sábado, 11 de setembro de 2010

A poesia de Jacinta Passos

Este texto de Gil Francisco sobre a poesia de Jacinta Passos escrito em 2004 vem enriquecer o nosso conhecimento sobre esta mulher, escritora, professora e militante comunista, juntamente com a obra Jacinta Passos: Coração Militante de Janaina Amado, sua filha, de alguma forma resgatam a memória desta querida brasileira.

GILFRANCISCO *

Em novembro do ano passado, a poeta baiana Jacinta Passos (1914-1973), completaria 90 anos de idade. E mais uma vez esta data passou despercebida dos estudiosos baianos. Apesar de ter sido uma das pioneiras na luta conta às injustiças sociais, estamilitante do Partido Comunista, que atuou em vários estados da federação brasileira, continua desconhecida entre as novas gerações. Jacinta Passos possui uma obra quantitativamente pequena, mas constituída de força e vigor, que deverá merecer em toda evidência as melhores referências críticas.

Poeta de alma popular, Jacinta Passos lutava entre a tempestade e o sentimento, para salientar a força da imagem e a originalidade poética dos seus textos. Por isso produziu uma obra em plena consciência crítica da condição/realidade humana, uma poesia para a vista, poesia para o ouvido.



Vejam o texto e alguns poemas de Jacinta em KAOSENLARED.NET

Nenhum comentário: