quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Os "Manuscritos Matemáticos" de Marx

"Os soviéticos esconderam esses estudos de Marx por mais de 50 anos por razões puramente políticas"

“Marx e eu fomos, certamente, quase os únicos que salvamos a dialética consciente da filosofia idealista alemã para traze-la à concepção materialista da natureza e da história. Mas para enfocar o par, dialética e materialisticamente, a natureza, há que se conhecer a matemática e as ciências naturais.(…)”
(Friedrich Engels)

Marx e Engels dedicaram um tempo e esforço consideráveis ao estudo das ciências e da matemática. Eles reconheciam sua importância para uma interpretação correta da realidade. Em particular Marx reconheceu a importância da matemática e se dedicou a estuda-la, mesmo nos momentos em que sua saúde se debilitava, com seriedade. Ele considerava que com a matemática poderia modelar aqueles fenômenos de seu interesse para desvelar o comportamento do capitalismo.

Ao estudar a matemática avançada de sua época encontrou que esta era tratada de maneira "mística" nos textos que teve ao seu alcance. Dedicou-se então a escreve suas próprias interpretações dos limites e das derivadas, como disse Paulus Gerdes (1983) tirando-lhes o véu de mistério.

Vejam mais LA HAINE.ORG

Nenhum comentário: