quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Honduras: vandalismo policial e militar interrompe marcha cívica

Mais de cinquenta mil pessoas participaram da comemoração do assassinato de Francisco Morazán. Mais de mil bombas de gás lacrimogênio foram lançadas.

“Maldito ol soldado que dispara contra seu povo”.

Simon Bolívar

San Pedro Sula, 15 de Septiembre de 2010.- Policiais e militares covardes, bestas rasteiras do regime terrorista sucessor do golpe de Estado, arremeteam de maneira violenta contra a cidadania indefesa que participava numa marcha cívica em comemoração do assassinato do General Francisco Morazán em mãos da oligarquia centro-americana e o 198.o da independência da pátria.

A marcha na qual participaram mais de cinquenta mil pessoas começou às 7 da manhã no mercado El Dandy desta cidade, na rua sete e pretendia terminar no parque central de onde haveria um concerto do grupo Café Guancasco e conhecidos artistas do meio musical como Fredy Melgar, Mario de Mezapa entre outros. A principal exigência da cidadania que participava da comemoração foi a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte, o retorno ao Estado de Direito e a repatriação dos hondurenhos no exílio. As pessoas faziam uso de seu legítimo direito de protestar contra o que acreditam ser injusto, o que é permitido pela constituição, apesar disso, foram brutalmente reprimidos e atacados violentamente.

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Nenhum comentário: