quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Brasil aguarda resposta do Irã sobre asilo oferecido à mulher condenada à morte

Isabela Vieira*
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O governo do Irã ainda não respondeu à oferta do Brasil de conceder asilo político à iraniana Sakineh Ashtiani, de 43 anos, condenada à morte por apedrejamento no país asiático. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, não confirmou hoje (11) que houve sinalizações por parte de autoridades iranianas de que a proposta vai ser recusada. O caso Ashtiani gerou comoção e campanhas internacionais.

Depois de dar uma palestra na Universidade do Estado do Rio (UniRio), Amorim reiterou que a oferta de asilo político, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é um "gesto humanitário". O chanceler acrescentou ainda que "seria bom para a posição do Irã no mundo [aceitar a oferta brasileira]".

Viúva e mãe de dois filhos, Sakineh foi condenada à morte por apedrejamento sob a acusação de ter mantido relações sexuais com dois homens. Ela e a família negam as acusações. Mas a Justiça do Irã indicou que não pretende recuar. O advogado dela, Mohammad Mostafaei, recebeu asilo na Noruega. Ele tenta levar a família alegando que todos correm riscos no Irã.

Vejam o texto completo em AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário: