quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Direitos Humanos







O que aprendi na polêmica do PNDH

O jornalista Luiz Carlos Azenha escreve no Viomundo: Definiu um leitor do Nassif que "a montanha pariu um rato". Seria uma boa imagem se, depois de tantos litros de tinta, tantas páginas de jornal, tantos minutos em emissoras de rádio e televisão dedicados à polêmica do Plano Nacional de Direitos Humanos não extraíssemos absolutamente nada.

Não foi o caso. Podemos dizer que a polêmica pariu uma tremenda discussão sobre Direitos Humanos e renovou o ímpeto daqueles que lutam para aprofundar a democracia brasileira e fazer valer direitos não apenas aos latifundiários da terra e do espaço eletromagnético. Um leitor do Viomundo -- a quem peço perdão antecipado por não ter anotado o nome -- apontou o nexo entre esses dois grupos por trás da polêmica.

Não é por acaso que, do lado de lá, sustentando a teoria doidivanas de que o PNDH representa algum tipo de "cobertura" a um "golpe autoritário" no Brasil, estavam os editorialistas da Folha, do Estadão, as páginas da revista Veja, o Ali Kamel, o Boris Casoy apud Ives Gandra Martins, a Confederação Nacional da Agricultura (da Kátia Abreu), a OAB paulista (a mesma do "Cansei"), setores conservadores da Igreja, o José Nêumanne, o Alexandre Garcia e uma infinidade de outros personagens menores. (...)

* Para ler a íntegra do artigo do jornalista Luiz Carlos Azenha (Blog Viomundo) , Clique Aqui

2 comentários:

ADELI SELL disse...

Pessoal do Blogoleone,
Boa esta de vocês postarem o papo do Azenha, pois o tema Direitos Humanos, agora mais do que nunca, ficou claro que dá arrepios na direita raivosa do país.
Bóris Casoy e os seus amigos do CCC estão aí.
Tenho recebido e-mails direitosos, racistas, conservadores e tudo o que mais se possa dizer, sempre espinafrando as conquistas democráticas.
Adeli Sell

JÚLIO GARCIA disse...

Obrigado pela visita, companheiro Adeli.
Estamos apenas fazendo a nossa parte!
Continue acessando e comentando.
Abraço,
Júlio Garcia