segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os Estados Unidos é o maior terrorista do mundo"

Entrevista com o intelectual norteamericano Noam Chomsky

Luis Ángel Murcia
Semana

"A Colômbia tem o maior recorde de violação de Direitos Humanos desde o intervencionismo militar dos Estados Unidos"

Noam Abraham Chomsky, intelectual estadunidense pai da linguística e polêmico ativista por suas posturas contra o intervencionismo militar dos Estados Unidos, visitou a Colômbia para ser homenageado pelas comunidades indígenas de Cauca.

A colina El Bosque, um pedaço de vida natural ameaçada pela riqueza aurífera que esconde em suas entranhas, desde a semana passada tem uma importância de nível internacional. Essa reserva localizada no centro de Cauca, muito próxima do Maciço Colombiano, é o cordão umbilical que hoje tem os indígenas da região conectados com um dos intelectuais e ativistas da esquerda democrática mais prestigiosos do planeta. Noam Abraham Chomsky. Aqueles que o conhecem asseguram que é o ser humano vivo cujas obras, livros escritos ou reflexões, são os mais lidos depois da Biblia. Sem dúvida o senhor Chomsky, com 81 anos de idade, é toda uma autoridade em geopolítica e Direitos Humanos. Sua condição de cidadão americano lhe dá autoridade moral para ser considerado um dos mais recalcitrantes críticos da política expansionista e militar que os Estados Unidos aplica no hemisfério. Em seu país e na Europa é escutado e lido com muito respeito, vem ganhando todos os premios e reconhecimentos como ativista político e suas obras tanto em linguística como análise política tem sido premiadas.

Sua passagem discreta pela Colômbia não era oferecer as laureadas conferências, senão para receber uma particular homenagem da comunidade indígena que vive em Cauca. A colina El Bosque foi rebatizada como Carolina, que é o mesmo nome de sua esposa, a mulher durante quase toda sua vida o acompanhou. Ela morreu em dezembro de 2008.


Vejam a entrevista em REBELION.ORG


Nenhum comentário: