sábado, 11 de setembro de 2010

Chile e o 11-S de 1973: Em memória de Allende e vítimas da ditadura de Pinochet

Representantes de organizações políticas, sindicais e de direitos humanos do Chile marcharam nesta capital em homenagem às vítimas da ditadura militar de Augusto Pinochet (1973-1990)
( AVN Venezuela) .- Neste 11 de setembro cumprem-se 37 anos de um dos momentos mais nefastos sofridos pela democracia latino-americana: a derrubada e o assassinato do presidente chileno, Salvador Allende e com êle, a instauração da cruel ditadura que por 17 anos manteve nessa nação Augusto Pinochet, respaldado pelo governo dos Estados Unidos e pelas classes dominantes do país.

Durante o governo de Salvador Allende, os meios de comunicação de massa desempenharam um papel fundamental na formação de opinião de um setor da população. Imprensa, rádio e televisão apoiaram aberta e diretamente a direita fascista.

A informação que gerava era manipulada com o fim de desacreditar as ações e a figura do mandatário chileno e promover o modelo classista e excludente dos setores poderosos.

Já durante as campanhas presidenciais de 1970, a imprensa de direita começou uma campanha publicitária contra a coalisão da Unidade Popular (UP), que tinha como objetivo desacreditar o socialismo e despertar o mêdo entre a população chilena.

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

Nenhum comentário: