sábado, 25 de setembro de 2010

Michael Moore e os "regulamentos" da informação sobre CUBA na NBC

O cineasta narra como, nos anos 90, a NBC o obrigou a mudar o resultado de uma competição na televisão na área de saúde entre paises, porque o vencedor havia sido Cuba.

No ano de 2007, a jornalista Amy Goodman entrevistava o cineasta Michael Moore a respeito de seu documentário Sicko, que aborda as necessidades do sistema de saúde nos Estados Unidos e realiza uma comparação com o de outros paises, como França, Canadá e Cuba (1).
Moore explicava então à diretora de Democracy Now que a idéia da película Sicko já fora apresentada num filme em um programa de televisão que dirigiu nos anos 90: o programa, chamado TV Nation, era produzido e emitido pela cadeia norteamericana NBC, e emitido também para o Reino Unido, no canal BBC2 (2).

"Um dia simplesmente pensei que seria interessante realizar um concurso. Assim enviamos os cameras a uma sala de primeiros socorros em Fort Lauderdale, outra equipe a uma em Toronto, e outra a uma em Havana. E cada equipe devia esperar até que alguem chegasse com um braço ou perna feridos, a fim de seguir essa pessoa através do sistema de saúde e ver a qualidade da atenção, com que rapidez se realizava e o que se pagava por ela.(...) Foi uma corrida entre EEUU, Canadá e Cuba. E para dizê-lo em poucas palavras, Cuba ganhou. Tiveram a atenção mais rápida, o melhor cuidado, e não custou nada".


Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET


Nenhum comentário: