segunda-feira, 15 de março de 2010

Jornal da Ciência - notícias recentes

Parceria com Europa divide astronomos

Ideia é ampliar recursos na área, mas pesquisadores temem que leve a retrocesso na estratégia atual do país

A proposta do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, de estabelecer uma parceria com o European Southern Observatory (ESO), divide a comunidade astronômica brasileira.

O ministro esteve no Chile no mês passado a convite do ESO e manifestou seu interesse ao seu diretor Tim Dzeeuw. O ESO coordena uma série de observatórios no Hemisfério Sul, entre eles, o VLT, um dos conjuntos mais avançados de instrumentos ópticos do mundo.


Conferência reune matematicos de todo o mundo para debater sistemas dinamicos

Os 70 anos do presidente da ABC e matemático do Impa, Jacob Palis, foram comemorados em Búzios (RJ), durante evento que reuniu mais de 200 matemáticos de todo o mundo

A Conferência Internacional sobre Sistemas Dinâmicos, realizada regularmente no Rio de Janeiro, reuniu em Búzios mais de 200 matemáticos dos mais diversos países. O evento ocorre desde 1971 e se repete a cada quatro ou cinco anos.

De acordo com Carlos Gustavo Moreira, um dos membros do Comitê Organizador, este ano foi proposta a comemoração dos 70 anos do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), dentro da Conferência, que passou então a homenageá-lo.

Vejam mais no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Nenhum comentário: