segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bloguera paradójica en país desarrollado

Alberto Garzón Espinosa
Altereconomía


Artículo absolutamente imprescindible de Pascual Serrano en Público sobre la famosa blogera cubana Yoani y las paradojas en torno a su trascendente figura política y periodística. Es especialmente interesante porque en estos tiempos posmodernos, en los que se alza a los cuatro vientos las bondades de la web 2.0, es aún más fácil colar determinados goles en determinadas porterías. Y me refiero a todas aquellas personas identificadas con la "izquierda progresista" (¡vaya concepto más ambiguo!) que centran su actividad en la crítica pormenorizada al país cubano, aprovechando cualquier noticia o rumor sin constrastar para atacar sin piedad al pequeño país socialista; olvidándose, obvio es, de los más de 150 países capitalistas en los que sobrevivir es prácticamente imposible para la mayoría de la población.


Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG



3 comentários:

José Elesbán disse...

Continuo achando esta insistência doida.
O artigo serve apra dizer que Cuba tem altos índices de desenvolvimento de saúde e educação, mas a Revolução corre risco porque uma mulher cubana quer expressar sua insatisfação com as idiossincrasias que acontecem na ilha. Ou será que alguém pensa que o governo de Cuba é perfeito?

zejustino disse...

A questão não é bem essa, Zealfredo. A tal blogueira utiliza a mesma linguagem do império para tentar desmoralizar o governo cubano e, por tabela, a revolução e suas conquistas. Por outro lado, onde fica a repressão, o cerceamento da liberdade dos cidadãos quando ela faz o mesmo jôgo daqueles que impõe um bloqueio de mais de cinquenta anos à ilha?

Acabei de pegar dois videos a respeito de uma reunião ocorrida em Havana onde a blogueira foi participar disfarçada com uma peruca escrota. No decorrer da reunião, foi tranquilamente desmascarada quando a convidaram para expressar sua opinião.

Daqui a alguns dias haverá eleições em Cuba. Todos os cidadãos tem direito de votar e serem votado independente de credo religioso, côr da pele, etc... Os candidatos não precisam pertencer ao PC cubano como querem nos impor o discurso do império e de seus papagaios aqui no Brasil, por exemplo. São votados aqueles que são conhecidos por seu trabalho comunitário (o que lembra o início do PT com sua estrutura de nucleos).

Quando a questão é democracia e eleições para os cargos majoritários, o que se poderia dizer da "democracia" americana? Os americanos elegem realmente seu presidente? Ou é o dinheiro despejado nos representantes dos estados que irá determinar quem será o presidente deles?

Quando a questão é repressão política, o que ocorre realmente com os americanos que são realmente dissidentes (contra o sistema capitalista, não apenas contra o presidente ou a estrutura política)? Como são tratados os dissidentes em suas manifestações de ruas? Como são tratados aqueles que vão a bibliotecas, ou fazem pesquisas na web, à procura de documentos marxistas, anarquistas e até islamicos? Como são tratados os "outros" americanos (do sul e do centro das americas) quando chegam na sede do império? Qual a porcentagem de negros, latinos e brancos (wasp) nas prisões do império?

Quem reprime, assassina, aprisiona sem direito a defesa e ainda mantem prisões clandestinas em quase todo o planeta, Cuba ou EUA? Quem fomenta guerras no mundo desde o século XIX? Quem fabrica ou fabricou as armas de maior poder destrutivo e as aplicou em populações para aterroriza-las, foi Cuba ou os EUA?

Alguma vez os Estados Unidos da América do Norte sofreu algum atentado terrorista promovido por Cuba? Não. Definitivamente, não. Mas, e o contrário? Definitivamente, sim. Vários atentados. Atentados contra a aviação cubana, explosão de um navio no porto que deixou dezenas de mortos. Sabotagens de todos os tipos, inclusive aquela da peste suína.(Tudo isso já foi mostrado à exaustão em documentários da National Geographic ou do History Channel).

O discurso da tal Yoani serve apenas aos senhores do império. Se o povo cubano quisesse derrubar o regime de Fidel já o teria derrubado há muito tempo. O povo cubano é o único que tem acesso a armas. Esse acesso é justamente para se defender de uma possível invasão dos ianques e de seus cachorrinhos da máfia de Miami. Já houve uma invasão e a surra que levaram foi tão grande que o ódio pelo regime da Ilha passou dos limites.

Cinco agentes cubanos que vigiavam terroristas em Miami estão presos nos Estados Unidos sob a acusação de... terrorismo. Não existe nenhuma prova de que esses cidadãos cubanos sejam terroristas mas é conveniente para o império e sua propaganda colar nas testas deles o "terrorismo" que ajuda-os a vender armas, invadir paises, distribuir bases pelo planeta, saquear, assassinar e arrotar sua hipocrisia que chamam de "democracia" e "liberdade".

Sinto muito, mas a opinião que tenho sobre a tal blogueira é a pior possível. Se estivesse numa "democracia" do tipo Brasil-64, ou atualmente na Colômbia, já estaria morta há muito tempo, depois de muita tortura é claro, e pouca gente no mundo estaria incomodada com isso porque a propaganda ianque não permitiria a difusão de qualquer informação sobre o fato.

José Elesbán disse...

Caro ZeJutino,
a questão é bem essa sim. Estamos falando de Cuba, e não dos Estados Unidos. E é em Cuba que um estado cai com toda sua força em cima de uma mulher que reclama das idiossincrasias do dia a dia.
Ela é nascida sob a revolução e educada no dia a dia da revolução. Como cidadã cubana ele tem todo o direito de reclamar de seu governo, exatamente como nós aqui eventualmente reclamamos do governo Lula, e reclamávamos, muito mais, do governo FHC.
Se o governo cubano não quiser aparecer mal no blog dela, que procure atender os seus pleitos, ou contrapor argumentos. Sendo que esses argumentos podem ser aceitos, ou não.