quinta-feira, 11 de março de 2010

(VIDEO) O Che de Korda: A foto mais reproduzida do mundo e o grito de "Pátria ou Morte" faz 50 anos

Caracas, 4 de março - Faz exatamente 50 anos Havana era sacudida pela explosão do barco Le Coubre, no atentado dos Estados Unidos contra a nascente Revolução Cubana do que todavia o imperialismo não dá explicações. No dia seguinte, e no ato do enterro das vitimas foi feita uma fotografia, considerada um dos 10 retratos de todos os tempos e a mais reproduzida no mundo. Ainda não foi possível obter outro semblante fotografado, como a de Ernesto Guevara, Che Companheiro, refletindo a dor contida, mas também um horizonte melhor para nossos povos.
(...)

A Crônica:

Logo, uma explosão estremeceu a terra. os postes da extensão elétrica cairam e cogumelos de bordas negras se elevaram sobre o cais. Romualdo se viu lançado no ar. Ao voltar a si, viu que a paisagem havia mudado: os armazens não tinham teto e La Coubre, destroçado na proa, havia se desatracado. José Antonio despertou no chão, com a cabeça e a perna sangrando. Manuel ficou inconsciente e ao recobrar a consciência, pegou um acesso de tosse por causa da fumaça densa e negra.


Vejam mais detalhes a respeito desse primeiro atentado contra a revolução cubana e o vídeo sôbre Korda e a famosa foto em APORREA.ORG

Nenhum comentário: