segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sólida iniciação

A filósofa Marilena Chaui acaba de lançar dois trabalhos de grande impacto para o ensino de filosofia: o segundo volume de sua Introdução à História da Filosofia, pela Companhia das Letras, e a coleção “Filosofias: o Prazer do Pensar”, pela WMF Martins Fontes, dirigida por ela e por Juvenal Savian Filho. O primeiro, esperado já há algum tempo, trata das escolas helenísticas, adotando um tipo de abordagem que dialoga com a historiografia clássica e recente.

Quanto à coleção Filosofias: o Prazer do Pensar, foram lançados os quatro primeiros volumes de uma série de temas que serão publicados ao longo de três anos. Marilena Chaui é autora do primeiro deles, Boas-vindas à Filosofia; o segundo, Argumentação: a Ferramenta do Filosofar, foi escrito por Juvenal Savian Filho; o terceiro, Corpo e Mente, por Silvana Ramos; o quarto, O Tempo, por Fernando Rey Puente.

Nesta entrevista, Marilena Chaui fala de ambos os projetos, esclarecendo suas estruturas e revelando suas motivações. Mais uma vez, ela dá provas de sua preocupação com a formação dos estudantes de filosofia e interessados em geral, bem como de sua capacidade de dirigir-se ao público com rigor e clareza.

Vejam a entrevista em REVISTA CULT

Nenhum comentário: