segunda-feira, 26 de abril de 2010

Em entrevista, blogueira Yoani Sánchez não explica suas contradições

Esta impressionante avalanche de distinções simultâneas suscitou numerosas interrogações, ainda mais considerando que Yoani Sánchez, segundo suas próprias confissões, é uma total desconhecida em seu próprio país. Como uma pessoa desconhecida por seus vizinhos - segundo a própria blogueira - pode integrar a lista das 100 personalidades mais influentes do ano?

Um diplomata ocidental próximo desta atípica opositora do governo de Havana havia lido uma série de artigos que escrevi sobre Yoani Sánchez e que eram relativamente críticos. Ele os mostrou à blogueira cubana, que quis reunir-se comigo para esclarecer alguns pontos abordados.

O encontro com a jovem dissidente de fama controvertida não ocorreu em algum apartamento escuro, com as janelas fechadas, ou em um lugar isolado e recluso para escapar aos ouvidos indiscretos da "polícia política". Ao contrário, aconteceu no saguão do Hotel Plaza, no centro de Havana Velha, em uma tarde inundada de sol. O local estava bem movimentado, com numerosos turistas estrangeiros que perambulavam pelo imenso salão do edifício majestoso que abriu suas portas no início do século 20.


O Operamundi publica entrevista já publicada inicialmente no Rebelión.

A segunda parte da entrevista: Yoani Sánchez tenta explicar por que deixou a Suíça para voltar para Cuba.

A terceira, e final, parte da entrevista: Blogueira dissidente afirma ser contra embargo a Cuba e tenta explicar proximidade com Obama.

Um comentário:

José Elesbán disse...

É uma entrevista interessante, principalmente levando em consideração que o entrevistador estava mais interessado em defender o governo cubano e constranger a entrevistada, do que em, digamos, dá-la a conhecer.
O título da entrevista já bastante ilustrativo do papel do entrevistador: "Em entrevista, blogueira Yoani Sánchez não explica suas contradições". Provavelmente o Sr. Salim Lamrani (o entrevistador) seja um homem pleno, e sem contradições.