segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O falso incidente do golfo de Tonkín: A desculpa ianque para o genocídio no Vietnã

Ao desclassificar os arquivos da National Security Agency (NSA), demonstrou-se que o incidente de Tonkín foi uma história inventada, para justificar a declaração de guerra ao Vietnã
A principios de agosto de 1964, o governo dos Estados Unidos, presidido por Lyndon B Johnson, inventou o que foi conhecido como "incidente do golfo de Tonkín", para induzir a opinião pública ianque na, então encoberta, guerra do Vietnã.

Segundo a história reproduzida pelo aparato governamental, varios botes vietnamitas haviam atirado contra um destróier ianque (USS Maddox), ancorado nas costas do Vietnam. Uma história totalmente falsa, como se demonstraria anos mais tarde ao se desclassificar os arquivos da National Security Agency (NSA), em que se reconhecia que o incidente do golfo de Tonkín foi uma história inventada. Apesar disso, foi vilmente utilizada para justificar a declaração do golfo de Tonkín, que serviu aos EE.UU. para expandir a guerra, no sudeste asiático. Um projeto que Kennedy, assassinado apenas 8 meses antes da declaração formal de guerra ao Vietnã, havia negado mas foi assinada por seu predecessor L.B. Johnson. Uma guerra que custou a vida de mais de um milhão e meio de vietnamitas.

O incidente do golfo de Tonkín é um dos exemplos mais palpáveis de operações de falsa bandeira idealizadas pelos governos, com o propósito de manipular a opinião pública a seu favor.

Veja o texto completo em KAOSENLARED.NET e clique abaixo para ver o vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=ytQqyw2oMEo

Nenhum comentário: