quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ex-preso político retorna ao país após 30 anos encarcerado nos EUA

Após 30 anos encarcerado nos Estados Unidos, Carlos Alberto Torres saiu, ontem (26), em liberdade. A expectativa é que o ex-preso político desembarque, na tarde de hoje, no aeroporto Luis Muñoz Marin, em Carolina, Porto Rico, onde será recepcionado por artistas e militantes pela libertação porto-riquenha. Apesar das lutas e manifestações, Porto Rico ainda sofre com a colonização estadunidense e, desde 1952, vive na condição de Estado Livre Associado.

Torres estava preso nos Estados Unidos desde 1980 sob a acusação de conspiração sediciosa e de ser membro das Forças Armadas de Liberação Nacional. Apesar da liberdade e do retorno a Porto Rico, o ex-preso político não poderá estabelecer relações completas com outros prisioneiros libertos também acusados de conspiração sediciosa.

A ideia é que Torres seja recebido hoje no aeroporto de Porto Rico com o hino revolucionário "La Borinqueña", interpretado pelo cantor nacional Andy Montañez. Ativistas que lutam pela independência de Porto Rico aproveitarão a oportunidade e levarão bandeiras e cartazes representativos da liberdade.


Vejam mais em ADITAL

Nenhum comentário: