sábado, 26 de dezembro de 2009

Entra em vigor a Política Nacional para População em Situação de Rua

Decreto assinado dia 23 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia em São Paulo, determina a formação e a capacitação permanente de profissionais e gestores para o desenvolvimento de políticas públicas. Cria ainda canais de comunicação para o recebimento de denúncias de violência contra essas pessoas.

O decreto estabelece a produção, a sistematização e a disseminação de dados e indicadores sociais, econômicos e culturais e o incentivo à pesquisa, produção e divulgação de conhecimentos sobre a população de rua.

A Política Nacional para População em Situação de Rua pretende ainda proporcionar acesso aos benefícios previdenciários e assistenciais e aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Brasil: MST - "Seguiremos organizando o povo para a luta"


Fizemos grandes jornadas de lutas e mobilizações que recolocaram a Reforma Agrária na pauta do governo e da sociedade. Apontamos que a democratização da terra era e é a saída para a crise e, como conseqüência, enfrentamos diversas ofensivas e tentativas de criminalização por parte do inimigo - cujas tentativas de desmoralização culminaram na instalação de uma CPMI contra a Reforma Agrária.

Joba Alves , da coordenação nacional do MST, faz um balanço político das lutas do Movimento em 2009 e elenca os desafios para 2010

Entrevista


Vejam a entrevista em KAOSENLARED.NET


Crítico-Spam: "Avatar"

Existem duas maneiras de se ver um filme como “Avatar”. A primeira é como pura peça de entretenimento da indústria cultural estadunidense e aí encher o texto com termos como “revolução digital” e outras tecno-baboseiras que vem junto com as suas campanhas publicitárias milionárias e são repetidas mundo afora pelos patéticos profissionais da opinião doutrinados pelo sistema. Outra é analisá-lo como o produto cultural de uma sociedade de consumo decadente e doente. Eu prefiro a segunda. Assim, a partir dessa visão, “Avatar” expõe e reforça tudo que existe de mais desprezível e grotesco nessa sociedade e funciona como uma verdadeira máquina de ludibriar e entorpecer mentes a fim de deixá-las conformadas e amorfas frente à dura realidade que as cerca.

Vejam o texto completo na Revista Fórum

FSM completa 10 anos de processo na consolidação de ‘um outro mundo possível’

Karol Assunção *

Adital - Em 2001, cerca de 20 mil pessoas se reuniam em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil, na construção de "um outro mundo". Surgia ali o Fórum Social Mundial (FSM), que tinha como objetivo desfazer a dominação das regras econômica impostas pelos países mais ricos no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça).
Com o passar dos anos, o FSM se firmou e conquistou espaço nacional e internacionalmente, com participação crescente de pessoas e multiplicação de Fóruns Regionais, Nacionais e Locais em diversas partes do mundo. Em 2009, nove anos após a primeira edição do FSM, Belém, no Pará (Brasil), recebeu 150.000 participantes. Um levante de gente unida no propósito e pensamento de que um mundo melhor e mais justo é mesmo cada vez mais urgente.

Vejam a entrevista completa em PATRIA LATINA

Demóstenes quer que voto de rico valha mais na ONU

Nos intervalos de suas lides no DEM, o senador Demóstenes Torres (GO) gosta de escrever artigos, com predileção pela política externa. Nesta véspera de Natal (24), ao comentar a Cúpula de Copenhague, conclui que "o problema das cúpulas da ONU" é não terem "hierarquia". E propõe que valham mais os votos dos que chama "países guarda-chuva" – EUA, União Europeia e Japão...


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

'PSDB teria vendido parte da Petrobras', diz Gabrielli

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou que o sucesso da estatal é fruto de uma política de governo e só foi possível graças à eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 e à sua reeleição em 2006. "O presidente Lula fez a diferença", diz, em entrevista à Agência Estado. Segundo ele, se o resultado das eleições tivesse sido outro, com a vitória de José Serra em 2002 ou de Geraldo Alckmin em 2006 - ambos do PSDB -, a Petrobras teria tomado outro rumo: "Partes da empresa poderiam ter sido privatizadas."


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

A contra-revolução jurídica

Boaventura de Sousa Santos

Está em curso uma contra-revolução jurídica em vários países latino-americanos. É possível que o Brasil venha a ser um deles.

Entendo por contra-revolução jurídica uma forma de ativismo judiciário conservador que consiste em neutralizar, por via judicial, muito dos avanços democráticos que foram conquistados ao longo das duas últimas décadas pela via política, quase sempre a partir de novas Constituições.



Vejam o texto completo em AGÊNCIA CARTA MAIOR

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Este editor não pretende publicar mais nada até amanhã.

Assim, vem desejar um Feliz Natal aos visitantes deste blog!

Um Natal tão feliz quanto você consiga, se você de fato acompanha as notícias neste blog! :)

Rússia anuncia bem sucedido teste de míssil intercontinental

A Rússia anunciou nesta quinta-feira o lançamento bem-sucedido de um míssil terrestre intercontinental RS-20B, após uma série de testes fracassados do novo míssil Bulava, que planeja instalar em seus submarinos nucleares de última geração.

O foguete foi lançado de uma unidade situada na região de Orenburgo, na parte europeia do país, às 09h30 (04h30 no horário de Brasília), segundo disse à agência oficial Itar-Tass o porta-voz das Forças Estratégicas da Rússia, coronel Vadim Koval.

Continua no Folha Online.

Confira também: "Rússia traalhará em novos mísseis nucleares, diz Medvedev", em despacho da Reuters no, UOL.

China condena mais cinco à morte por conflito étnico em Xinjiang

Uma corte chinesa condenou à morte outras cinco pessoas por envolvimento nos confrontos étnicos de Urumqi, capital da região de Xinjiang, em julho deste ano, disse uma porta-voz do governo local nesta quinta-feira.

O novo julgamento, que não foi divulgado pela imprensa nacional chinesa, eleva o número de sentenças de morte em relação ao levante para ao menos 22 --das quais ao menos nove já foram realizadas.

Segundo a agência de notícias Efe, um dos condenados é o jovem uigur Mehmet Maheti, de 19 anos. No mesmo julgamento, outros uigures também foram condenados à pena capital, mas com possibilidade de redução para prisão perpétua se mostrarem bom comportamento.

Continua na Folha Online.

Morre o "embaixador do golpe"

Morreu aos 96 Lincoln Gordon, embaixador dos EUA no Brasil durante o Golpe Militar de 1964. Ele vivia numa casa de repouso aqui perto de Washington. Eu o entrevistei em 2007 --creio que foi a última entrevista publicada que ele deu a um jornalista brasileiro. Então, disse que seu envolvimento com os golpistas vinha do temor dos EUA de que o Brasil se transformasse em uma nova Cuba. Não, ele não parecia arrependido. Leia aqui (fechado para assinantes do UOL e da Folha).

Do blog do Sérgio D´Ávila.

A estrutura de Estado de Pinochet permanece. Por isso a direita vê o caminho livre pela frente

(...) A dura verdade é que o ceticismo do chileno médio se dá também pela manutenção das estruturas de poder de Pinochet. Todos os governos após 1990 mantiveram alto nível repressivo aos movimentos sociais, com foco especial na esquerda social e no Movimento Mapuche (indígena). Já as políticas econômicas foram igualmente conservadoras (neoliberais) sem aumentar o nível de emprego formal e menos ainda o poder aquisitivo. Com o terreno preparado, a herança política do ditador já pode reencarnar.

Particularmente, desde 1996 tenho contato semanal com militantes chilenos e os relatos de repressão e por vezes de morte, além de prisão arbitrária, criminalização das marchas e atos, todos abundantes. Isto sem falar em um ambiente político coalhado de espionagem e infiltração estatal, eis a base para um sentido de permanência da sociedade vigiada.(...)

Confira o texto completo no Estratégia e Análise.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

OMS diz que gripe H1N1 causou ao menos 11.516 mortes no mundo

A gripe H1N1 causou a morte de pelo menos 11.516 pessoas em todo o mundo desde o início da pandemia em abril, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira.

Mas em seu relatório semanal, que mostrou quase 1.000 registros oficiais de mortes a mais em relação aos últimos dados, a organização disse que a doença aparentemente já atingiu seu pico ou está estável na Europa Ocidental e na América do Norte, enquanto há uma queda na transmissão em partes da Ásia.

Texto completo no UOL Ciência e Saúde.

A ONU denuncia "crime contra a humanidade" na Guiné

Uma rajada de tiros sem aviso contra uma manifestação política pacífica num estádio. Civis cercados pelo exército e assassinados no local com armas automáticas, punhais, baionetas, apanhando até a morte com tábuas de pregos. Mulheres estupradas por dezenas de homens e atrozmente mutiladas, outras retiradas para servir como "escravas sexuais" nos campos do exército e nas casas de veraneio dos oficiais.

A comissão da ONU sobre os acontecimentos da Guiné julgou que os massacres e outras violências perpetradas em 28 de setembro e nos dias seguintes em Conacri, capital do país, constituem "crime contra a humanidade".

Confira o texto do Le Monde, reproduzido no UOL.

Zelaya passará Natal com 'limitações' na embaixada do Brasil em Honduras

Instalados há três meses na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e sua mulher, Xiomara Castro, passarão a noite de Natal nas dependências da representação diplomática brasileira, com “limitações” e num clima de “resistência”, nas palavras da primeira-dama hondurenha.

Em entrevista à BBC Brasil na noite da última terça-feira, Xiomara Castro afirmou que o Natal deste ano “não será o mesmo”, e que ela e o marido esperam a autorização do governo interino de Honduras para que seus familiares possam entrar na embaixada brasileira para comemorar a data.

Continua na BBC Brasil.

Governador sequestrado é encontrado morto na Colômbia

Autoridades colombianas confirmaram que o governador do Departamento de Caquetá, Luis Francisco Cuéllar, foi encontrado morto na noite desta terça-feira, um dia após ter sido sequestrado em sua casa, na cidade de Florencia.

Segundo o governo colombiano, Cuéllar teria sido sequestrado por membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), grupo guerrilheiro que atua há mais de quatro décadas no país.

O corpo do governador, a mais alta autoridade do país a ser sequestrada desde 2002, foi encontrado horas depois de o presidente Álvaro Uribe ter anunciado que faria todos os esforços possíveis para libertá-lo.

O texto continua na BBC Brasil.

PMs impedem jornalista de cobrir ações de fiscais em Teresina

Ao tentar fazer a cobertura de ações de fiscais da Superintendência de Desenvolvimento Urbano, em Teresina, nesta segunda-feira (21/12), Walcy Vieira, editor-executivo do ai5piaui, conta que teve a carteira da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) retida e foi proibido de registrar a fiscalização. Dois policiais militares, diz o jornalista, o levaram para a sede da Prefeitura.

Vieira relata que estava acompanhado da mulher, Ravenna Castro, jornalista e estudante de Direito, quando viu a ação dos fiscais e decidiu filmar. Naquele momento os fiscais e policiais falavam com um camelô que vendia relógios. Identificado como sargento Pereira, o policial perguntou por que o editor filmava. Logo depois outro PM mandou que ele apagasse as imagens. Diante da recusa do jornalista, ele tomou a câmera e apagou o que havia sido registrado.

Continua no Comunique-se.

Na Inguchétia, homens mascarados espalham o terror

Em nome da luta contra o terrorismo, os homens mascarados têm todos os direitos. Eles cercam as casas, penetram nas aulas, levam os jovens ou os matam na hora. Eles raramente se apresentam, e prendem sem mandado. A impunidade é garantida para eles. Eles estão acima da lei, "acima de tudo que vive", como resumia o escritor Alexandre Soljenitsyne a respeito da polícia soviética (NKVD, OGPU, MGB), o braço armado dos expurgos stalinistas.

Na grande sala de jantar da fazenda da família, no número 55 da rua Pavlova, em Ordjonikidzevskaia, Aminat Makhloeva também se angustia. Seu filho Maskhud foi levado em 29 de outubro por homens mascarados, com a regata cobrindo a cabeça, presa por fita adesiva. Khamutkhan, o pai, com seu chapéu muçulmano na cabeça, quer acreditar que seu filho "ainda está vivo".

A casa é espaçosa e iluminada, com suas paredes caiadas, e há poucos objetos. "Durante uma busca em 2008, os policiais roubaram a chapka e o kinjal (faca tradicional) do avô e outros objetos", explica o pai, um ex-pedreiro. Ele foi se queixar às autoridades, sem resultados.

Um pouco mais além, em Sleptsovsk, os Albakov ainda estão em estado de choque. Em 10 de julho, os homens mascarados levaram o filho, Batyr, 26, engenheiro mecânico do aeroporto local, para "uma verificação de identidade". Ele não voltou. Onze dias depois, seu corpo foi encontrado em uma floresta em Arshty, na Inguchétia. Segundo a versão oficial, Batyr, "um combatente" segundo a mídia, foi morto durante uma "operação especial" da polícia tchetchena conduzida pelo deputado da Duma (Câmara Baixa do Parlamento russo) Adam Delimkhanov.

Confira a reportagem do Le Monde, reproduzida no UOL.

Chegou o Salvador da Pátria

Foi assim, parodiando versos carnavalescos que o Comitê Olímpico Brasileiro anunciou aos quatro ventos a contratação do super Steve Rush e de sua consultoria norte americana, a TSE/Consulting.

Naquele debate havido no Senado Federal, em que o presidente Nuzman retirou-se do recinto, seu substituto na mesa, acuado pelas perguntas dos senadores, tentava explicar que um dos grandes legados do Pan Americano teria sido o know how adquirido por brasileiros em organizar competições de grande porte.

Ora, o ex-jogador de vôlei sentado ao meu lado, levantou a bola de maneira tão perfeita, que não me restou outra opção que não cortá-la e fazê-la explodir no chão da quadra adversária.

Ao ouvir aquele comentário do representante do COB, eu retruquei sem pestanejar:

"Ora, se vocês aprenderam com o Pan a organizar eventos de grande porte, por que razão contrataram a empresa suiça EKS, a peso de ouro, sem licitação pública, para prestar assessoria para a campanha olímpica?".

Uma moça que estava sentada na platéia olhou para mim e sorriu.

Os senadores sacudiram a cabeça positivamente. E não houve resposta da outra parte.

Pois é, o COB adora contratar consultoria no exterior.

Agora quem vem por aí é o Mister Steve Roush, ex-diretor de alto rendimento do Comitê Olímpico dos Estados Unidos ("USOC") e sua empresa de consultoria TSE/Consultings.

O "post" completo no blog do Juca Kfouri.

Governo propõe criação de Comissão da Verdade sobre regime militar

O governo brasileiro deu início, nesta segunda-feira, a um processo que pode levar à criação de uma Comissão Nacional da Verdade no país, com o objetivo de apurar casos de violação de direitos humanos durante o regime militar, incluindo o levantamento de possíveis responsáveis.

A formação de um grupo de trabalho que vai redigir um projeto de lei sobre a comissão faz parte do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos, que foi assinado nesta segunda-feira, em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Se aprovada pelo Congresso, a Comissão da Verdade deverá divulgar relatórios anuais com a "apuração e o esclarecimento público das violações de direitos humanos" praticadas durante o regime militar (1964-1985).

O secretário nacional de Direitos Humanos, ministro Paulo de Tarso Vanucchi, disse à BBC Brasil que "centenas de pessoas" deverão ser ouvidas, incluindo vítimas e possíveis agressores.

Continue lendo na BBC Brasil.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

El papel del Pentágono en la catástrofe global: estragos climáticos más crímenes de guerra

El Pentágono es el mayor utilizador institucional de productos de petróleo y de energía. Y, no obstante, no se le toca en todos los acuerdos climáticos internacionales

Al evaluar la conferencia de las Naciones Unidas sobre el cambio climático en Copenhague – con más de 15.000 participantes de 192 países, y más de 100 jefes de Estado, así como 100.000 manifestantes en las calles – es importante preguntar: ¿Cómo es posible que el peor contaminador de dióxido de carbono y otras emisiones tóxicas en el planeta no sea objeto de ninguna discusión en la conferencia o de propuestas de restricciones?

En todo caso, el Pentágono es el mayor utilizador institucional de productos de petróleo y de energía. Y, no obstante, el Pentágono tiene una exención general en todos los acuerdos climáticos internacionales.

Las guerras del Pentágono en Iraq y Afganistán; sus operaciones secretas en Pakistán; su equipamiento en más de 1.000 bases estadounidenses en todo el mundo; sus 6.000 instalaciones en EE.UU.; todas las operaciones de la OTAN; sus portaaviones, aviones jet, ensayos, entrenamiento y ventas de y con armas, no serán tomados en cuenta respecto a los límites de gases invernadero de EE.UU. o incluidos en algún cómputo.

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Venezuela confundió trineo de Santa Claus con un avión espía: Colombia

Así respondió a la denuncia del presidente Hugo Chávez sobre el ingreso a territorio venezolano de un avión no tripulado "de tecnología yanqui que se usa en Colombia".

Afp
Publicado: 21/12/2009 11:38

Bogotá. El ministro colombiano de Defensa, Gabriel Silva, dijo hoy lunes que los militares venezolanos confundieron el trineo de Papá Noel con un avión espía, al negar una denuncia que en ese sentido hizo ayer domingo el presidente Hugo Chávez.

Vejam mais em LA JORNADA

(VIDEO) Denuncian que avión no tripulado penetró en espacio aéreo venezolano

El avión fue visto desde el Fuerte Mara, estado Zulia / La aeronave de dimensiones pequeñas medía entre 3 y 4 metros de largo y opera sin tripulantes / Estos artefactos son manejados por control remoto y utilizan un sistema de vigilancia llamado Awacs

20 Dic. 2009 - El Presidente de la República, Hugo Chávez, en su alocución dominical del programa Aló Presidente número 346, informó sobre la presencia de un avión no tripulado, en espacio aéreo venezolano.

La aeronave que medía entre 3 y 4 metros de largo fue visto por oficiales, soldados y agentes de la Guardia Nacional Bolivariana, en el estado Zulia, específicamente desde el Fuerte Mara, población cercana a la frontera colombo - venezolana, alrededor de las 12:30 minutos de la madrugada.

Vejam mais em APORREA.ORG

O capital mafioso contra os povos

Uma das consequências de longo alcance da crise económica em curso é a potenciação das actividades mafiosas como modo principal de acumulação de capital e, portanto, de financiamento das enormes dívidas dos estados. A rigor, não é novidade que os negócios sujos sejam uma das principais fontes de lucros das multinacionais e dos estados. O novo é que a crise reforça essa tendência do capital desde que, no princípio dos anos 70, o sector financeiro substituiu a produção como motor do sistema.


Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Ecos do Brasil profundo

Eu não quero saber se o prefeito de São Luís é do PSDB,se o outro é do PFL ou se é do PT.Eu quero saber se o povo está na merda e eu quero tirar o povo da merda que ele se encontra" Presidente Lula
Lula pode realizar um governo como jamais o Brasil viu. Pode ao fim do mandato dizer que foi pé quente, que trouxe para o Brasil a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016 para o Rio de Janeiro. Pode dizer que deixa como legado a Consolidação das Leis Sociais (CLS) e o marco regulatório para a exploração de petróleo na camada do Pré-Sal. Pode recordar que o país emprestou ao FMI encerrando longas décadas de humilhante dependência. E pode bater no peito afirmando que no Brasil uma Colômbia saiu da classe pobre para ingressar na classe média. Sem cerimônia, como lhe é peculiar, Lula pode até dizer que conseguiu escandalizar tanto a esquerda quanto a direita.


Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Intervozes: Levante sua voz

Intervozes - Levante sua voz from Pedro Ekman on Vimeo.



NO Vimeo, via blog do Nassif.

Manipulação na escolha dos parlamentares da CPI contra a Reforma Agrária

O Jornal Sem Terra, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), divulgou em sua edição deste mês uma lista com os deputados e senadores que formam a linha de frente e atuam nos bastidores da CPMI contra a Reforma Agrária.


Vejam mais em ADITAL

Afeganistão: A tempestade perfeita de drogas e terrorismo

Até agora, a guerra no Afeganistão já custou US $ 234.384.981.000, acrescentando-se em cerca de mil dólares por segundo, cada segundo de cada dia e cada noite. Mais tragicamente, ele teve também um enorme custo humano, tanto em termos de tropas e civis. Como então é possível que 75% das enormes somas ganhas do tráfico de heroína vão para os bolsos das autoridades afegãs, apoiadas pela OTAN? É para isto que as pessoas estão morrendo?
(...)
E porquê está dinheiro de proteção a ser paga aos senhores da droga e aos Talebaan para proteger as tropas da OTAN e seus empreiteiros?
E não é estranho que o ataque contra o Afeganistão apareceu logo depois dos Talebaan terem declarado guerra contra a produção de ópio?
Para as estatísticas sobre o custo desta guerra, ver http://www.costofwar.com/


Vejam mais em PRAVDA.RU

domingo, 20 de dezembro de 2009

Carnes e laticínios causam 51% do gás-estufa global, diz estudo

Consultores do Banco Mundial relataram em periódico deste bimestre que substituir derivados animais na alimentação, como carnes e laticínios, por análogos vegetais, daria resultados mais rápidos contra o aquecimento global do que ações que trocam combustíveis fósseis por energia renovável.

Segundo estudo divulgado pela organização de pesquisa ambiental World Watch Institute, de Washington, a pecuária seria responsável por pelo menos 51% das emissões dos gases-estufa no mundo, ou 32,5 bilhões de toneladas.

Continua na Folha Online.

Pai é condenado por matar a filha em crime de honra na Grã-Bretanha


Um homem turco radicado na Grã-Bretanha foi condenado a pelo menos 22 anos de prisão pelo assassinato de sua filha de 15 anos, que mantinha uma relação amorosa com um homem com a qual sua família não concordava.

Tulay Goren desapareceu em janeiro de 1999 após iniciar um relacionamento com um colega de trabalho 15 anos mais velho e de uma corrente diferente do islamismo que sua família.

O corpo da adolescente, que teria dito a uma amiga que estava grávida pouco antes de desaparecer, nunca foi encontrado.

Continua na BBC Brasil.

Para ANJ e Abert, resultado da Confecom é “preocupante”

A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), classificaram o resultado da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), como “preocupante” e um “retrocesso”. As organizações se retiraram das discussões, por discordâncias com outras instituições e movimentos, durante os preparativos para o encontro, em setembro.

Para as entidades, a proposta que mais preocupa é a criação do Conselho Federal de Jornalistas, sugestão combatida no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas aprovada durante a Conferência.

O texto continua no Comunique-se.


Longe dos holofotes (e das algemas) Serra e Arruda em Copenhague

É visível o esforço que o governador de Minas Aécio Pirlimpimpim Neves está fazendo para dissimular o ódio (ódio sim) ao governador de São Paulo José Jânio Serra. As notícias de explosões de raiva em ambientes palacianos ultrapassaram esses ambientes. Aécio foi posto, literalmente, na parede por Serra. Ou desistia de disputar a indicação presidencial com Serra, ou notas “jornalísticas” dos muitos Juca Kfoury que existem por aí iriam mostrar a dependência do governador mineiro em relação à cocaína.

Minas inteira sabe disso e o Mineirão cantou isso em coro num jogo Brasil e Argentina em meados do ano que passado. O que menos importa neste momento é se Aécio como disse o Mineirão “cheira mais que Maradona”. O que mais importa, neste momento, é o caráter chantagista de um dos políticos mais perversos e perigosos de toda a história recente do País, José Jânio Serra.


Vejam o texto completo do Laerte Braga no blog Os Amigos do Presidente Lula