una visión del socialismo democrático que pone el acento en la inclusión social y en la justicia medioambiental para hacer posible una sociedad más justa, decente, fraterna y solidaria.

Brasil ocupará pronto un lugar en el Consejo de Seguridad de Naciones Unidas, está a punto de convertirse en toda una potencia energética y en 2014 albergará el Campeonato Mundial de Fútbol. Cuando nos vimos en octubre en Copenhague, Lula lloraba de felicidad, como un niño grande, porque Río de Janeiro acababa de ser elegida ciudad organizadora de los Juegos Olímpicos de 2016. La euforia que le inundaba no le impidió tener el temple necesario para venir a consolarme porque Madrid no había sido elegida y fundirnos en un abrazo.

A mí no me extraña nada que este hombre asombre al mundo.

José Luis Rodríguez Zapatero es presidente del Gobierno español.


Vejam o texto completo do líder espanhol em EL PAÍS.COM


Diário de Copenhaga: o conceito de "viver bem"

(...)

As intervenções mais apaixonadas vêm dos bolivianos. Do governo de Evo Morales vem a mensagem de que há duas visões possíveis perante a nossa posição neste planeta: ser dono dele ou pertencer a ele. É a segunda visão que este governo vem defender a Copenhaga, apoiando-se no conceito indígena de “viver bem”, ou seja, ter uma boa qualidade de vida e respeitar os limites da Pachamama (Mãe Terra). Um ponto muito focado pelos povos da América Latina, aliás, foi que, embora pretendam desenvolver-se, não pretendem seguir o nosso modelo de vida insustentável.

O “viver bem” não é meramente um conceito esotérico, mas toda uma forma de defender o imperativo da superação do sistema capitalista. Articula-se perfeitamente com as exigências básicas defendidas pelo representante da Rede Pela Justiça Económica, da África do Sul: acabar com o uso de combustíveis fósseis, defender o clima como bem público e não mercantilizável, reduzir emissões de acordo com o princípio de responsabilidades comuns mas diferenciadas e reconhecer a responsabilidade histórica do Norte pelas alterações climáticas.

Vejam o texto completo em ESQUERDA.NET


Esa mujer

Esta semana se cumplió un nuevo aniversario de la muerte de John Lennon y, como todos los años cuando llega esta fecha, volví a pensar: “Otro año que se va y yo sigo sin escribir lo que pienso de Yoko Ono”. Me explico: en alguno de los mil documentales que he visto sobre él hay una entrevista de 1975 con Dick Cavett, donde Lennon rememora la separación de Los Beatles y la demonización de Yoko, después de cantar la extraordinaria “Woman is the Nigger of the World” (cuya difusión había sido prohibida por todas las radios norteamericanas). En cierto momento John se mosquea en serio, se olvida de Cavett, mira directamente a cámara y dice, como si se dirigiera a cada uno de nosotros: “Lo que más me enerva de todas las barbaridades que dicen sobre Yoko es que ni se les cruce por la cabeza lo evidente. Que yo la elegí pudiendo haber elegido a cualquier otra de las mujeres que tenía a mi disposición. Que me hace feliz como ninguna otra persona lo ha hecho. Que soy la persona que soy gracias a ella. Si les sigue gustando lo que hago, ¿no se dan cuenta de que deberían darle al menos algo de crédito a Yoko?”.
(...)
Pero lo que hace más fácil ver a Yoko como la otra mitad de John es la manera en que lo estimuló a conectarse con eso que Jüng llama el ánima: lo femenino profundo que hay en toda criatura, sea varón o mujer.


Vejam o texto completo em Página/12

(Infelizmente, devido ao limite de marcadores imposto pela configuração do blog, não pudemos acrescentar outros também importantes como "Yoko Ono", "feminino" e "Jung")

La hora de la patota de la Armada


El Tribunal Oral Federal 5 juzgará desde hoy a Astiz, Acosta, Cavallo, Pernías y Rolón, entre otros acusados de la Marina y fuerzas de seguridad, por los crímenes de Rodolfo Walsh, las monjas francesas, las fundadoras de Madres y otras 79 víctimas.

Hoy, a las 10, en el subsuelo de Comodoro Py, un tribunal argentino comenzará a juzgar a diecisiete represores de la ESMA, símbolo universal del terrorismo de Estado. Quedan detrás un tercio de siglo de impunidad, las leyes del olvido de Raúl Alfonsín, los indultos de Carlos Menem, la resistencia de las corporaciones política, judicial, empresaria y eclesiástica, y también centenares de madres y padres que murieron sin llegar a conocer justicia para sus seres queridos.

“¿Sabe cuántos Astiz hubo en la Armada?”, preguntó a un periodista en 1985 el contraalmirante Horacio Mayorga. “Trescientos”, confesó. El Tribunal Oral Federal 5 juzgará al primer puñado: trece marinos, dos policías, un prefecto y un oficial del Ejército. La lista incluye al capitán Jorge Acosta, jefe de inteligencia del Grupo de Tareas 3.3, y al propio Alfredo Astiz, icono de la cobardía desde que su foto rendido en Malvinas permitió identificarlo como quien se infiltró entre las Madres para seleccionar a las mujeres que la Armada arrojaría con vida desde un avión en vuelo. También estarán los capitanes Antonio Pernías y Juan Carlos Rolón, detonantes involuntarios de la confesión de Alfredo Scilingo a mediados de los ’90; el comisario Ernesto Weber, que les enseñó a usar la picana eléctrica en nombre de la Policía Federal, y el vicealmirante Oscar Montes, ex canciller de la dictadura.

(Nota do editor: - abaixo, texto que acompanha a foto:
Los represores Alfredo Astiz, Jorge Acosta, Ricardo Cavallo y Adolfo Donda.)

Vejam mais em Página/12

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Exército francês se alinha à Mozilla contra a Microsoft

Um novo programa de email revelado pela Mozilla esta semana contém código proveniente de uma fonte incomum, as forças armadas francesas, que decidiram que o produto de fonte aberta era mais seguro que o Outlook, oferecido pela Microsoft.

A história de como o governo francês se envolveu com o movimento do software de código aberto começou seis anos atrás. As forças armadas francesas escolheram o software de fonte aberta depois de um debate interno no governo que começou em 2003 e culminou em uma diretiva promulgada em 6 de novembro de 2007 que dispunha que as agências do governo "procurassem a máxima independência tecnológica e comercial".

Os militares descobriram que o projeto de fonte aberta adotado pela Mozilla permitia que a França instalasse extensões de segurança, enquanto o software fechado e exclusivo da Microsoft não admitia alterações.

O texto da Reuters está no UOL Tecnologia.

O boato que engoliu o MI6

O dado de que Saddam poderia lançar um ataque químico em 45 minutos foi uma declaração de um taxista iraquiano

A informação da inteligência britânica de que Saddam Hussein poderia lançar um ataque químico em menos de 45 minutos foi obtida através de um taxista que a escutou de dois militares iraquianos, segundo revelou ontem um deputado britânico conservador. Embora o governo de Londres tenha admitido em outubro de 2004, um ano e meio depois da invasão do Iraque, que aquela informação foi falsa, a fragilidade da fonte original aumenta a ampla impressão de que o ex-primeiro-ministro Tony Blair exagerou o perigo que Saddam representava para conseguir que a opinião pública britânica apoiasse a invasão.

Continue lendo o texto do El País, reproduzido no UOL.

Governo de Honduras rejeita saída de Zelaya como 'hóspede'

O governo interino de Honduras se recusou a expedir um salvo-conduto garantindo a saída do presidente deposto, Manuel Zelaya, como "hóspede ilustre" do país.

Informações anteriores diziam que Zelaya deixaria a Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, onde está hospedado desde 21 de setembro, para viajar ao México.

O presidente deposto pedia para sair do país como "hóspede ilustre", mas o governo interino oferecia um salvo-conduto apenas se Zelaya pedisse asilo político a outro país, uma condição rejeitada pelo presidente deposto.

Continua na BBC Brasil.

Califórnia enfrenta superpopulação de chihuahuas abandonados



O estado americano da Califórnia está passando por um problema inusitado. Nos abrigos para animais abandonados, é crescente a população de chihuahuas, raça que já foi a queridinha dos californianos.

Continua no G1. Foto de Russell Daniels,para a AP, reproduzida no G1.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Século explosivo: mapa mostra todas as detonações nucleares desde 1945

Todo mundo tem uma noção de como foi o século passado em termos de explosões nucleares. Houve Hiroshima e Nagasaki. Alguns testes nucleares em desertos e em oceanos. Mas você sabia que houve mais de 2.000?

Confira o texto completo no Gizmodo Brasil. Aproveite para conferir também o mapa-múndi com os sítios das explosões atômicas.

Adolescentes eram escravos em fazenda de deputado

E quem foi eleito para proteger a dignidade do cidadão, acaba sendo exatamente seu algoz. Dessa vez, com o agravante dos nobres políticos também explorarem adolescentes em suas terras, jogando uma pá de cal no futuro do país. E eu fico me perguntando por que ainda me surpreendo com isso…

O deputado federal Urzeni Rocha (PSDB-RR) e o prefeito de Toledo (MG), Vicente Pereira De Souza Neto (PSDB) foram flagrados explorando mão-de-obra escrava em Roraima e Goiás, respectivamente. Ao todo, 47 pessoas foram libertadas de condições análogas à escravidão das propriedades dos políticos no último mês.(...)

Continua no blog do Sakamoto.

As distorções na publicidade oficial

Um dos cartórios remanescentes, que ainda sustenta a velha mídia, é o da publicidade oficial – os balanços que, por lei, devem ser publicados em jornais de grande circulação, nos Diários Oficiais e na cidade sede da empresa.

Em plena era da Internet, não há mais razão para essa obrigatoriedade. Os balanços podem ficar disponíveis em formato PDF nos sites das empresas, na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e na BMF- Bovespa.

Continua no blog do Luís Nassif.

Violência policial pode ofuscar 'brilho emergente' do Brasil, diz jornal

Uma reportagem do jornal espanhol ABC afirma nesta quarta-feira que a violência policial pode ofuscar o "brilho" do Brasil como economia emergente e sede de eventos esportivos internacionais como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.

Como outros artigos da imprensa estrangeira, a reportagem notícia o relatório da organização não-governamental Human Rights Watch, que denuncia as execuções extrajudiciais praticadas pelas polícias de Rio e São Paulo.

A ONG calcula que desde 2003 mais de 11 mil pessoas foram mortas em execuções da polícia paulista e fluminense. Grande parte delas entra nas estatísticas de morte "por resistência".

Para o ABC, as estatísticas das duas maiores cidades brasileiras são "comparáveis à dos países em guerra".

Continua na BBC Brasil.

O segredo de Guantanamo

El secreto de Guantánamo Thierry Meyssan

EE.UU. realizó experimentos con prisioneros de los que algunos fueron “acondicionados” al extremo de creer que habían cometido los atentados del 11 de septiembre

Todos recordamos las fotos de torturas que circularon por Internet. Se presentaban como trofeos de guerra que habían recogido unos cuantos soldados estadounidenses. Pero, al no poder verificar su autenticidad, los grandes medios de difusión no se atrevían a reproducirlas. En 2004, la cadena CBS les dedicó un reportaje. Comenzó así un gran movimiento de denuncia de los malos tratos infligidos a los iraquíes.

La cárcel de Abu Ghraib demostraba que la supuesta guerra contra la dictadura de Sadam Husein era en realidad una guerra de ocupación como cualquier otra, con la misma secuela de crímenes. Washington aseguró, como era de esperar, que se trataba de excesos cometidos a espaldas de los mandos por unos cuantos individuos no representativos, calificados como «manzanas podridas». Algunos soldados fueron arrestados y juzgados para que sirvieran de ejemplo. Y se cerró el caso hasta las siguientes revelaciones.

Simultáneamente, la CIA y el Pentágono iban preparando a la opinión pública, tanto en Estados Unidos como en los países aliados, para un cambio de valores morales. La CIA había nombrado un agente de enlace con Hollywood, el coronel Chase Brandon (un primo de Tommy Lee Jones), y contratado a célebres escritores (como Tom Clancy) y guionistas para escribir nuevos guiones para películas y series de televisión. Objetivo: estigmatizar la cultura musulmana y banalizar la tortura como parte de la lucha contra el terrorismo. Como ejemplo de ello, las aventuras del agente Jack Bauer, en la serie 24h, han sido abundantemente subvencionadas por la CIA para que cada temporada llevara un poco más lejos los límites de lo aceptable.

Vejam o texto completo com detalhes a respeito das técnicas de tortura dos que se dizem defensores da democracia e do mundo livre em PRAVDA.RU

A imprensa golpista morre, viva a blogosfera!

Tenho saudado em palestras e entrevistas o papel que a blogosfera vem assumindo, de alternativa à desinformação programada da indústria cultural.
Se a Folha de S. Paulo, a Veja e aRede Globo ainda fazem a cabeça dos contingentes mais amplos, que têm interesse apenas superficial nos acontecimentos enfocados e acabam engolindo irrefletidamente o prato feito que lhes é servido pelos especialistas em manipulação, os cidadãos que buscam noticiário isento, interpretações consistentes e opiniões civilizadas cada vez mais vão buscá-los na Web.

Graças a isto, o pequeno grupo de abnegados que começou a luta em defesa da liberdade do escritor Cesare Battisti conseguiu, aos poucos, convencer os melhores seres humanos de que a verdade estava ao seu lado.

Vejam o texto completo em CONSCIÊNCIA.NET

Un retrato íntimo que conmovió a Cuba


El director de Iluminados por el fuego mostró su documental en el Festival de La Habana ante un público que vio la proyección en silencio y aplaudió entre lágrimas al final

Desde La Habana

El año de su nacimiento marcó a fuego a Tristán Bauer: su vida comenzó en 1959, con el triunfo de la Revolución Cubana. Tal vez por eso, el director intuye que la figura del Che lo acompañó desde siempre. Y desde hace muchos años, el director de Iluminados por el fuego intentó aproximarse a través del cine a esa imagen. Y lo logró: ayer fue el estreno mundial de Che. Un hombre nuevo, la biografía más completa del revolucionario. Se trató de un acontecimiento histórico en el que la gente de Cuba cambió su manera de vivir el cine. Si lo que caracteriza al espectador de la isla es que prácticamente “dialoga” con las películas que mira, aplaudiendo, llorando, riendo o gritando, fue distinto lo que sucedió en el cine Yara de La Habana durante la presentación especial del documental (que no participa de la Competencia Oficial del Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano). Es que la gente mantuvo un silencio conmovedor durante la proyección y cuando finalizó, hubo un aplauso colectivo sin gritos ni exclamaciones. Aunque algunos no pudieron contener las lágrimas. En medio de la sala, pudo verse a la presidenta de la Asociación Madres de Plaza de Mayo, Hebe de Bonafini (ver recuadro), a quien Bauer agradeció su presencia.

Vejam o texto completo em PÁGINA/12


Los republicanos no tienen interés en contaminar menos


El parlamentario republicano James Sensenbrenner dijo que viajará a Copenhague para manifestar que el Congreso de su país no apoyará los planes del presidente Barack Obama vinculados con la reducción de gases de efecto invernadero.

Sensenbrenner, de acuerdo a las declaraciones citadas por la emisora Fox News y que reproduce la agencia DPA, sostuvo que dejará claro a los líderes mundiales reunidos en Dinamarca que el Congreso estadounidense no apoyará una ley para la reducción de gases, hasta que termine lo que calificó de "fascismo científico".

Vejam mais em PAGINA/12

Revolução?

Pelo andar da carruagem, parece que a campanha de 2010 voltará a assistir baixarias da pior espécie. Talvez a utilização do caso Lurian-Mirian Cordeiro, em 1989, se torne brincadeira infantil diante do tipo de acusação assacada por Folha de São Paulo-César Benjamin contra Lula. Sem bandeira, a direita parece disposta a ultrapassar todos os limites, na mesma suposição de Goebbels de que uma mentira, repetida mil vezes, se transforme em verdade.

Enquanto uma parte da esquerda flerta com essa aventura de viés fascista, outra amacia a crítica ao período FHC, caracterizando-o como revolução silenciosa. Para compreender o caráter do que chama de nova revolução silenciosa do governo Lula, essa parte da esquerda considera essencial entender os anos dourados do neoliberalismo, que tiveram por base as políticas de liberalização, privatização e desregulação, propugnadas pelo Consenso de Washington e aplicadas pelo FMI e Banco Mundial. Segundo ela, para combater a crise de recessão e desemprego, que se espraiara pelo mundo nos anos 1980.


Vejam o texto completo em CORREIO DA CIDADANIA

Crianças Acusadas de Feitiçaria em Angola

Por Ingrid Schrijnemaekers, de Angola

No ano de 2007 assistindo a um documentário na TV, ouvi um relato de crianças serem acusadas de feitiçarias. Devido a este fato, elas são expulsas de sua comunidade. Aparentemente há muitas razões para isto acontecer, mas do que a pesquisa in loco.
Estas crianças são normalmente meninos porque as meninas podem ajudar em casa cozinhando e limpando. E, os meninos, sempre tem um mal comportamento ou algum problema familiar (falta de dinheiro ou outros problemas).

Pela tocante informação me sensibilizei, e estabeleci como meta pessoal ajudar estas crianças.

Em Agosto 2009, quando estive em Angola, tive a oportunidade de realizar um programa de treinamento internacional para uma empresa estatal, chamado “Spirit and Values” (Espírito e Valores) pela Souza Queiroz Academy. Lá, mencionei meu interesse a Isilda Silva, Diretora da Angola Telecom, de visitar as crianças feiticeiras, e ela comentou que precisava fazer uma visita para estas crianças, e assim saímos a este passeio.

Vejam o texto completo em NOVAE

A morte do neoliberalismo?

(...)
O fracasso básico da estratégia neoliberal foi a fé não fundamentada de que o mecanismo de mercado automaticamente asseguraria que os lucros acrescidos gerados através da redução da fatia salarial no rendimento nacional seriam finalmente canalizados para o investimento produtivo. Em retrospectiva, contudo, a evidência sugere que a restauração da taxa de lucro foi alcançada esmagadoramente através de formas de exploração intensivas ao invés de extensivas, as quais tiveram o efeito geral de aumentar a taxa de produtividade através da reestruturação e racionalização do mercado de trabalho. Consequentemente, as forças purgativas induzidas por uma intensificação da competição fracassaram no relançamento produtivo e no dinamismo tecnológico; ou naquilo a que se referia Schumpeter como as tempestades da "destruição criativa". Ao invés de proporcionar os fundamentos para a reconversão tecnológica e a melhoria industrial, os aumentos drásticos nos lucros agregados foram dissipados em fusões e aquisições corporativas, engenharia financeira especulativa e outras formas de extracção de renda e despesas totalmente improdutivas. Na esteira da desregulamentação financeira do princípio da década de 1980, estas propensões especulativas atingiram proporções verdadeiramente espantosas e levaram a uma série sem precedentes de booms de preços de activos. O ciclo de negócios tornou-se quase inteiramente dependente de bolhas nos preços de activos. A vulnerabilidade real deste regime de acumulação conduzido pelas finanças é que foi baseado sobre o maior boom de acções da história moderna. O boom especulativo da década de 1980 nos Estados Unidos já atingiu o seu zênite. O estouro da bolha financeira está agora a repercutir numa escala global.

O mito do mercado – pintado pelas mais altas sumidades da teoria económica neoclássica como o portador da eficiência distributiva
(allocative) e a fonte de dinamismo competitivo e inovador – foi na realidade um dispositivo ideológico para esconder os interesses reais de poderosos oligopólios corporativos. A consolidação do domínio de classe envolveu a redistribuição gradual da riqueza através de cortes fiscais, privatização e desregulamentação, dos receptores de salários comuns para os escalões mais altos de accionistas ricos e seus aliados subalternos da classe corporativa. Sem considerar os encarregados dos seus partidos políticos, o estado neoliberal implacavelmente buscou a visão distópica de um império informal da livre empresa (Arrighi, 1978). A lenga-lenga do comércio livre e do impulso para mercados de trabalho desregulamentados acompanhou estas panacéias neoliberais, enquanto privatizações por atacado proporcionaram um terreno fértil na reprodução expandida do capital para os sectores antigamente de propriedade estatal e regulados (isto é, transportes, educação, serviços públicos, infraestrutura social e serviços, recursos naturais, etc). Estes processos de "acumulação por despojamento" foram retratados por Harvey de forma incisiva: "Se os principais feitos de neoliberalismo foram redistributivos ao invés de produtivos, então é preciso encontrar caminhos para transferir activos e redistribuir riqueza e rendimento da massa da população rumo às classes superiores ou dos países vulneráveis para os mais ricos (isto é, acumulação por despojamento)" (Harvey, 2006: 43).
Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Obama contra América Latina

El panorama político regional comienza a despejarse cuando aún no se ha cumplido el primer año de la llegada de Barack Obama a la Casa Blanca. Las bases militares en Colombia, el golpe de Estado en Honduras y la legitimación de las elecciones por Obama, la amenaza de bajar a Fernando Lugo de la presidencia en Paraguay y el posible triunfo de la derecha en Chile son apenas los reveladores de un profundo viraje en una región que había visto un avance de las fuerzas de izquierda desde el comienzo del nuevo siglo.
(...)

En segundo lugar, la región es con mucho el lugar del planeta donde han surgido los mayores desafíos tanto al dominio imperial como al del capital, doble desafío que no encuentra en otra parte. Los procesos de cambios en Venezuela y Bolivia, sumados a las coyunturas de reformas abiertas en Paraguay y Ecuador, y a gobiernos que rechazan el Consenso de Washington en Brasil y Argentina, pero también en El Salvador y Nicaragua, dibujan un escenario preocupante para Estados Unidos.

Finalmente, la existencia de Brasil, una de los dos o tres potencias emergentes cuya influencia se expande en su ex patio trasero, supone un problema de gran envergadura, como demuestra la reacción a la visita del presidente de Irán, Mahmud Ahmadinejad, a Brasilia. El reciente cruce de cartas entre Obama y Lula revela que el principal conflicto en la región no es entre la Casa Blanca y Chávez, sino con Brasil. Los puntos de fricción son demasiados: conferencia del clima en Copenhague, ronda de Doha, Honduras, Irán, Medio Oriente y Haití. Obama dijo que legitima las elecciones de Micheletti y Lula habló de decepción; Obama se permitió hacer sugerencias sobre el programa nuclear iraní, y Lula se enojó y apoyó sin vueltas a Ahmadinejad.

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET


Editorial - CARTA MAIOR

há meses, pesquisadores de todo o mundo anunciam a formação de um novo El Niño com forte incidência de chuvas torrenciais no caso do Sul e Sudeste brasileiros. Há meses São Paulo sabe que está no corredor de picos pluviométricos devastadores. Experiências anteriores --1988/1989, por exemplo-- recomendariam máxima cautela. O que faria um 'gestor público eficiente', para emprestar vocabulário tão palatável ao gosto demotucano? Adotaria medidas de prevenção. Reforçaria a manutenção de equipamentos. Aperfeiçoaria ações anti-enchente. Ampliaria a Defesa Civil. Adicionaria alarmes e dispositivos de intervenção rápida em pontos críticos. Montaria um plano de policiamento para o trânsito em caso de calamidade. Criaria pontos de fuga para o tráfego. Definiria uma coordenação única de ações. Dobraria os cuidados em adensamentos de risco.... Pois bem, o El Niño chegou. O que se viu na terça-feira em São Paulo quando a cidade se liquefez, foi uma esférica demonstração de incompetência pública. Zero de gestão. Zero de prontidão. Zero de iniciativa. A coroar a anomia administrariva, um governador mudo, inerte, omisso, dissimulado, pálido, escondido em seu gabinete onde permaneceu durante toda a tragédia. Preservado a sete chaves, pode contar com o hímen complacente de uma imprensa que aceita tudo para fazê-lo Presidente em 2010. Na linha de frente, a representá-lo, um prefeito hilário, um autista administrativo a pontificar sobre o 'lado positivo' do naufrágio. Por fim, bombas, bombas de drenagem quebradas. Bombas de drenagem em número insuficiente, e sem manutenção, na ante-sala do verão do El Niño de 2009. Um verão para não esquecer.
(Carta Maior e o modo demotucano de governar; 09-12)

Vejam em CARTA MAIOR

Um milhão de pessoas no "No-Berlusconi Day"

Cerca de um milhão de pessoas encheram por completo o centro de Roma para participar no "No-Berlusconi Day", dois meses depois do lançamento da iniciativa na rede social Facebook. A expressão do descontentamento com o primeiro-ministro italiano, mas também com a oposição parlamentar, esteve na origem desta manifestação. No palco montado naquela praça romana onde terminava a manifestação, sucederam-se as intervenções de personalidades ligadas à vida cultural e de outros setores da sociedade italiana, à excepção dos políticos italianos.

"Esta é uma manifestação convocada por cidadãos na internet e graças à internet. Somos um movimento político, mas não pertencemos a nenhum partido e decidimos organizar esta manifestação justamente porque os partidos não o fazem", disse aos jornalistas Gianfranco Mascia, um dos promotores do No B-Day.

Apesar de afastados do palco, os partidos da oposição participaram no cortejo da manifestação e desde a lista de Di Pietro à Refundação Comunista, ninguém quis ficar de fora desta grande iniciativa, onde a maior parte das palavras de ordem apelava à prisão do primeiro-ministro e dos mafiosos com influência no aparelho de Estado.

Vejam mais na REVISTA FÓRUM

Inicia-se a pilhagem do petróleo iraquiano

Exxon Mobil e Shell tomaram um dos maiores campos de petróleo do mundo
Bagdá - Quando os primeiros soldados norte-americanos e britânicos chegaram aos subúrbios de Bagdá em 2003, denominaram seus primeiros acampamentos provisórios de "Camp Exxon" e "Camp Shell".

Por Falah El Shakir, no Monitor Mercantil

Há alguns dias, a história os justificou, quando o governo-fantoche do Iraque cedeu oficialmente os direitos de exploração do gigantesco campo petrolífero de Kurna Ocidental - uma das maiores reservas de petróleo do mundo - exatamente àqueles dois gigantes petrolíferos.
(...)
Nos claramente colonizadores novos contratos de exploração, cuja duração é de 20 anos, as parcelas para cada um dos novos "donos" do petróleo iraquiano foram calculadas de acordo com a participação e contribuição à guerra dos EUA e da Grã-Bretanha.

Assim, a Exxon Mobil abocanhou a "fatia do leão" (80%) do total das reservas, enquanto, o desdentado Império Britânico deverá ficar satisfeito com a parcela-saldo das reservas destinada à Shell (20%).

Vejam mais no PORTAL VERMELHO

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Só agora fica claro o plano de César Benjamin


César Benjamin conseguiu um milagre: com seu artigo polêmico, gerou uma onda de manifestações de pessoas e setores da esquerda em apoio a Lula (dentre os quais, muitos que estão na oposição ao governo), que eu não via desde 2002. Um amigo diz, com ironia, que essa foi a real intenção dele. O mundo é que não percebeu.

Do blog do Sakamoto.

“Escravos do pedágio” são libertados em São Paulo

Para quem acha que os pedágios das rodovias roubam os cidadãos, esta é de doer: a Procuradoria do Trabalho da 15ª Região encontrou 12 pessoas, entre pedreiros e ajudantes, escravizadas no município de Monte Mor (SP) na construção de uma praça de pedágio para a concessionária Rodovias do Tietê. Seguem alguns trechos da reportagem de Bianca Pyl, aqui da Repórter Brasil, sobre o assunto:

Contratadas para executar uma das fases, as vítimas chegaram às obras por meio de um esquema de sucessivas subcontratações, que envolve as empresas Jair Nunes da Silva Construções ME, Construtora House Capanema, Construtora Artin Ltda e a própria concessionária. No momento da fiscalização, os trabalhadores cozinhavam uma porção de feijão doada por um vizinho. A comida era preparada do lado de fora da casa utilizada como alojamento, em uma fogueira improvisada com tijolos. Eles estavam há dois dias sem se alimentar.

Continua no blog do Sakamoto.


Telhas destinadas a doação foram usadas pela Defesa Civil para restaurar quartéis da BM

A Defesa Civil estadual confirmou nesta segunda-feira que cerca de 2 mil telhas destinadas à doação para flagelados gaúchos foram utilizadas para restaurar quartéis da Brigada Militar.
A informação foi confirmada pelo próprio chefe da Defesa Civil, coronel Joel Prates Pedroso, em depoimento na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Alvorada.
O coronel argumentou que o material foi requisitado pelo Departamento de Logística da BM, mas ainda não apresentou documentos que comprovem a requisição. Uma das possibilidades estudadas pela Polícia Civil é indiciar integrantes da Defesa Civil por peculato (funcionário público apropriar-se ou desviar bem, em função do cargo que ocupa).
— O problema é que não se repassa material público assim, sem mais nem menos. Telha para flagelado não é telha para soldado da BM — pondera o delegado, que ainda não decidiu qual será o desfecho do inquérito.

Mais AQUI.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

"Vamos crescer, mas respeitando o meio ambiente", diz Dilma Rousseff

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, explica à Deutsche Welle a posição do Brasil nas negociações internacionais sobre a mudança do clima e argumenta que é possível crescer e proteger o meio ambiente.

Leia a entrevista na DEUTSCHE WELLE.

Carta de Apoyo y Solidaridad con el Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra de Brasil, MST

En contra la Criminalización de las Organizaciones y Movimientos Políticos y Sociales

Históricamente los pueblos insurgen ante la historia para transformar todo aquello que los oprime, en esa lucha incesante y aparentemente interminable contra el sistema dominante, que pretende acabar con la vida en el planeta.

Hoy, el imperialismo adopta nuevas y diversas formas para seguir reproduciéndose descaradamente y fortaleciendo su modo de dominación y explotación, mediante un nuevo patrón de acumulación que se hace más salvaje y visible en la expansión del capital trasnacional financiero, asociado al complejo industrial-militar, al agronegocio y a la minería; concentrando la riqueza en manos de pocos, de una burguesía transnacional, generando hambre, opresión y desesperación.
(...)
Queremos manifestar nuestra mayor solidaridad con la lucha que los compañeros y compañeras del MST y la Vía Campesina están llevando adelante, pues se trata de una batalla contra los ataques de la Burguesía Brasileña y sus medios de comunicación, que intentan criminalizarlos, deslegitimando su justa lucha, escondiendo lo que realmente hay de fondo en cuanto al conflicto de la ocupación de tierras, que está determinado por una parte por el Grilagem (falsificación (envejecimiento)de documentos para apoderarse de tierras de propiedad pública y legalizar su posesión) que las grandes empresas transnacionales del agronegocio emplean como estrategia para hacerse de tierras públicas y desarrollar monocultivo de exportación, en la pretensión de incrementar su acumulación de capital, intentando dar por entendido que son propietarios de esas tierras lo que es falso; por otro lado, la plataforma mediática intenta hacer ver a la opinión pública que es más importante la producción de monocultivos y la defensa de la propiedad privada que la lucha que los compañeros militantes del MST desarrollan para garantizar la alimentación del pueblo pobre, escondiendo esa realidad palpable de hambre y miseria.


Vejam o texto integral da Carta, e as adesões, em LA HAINE.ORG

O debate da política externa: os conservadores, por José Luís Fiori

Chama a atenção a pobreza das idéias e a mediocridade dos argumentos conservadores quando discutem o presente e o futuro da inserção internacional do Brasil. Nossos conservadores perderam a bússola. Ainda tentam seguir a pauta norte-americana, mas não está fácil, porque ela não é clara, não é moralista, nem é binária.


“É desconfortável recebermos no Brasil o chefe de um regime ditatorial e repressivo. Afinal, temos um passado recente de luta contra a ditadura, e firmamos na Constituição de 1988 os ideais de democracia e direitos humanos. Uma coisa são relações diplomáticas com ditaduras, outra é hospedar em casa os seus chefes”.

José Serra, “Visita indesejável”, FSP, 23/11/2009


Vejam o texto completo no PORTAL DA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO