sábado, 2 de janeiro de 2010

Jovens incendeiam centenas de carros durante Ano Novo na França

PARIS (Reuters) - Jovens incendiaram 1.137 carros em toda a França durante as celebrações do Ano Novo, que mais uma vez foram violentas, disse o Ministério do Interior na sexta-feira.

Carros queimados é ocorrência rotineira nos subúrbios pobres que cercam as grandes cidades francesas, mas o crime costuma aumentar durante a véspera do Ano Novo.

Pesquisa aponta Lula como o brasileiro mais confiável

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a pessoa mais confiável para os brasileiros, segundo ranking com 27 personalidades elaborado pelo Datafolha e divulgado na edição desta sexta-feira do jornal Folha de S.Paulo.

Leia MAIS.

Editorial: O Blogoleone em 2009

Segundo o SiteMeter, em 2009 atingimos quase 170 mil visitantes únicos, com quase 240 mil "page views". Não chega a ser muito, mas é alguma coisa.
Em 31 de dezembro de 2009, tínhamos 133 visitantes por dia, em média. Creio que deve aumentar em breve, levando em consideração que este é um ano de eleições. E um ano de eleições em que a mídia deve pegar pesado para ajudar o governador José Serra a ser eleito presidente, haja visto a "ficha criminal" da ministra Dilma, e agora no final do ano a "crise militar" supostamente causada por uma comissão da verdade sobre a ditadura.

Abaixo os dados do SiteMeter, e mais abaixo, os gráficos, do dia 31 de dezembro de 2009.

Site Summary

VISITS

Total 169,684
Average Per Day 133
Average Visit Length 1:40
Last Hour 11
Today 95
This Week 934

PAGE VIEWS

Total 239,696
Average Per Day 184
Average Per Visit 1.4
Last Hour 13
Today 122
This Week 1,291

.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

"Queremos Uruguai cheio de engenheiros, filósofos e artistas"

O presidente eleito do Uruguai, José "Pepe" Mujica, reuniu-se com um grupo de intelectuais em dezembro de 2009 e fez alguns pedidos a eles: que contagiem todo o povo uruguaio com o olhar curioso sobre o mundo, que está no DNA do trabalho intelectual, e com o inconformismo. Mujica propõe também uma revolução na educação. "Escolas de tempo completo, faculdades no interior, ensino superior massificado. E, provavelmente, inglês desde o pré-escolar no ensino público. Porque o inglês não é idioma falado pelos ianques; é o idioma com o qual os chineses conversam com o mundo. Não podemos ficar de fora". Discurso proferido em dezembro de 2009 pelo presidente eleito da República do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano (El Pepe), dirigente histórico e fundador do Movimento de Libertação Tupamaros:

A vida tem sido extraordinariamente generosa comigo. Ela me deu inúmeras satisfações, mais além do que jamais me atrevera a sonhar.

Vejam mais em CARTA MAIOR

Juiz dos EUA rejeita caso contra guardas que mataram 17 no Iraque

Um juiz federal nos Estados Unidos rejeitou as acusações contra cinco guardas da empresa americana de segurança Blackwater ligadas à morte de 17 iraquianos em 2007.

Os cinco guardas, contratados para ajudar a zelar pela segurança do corpo diplomático americano, eram acusados de abrir fogo contra uma multidão em Bagdá.

O juiz Ricardo Urbina disse que os promotores do Departamento de Justiça apresentaram provas irregulares.

Todos os cinco acusados alegaram ser inocentes da acusação de homicídio culposo. Um sexto guarda admitiu ter matado pelo menos um iraquiano.

As mortes, ocorridas em um cruzamento movimentado em Bagdá, abalaram as relações com o Iraque e provocaram um debate nos Estados Unidos sobre as operações de empresas privadas de segurança em zonas de guerra.

Vejam mais em BBC BRASIL

Avião não tripulado vai monitorar favelas

A primeira aeronave não tripulada da Polícia Federal -a ser utilizada tanto na vigilância da Amazônia quanto no sobrevoo a favelas- está próxima a entrar em operação. Faz parte da frota de 15 aviões controlados à distância, comprada em outubro da empresa israelense IAI (Israel Aerospace Industries) por R$ 345 milhões.

O Heron, modelo adquirido pelo governo brasileiro, é usado atualmente por órgãos de defesa de países como EUA, Canadá, Índia e Turquia. No Brasil, esses aviões -cujo nome técnico é Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado)- serão usados pela PF para mapear e monitorar todo o território nacional.

O Heron pode ser comandado por um piloto em terra, que fica numa base a até mil quilômetros de distância, ou voar em missões pré-programadas. Decolagem e pouso são automáticos. Cada aeronave é dotada de aparelhos que permitem captar imagens em alta resolução mesmo quando está a 10 mil metros de altitude.

Vejam mais em LA HAINE.ORG

Irã: A Verdade e a Histeria

A Revolução Verde falhou na República Islâmica do Irão. Por uma razão muito boa: ela foi coordenada a partir do exterior, por dissidentes iranianos de famílias abastadas, e concentrada nas classes abastadas nos bairros abastados nas principais cidades. O povo está maciçamente em torno do Presidente Ahmadi-Nejad. Como , então, separar a verdade e a histeria?

Protestos no domingo. Mir Hussein Mousavi, o sobrinho. Assassinato pelas forças de segurança. Repressão. Estas são as manchetes de inúmeras fontes ocidentais da mídia depois dos protestos de domingo. As fontes? "Um proeminente defensor". "Um cineasta". "Um porta-voz da oposição (sem nome)".

Eufemismos tão profissionais...ou seja, material do e sgoto. Lixo . Tolice. Mentiras… do tipo escritos por jornalistas estagiários enviados para investigar um cano de esgoto bloqueado em um parque de estacionamento subterrâneo, e depois produzem "Alien Lixa Parque". Inglesmente falando, isso é…

No caso dos protestos de domingo em Teerão, enquanto a mídia ocidental está usando “alguém ouviu dizer que o padeiro disse” como fonte, o quê estão citando as autoridades?


Vejam mais em PRAVDA.RU

Activar fraudes, lucrar com o medo

No início dos anos 70 as Nações Unidas avançaram com a noção progressista de uma nova ordem económica mundial, que iria tentar nivelar o terreno entre o Primeiro e o Terceiro Mundos. Os ataques neoliberais que foram ganhando força a partir dos meados dos anos 70 destruíram esse projecto. Por fim, a ONU, desesperada para assumir alguma aparência de liderança moral, reagrupou-se por detrás da suposta crise de alteração climática cozinhada pelo grupo de pressão AGA [Aquecimento Global Antropogénico], por detrás do qual se escondem enormes interesses corporativos, como os das empresas de energia nuclear. Radicais da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), que avançavam propostas para elevar o rendimento do Terceiro Mundo com as suas mercadorias primárias, foram deslocados pelos apostadores climáticos do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) da ONU. A consequência final, tal como se verificou nos jogos de poder para arrebanhar dinheiro no financiamento para "mitigação do carbono", acabou por ser uma mascarada repugnante daquela visão inicial de uma redistribuição global de recursos.
(...)
Por outras palavras, apenas umas semanas antes da cimeira de Copenhaga, eis que um cientista no círculo interno do AGA revela que "não estamos sequer perto de saber" se o modelo AGA, supostamente confirmado, do clima terrestre funciona realmente, e que portanto a "geo-engenharia" – a mitigação de carbono global, por exemplo – é "um caso perdido".

Esta confissão aproxima-se do reconhecimento de um enorme problema fundamental – de que a teoria dos "gases de estufa" e os gabados modelos de gases de estufa violam a segunda lei da termodinâmica que diz um corpo mais frio não pode aquecer um corpo mais quente. Os gases de estufa na atmosfera superior fria, mesmo quando aquecidos um pouco por infravermelhos absorvidos, não podem transferir calor para a terra mais quente e com efeito irradiam o seu calor absorvido para o espaço exterior. Os leitores interessados na ciência podem ler o documento pormenorizado do físico matemático Gerhard Gerlich e de Ralf Tscheuchner, publicado em The International Journal of Modern Physics, actualizado em Janeiro de 2009, "Falsificação dos efeitos dos gases de estufa CO2 atmosférico no enquadramento da física".



Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Em Miami, cai a máscara da UNIVISION

Entre os participantes mais ativos na assembléia mafiosa convocada há alguns dias em Miami pela Cuba Democracy PAC para revisar o pedigree dos candidatos ao Senado, se encontravam os principais executivos do melhor apoio midiático que tem recebido o regime golpista hondurenho nos Estados Unidos: nada menos que César Conde e Claudia Puig, da Univisión, a maior cadeia de comunicações hispânica dos Estados Unidos.
(...)
A Univisión se situa como nunca na mídia do sistema norteamericano de desinformação orientada para o mercado hispânico, uma rede que agrupa, entre outros elementos, Televisa do México, CNN em espanhol; El Nuevo Herald, El Diario de Las Américas, El País, de Madrid, a revista Semana, da Colômbia, El Universal, El Nacional e Globovision da Venezuela e demais repetidoras da propaganda do Departamento de Estado.


Vejam o texto completo em REBELIÓN

Agentes de la CIA muertos en Afganistán trabajaban para empresa fachada activa en Venezuela y Cuba

Al menos ocho estadounidenses fueron asesinados en una base de operaciones de la Agencia Central de Inteligencia (CIA) en Afganistán el miércoles 30 de diciembre. El ataque suicida penetró la base de operaciones de avanzada Chapman, ubicada en la provincia oriental Khost, que sirvía como el centro de operaciones y espionaje de la CIA. Fuentes oficiales de Washington han confirmado que los muertos eran todos empleados civiles y contratistas de la CIA.
(...)
Development Alternatives, Inc. es uno de los contratistas de la USAID y la CIA más grandes del mundo. Actualmente tiene un contrato de 50 millones de dólares en Afganistán. En América Latina, opera en Bolivia, Brasil, Colombia, Cuba, Ecuador, El Salvador, Guatemala, Haití, Honduras, México, Nicaragua, Perú, República Dominicana y Venezuela.


Vejam o texto completo em REBELIÓN

Feliz Ano Novo



De Josetxo Ezcurra em REBELIÓN

2009: a direita em desespero

Escrito por Wladimir Pomar
27-Dez-2009

Não há nada de estranho acontecendo na América Latina e no Brasil. Apenas ocorreu que, depois de anos de desorganização econômica e domínio das políticas neoliberais, as forças populares, em aliança ou não com setores da pequena burguesia e da burguesia, chegaram ao governo em diferentes países da região, desde o início do século XXI.

A rigor, não houve qualquer revolução social. É evidente que se podem considerar as vitórias eleitorais do metalúrgico Lula e do indígena Evo como revoluções culturais. Dentro das regras de perpetuação no poder das antigas classes dominantes, elas colocaram no governo personalidades oriundas de classes sociais cuja ascensão política era impensável, não só para os dominadores de sempre, mas também para muitos que se proclamavam, e ainda se proclamam, revolucionários.

Vejam o texto completo em CORREIO DA CIDADANIA

O que a "crise militar" nos diz sobre os jornalões. E sobre o Brasil

A "crise militar" anunciada pelos jornalões deveria ser utilizada, de forma didática, como um exemplo do uso da desinformação com objetivos políticos.

Diz mais sobre a falta de qualidade dos jornais brasileiros e do uso deles para objetivos políticos do que sobre os assuntos que teriam "gerado" a crise.

Comecemos pelo começo.

Confira no Vi o Mundo. Via blog do Luís Nassif.

Mortes por ataque suicida no Paquistão chegam a 70

O número de mortos pela explosão de uma bomba durante uma partida de vôlei no noroeste do Paquistão nesta sexta-feira aumentou para 70, relatou a TV local Express 24/7, no mais recente episódio de uma série de ataques mortais promovido por militantes ligados à Al Qaeda.

A emissora de televisão também informou que 65 pessoas foram feridas e mais de 20 casas destruídas no que foi descrito como uma explosão de um carro-bomba.

A notícia da Reuters, está disponível no UOL.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Serviço Mundial da BBC deseja feliz ano novo em 32 idiomas




Da BBC Brasil.

Aqui do Blogoleone também: Feliz Ano Novo! Happy New Year! Xinian Kuaile!

Modos de ver




Posso dizer que, provavelmente, nenhum dos grupos tinha completa razão, mas que fizeram algo importantíssimo: pararam para refletir. Isso é exatamente o que tentamos proporcionar aos leitores do Ops!. Por isso que mantemos por aqui colunistas e blogueiros tão estranhos que falam de assuntos bastante atípicos, que pensam de forma incomum, que proporcionam bases para novas formas de ver o mundo. E no próximo ano, pretendemos continuar assim.
___Um ótimo 2010 para todos.

No caso, o texto original é de O Pensador Selvagem, com várias fotos. Despedida de final de ano.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Altere a configuração de seu leitor de e-mail para não ter envio de mensagem cancelado

Para evitar a disseminação de spam, o Comite Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) determinou o bloqueio do "local" por onde grande parte dos e-mail falsos são enviados, a porta 25 de seu computador. O bloqueio ocorre no dia 5 de janeiro de 2010.

Se você usa programas de gerenciamento de e-mails —como o Outlook, Thunderbird ou Mail— para não ficar impedido de mandar mensagens, a porta de envio deve ser trocada de 25 para 587. Usuários apenas de webmail não serão impactados.

Continue lendo sobre este aviso de utilidade pública no UOL Tecnologia.

Décadence sans elegance - jornaleco francês bajula Lula

Um dos piores jornais da França, dominado por marxistas ateus, integrou-se ao PT Press internacional para bajular o apedeuta tupiniquim e passar a falsa imagem que essa figura abominável tem algum respeito e reconhecimento (sic) em terras européias. A ação de tal pasquim visa em primeiro lugar ofender gravemente a honra e a dignidade dos homens bons do Brasil com a eleição de um mero retirante nordestino como preferido desse grupelho de jornalistas-comunistas francês. É uma grande decepção pois logo a França que já nos deu Pétain e Jean Marie, agora é usada pelo marxismo internacional para ofender o mundo com tal infâmia, é um absurdo. A escalada petista comprando a imprensa marrom internacional para incensar o apedeuta e mentir para os povos do mundo já está indo longe demais e os homens de bem de todas as pátrias do mundo precisam reagir a essa satânica ofensiva. Agora mais do que nunca, homens bons de todo o mundo uni-vos!

Mais no blog do Professor Hariovaldo Almeida Prado.

Violência no campo, mais 2 camponeses assassinados

No dia 9 de dezembro às 14 horas dois coordenadores da LCP/RO foram seqüestrados por pistoleiros na estrada que liga o acampamento Rio Alto à cidade de Buritis. Os coordenadores Elcio Machado (Sabiá) e Gilson Gonçalves foram torturados com requintes de crueldade, tendo as unhas e pedaços de pele do corpo arrancados. Em seguida, ambos foram assassinados. No mesmo dia de manhã, outros dois camponeses já haviam sido perseguidos na mesma estrada.

Continua no Vi o Mundo.

Contra pornografia, Pequim fecha site de direitos humanos

As autoridades chinesas tiraram do ar o site de direitos humanos China Voz do Povo (www.chinavoice.org) como parte de sua mais recente campanha "anti pornográfica", denunciou nesta terça a ONG Chinese Human Rights Defenders (CHRD), em comunicado.

A página foi suspensa em 22 de dezembro, depois do Ministério de Indústria e Tecnologias da Informação considerar que o portal abrigava conteúdos pornográficos.

Continua no saite do O Dia.

Justiça de Israel manda abrir estrada a carros palestinos

Palestinos e ativistas dos direitos humanos a chamavam de "estrada do apartheid". Para muitos motoristas israelenses, é simplesmente uma estrada segura, dando acesso a Jerusalém sem cruzar com palestinos.

A Suprema Corte de Israel decidiu na terça-feira que a Rodovia 443, que corta a Cisjordânia ocupada e liga Jerusalém a Tel Aviv, deve ser aberta aos veículos palestinos, revertendo uma proibição imposta em 2002 por militares depois de ataques contra carros israelenses.

A Justiça deu ao Exército cinco meses para formular um novo esquema de segurança na estrada de quatro pistas. Até lá, a proibição ao trânsito de palestinos continua em vigor.

A notícia da Reuters está disponível no UOL .

Livro reúne fotos e desenhos de crianças de todos os países do mundo



Para coincidir com os 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança da ONU, está sendo lançado na Europa o livro Art in All of Us ("Arte em todos nós", em tradução literal), com fotos, desenhos e poemas de crianças em todos os 192 países-membros da ONU.

Confira na BBC Brasil. A imagem é de uma criança brasileira.

O legado de 1989 nos dois hemisférios

O contraste entre a queda do Muro de Berlim, a libertação dos países satélites da antiga União Soviética e o esmagamento da esperança nos estados clientes dos EUA é impressionante e instrutivo – ainda mais quando ampliamos a perspectiva. Os eventos são memoráveis, mas perspectivas alternativas podem ser reveladoras. Principalmente quando há outros muros a serem derrubados, como o muro de anexação na Palestina e o silêncio sobre o que aconteceu uma semana depois da queda do Muro de Berlim: o assassinato de seis importantes intelectuais jesuítas em El Salvador, por homens treinados na Escola das Américas. O artigo é de Noam Chomsky. Este ano marcou o aniversário de grandes eventos ocorridos em 1989: "o maior ano da história do mundo desde 1945", como o historiador britânico Timothy Garton Ash o descreve. Naquele ano, "tudo mudou", escreve Garton Ash. As reformas de Mikhail Gorbachev na Rússia e a sua "impressionante renúncia do uso da força" levaram à queda do Muro de Berlim, em 9 de Novembro – e à libertação da Europa Oriental da tirania russa. Os elogios são merecidos, os eventos, memoráveis. Mas perspectivas alternativas podem ser reveladoras.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

O ano do Brasil – e do presidente Lula

Argemiro Ferreira

O professor (da Universidade de Harvard) Kenneth Maxwell – britânico de nascimento, radicado há muitos anos nos EUA – explicou na véspera do Natal, na sua coluna da “Folha de S.Paulo”, que “os brasileiros deveriam comemorar o fato de que tenham avançado tanto e de que um futuro promissor esteja ao seu alcance”. Para ele, “o Brasil encerra a década bem posicionado para o futuro”.

Brasilianista e autor de pesquisa que devassou a Inconfidência Mineira (“A Devassa da Devassa”), Maxwell também publicou outros trabalhos relevantes sobre Brasil e Portugal (entre eles, “Marquês de Pombal, o paradoxo do Iluminismo”). Antes expusera o papel de Henry Kissinger no golpe de 1973 no Chile – ousadia que o levaria ainda a deixar a revista Foreign Affairs e o Council on Foreign Relations.

Comprometido apenas com a seriedade do próprio trabalho, estava certo ainda ao contestar, no Financial Times, o medo das “reginasduartes” e o terrorismo desencadeado pelos tucanos na campanha eleitoral de 2002, o que reduziu o valor do real a 1/4 do valor do dólar. Agora Maxwell vê o respaldo de 80% dos brasileiros ao seu presidente, encarado no mundo como exemplo a ser seguido – e Personalidade do Ano, como proclamou o Le Monde no dia 24.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

FHC/Serra deu R$ 11,7 bilhões de presente à Daniel Dantas, espanhóis e companhia, para privatizar as Teles


Você não leu errado o título, e não é nenhuma piada: instigado pelo estudo do site "Contas Abertas" onde afirma que "FHC investiu R$ 22 bilhões a mais que Lula, mostra estudo"... este blog resolveu fazer um levantamento dos investimentos nas estatais de telefonia no primeiro mandato do governo demo-tucano, e demonstramos que o governo de FHC e José Serra realmente gastou, preparando a venda, quase R$ 12 bilhões a mais do que o valor arrecadado na privatização.

Quando o governo FHC assumiu em 1995, colocou José Serra (PSDB/SP) como ministro do Planejamento e resolveram planejar a privatização do sistema Telebras.

Para isso criou um "Programa de Recuperação e Ampliação do Sistema de Telecomunicações" — PASTE, tocado pelo então ministro Sérgio Motta (o "Serjão").

Esse programa investiu R$ 23,8 bilhões (sem correção) para "recuperar e ampliar" a Telebras, nos primeiros 3 anos e meio do governo demo-tucano.

Em 1997, Serjão falava que arrecadaria R$ 100 bilhões com a privatização das teles.

Um ano depois, em julho de 1998, o governo FHC/Serra vendia o sistema Telebras por R$ 22 bilhões, menos do que os R$ 23,8 bilhões investidos.


Vejam o texto completo no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Jornalista preso em Guantánamo volta à ativa

Dos 779 presos – suspeitos de terrorismo, simpatizantes do al-Qaeda ou considerados inimigos do exército americano – no centro de detenção americano na Baía de Guantánamo, em Cuba, apenas um era jornalista. O sudanês Sami al-Haj trabalhava para a al-Jazira como cinegrafista quando foi parado por forças paquistanesas na fronteira com o Afeganistão, no final de 2001. O exército americano o acusou de, entre outras ações, falsificar documentos e entregar dinheiro para rebeldes chechenos, embora ele nunca tenha sido incriminado formalmente por nenhum crime durante os anos que ficou sob custódia.

Agora, mais de um ano após ter sido solto, Haj está de volta ao trabalho na rede de TV árabe, chefiando uma seção destinada a direitos humanos e políticas públicas. "Quis falar por sete anos, para compensar os sete anos de silêncio", contou. Desde os ataques do 11/9, para os telespectadores da al-Jazira no mundo árabe nada prejudicou mais as percepções dos EUA que a prisão da Baía de Guantánamo. Por isso, Haj – que preparou uma série de seis episódios sobre ela após ter sido solto – é uma arma potente para a rede.

Continua no Observatório da Imprensa.

Sinais dos tempos

(...)

Em minha opinião isso revela algumas coisas interessantes:

a) o reconhecimento tácito de que o tipo de explosivo usado pelo nigeriano, bem como a técnica de ignição, é indetectável pelo raio-X dos aeroportos;

b) que, em vista disso, as autoridades anti-terror seguirão uma política de reduzir o possível custo em vidas de um ataque, procurando limitar a perda em vidas apenas ao número de passageiros e tripulantes do avião, minorando as possíveis baixas advindas da queda de uma aeronave de grande porte sobre uma área densamente povoada.


Confira o "post" completo no Hermenauta.

Israel prende delator de programa nuclear por falar com estrangeiros

O dissidente israelense Mordechai Vanunu foi preso, nesta terça-feira, acusado de falar com "vários estrangeiros", o que constituiria uma violação das condições sob as quais foi liberado da prisão em 2004, de acordo com a polícia de Israel.

Continua na Folha Online.

Sobrevivente do Holocausto passa fome para fazer marcha a Gaza

Hedy Epstein, 85, que sobreviveu ao Holocausto, iniciou nesta segunda-feira, no Cairo (Egito), uma greve de fome para protestar contra a proibição, por parte das autoridades egípcias, de uma marcha para a faixa de Gaza organizada por entidades não governamentais. Militante judia americana, parou de comer ao lado de outras pessoas idosas membros de um grupo que participaria da marcha, conhecido como "As Avós".

"Nunca fiz isso, não sei como meu corpo vai reagir", disse Epstein à agência de notícias France Presse, sentada em uma cadeira em frente ao escritório da ONU (Organização das Nações Unidas) no Cairo, onde centenas de militantes faziam uma manifestação.

Continua na Folha Online.

Mudou o habito do espectador mas a Globo vai insistir em 2010

Para "melhorar a audiência" do 'Fantástico', descendo francamente a ladeira em 2009, a Globo cria novos quadros em 2010. O objetivo é reverter o índice desse ano, que foi um dos piores obtidos pelo programa em sua historia. A audiência média em 2009 ficou em 22,6 pontos na Grande Sao Paulo (eram 34 pontos em 2000). Números revelados por 'Outro Canal' informam que 1 em cada 3 telespectadores desligou a TV ou mudou de canal. Seria a 1a vez que o total de TVs ligadas no programa ficou abaixo dos 40% - o share foi de 35,7%.

Do BlueBus.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009: Frases para entender o Brasil

Publicada em 23 de agosto
Tema:
Erro na execução de políticas públicas

“Mataram um. Tão matando pouco!”
Carlos Alberto Teixeira, fazendeiro gaúcho, expondo a plenos pulmões todo o seu sentimento de classe e desejo íntimo a manifestantes que protestavam contra o assassinato de um trabalhador rural sem-terra pela força policial do Rio Grande do Sul. A morte ocorreu na última sexta (21), durante uma truculenta desocupação no município de São Gabriel. Vale lembrar que o governo Yeda Crusius tem sido extremamente violento contra os movimentos sociais, defendendo o direito à propriedade acima do direito à vida. A repercussão negativa fez com que o coronel Lauro Binsfeld, subcomandante-geral da Brigada Militar, fosse afastado por “erro na execução” do planejamento. Deus que me livre e guarde se ele tivesse acertado.

Publicada em 18 de março
Tema: A propriedade privada

“Podemos até decretar prisão perpétua nesses casos, mas não podemos colocar em risco o direito de propriedade.”
Ronaldo Caiado, deputado federal (DEM-GO), fundador da União Democrática Ruralista (UDR) e líder da bancada ruralista no Congresso Nacional, ao criticar a proposta de emenda à Constituição que possibilitaria confiscar as terras de quem usa trabalho escravo e destiná-las à reforma agrária. No jornal Correio Braziliense de hoje.

Publicada em 23 de maio
Tema: Lobby

“Essa juventude tem de parar de só ficar pendurada na internet. Tem de assistir mais rádio e televisão.”
Hélio Costa, ministro das Comunicações, publicado na agência Teletime, ao discursar em um congresso de radiodifusão. Ele já “foi” funcionário da Rede Globo. Luciana Gimenez, Gugu e Faustão neles! Uma pergunta: como se “assiste rádio”?

Confira outras frases para entender o Brasil no blog do Sakamoto.

Ataque suicida mata ao menos 25 em procissão no Paquistão

Um suicida detonou seus explosivos em uma procissão xiita na cidade de Karachi --a maior do Paquistão-- nessa segunda-feira, matando ao menos 25 pessoas e ferindo outras dezenas. A ação ocorre em meio às celebrações xiitas da festividade da Ashura-- que lembra a morte do imã Husein, ocorrida no ano 680.

Veja vídeo da BBC.

O novo ataque ocorre um dia depois do atentado suicida que matou ao menos oito pessoas em uma mesquita em Muzaffarabad, capital da Caxemira paquistanesa.

Continua na Folha Online.

Cordel do Arruda

Contra o Arruda, arruda na orelha
Raimundo Nonato Silva

O José Roberto Arruda
Pego com a mão na massa
Seria o vice de Serra,
Que é uma outra desgraça
Se a coisa continuar
Vai faltar DEMO na praça.

Arruda pra quem não lembra
É aquele que foi flagrado
Com o canalha ACM
No episódio lembrado
Por todos como a fraude
Do tal "painel do senado”.

Ele na época era líder
Do governo FHC
Que comprou os deputados
Para se reeleger
Renunciou entre prantos
Pra ninguém o prender.

Era o P S D B
O seu partido de então,
Parceiro de Sérgio Naia
E outros éticos de então
Foi para o P F L
Recebeu uma promoção.

Saiu na revista Veja
Nas tais páginas amarelas
Mas para sair ali
Desembolsa a bagatela
De 400 mil mangos
Pra revista “Zé ruela”.

Explico: ele comprou
Sem qualquer licitação
400 mil da Abril
E daí a rasgação
De seda da tal revista
Para o político ladrão.

Agora o tal Arruda
Esperneia, baba, mija
Só porque foi apanhado
Com a boca na botija
Aponta pra José Serra
Diz: Careca não se aflija.

José Serra que também
Não é flor pra se cheirar
Haja vista o Roubo-Anel,
No povão a desabar
E o buraco do metrô
Sobre o qual não quer falar.

Não esqueça Yeda Crusius,
A raposa lá do sul
Protegida pela mídia
Que enxerga tudo azul
Enquanto o Rio Grande afunda
Num asqueroso Paul.

Arruda já prometeu
Dizer tudo o que ele sabe
Já disse que enviou
Bufunfa para o Kassab
E que o Roberto Freire
Disso também não se gabe.

No Distrito Federal
Diretora de uma empresa
Acusa Augusto Carvalho
De tomar parte em torpeza
Secretário de saúde
Do PPS é certeza.

Segundo essa diretora,
O montante desviado
Em parte a Roberto Freire
Era na hora enviado.
Grana do propinoduto
Por Arruda instalado.

O tal Durval que está
Até o pescoço imerso
Já responde na justiça
A mais de trinta processos
É o grande articulador
De um esquema tão perverso.

Cadê Agripino Maia
Refugo da ditadura?
Cadê Heráclito Fortes
Tão hedionda figura?
É o boca de sovaco
A mais feia criatura.

Esse Heráclito é chegado
Também a fazer trambique
Por funcionária fantasma
No seu gabinete chique
Tinha a filha do déspota
Maior, o Fernando Henrique.

Agora o caldo entornou
Mesmo com a mídia comprada
Arruda será cassado
E com arma disparada
Levará para o abismo
Toda a quadrilha montada.

Roberto Freire, Zé Serra
Heráclito e Agripino
Kassab e outras moléstias
Terão o mesmo destino
E o Brasil ficará livre
Desse grupo tão ferino.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Quem matou o governador?

Logo após o sequestro e morte do governador do estado colombiano de Caquetá, Luis Francisco Cuéllar – o corpo foi encontrado ontem (23) com marcas de tiros e rodeado por explosivos –, o presidente Álvaro Uribe imediatamente acusou as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) pelo crime. No entanto, de acordo com comunicado da guerrilha, publicado pela Anncol (Agência de Notícias Nova Colômbia), vinculada às Farc, não há envolvimento no episódio.

O texto questiona as intenções de Uribe ao conectar o crime às Farc e explora o fato de o governador de Caquetá ter sido suspeito de ligações com o paramilitarismo. “Quase 90% do país ignora que o governador de Caquetá prestou depoimento no mês de março deste ano, na Fiscalia (delegacia) 11 de Bogotá, devido aos seus laços com paramilitares. Mas isso nenhum meio de comunicação diz”.

Continua no blog do Luís Nassif.

Israel prende coordenador da campanha Stop the Wall. Palestinos pedem solidariedade internacional

O governo de Israel prendeu, dia 16 de dezembro, Jamal Juma, coordenador da Campanha Stop the Wall, que luta pela derrubada do muro construído no meio do território palestino. Segundo informações do site da campanha, militares israelenses convocaram Juma para um interrogatório à meia-noite do dia 15 de dezembro. Horas depois, levaram-no de volta para sua casa. Juma foi mantido algemado, sob os olhos da esposa dos três filhos pequenos, enquanto soldados revistaram sua casa durante duas horas. Na saída, os soldados disseram a esposa de Juma que ela só voltaria a ver o marido quando houvesse uma troca de prisioneiros. Desde então, Juma permanece preso e proibido de falar com um advogado ou com a família, sem nenhuma explicação oficial para a sua prisão, denuncia a Stop the Wall.

Confira o texto completo no RS Urgente.