sexta-feira, 16 de abril de 2010

Hamas coloca em prática pena de morte em Gaza e executa dois


Pela primeira vez desde que tomou à força o controle da Faixa de Gaza, em junho de 2007, o grupo islâmico Hamas implementou nesta quinta-feira a pena de morte executando a tiros dois palestinos acusados de colaboração com Israel.

Os dois palestinos, um do campo de refugiados de Jebaliah, no norte da Faixa de Gaza, e um da cidade de Rafah, no sul da região, foram executados a tiros, depois que um tribunal do Hamas os condenou por acusações de traição e de colaboração com Israel.

Segundo as acusações, Mohamed Ismail e Nasser Abu Freij teriam cooperado com Israel durante a chamada Operação Chumbo Fundido – a ofensiva israelense à Faixa de Gaza em dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

O tribunal do Hamas condenou mais oito palestinos à pena de morte por acusações semelhantes, porém as execuções ainda não foram realizadas.

Organizações de defesa dos direitos humanos palestinas e internacionais haviam protestado contra a pena de morte e dirigido um apelo ao governo do Hamas na Faixa de Gaza para impedir a execução.


A notícia continua na BBC Brasil.

Um comentário:

José Elesbán disse...

Triste. Não vejo no que a vida na Faixa de Gaza vá melhorar com a execução de colaboracionistas. Se era para dar exemplos, acho que ficariam melhores presos...