quinta-feira, 18 de março de 2010

China analisa o "ato patriótico" dos EUA

China denuncia: violações de DH nos EUA assolam presídios e agridem liberdade de imprensa

Em um documento divulgado dia 12 pelo Escritório de Informação do Conselho de Estado da China, foi apresentado um registro detalhado sobre as violações dos direitos humanos cometidas pelos Estados Unidos no ano passado.

O documento divulgado pela China ressalta o chamado “ato patriótico” imposto pelo governo de Bush – usando como pretexto o 11 de setembro – para vigiar os cidadãos. “Apesar de sua defesa da ‘liberdade de expressão’, ‘de imprensa’ e ‘na Internet’”(…) a “Agência Nacional de Segurança (NSA) começou a controlar as comunicacões com equipametos especializados de escuta e interceptando telefonemas, faxes e contas de correio eletrônico em 2001. Usam isso para controlar milhões de americanos”. Com relação à liberdade de imprensa, segundo o New York Times (de 20 de abril de 2009), “o governo dos EUA fez com que ex-oficiais participassem dos jornais de rádio e TV sobre Iraque e Afeganistão para glorificar estes conflitos armados”.

Confira no blog do Luís Nassif

Um comentário:

José Elesbán disse...

O relatório da China é bem-vindo e vem complementar o relatório sobre os direitos humanos no mundo, recentemente liberado em sua última versão pelo Departamento de Estado.
Como o Departamento de Estado é o equivalente a um ministério das relações exteriores, o relatório não comenta nada sobre a situação dos direitos humanos nos Estados Unidos.
Infelizmente acho que não vi nada sobre Guantánamo...