quinta-feira, 11 de março de 2010

O Rio Grande do Sul vive um período de trevas

O jornalista Felipe Vieira, da Rede Bandeirantes, está processando o jornalista Marcelo Träsel, professor e coordenador da especialização e Jornalismo Digital da Famecos/PUC. A queixa-crime contra Träsel é assinada por Norberto Flach, que também é advogado de Walna Vilarins Meneses, ex-assessora direta da governadora Yeda Crusius, e indiciada dia 18 de agosto de 2009 pela Polícia Federal pelos crimes de corrupção passiva e formação de quadrilha, em um inquérito resultante da Operação Solidária, que investiga fraudes em licitações no Rio Grande do Sul. Um caso não tem nada a ver com o outro, mas ambos estão relacionados ao mesmo contexto político que caracteriza atualmente o Estado. Vamos a ele (o caso e o contexto).

Segundo a queixa-crime, datada de 27 de outubro de 2009, Träsel teria cometido os crimes de injúria e difamação contra Felipe Vieira, por comentários postados em seu blog relativos a um texto publicado no site Nova Corja sobre o suposto envolvimento de jornalistas gaúchos no escândalo do Detran. Entre as afirmações de Träsel consideradas injuriosas e difamatórias por Felipe Vieira está a seguinte: “jornalista processar jornalista é coisa de maricas”…Seria um exemplo de “abuso da liberdade de expressão”.

Há um contexto mais amplo que cerca esses processos contra jornalistas e blogueiros. Uma boa parte desses processos está relacionada às denúncias sobre o desvio de mais de R$ 40 milhões do Detran gaúcho e a uma denúncia particular feita pelo Ministério Público Federal sobre o envolvimento de jornalistas no esquema.(...)

Texto completo no RS Urgente.

Nenhum comentário: