segunda-feira, 15 de março de 2010

Jornalismo de resistência traz experiência hondurenha para debate no Brasil

Karol Assunção *
Adital -

Discutir os desafios do jornalismo de resistência. É com esse objetivo que o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina apresenta, na edição deste mês do Círculo da Palavra, o jornalista hondurenho Rony Martinez, repórter da Rádio Globo do país centro-americano. A partir de amanhã (16) e até o dia 22, Martinez discutirá - em diversos espaços - com estudantes e profissionais de comunicação sobre a importância e os desafios de promover um jornalismo de resistência nos países.

A escolha do jornalista hondurenho para debater sobre a soberania comunicacional não foi à toa. Repórter da Rádio Globo Honduras, Martinez vivenciou - e ainda vivencia - o jornalismo de resistência no país centro-americano. Após o golpe de Estado que destituiu Manuel Zelaya do poder, em junho do ano passado, a Rádio assumiu o desafio de resistir ao governo de fato e de dar voz à população.

Vejam mais detalhes em ADITAL-Notícias da América Latina e Caribe

Um comentário:

José Elesbán disse...

Tomara que com a Altercom, as coisas mudem.
Por aqui, acho que as rádios comerciais iriam logo se bandear para os golpistas. Aliás, não dá para esquecer que os grupos de comunicação brasileiros participaram ativamente na conspiração que acabou no golpe de 1964.