sexta-feira, 12 de março de 2010

EUA reafirmam críticas a abusos de polícias estaduais no Brasil

O relatório anual sobre direitos humanos divulgado nesta quinta-feira pelo Departamento de Estado americano afirma que as polícias estaduais são responsáveis por inúmeros abusos e mortes ilegais no Brasil.

"O governo federal e seus agentes não cometeram crimes politicamente motivados, mas homicídios ilegais cometidos pelas polícias estaduais (militar e civil) foram frequentes", diz o relatório, que reúne dados relativos aos direitos humanos em 194 países em 2009.

O trecho relativo ao Brasil repete várias afirmações já feitas em anos anteriores sobre o envolvimento da polícia brasileira em abusos e em esquadrões da morte.

"Em muitos casos, os policiais empregaram força letal indiscriminada durante apreensões. Em alguns casos, mortes de civis ocorreram após tortura por oficiais", diz o texto.

O documento afirma que as mortes perpetradas por policiais ocorreram por diversas razões e que alguns policiais acusados de matar suspeitos "não tinham treinamento e profissionalismo para lidar com força letal".

"Em outras ocasiões, os policiais agiram como criminosos", diz o relatório.

Continua na BBC Brasil.

3 comentários:

José Elesbán disse...

Vale relembrar que em 2009, um sem-terra foi morto pelas costas durante uma desocupação no Rio Grande do Sul, vítima de um pilicial militar.
E também a repressão violenta da polícia militar do Distrito Federal nas manifestações contra Arruda.
Sem contar "as mortes de suspeitos em resistência à prisão" em favelas do Rio de Janeiro, que nunca são investigadas.

Anônimo disse...

Uééééé!!!!!!

E a opinião do império deve ser levado em conta????

José Elesbán disse...

Nesse caso eu levo.
Acho bom oficiais de polícia serem constrangidos quando suas forças assassinam alguém, mesmo que nossa justiça não faça nada.