quinta-feira, 18 de março de 2010

Mães e esposas de dissidentes são presas em protesto em Cuba

A polícia cubana prendeu, nesta quarta-feira, cerca de 30 mães e esposas de dissidentes políticos que participavam de uma manifestação na capital do país, Havana.

Intitulado 'Damas de Branco', o grupo exige a libertação de cerca de 50 críticos do governo que estão presos desde 2003.

A mãe de Orlando Zapata Tamayo, o primeiro ativista que morreu em decorrência de uma greve de fome, participava da manifestação.

Notícia completa na BBC Brasil.


5 comentários:

José Elesbán disse...

É isso aí. Primeiro deixaram o camarada morrer em greve de fome. Depois, quando a mãe dele foi reclamar a prenderam.

Luis Henrique disse...

Será que as detenções ocorreram dessa forma?

José Elesbán disse...

Cuba impede marcha dissidente à força

Mulheres ligadas a prisioneiros políticos do regime castrista são carregadas para ônibus e deixadas na casa de sua líder

Houve empurra-empurra quando agentes forçaram embarque em dois ônibus; mulheres que resistiram acabaram sendo carregadas

DA REDAÇÃO

Cerca de 30 integrantes do grupo Damas de Branco, que reúne mães e mulheres de prisioneiros políticos cubanos, foram detidas durante marcha no bairro de Párraga, subúrbio de Havana, ontem. Aos empurrões, todas foram forçadas a entrar em dois ônibus que as levaram para a casa da líder Laura Pollán, no centro da capital. Na confusão, algumas mulheres ficaram feridas e precisaram de atendimento médico.
Entre as manifestantes estava Reyna Tamayo, mãe do detento Orlando Zapata Tamayo, morto no mês passado depois de 85 dias de greve de fome.
O ato marcava o terceiro dos sete dias de protestos organizados pelas Damas de Branco para lembrar o sétimo aniversário da "Primavera Negra", a última forte onda de repressão contra dissidentes em Cuba.
Depois de assistir a uma missa, o grupo pretendia ir em passeata à casa de Orlando Fundora, dissidente preso na ação de 2003 que foi solto devido à saúde frágil e, há alguns dias, estaria também em jejum.
O trajeto das Damas de Branco começou sob os aguardados ataques de cerca de 300 manifestantes pró-governo. Depois, vieram os avisos de policiais e de agentes do Ministério do Interior -a maioria de mulheres, uniformizadas e à paisana- para que se dispersassem.
As mulheres avançaram cerca de dez quadras, sob chuva, antes de serem barradas pelos agentes, que formaram um cordão para obrigá-las a entrar em um ônibus que bloqueava a via -um segundo também foi usado. Mulheres que resistiram jogando-se ao chão foram carregadas. Várias ficaram feridas.
"Estamos em uma manifestação pacífica e não vamos entrar em um ônibus do governo que mantém nossos familiares presos há sete anos", afirmou a líder Pollán antes de ser obrigada a entrar em um dos ônibus que seguiram para a casa dela.
Pollán chamou a ação de "sequestro" e disse ter sofrido arranhões e uma fratura em um dedo. Ela ainda acusou "os militares" de terem feito "gestos obscenos". Pollán -cujo marido, Héctor Maceda, cumpre pena de 20 anos de prisão- defendeu a marcha que, segundo ela, não visava "nenhum lugar "sagrado'", em referência aos edifícios do governo cubano.
"Estamos aqui [na casa de Pollán] e continuaremos com as marchas, a não ser que nos ponham na prisão", disse a manifestante Bertha Soler, por telefone. "O governo está encurralado e por isso faz essas coisas", completou.
Um homem não identificado foi preso em meio às manifestantes ontem, a exemplo do que ocorrera anteontem, quando protestaram na União dos Jornalistas de Cuba (Upec, na sigla em espanhol).
O governo de Raúl Castro nega manter presos políticos e diz que todos são "delinquentes comuns" e "mercenários" a serviço dos Estados Unidos. Dale Lawton, segundo-secretário do Escritório de Interesses dos EUA em Havana, acompanhou a marcha de ontem, sem dar declarações à imprensa.

Com agências internacionais

Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1803201008.htm

José Elesbán disse...

Ou seja, as mulheres foram detidas temporariamente, e depois liberadas.

Segundo o G1, hoje elas fizeram nova manifestação, e outra contra-manifestação as seguiu...

José Elesbán disse...

Huuummm... só agora caiu a ficha do linque.
De fato, a polícia cubana neste caso agiu de maneira muito mais suave que a polícia espanhola no vídeo.
Mas de fato, acho que a detenção, mesmo temporária, era desnecessária.