quinta-feira, 25 de março de 2010

De bolsista do Pro-Uni a mestrando nos EUA

Depois de se formar em administração em Belo Horizonte, Bruno Lucio Santos Vieira, 22, ingressou no mestrado em relações internacionais na Ohio University, nos Estados Unidos. Hoje, no curso, o estudante dedica seu tempo a disciplinas como história econômica norte-americana e mercados financeiros.

A biografia resumida acima pode parecer com a de algum brasileiro bem-nascido e cheio de oportunidades. No caso de Bruno, no entanto, cada passo tem sido uma batalha: filho do aposentado Henrique Barbosa Vieira, 68, e da dona de casa Neide Lúcia Santos Vieira, 56, o rapaz concluiu a educação básica toda em escola pública, fez a graduação pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) no Centro Universitário Una e ganhou, pelo bom desempenho, desconto para a pós-graduação.

Continue lendo no blog do Luís Nassif.

6 comentários:

José Elesbán disse...

Uma bela história de superação. Mais uma...

Frau BUP disse...

Minha nora está tendo a chance de ter formação univestária através do PROUNI, é uma das melhores da sala, é o orgulho da família. Só alegria.

José Elesbán disse...

:)

Arthur Bispo disse...

E os tubarões do ensino que lucram com tudo isso nem se importariam com essa história de superação. O que importa é que as IES privadas foram salvaguardadas por FHC e por Lula enquanto as públicas estão sendo atacadas!

A primeira bandeira do Movimento Estudantil que muitos esqueceram: Por uma Universidade Pública, Popular e Democrática!

José Elesbán disse...

Mas o governo Lula criou, pelo menos duas universidades federais novas, a da campanha aqui no RS, e a do ABC. Aqui em Porto Alegre a Universidade de Ciências Médicas criou mais vagas, e não sei quantos institutos tecnológicos Brasil à fora...
E o pessoal do Pro-Uni está tendo acesso ao ensino nas escolas privadas. Pode não ser tão bom quanto "ensino público de qualidade", mas é melhor que ficar sem poder estudar.

Arthur Bispo disse...

Quanto a federal do ABC não estou a par do processo, mas essa aqui do sul posso afirmar com convicção, pois participamos das mobilizações pró-federal, de que a criação dela é fruto das lideranças regionais do que da política federal de expansão.

A despeito do REUNI, todos sabemos que quem aderiu ganhou dinheiro para tal, insuficiente para uma mudança de paradigma na educação pública maso suficiente para dar uma maquiada na expansão das IES.

Em relação a pelo menos estar estudando... tá na hora de pelo menos isso pelo menos aquilo e algum governo de fato comprar a briga da educação pública, infelizmente, não foi com Lula.