quinta-feira, 12 de agosto de 2010

OIT alerta para surgimento de ‘geração perdida’ de jovens sem emprego

O número recorde de quase 81 milhões de jovens desempregados no mundo em 2009, devido à crise econômica, cria o risco do surgimento de “uma geração perdida, constituída de jovens que abandonaram o mercado de trabalho e perderam as esperanças de poder trabalhar e ganhar a vida decentemente”, alerta a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em um relatório divulgado nesta quarta-feira.

O risco da existência de uma “geração perdida” afeta sobretudo os jovens de países desenvolvidos, onde “novos candidatos que ingressam no mercado de trabalho se somam às filas de desempregados”, disse à BBC Brasil Sara Elder, economista da OIT e autora do relatório Tendências mundiais do emprego dos jovens 2010.

Leia na BBC.

2 comentários:

Anônimo disse...

Os europeus e americanos estão realmente mal, mas ainda estão melhores do nós em pleno PAC.
Onde estava a OIT quando passávamos por Sarney, Fernando I e Fernando II ?
Onde estavam quanto tivemos a década perdida de 80, seguida da igualmente perdida década de 90.
A matéria mostra o referencial deles para eles, nós contamos pouco aí.
Lutamos 30 anos para emplacar um PT, fizemos faculdade pela metade, trabalhamos de graça para sindicato e partido, nos viramos para dar a esse país uma perspectiva de crescimento, emprego e renda.
Esses jovens aí não sabem o que é passar por 10 anos de faculdade (muitos não terminavam nada) sabendo que ninguém se emprega, que os padrões são abaixo de medíocres e sabendo que a equação social foi montada sem levar você em conta.
Vamos ver muitas noticias como essa, esses chorões do norte vão verter suas lágrimas de crocodilo, igual às outras crises (73, 79, 85).
Para nós no Brasil, vai continuar valendo o "pé no fundo" e o "senta a pua".

José Elesbán disse...

"Geração perdida" parece meio exagerado, não?
Ainda mais vendo o comentário anterior...