sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

RCTV apoia a "Solução Militar" para a saída de Chávez - EL PAÍS amordaça Chavez

RCTV apoia a "Solução Militar" para a saída de Chávez

EL PAÍS amordaça Chavez



Uma vez mais, o periódico EL PAÍS nos obsequia com uma lição de periodismo de qualidade com o Editorial, publicado em 26 de janeiro, Chávez Amordaza. Recordemos que um editorial marca a linha ideológica de um meio periodistico e, neste caso, define claramente a posição que tem esse meio com respeito ao processo venezuelano.

El País faz uma crítica à suspensão temporária de 6 cadeias de televisão na Venezuela. As cadeias American Network, America TV, Momentum, RCTV, Ritmo Son y TV chile, foram suspensas até cumprir a legalidade vigente. Os argumentos de El País coincidem com os que se difundem internacionalmente pelas mídias comerciais.

Começa o Editorial com a afirmação que "O Governo venezuelano cortou definitivamente o sinal do canal de televisão". A suspensão da emissão destes 6 cainais não é definitiva. Não há nenhuma declaração por parte dos responsáveis desta suspensão que indique que seja definitiva, ao contrário, trata-se de uma suspenção temporária. Já foi repetido uma e outra vez por parte da CONATEL, Comissão Nacional de Telecomunicações. e o provedor do cabo de onde esses canais transmitem. Não é, absolutamente, uma suspensão definitiva como diz o artigo.

As cadeias suspensas, que conheciam perfeitamente o marco jurídico que deviam cumprir, devem apresentar-se na CONATEL para sua supervisão, registrar-se como produtora nacional audiovisual, e assim cumprir com os requisitos que marcam a Lei Organica de Telecomunicações, a Lei de Responsabilidade Social no Radio e Televisão e, imediatamente, reiniciariam sua transmissão. É, portanto, uma medida que se ajusta às leis venezuelanas. TV Chile, por exemplo, já está em processo para restabelecer sua emissão.

Vejam mais em REBELIÓN.ORG


Nenhum comentário: