sábado, 19 de dezembro de 2009

Defendem verdade sobre invasão estadunidense no Panamá

Panamá, 18 dez (Prensa Latina) Os chamados de organizações sociais para retomar a verdade sobre a invasão estadunidense ao Panamá cobram hoje força no cenário nacional, em vésperas de comemorar-se duas décadas desse nefasto acontecimento.

Como parte das ações, a Frente Nacional pelos Direitos Econômicos e Sociais (FRENADESO) convocou uma concentração para o próximo dia 20 de dezembro diante da antiga sede diplomática de Washington nesta capital.

O objetivo dessa ação é manter viva a memória da agressão que deixou um importante saldo de vítimas fatais e perdas materiais ao país.

Até o momento, acrescentou FRENADESO, ninguém assumiu a responsabilidade pelos fatos que representaram ademais uma violação aos direitos internacionais e humanos.


Vejam mais em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Se os EUA fosse uma pessoa, estaria preso ou internado.

INVASÕES AMERICANAS NO MUNDO

Organizado por Alberto da Silva Jones (professor da UFSC):

Entre as várias INVASÕES das forças armadas dos Estados Unidos fizeram nos séculos XIX, XX e XXI, podemos citar:


1846 - 1848 - MÉXICO - Por causa da anexação, pelos EUA, da República do Texas
1890 - ARGENTINA - Tropas americanas desembarcam em Buenos Aires para
defender interesses econômicos americanos.
1891 - CHILE - Fuzileiros Navais esmagam forças rebeldes
nacionalistas.

1891 - HAITI - Tropas americanas debelam a revolta de operários
negros na ilha de Navassa, reclamada pelos EUA.


Vejam em GRUPO BEATRICE o restante da enorme lista de invasões promovidas pelos "paladinos da liberdade".

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Tres milhões de toneladas de lixo plástico flutuam no oceano

Bolsas, isqueiros, garrafas, escovas de dentes. Em 1997, quando regressava de uma regata no Havai, o capitão Charles Moore adentrou uma região do Pacífico na qual seu catamarã tinha que abrir caminho entre objetos de lixo. Dez anos depois, a imensa mancha de lixo segue girando em metade do oceano e acaba cada ano com milhares de peixes e aves marinhas.

Seu alto conteúdo tóxico, com substancias como os PCB's e os DDE's, constituem o maior risco para a saúde humana neste momento e, como adverte Charles Moore, " logo as teremos em nosso prato".


Vejam o texto completo (não traduzido) em RESISTÊNCIA DIGITAL

Insurgentes iraquíes hackean aviones no tripulados de EEUU

Consiguen interceptar las señales de vídeo de los drones norteamericanos (aviones de vigilancia no tripulados) a través de un software disponible online

Cuesta solo 26 dólares (SkyGrabber), se usa para capturar vídeos de satelites, y aprovecha una conexión no encriptada que hace el carísismo avión.

Trascendió que combatientes de la etnia shiíta utilizaron SkyGrabber para capturar filmaciones digitales de los aviones y poder evadir sus maniobras operacionales. El pirateo de estas sofisticadas máquinas de ataque aéreo elimina el elemento sorpresa para los drones, y permite a la insurgencia esconder a sus unidades o conocer los perímetros de vigilancia.

De acuerdo con un reporte de The Wall Street Journal, los funcionarios de EE.UU. dicen que no hay pruebas de que los insurgentes pudieron tomar el control de los drones o interferir en sus vuelos. Sin embargo, las interceptaciones pueden darle a la resistencia iraquí ventajas en el campo de batalla.

Vejam mais em LA HAINE.ORG

Agente de la CIA capturado en Cuba


Funcionario de una empresa fachada de la CIA que financia la desestabilizació n en Venezuela fue detenido en Cuba mientras repartía recursos a la contrarrevolución
Por Eva Golinger
Un artículo publicado el sábado 12 de diciembre de 2009 en el New York Times reveló que un contratista del gobierno de Estados Unidos fue detenido en la Habana el 5 de diciembre pasado mientras repartía teléfonos celulares, computadoras y otros equipos de comunicación a grupos de la contrarrevolució n. El funcionario, cuyo nombre aún no se ha hecho público, trabaja para la empresa estadounidense Development Alternatives, Inc. (DAI), uno de los grandes contratistas del Departamento de Estado, el Pentágono y la Agencia Internacional del Desarrollo de Estados Unidos (USAID).


Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

OPINIÃO: A casa-branca não descansa

Eles se autoproclamam não racistas e acusam os negros desse crime. Escondidos atrás da cortina da “democracia racial” brasileira e apavorados com a legalização de políticas compensatórias reivindicadas pelos movimentos sociais, representantes do pensamento conversador do país usam todos os sofismas possíveis nos meios de comunicação para, a pretexto de defender direitos para todos, manter a população negra no degrau debaixo. Se possível, ainda na senzala...


por Lincoln Secco e Marcos Cordeiro Pires*




Clique para ler o texto (em PDF)

Vejam no PORTAL DA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Lula em Copenhague: A hora de agir é esta.

O presidente Lula, em discurso direto do plenário do Centro de Convenções Bella Center, onde ocorre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP15), em Copenhague (Dinamarca), enfatizou que os países não devem ficar a espera de decisões de outros parceiros sob risco de “descobrir que é tarde demais”. Segundo o presidente brasileiro, “a mudança do clima é dos problemas mais graves que enfrenta a humanidade”.

(Íntegra do discurso de Lula proferido no dia 17/12/2009)


Lula em Copenhague 2: Acordo climático não sairá com meias palavras e barganhas

O mundo não chegará à um acordo climático com meias palavras e barganhas, com a assinatura de qualquer documento, sem um compromisso forte com metas de redução de emissões de CO2 e a garantia do direito das nações mais pobres de se desenvolverem. Ao ser chamado nesta sexta-feira (18/12) pela segunda vez para falar na sessão plenária final da 15ª Conferência da ONU sobre Clima (COP 15), em Copenhague (Dinamarca), o presidente Lula afirmou que, se necessário, o Brasil pode até fazer um sacrifício a mais e contribuir com o fundo para financiamento de países mais pobres, mas lembrou que dinheiro apenas não resolveu o problema no passado, não está resolvendo no presente nem resolverá no futuro.

(Íntegra do discurso de Lula proferido no dia 18/12/2009)


Vejam tudo no Portal da FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O menino de ouro da ditadura argentina

começou essa semana o julgamento do “menino de ouro” da ditadura argentina, Alfredo Astiz. Por que será que a gente não ouve sobre, tampouco vê uma única linha traçada na imprensa brasileira?

Será que algum dia teremos o prazer de ver algo similar aqui no Brasil: um julgamento dos gerdames e covardes da “nossa” ditadura?!

E, antes que os “pacifistas” tupiniquins venham falar de revanchismo, ou, pior, de que a nossa redemocratização se conciliou com o passado, através da Lei da Anistia, lembro-os (os pacifistas) que lá houve, não só uma, mas duas leis: a chamada lei do Ponto Final e a outra foi a da Obediência Devida.

A diferença é que, lá, elas foram julgadas inconstitucionais. Ah, também foram considerados inconstitucionais os indultos concedidos pelo presidente Menem.

Nesse quesito, os argentinos batem um bolão e já são penta-campeões mundiais, enquanto a gente sequer entrou na eliminatória da copa.

Mais no blog do Luís Nassif.


Diplomatas americanos enfrentam reação negativa em Islamabad

Partes das forças armadas e serviços de inteligência paquistaneses estão montando, como descrevem as autoridades americanas aqui, uma campanha para molestar os diplomatas americanos, desgastando as relações no momento crítico em que o governo Obama está exigindo mais ajuda para combater o Taleban e a Al Qaeda.

A campanha inclui a recusa em renovar ou aprovar os vistos para mais de 100 funcionários americanos e a realização de revistas frequentes nos veículos diplomáticos americano nas grandes cidades, disse um funcionário americano informado sobre os casos.

O texto completo, do The New York Times, está reproduzido no UOL.

Seu mundo, suas fotos



Uma galeria de fotos sobre o meio-ambiente, a propósito da Conferência do Clima na Dinamarca, na BBC Brasil.

Principais guerrilhas da Colômbia anunciam união contra Uribe

BOGOTÁ (Reuters) - As duas maiores guerrilhas de esquerda da Colômbia, as Farc e o ELN, anunciaram nesta quarta-feira sua união contra o governo de Álvaro Uribe e os militares norte-americanos no país, ameaçando radicalizar o conflito interno.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército de Libertação Nacional (ELN), que ficaram fragilizados por uma ofensiva ordenada por Uribe, poderiam alcançar, juntos, cerca de 14.000 combatentes, segundo forças de segurança.

Leia MAIS.

Facebook censura reaçoes ao ataque a Berlusconi, remove grupo e pagina

O Facebook anunciou ontem que está monitorando todo o conteúdo relacionado ao 1º ministro italiano postado no site. Depois do ataque a Silvio Berlusconi no domingo uma página foi criada em ‘homenagem’ ao agressor, Massimo Tartaglia, e reuniu 100 mil usuários em menos de 2 dias - mas já foi excluída. Depois de receber reclamaçoes do governo, a rede social também removeu o grupo ‘Let’s Kill Berlusconi’. Na Itália, 20% da populaçao usa o Facebook.

Blue Bus

Charge do Osval em Rebelión


Charge do OSVAL em REBELIÓN

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Los asesinos al lado: Blackwater en Colombia

Se sospechaba del primer momento la participación de los militares y agentes de la inteligencia estadounidense, entonces ubicados en la base militar de Manta, en la operación que acabó con un campamento de las FARC. Ahora un informe oficial de Ecuador confirma este hecho. Reafirma, además, que donde se encuentran bases militares utilizadas por Estados Unidos, habrá acción militar ejecutada por Washington – sin importar las reglas, leyes y normas del país anfitrión.

El polémico acuerdo militar entre Colombia y Estados Unidos, firmado el pasado 30 de octubre, significa la expansión militarista más grande de Washington en América Latina en toda la historia. El acuerdo permite la presencia de contratistas privados al servicio de las necesidades de las agencias de Washington en territorio colombiano, con todas las mismas imunidades otorgadas a los funcionarios y militares estadounidenses. Esto no es nuevo. Dentro del acuerdo del Plan Colombia, desde hace 10 años Washington utiliza por encima de 30 empresas contratistas para ejecutar obras militares y de inteligencia y espionaje en Colombia. Algunos de ellos son las empresas más poderosas del complejo militar industrial, como DynCorp, Bechtel, Lockheed Martin, Grupo Rendon, y Raytheon entre otras.


Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Brasil: Feliz Natal, Adão Pretto

O Natal vai ser muito diferente esse ano para a agricultora Josélia dos Santos, 44 anos, e seus 13 filhos. Nascida no alto sertão sergipano, dona Josélia se criou no campo e nunca saiu da região o­nde vive. “Sou da roça, é o que sei fazer e me orgulho disso”, diz, sem esconder a emoção daquele dia 11 de dezembro de 2009. Ali ela sorria um sorriso há mais de nove anos contido pela realidade.

Apesar da tradição camponesa, dona Josélia nunca teve liberdade de acesso a terra. Ela e uma centena de outras famílias de trabalhadores rurais tinham motivos de sobra para estarem excitados naquela tarde de sexta-feira, na fazenda Guia, 2,4 mil hectares, localizada entre os municípios de Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora Aparecida, a pouco mais de 120 km de Aracaju. Era ali o fim de uma trajetória dura contra o latifúndio.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Lista de entidades no mundo que trabalham com a CIA

Os tentáculos da Central Intelligence Agency estendem-se por todo o mundo e as entidades que utiliza como camuflagem são as mais variadas possíveis. A lista abaixo é incompleta. Mesmo assim, compreende mais de 500 agências, fundações e empresas que fazem parte da CIA ou com ela trabalham. Na área da informação e acção contra os povos e suas organizações políticas e sociais, a actuação destas entidades é multifacética, constante e muito bem financiada.


Vejam a lista completa em RESISTIR.INFO

Dilma afirma que países ricos querem se igualar a emergentes na Conferência do Clima

Copenhague (Dinamarca) - A chefe da delegação brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague, ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, revelou hoje (16) que os países ricos desejam repartir em fatias praticamente iguais as contribuições de países ricos e de nações em desenvolvimento para o fundo de combate ao aquecimento global.

A ministra informou que os países ricos tentam aprovar uma proposta que fixa a participação dos emergentes em 20% do total dos recursos e a das nações desenvolvidas, em 25%. A parcela restante seria preenchida com dinheiro privado.

Vejam mais na AGÊNCIA BRASIL

Inovando a suja contrarevolução cubana

Para Washington tem sido urgente inovar. O chamado registro de domínio de blog se faz através de GoDady, uma das empresas que utiliza o Pentagono para a "ciberguerra". Talvez isso explique porque a senhora Yoani pode utilizar a tecnologia estadunidense. Pondo a seu serviço a mais moderna tecnologia de comunicação, os inimigos de Cuba a converteram numa contrarevolucionária de novo gênero. Inovaram.


Vejam mais em RESISTÊNCIA DIGITAL

(Nota do editor: Apesar do artigo ser do início de dezembro, vale a pena conhecer alguns detalhes do processo e dos instrumentos que o império utiliza para cooptar mercenários e sabotadores).


1a. Confecom - Conferência Nacional de Comunicação

Vai até amanhã.

Para acompanhar, confira aqui.

Celulose (II): “A Fraude da Celulose” será lançado em Porto Alegre

O jornalista uruguaio Victor Bacchetta estará em Porto Alegre nesta semana para participar de um debate na Assembléia Legislativa e do lançamento da edição em português de seu livro “A Fraude da Celulose”. Na quinta (17), Dia do Bioma Pampa, Bacchetta falará, no plenarinho da Assembléia, sobre os impactos sócio-econômicos e ambientais da silvicultura para celulose no Cone Sul. No mesmo evento, o professor Valério Pillar, do Departamento de Ecologia da UFRGS, falará sobre as ameaças das monoculturas arbóreas à biodiversidade do Bioma Pampa. As palestras iniciam às 19 horas e são abertas ao público.

Na sexta (18), a edição em português do livro “A Fraude da Celulose” será lançada em uma sessão de autógrafos, a partir das 18h30min, na Livraria Palmarinca (Rua Jerônimo Coelho, 281). A tradução da obra, uma iniciativa do jornalista Renzo Bassanetti, foi viabilizada através de uma parceria entre vários sindicatos: Sintrajufe, Sindiágua, Semapi, Sinpro-RS e Sindisprev-RS.

Veja mais no RS Urgente.


Uma semana após enchente, prefeito estuda o que vai fazer

Vocês devem se lembrar das cenas toda vez que chovia forte na cidade: gravadores e microfones enfiados em suas bocas, elas eram seguidas pelas câmaras por onde andavam para ver os estragos provocados pelas enchentes.

Os repórteres queriam saber: “E agora, prefeita? O que a Prefeitura vai fazer? Como a situação chegou a este ponto? Que providências foram tomadas para evitar estes problemas?”

No tempo das prefeitas Luiza Erundina e Marta Suplicy, os repórteres eram implacáveis, marcavam corpo a corpo, cobravam o poder público, como é sua função.

Lembrei-me destas cenas antigas quando li hoje no jornal que “Prefeitura estuda usar bombas para drenar a água”, uma semana depois da enchente que deixou alagados vários bairros da zona leste, às margens do rio Tietê.


Vejam mais no BALAIO DO KOTSCHO

Celulose (I): Aracruz: a “uma GM e meia” dá adeus ao RS

Nos últimos anos, a Aracruz investiu alguns milhões de reais em publicidade no Rio Grande do Sul prometendo empregos, investimentos e desenvolvimento. Os investimentos midiáticos da papeleira incluíram anúncios em jornais, rádios, televisões, sites e blogs, além de vários “projetos culturais” que comprovariam a responsabilidade social da empresa. Pois não é que a Aracruz desapareceu do mapa. Quem digita o antigo endereço da empresa (aracruz.com.br) cai direto na página da Fíbria, grupo resultante da fusão entre a Aracruz e a Votorantim. Nesta terça-feira, o jornal ZH publica uma curta e lacônica nota anunciando que o presidente da empresa virá ao Estado para “se despedir dos gaúchos e da governadora Yeda Crusius”. A unidade da Aracruz em Guaíba foi vendida por US$ 1 bilhão para a chilena CMPC.

Mais no RS Urgente.

Jogo "bata no banqueiro" faz sucesso em casa de diversões na Inglaterra


.
Uma reportagem da edição do último domingo do jornal britânico "Telegraph" mostra uma diversão que virou febre na Inglaterra. O jogo, intitulado “Bata no banqueiro”, é inspirado em um brinquedo infantil no qual a criança deve acertar com um martelinho o maior número de bonecos que conseguir.

Neste caso, Tim Hunkin, idealizador do jogo, fez bonecos inspirados em banqueiros, que devem ser acertados com tacadas em um tempo de 30 segundos, pelo preço de 40 centavos de libra.

Ao término dos 30 segundos, uma voz vinda da máquina diz: "Você venceu. Vamos nos aposentar. Muito obrigado ao contribuinte por pagar nossa aposentadoria".

O jogo funciona em uma máquina que é movida a fichas e faz sucesso em casas de diversões eletrônicas inglesas.

Continua no UOL Economia.

Mais 14 fabricantes de eletrônicos são processados por violação da licença GPL

A ação é contra nomes bastante conhecidos, como Samsung, Best Buy, Westinghouse e mais. Mas o criador do Busybox veio a público dizer que não está representado nessas ações, e que nenhuma das partes jamais o procurou a respeito.

Continua no BR-Linux.

Editorial da Carta Maior

"economia gera mais 246 mil empregos com carteira assinada no melhor novembro da história do mercado de trabalho brasileiro; inadimplência do consumidor tem a maior queda desde 2007; otimismo bate recorde e mais de 90% das empresas preveem aumento de receita em 2010. Na Dinamarca, 'Sierra' troca experiências com Schwarzenegger, o 'exterminador do futuro'..."

(Carta Maior e a disputa entre dois projetos de país; 16-12)


terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Filipinas descobre a amplitude das extorsões praticadas por uma milícia

Três semanas após o massacre de 57 civis - entre os quais 26 mulheres e jornalistas - por milicianos armados no sul das Filipinas, na ilha de Mindanao, o país descobre aos poucos a extensão das extorsões cometidas há anos por um exército privado a serviço de Andal Ampatuan, governador da província de Maguindanao. Este último e dois de seus filhos foram presos.

A instauração da lei marcial, em 6 de dezembro, ainda não permitiu que as autoridades de Manila retomassem o controle desse território onde confrontos esporádicos aconteciam na quarta-feira (9). "Segundo nossas informações, eles estão preparados para combater o governo", garantiu, na terça-feira, o general Raymundo Ferrer, chefe das forças armadas de Maguindanao, segundo o qual essa milícia teria "quase 3 mil homens".

Confira o texto completo do Le Monde, no UOL Mídia Global.

Presidente eleito de Honduras pede renúncia de Zelaya e Micheletti

O presidente eleito de Honduras, Porfirio "Pepe" Lobo, pediu nesta segunda-feira (14) a renúncia do presidente deposto, Manuel Zelaya, e do líder interino, Roberto Micheletti, como uma saída para solucionar a crise política que se arrasta desde o final de junho.

Texto da BBC, no UOL.

Sobe para 18 número de mortos em ataque em mercado no Paquistão

Um novo balanço do governo local aumenta para ao menos 18 o número de mortos na explosão de um carro-bomba que atingiu nesta terça-feira o mercado de Dera Ghazi Jan, centro do Paquistão.

A explosão destruiu várias lojas e há muitas pessoas presas sob os escombros. A agência de notícias Associated Press já fala em 22 mortos e cerca de 70 feridos.

"Ao menos 18 pessoas morreram e 35 ficaram feridas pela explosão no mercado", disse o responsável de saúde do distrito de Dera Ghazi Jan, Pervez Haider. "Declaramos estado de emergência e o hospital está cheio de pessoas em busca de familiares".

Continua na Folha Online.


Sudeste concentra quase metade de todos os atendimentos do SUS no país

Um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado nesta terça-feira (15) mostra que a região Sudeste é que a concentra o maior número de atendimentos ambulatoriais realizados pelo do SUS (Sistema Único de Saúde) no país. São 1,3 bilhão de atendimentos na região ou quase a metade dos 2,7 bilhões de procedimentos realizados em todo o Brasil - o que representa 49,14% dos atendimentos do SUS no país.

A pesquisa "Presença do Estado no Brasil: Federação, Suas Unidades e Municipalidades", que traça um panorama da atuação das três esferas de governo pelo Brasil, revelou ainda que o Estado de São Paulo, sozinho, concentra quase o mesmo número de funcionários do SUS de toda a região Nordeste. O Estado tem cerca de 465 mil funcionários contra pouco mais de 491 mil trabalhadores para os nove Estados do Nordeste.

Continua no UOL Ciência e Saúde.

Faxineiros valem mais para a sociedade do que banqueiros, diz ONG

Pessoas que trabalham fazendo faxina em hospitais têm mais valor para a sociedade do que os funcionários de alto escalão de um banco, diz um estudo produzido por uma ONG britânica.

A pesquisa, realizada pelo instituto de pesquisas New Economics Foundation, concluiu que o faxineiro de um hospital gera cerca de R$ 30 de valor para cada R$ 3 que recebe.

Já o funcionário do banco (aquele com salário anual a partir de RS$ 1,5 milhão) é um peso para a sociedade por conta dos danos que a categoria causou para a economia global, diz a fundação.

Os especialistas envolvidos no trabalho calculam que este trabalhador destrói cerca de R$ 21 para cada R$ 3 que ganha.

Continua na BBC Brasil.

'Alô, Serra, está caindo viga demais aqui em São Paulo'

'Alô, Serra, está caindo viga demais aqui em São Paulo' - ontem na Band

09:41 Na Band registrado pelo Toda Midia no impresso da Folha - "É impressionante o que cai de obra em Sao Paulo. Ou é azar ou está caindo viga demais. Alô, Serra, está caindo viga demais. Um operário morreu. Está caindo coisa demais aqui em Sao Paulo".

Do BlueBus.

Ataque suicida mata oito no Afeganistão

Pelo menos oito pessoas morreram em um ataque a bomba suicida na capital do Afeganistão, Cabul, nesta terça-feira.

A explosão ocorreu perto de um hotel no distrito de Wazir Akbar Khan, onde estão sediadas várias agências de ajuda e embaixadas.

Entre os mortos estão dois guarda-costas do vice-presidente do país, Ahmad Zia Massoud, segundo o presidente, Hamid Karzai.

O ataque, que deixou mais de 40 feridos, foi realizado pouco antes de Karzai abrir uma conferência de três dias sobre corrupção no país.

Continua na BBC Brasil.

Entrevista com FK







Tese da polarização no Estado é um truque, avalia Koutzii

Porto Alegre/RS - O ex-deputado estadual Flavio Koutzii (PT) entende que o discurso de que há uma eterna polarização no Estado entre governo e oposição serve como um truque, já que não se analisa o conteúdo da disputa. Ele interpreta ainda que essa tese está sendo reforçada para preparar a candidatura do peemedebista José Fogaça (PMDB) ao Palácio Piratini. “O senador Pedro Simon (PMDB) retomou esse discurso e o da necessidade de pacificação no Rio Grande do Sul”, observa.

Flávio Koutzii (foto) aponta que a função de “pacificador” para Fogaça seria inadequada, porque o prefeito da Capital “pertence ao mesmo bloco de Yeda Crusius (PSDB)”. E também porque “as turbulências no Piratini surgiram dentro do próprio governo e não pela ‘pequena’ oposição”. (...)

*O Blog do Júlio Garcia http://jcsgarcia.blogspot.com/ postou a íntegra da entrevista concedida por Flávio Koutzii aos jornalistas Guilherme Kolling e João Egydio Gamboa, do Jornal do Comércio de Porto Alegre. Confira!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Hombres y mujeres iberoamericanos que han marcado 2009


Un nuevo liderazgo ciudadano

Por Michelle Bachelet

El mundo ha cambiado enormemente en las últimas dos décadas; en la política, en la economía, en las comunicaciones, en todas las esferas de la sociedad. Precisamente en entender esos cambios y saber leer adecuadamente la nueva realidad radica el éxito o el fracaso del liderazgo democrático. Pero también en entender esos cambios y, a partir de ellos, impulsar programas y políticas públicas que apunten al bien común, radica el éxito o el fracaso del liderazgo progresista.

La crisis financiera puso en jaque veinte años de globalización desregulada. Una serie de factores –la codicia, los conflictos de intereses, la mala calidad de la política—fueron permitiendo el crecimiento de una burbuja de riquezas y valores sin respaldo, la que terminaría por explotar en la cara de los países ricos, pero cuyas esquirlas perjudicarían también a los países más pobres.


Vejam mais em ELPAÍS.COM

GOVERNO DENUNCIA AMEAÇAS CONTRA CRISTINA KIRCHNER

BUENOS AIRES, 14 DEZ (ANSA) - O governo argentino denunciou hoje que a presidente Cristina Kirchner foi alvo de ameaças na última sexta-feira, que teriam supostas relações com o julgamento iniciado naquele mesmo dia contra repressores da ditadura argentina.
De acordo com o chefe de Gabinete da Presidência, Aníbal Fernández, as ameaças foram feitas por meio de interferências nas comunicações de um helicóptero da frota presidencial, e teriam o objetivo de amedrontar o governo no dia em que era iniciado o julgamento contra o ex-capitão Alfredo Astiz e outras 18 pessoas, acusadas de terem cometidos crimes durante o regime militar.


Vejam mais em ANSALATINA

Ativista hondurenho é assassinado em Tegucigalpa

O ativista político hondurenho Walter Orlando Tróchez, de 27 anos, foi assassinado ontem (13), ao receber dois disparos no Centro de Tegucigalpa, capital de Honduras. A informação é do Centro de Investigação e Promoção dos Direitos Humanos (Ciprodeh). Tróchez atuava pelos direitos da comunidade gay, lésbica, transexual e bissexual, além de ser membro ativo da Frente Nacional de Resistência contra o Golpe de Estado.


Vejam mais em ADITAL

Brasil desenvolve sistema de navegação de satélites e foguetes

O Brasil está conseguindo resolver um dos principais desafios tecnológicos impostos, há quase três décadas, ao seu programa de lançadores de satélites: desenvolver e fabricar seu próprio sistema de navegação inercial, utilizado na estabilização de satélites em órbita e na orientação da trajetória de um foguete no espaço.


Vejam mais em Jornal da Ciência-SBPC

Elites & estratégias de manipulação

"Manter uma sociedade dividida – em grupos minoritários que não conseguem constituir-se em maioria capaz de questionar a hegemonia em vigor – é a melhor forma para a reprodução do sistema"

Usadas pelas elites para controlar a opinião pública, sistematizadas por Noam Chomsky**, as estratégias de manipulação da mídia estão, mais do que nunca, na ordem do dia. Segundo a ensaísta Marta Harnecker (Tornar possível o impossível. Rio, Paz e Terra, 2000), o neoliberalismo também tem um projeto social: promover a máxima fragmentação da sociedade, o que nos autoriza a formular:

A Estratégia da Fragmentação
Este é o grande projeto social do neoliberalismo. Porque manter uma sociedade dividida – em grupos minoritários que não conseguem constituir-se em maioria capaz de questionar a hegemonia em vigor – é a melhor forma para a reprodução do sistema. A base para manter estes grupos isolados entre si, ou sujeitos a relações contraditórias, é procurar desorientá-los quanto aos seus objetivos comuns, impossibilitando que assumam lutas coletivas. A sociedade fragmentada implica uma maioria – até o povo inteiro – que perdeu o rumo da própria causa nacional. Essa política de desorientação social atua em três níveis:
a) a atomização da sociedade em grupos com escasso poder; b) a orientação desses grupos para fins parciais; c) anulação da capacidade negociadora para celebrar pactos, impedindo-se que se crie espaços que possibilitam projetar objetivos compartilhados por todos, dando lugar a acordos e alianças, d) donde que o fim das ideologias se torna “fato histórico” e não mais “decorrência duma estratégia de manipulação”.
Por outro lado, fomenta-se a cultura do naufrágio, do “salve-se quem puder”, que rejeita qualquer solução coletiva.

Vejam o texto completo em CONGRESSO EM FOCO

Obama em Oslo: O discurso da hipocrisia imperial

Talvez nenhum outro Prémio Nobel da Paz tenha suscitado tão ampla e justa polémica a nível mundial como o atribuído a Barack Obama.

Admito que pelo tempo adiante o discurso que ele pronunciou em Oslo, a 10 de Dezembro p.p., ao recebe-lo será recordado como o discurso da hipocrisia imperial.

Nove dias antes, o cidadão-presidente Obama decidira enviar para o Afeganistão mais 30 mil soldados, elevando para 100 mil os efectivos do exército norte-americano que invadiu aquele pais há 8 anos.


Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Quatro frases que fazem crescer o nariz do Pinóquio

Eduardo Galeano

1. Somos todos culpados pela ruína do planeta


A saúde do mundo está um asco. "Somos todos responsáveis", clamam as vozes do alarme universal e a generalização absolve: se somos todos responsáveis, já ninguém é. Reproduzem-se como coelhos os novos tecnocratas do meio ambiente. É a taxa de natalidade mais alta do mundo: os peritos geram peritos e mais peritos que se ocupam de envolver o tema na papel celofane da ambiguidade. Eles fabricam a nevoenta linguagem das exortações ao "sacrifício de todos" nas declarações dos governos e nos solenes acordos internacionais que ninguém cumpre.

Vejam o texto completo do Eduardo Galeano em RESISTIR.INFO