sexta-feira, 16 de abril de 2010

Software para previsão de crimes não é uma boa ideia




Ainda não há precogs nus em banheiras reluzentes ainda, mas o Departamento de Justiça Juvenil do estado da Flórida vai usar um programa de análise para prever crimes de jovens delinquentes, colocando possíveis criminosos em prevenção específica e programas de educação. Adeus, direitos humanos!

Eles vão usar este software com jovens delinquentes, usando uma série de variáveis para determinar a chance de que essas pessoas cometam crimes de novo. Dependendo desta probabilidade, eles vão colocá-los sob programas específicos de reeducação. Deepak Advani, vice-presidente de análise preditiva da IBM, diz que o sistema gera "projeções confiáveis" para que governos possam tomar "atitude em tempo real" para "prevenir atividades criminais".

Sério? "Projeções confiáveis"? "Atitude em tempo real"? "Prevenir atividades criminais"? Eu não sei quão confiável é seu sistema, IBM, mas você já ouviu falar das Quinta, Sexta e 14ª Emendas da Constituição americana? E o artigo 11 da Declaração Universal dos Direitos Humanos? Não? Então eu facilito pra vocês: vocês assistiram o Tom Cruise em Minority Report - A Nova Lei?


Continue lendo no Gizmodo Brasil.

Um comentário: