quarta-feira, 26 de maio de 2010

Após dez suicídios, empresa nega ambiente desumano

A Foxconn, empresa chinesa que produz equipamentos eletrônicos para Dell, Hewlett-Packard e Apple, negou nesta quarta-feira que seus funcionários trabalhem em condições desumanas e disse que vai fazer de tudo para evitar novos suicídios. As declarações foram feitas depois que mais um empregado tirou a própria vida, o décimo caso desde o começo do ano. “Vamos rever todos os processos”, disse Terry Gou, presidente do conselho da empresa, durante coletiva de imprensa. “Não vai sobrar pedra sobre pedra”.

A onda de suicídios na Foxconn levantou suspeitas de que funcionários da empresa chinesa sejam submetidos a condições desumanas de trabalho. Nas últimas semanas, uma série de reportagens publicadas em jornais chineses revelou que eles são obrigados a trabalhar muitas horas seguidas para atender à demanda, recebem um salário de R$ 278 (pouco mais da metade do salário mínimo no Brasil) e dividem um mesmo dormitório com outros dez colegas de trabalho.

A Foxconn tem cerca de 420 mil funcionários em duas fábricas em Shenzhen, um polo de fabricantes de eletroeletrônicos no sul da China.(...)


Continua no IG Economia. Grifos do editor do Blogoleone.

Um comentário:

José Elesbán disse...

Números na China parece que sempre tendem a ser grandes...