domingo, 2 de maio de 2010

Cegueira das midias ante o esforço de Cuba no Haiti

Por Norman Girvan

Extraído de Trinidad and Tobago Express

(Nota de Progresso Semanal: O seguinte artigo é outra prova do tratamento seletivo que a grande imprensa dá ao tema Cuba. Como tem sido assinalado em multiplas ocasiões por observadores independentes, toda notícia que possa contradizer a imagem que os circulos do poder promovem de Cuba como "império do mal" é silenciada ou minimizada --conscientemente)

Na recente Conferencia de Doadores para o Haití da ONU, Cuba anunciou um programa para reconstruir todo o serviço nacional de saúde desse país. Mesmo que se diga que esta foi a "promessa" mais ambiciosa e impressionante dos 59 governos, blocos regionais e instituições financeiras que se comprometeram, foi ignorada majoritariamente pelas principais midias norteamericanas e por tanto passada por alto por quase o mundo todo.

O programa cubano, que está baseado num sistema muito eficiente nesse país, compreende os serviços de saúde primário, secundário, e terciário, assim como os estudos de medicina. Alguns dos aspectos principais do plano cubano são:

Vejam mais detalhes a respeito da contribuição cubana em PROGRESSO SEMANAL

Nenhum comentário: